O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Serviços e outros negócios » O que preciso para abrir uma corretora de seguros? Dicas para fazer com excelência

O que preciso para abrir uma corretora de seguros? Dicas para fazer com excelência

Sumário

Confira algumas ótimas dicas sobre o que preciso para abrir uma corretora de seguros. Sendo assim, leia esse texto até o final para saber as vantagens desse negócio e entender como iniciar.

Inclusive, o setor alcançou uma boa arrecadação em 2021, com um crescimento de 11,8%. Ser corretor de seguros ou ter um negócio de atuação no segmento é uma responsabilidade muito grande.

Isso porque, no mercado de seguros, os corretores apresentam soluções para aqueles que buscam proteção para os seus bens, seguros de vida ou saúde.

Então, para lhe auxiliar separamos algumas dicas sobre o que preciso para abrir uma empresa do setor.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS DE SEGUROS E SERVIÇOS FINANCEIROS. Acesse!

Afinal, o que preciso para abrir uma corretora de seguros?

Para você abrir uma corretora de seguros ou se tornar um corretor de seguros é necessário se preparar. Para isso, é fundamental ter alguns certificados que vão permitir que você tenha o registro profissional.

Uma das formas de como montar uma corretora de seguros também é abrir uma franquia. Logo, você pode contar com todo apoio de uma franqueadora.

Mas será preciso que você analise seu perfil, pesquise algumas marcas que devem estar de acordo com o que busca, estude o mercado etc.

O mais importante é que o seu negócio atenda aos seus objetivos pessoais e profissionais. Nesse sentido, é importante se organizar e buscar uma franquia com bom preço.

Elaborar estratégias para prosperar no mercado de trabalho não é uma tarefa simples. Por exemplo, escolher pelo caminho do franchising implica em benefícios únicos.

Portanto, para citar alguns deles, vamos iniciar pela grande quantidade de suportes que uma franquia oferece ao seu franqueado. Esses suportes se iniciam mesmo antes da inauguração da loja, com a escolha do ponto comercial.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Após isso, continuam durante toda a vida empreendedora do investidor em seu contrato com a franquia. Dessa forma, você recebe apoio jurídico, além de diversas consultorias.

Ao assumir uma franquia, você conta com um outro suporte que é marketing bem elaborado e especializado.

Em seguida, poderá poupar as suas energias para outras ações, como buscar a melhor forma de investir seus recursos. Além de se dedicar exclusivamente ao sucesso de seu negócio próprio.

Plano de negócio

O primeiro passo é contar com um plano de negócios. Afinal, planejamento é algo importante para qualquer negócio alcançar o sucesso.

Desse modo, uma boa estratégia auxilia a empresa em sua trajetória no mercado.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Então, as franquias trazem melhores resultados quando contam com seus objetivos bem estabelecidos. Portanto, é preciso definir o plano por trás da marca.  

Isso porque, gerir um negócio demanda muita organização do empreendedor.

Logo, é por meio do plano de negócio que será possível alinhar os objetivos e alcançar as metas.

Somente assim a marca se mantém competitiva. Dessa forma, irá atingir seu público e obter sucesso em seu mercado de atuação.

Planos de negócios estruturados e devidamente testados no mercado são um diferencial em um negócio. Nesse sentido, as chances do investimento fracassar são menores.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Inclusive, no caso de franquias todo o processo de abertura de um sistema dentro do setor de franchising inclui apoio de gestão especializada.

Por isso, trata-se de uma grande vantagem para alavancar os seus números com segurança.

Além disso, a previsão de cenário financeiro e análises de investimentos da empresa são outras vantagens para o investidor. Tudo isso facilita a construção de estratégias de negócio de sucesso.

Certificação oficial da ENS

Por meio da certificação oficial da entidade Escola Nacional de Seguros (ENS), você consegue o registro profissional expedido pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

A ENS foi criada pelos principais atores do setor de seguros brasileiro em 1971. Dessa forma, seu dever é divulgar o ensino, a análise e tudo mais o que tenha relação com o setor de seguros.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Para você se preparar, a escola tem o curso especializado para capacitação de Corretores de Seguros.

Sendo assim, tem todo o material didático virtual, como recursos interativos que funcionam como um objetivo para desafiar o aluno a interagir com o conteúdo.

Além disso, a conta com exercícios e aulas gravadas. Por fim, confira o site da ENS para entender qual a unidade mais próxima de você e o curso adequado. 

Inscrição no IBRACOR

O Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (IBRACOR), é uma instituição reguladora do mercado no setor de seguros.

Logo, o IBRACOR é definido legalmente como um órgão auxiliar da SUSEP.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Dessa forma, os associados ou membros da entidade, são corretores de Seguros, de resseguros, de capitalização e de previdência complementar aberta.

Portanto, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), concede ao IBRACOR a autorização para operar.

No dia 21 de novembro de 2019, a SUSEP reconheceu o IBRACOR como instituição autoreguladora dos corretores de seguros. 

Nesse sentido, a organização exige que para a obtenção do registro o corretor tenha a certificação oficial oferecida pela instituição oficial de ensino e certificação da ENS.

Por último, a documentação exigida pelo IBRACOR é parecida com a lista da SUSEP.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Registro PJ

Esse registro nada mais é do que criar o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), e a Receita Federal (RF), designa o número na abertura da empresa.

Este número é a identificação do negócio nas várias atividades que podem ser exercidas, por exemplo a emissão de notas fiscais ou o pagamento dos impostos.

Sendo assim, se você que já obteve seu certificado ENS, já realizou e recebeu seu registro do IBRACOR, agora é hora de abrir o neg´ócio!

Isso porque, atuando como Pessoa Jurídica você pode economizar muito em impostos em relação às Pessoas Físicas.

Cadastro nas seguradoras

Agora que você já tem sua empresa aberta deve se cadastrar nas seguradoras para que possa começar a vender efetivamente!

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Sendo assim, um passo muito importante é você definir com quais tipos de seguros deseja trabalhar e quais são as principais seguradoras para atuar.

Portanto, ao definir isso, basta visitar o site de cada seguradora e entrar na área destinada ao cadastro de corretores. Assim, você ficará por dentro dos documentos necessários.

Franquia é opção mais simples para abrir corretora

Abrir uma corretora de seguros no modelo de franquia é bem mais seguro, simples e uma excelente opção.

Examinando o que preciso para abrir uma corretora de seguros, já deu para perceber o quanto é trabalhoso abrir uma empresa do zero.

Isso por causa da série de documentos solicitados, algo que vai exigir muito do seu tempo e também pode ser bastante trabalhoso.

Já ao investir em uma franquia, o empreendedor não precisa se atrelar a a essa burocracia, nem se preocupar em ter todo esse trabalho.

Nesse sentido, o processo de abertura do negócio é executado de maneira mais fácil e bem eficaz, sem contar, na rapidez. Isso porque, uma franquia tem um modelo predefinido.

Abrir uma franquia pode ser a opção certa para você. A equipe da franqueadora vai lhe informar sobre todos os detalhes.

Dessa forma, o empresário deve se organizar para participar das reuniões e ficar por dentro de tudo em relação ao negócio. Além disso, você decidirá quanto tempo se dedicará ao seu empreendimento.

Os negócios online, por exemplo, costumam permitir uma rotina mais flexível. Então, são indicados para quem quer conciliar duas ou mais ocupações.

Por fim, você pode abrir um negócio com um sócio. Depois, vocês podem dividir as funções administrativas. Interessante, não é mesmo?

Vantagens de abrir uma corretora de seguros

Uma das vantagens de abrir uma corretora de seguros é o próprio mercado que se mantém aquecido.

Isso porque, a demanda pelo seguro cresceu muito e vem ganhando espaço cada vez mais no mercado.

A pandemia do coronavírus tornou-se uma situação preocupante que pegou a população mundial de surpresa e contribuiu para o aumento na procura por seguros.

Mesmo assim, no ano de 2020, o ramo de seguros já seguia crescente na marca de 4,9%. Depois da chegada das vacinas e a doença controlada, as pessoas continuam procurando pelos seguros.

Nesse sentido, o setor segue em alta no mercado. Inclusive, com o seguro de proteção de bens, como os veículos.

De acordo com cálculos de órgãos responsáveis pelo segmento, no Brasil existem 70% de veículos transitando sem seguro.

Atualmente, o que tem se destacado mais são as corretoras de seguros no formato de franquias.

Isso se deve ao fato do mercado promissor e também graças a facilidade de gestão. Existem outros fatores que provam por qual motivo as corretoras de seguros em modelos de franquias são um sucesso.

Entre as alternativas, existem as que contam com um mix variado de serviços, flexibilidade na operação do negócio e baixo custo operacional.

Além do segmento de seguros estar em alta, ainda têm os grandes parceiros de uma franquia corretora de seguros. Embora a marca já exista, como proprietário de uma franquia você passa a ser o patrão.

Porém, a estrutura da empresa já está consolidada. Desse modo é essencial seguir o padrão da franqueadora.

Já os seus funcionários, caso exista a necessidade de contratação, recebem preparação específica para se adequarem ao padrão do negócio.

Agora que você sabe o que preciso para abrir uma corretora de seguros, inicie o seu negócio agora mesmo e ganhe dinheiro!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje