O que significa empreender? Saiba se essa é mesmo uma boa opção para você

Por
em
Mulher pensativa em frente um computador na sala de casa. Imagem ilustrativa do texto o que significa empreender.
Advertisement

O que significa empreender não é apenas iniciar o próprio negócio.Isso porque, empreender é também uma forma de lidar com os problemas do dia a dia e buscar soluções inovadoras para facilitar a vida.

No que diz respeito a empreender como forma de abrir uma empresa, este é o sonho de 77% dos brasileiros, segundo uma pesquisa.

Porém, o conceito de empreendedorismo é mais amplo do que isso, como mostraremos neste conteúdo. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que significa empreender?

Como falamos, empreender não é apenas começar um negócio, mas é uma atitude de inovar, buscar soluções para problemas ou para melhorar um processo.

Empreender pode ser uma pessoa, uma dona de casa, por exemplo, que promove inovações na forma de fazer os afazeres domésticos.

Pode ser um modo de limpar mais eficiente, inventar um produto para realizar a lavagem de forma mais econômica, entre outras possibilidades.

Nesse sentido, empreendedorismo é a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo.

Sendo assim, sobre o que significa empreender, um dos meios de fazer isso que está em alta é o modelo de franquias. Portanto, são muitas pessoas que buscam um novo negócio e este formato de empresa se mostra bem atrativo.

Este modelo permite ao empreendedor investir em uma empresa previamente estabelecida, com uma operação estruturada e uma marca reconhecida no mercado.

Então, ao investir em uma franquia, o empreendedor abre uma unidade que é igual as outras da marca, oferecendo o mesmo produto ou serviço.

Além disso, é um negócio mais simples e barato, e o empreendedor ainda conta com os suportes da franqueadora, que ajudam no desenvolvimento do negócio. Interessante, não é mesmo?

Homem sorrindo e mexendo no computador. Imagem ilustrativa do texto o que significa empreender.
Existem muitos tipos de negócios para os mais variados perfis de empreendedores.

Qual é a função de um empreendedor?

O empreendedor não possui uma função única. Isso porque, existem diversos tipos de empreendedorismo que resultam em diferentes processos.

Por isso, a função principal de um empreendedor é a de abrir uma empresa com o objetivo de desenvolvê-la e gerar lucros, mas não é só isso.

De fato, vemos que cada vez mais o empreendedor moderno precisa saber como resolver problemas, lidar com desafios e criar soluções eficazes.

Por exemplo, o empreendedorismo pode ser interno em uma empresa. Um funcionário que busca inovações para os processos para tornar etapas internas mais eficientes ou diminuir custos.

Além disso, o empreendedorismo social tem a função de promover mudanças positivas na sua região onde atua. Aqui as novas ideias trazem também uma melhora na vida das pessoas ao seu redor.

Desse modo, o empreendedor é quem tem a função básica de mudar, alterar seu ambiente, inovar ou dar ideias para melhorar a vida das pessoas.

O conceito de empreender também consiste em agregar um valor, identificar diversas oportunidades e fazer com que elas se transformem em um tipo de negócio essencialmente lucrativo.

Enfim, empreender é atuar em pequenas empresas, mas também em grandes negócios e solucionar problemas no dia a dia.

Dicas para saber se empreender é uma boa opção para você

Agora que você já sabe mais sobre o que significa empreender, é importante conhecer algumas dicas para entender se você se encaixa no empreendedorismo.

Logo, algumas características são importantes para quem busca ser um exemplo de empreender. Já outras qualidades podem ser trabalhadas com bastante esforço e dedicação.

Seja observador

Homem sentando em uma poltrona de um café com um tablet na mão e com olhar pensativo. Imagem ilustrativa do texto o que significa empreender.
O empreendedor deve estar atento a tudo que o rodeia.

Um empreendedor deve atentar-se a tudo que o rodeia, pois a cada minuto pode surgir uma oportunidade para buscar soluções ou inovar.

Nesse sentido, se você trabalha em uma empresa, deve analisar os processos e conhecer as etapas do negócio. Assim, poderá buscar maneiras de melhorar essas situações.

Do mesmo modo, estar antenado ao mercado e observar as oportunidades que se abrem para um negócio lucrativo. Então, pode ser um nicho que esteja em um viés de crescimento ou que tenha concorrentes pouco atualizados, por exemplo.

Advertisement

Estude

Advertisement

O empreendedor precisa gostar de aprender mais sobre tudo, pois ele consegue uma solução tendo conhecimento. Como comentado anteriormente, deve-se estar atento às inovações, novidades de mercado e até em relação ao comportamento das pessoas.

Mas nem sempre o empreendedor é uma pessoa que gosta de estudar. Porém, ele precisa aprender que isso faz parte do processo.

Dessa forma, é uma qualidade que pode ser trabalhada ao longo do tempo, para que o empreendedor acumule conhecimento que facilitarão nas suas tomadas de decisões.

Converse com as pessoas

Entre as dicas de o que significa empreender está um pilar básico que é a comunicação. O empreendedor precisa ser uma pessoa que saiba repassar suas ideias para os outros.

Além disso, para empreender é necessário ser um bom vendedor para que seu negócio tenha sucesso. Contudo, é possível com bastante estudo e treinamento, que o empreendedor possa desenvolver sua capacidade comunicativa. Isso porque, essa qualidade nem sempre é naturalmente desenvolvida em todos os empreendedores.

Seja paciente

Faz parte da vida do empreendedor os altos e baixos. Por isso, é necessário que você seja paciente, que saiba lidar com frustrações e buscar novos rumos quando necessário.

Mulher sentada no sofá de casa com um computador no colo e bebendo em uma xícara. Imagem ilustrativa do texto o que significa empreender.
É preciso aguardar os resultados sem se desesperar, entender que o lucro pode demorar.

É comum vermos também entre as dicas para ser empreendedor o termo resiliência. Nesse sentido, é importante ser persistente, não se desesperar com momentos ruins e não ficar tão eufórico nos momentos positivos.

Quais as características de um empreendedor?

Entre as principais características do que significa empreender estão a capacidade de lidar com frustrações, e ainda, saber correr riscos calculados.

Sendo assim, o empreendedor precisa investir, seja tempo, seja dinheiro, e nesta hora deve saber analisar se os riscos compensam neste processo.

Da mesma forma, o empreendedor necessita ser uma pessoa comprometida, entender que ele é seu próprio chefe e será o responsável direto pelo sucesso ou fracasso do negócio.

Portanto, empreender é com certeza uma tarefa exaustiva, e a dedicação do empreendedor fará toda a diferença no desenvolvimento do negócio. Assim como falamos, é fundamental ser uma pessoa estudiosa, para que possa se preparar bem para tomar boas decisões.

Ainda, uma das mais importantes qualidades é ser uma pessoa que tenha iniciativa. Logo, é preciso que tome as rédeas da situação e pegue a responsabilidade de direcionar o negócio.

Do mesmo modo, é interessante que o empreendedor seja um líder. Então, que possa ser uma pessoa que saiba direcionar o trabalho dos colegas e funcionários. Nesse sentido, pode ser um empreendedor dono de um negócio ou um empreendedor corporativo.

Sem dúvidas, o planejamento de atividades e tarefas, bem como a capacidade de organização, são essenciais para quem deseja empreender.

Dessa maneira, desde o início do negócio é preciso organizar tarefas e processos de forma objetiva, com prazos definidos, para conseguir mensurar e avaliar os resultados.

Agora você sabe o que significa empreender e viu que um dos meios que está em alta é o mercado de franquias. Por isso, separamos um conteúdo com diversas franquias baratas para você conhecer. Acesse e descubra!

Advertisement
Advertisement