Muitas pessoas acreditam que abrir um empreendimento em momentos de recessão não é aconselhável, porém existem situações onde investir na crise pode ser um bom caminho para quem deseja mudar de vida.
Embora todos os tipos de empreendimento tenham risco, principalmente em um momento econômico delicado, cabe ao empresário conseguir identificar esses pontos e colocar na balança se vale a pena ou não tentar mudar de vida agora.
E a resposta é que dependendo do que você escolher, esse é sim o momento ideal para investir. Pensando nisso, desenvolvemos o texto a seguir apresentando um modelo de negócio que pode ajudar você a crescer profissionalmente.
Além disso, também levantamos algumas opções baratas
para quem achar onde investir na crise sem correr muito risco. Acompanhe a leitura!Onde investir na crise?
Diante dos cenários de recessão, é comum encontrar pessoas que buscam saber onde investir na crise. Seja por causa do desemprego ou a vontade de aproveitar um momento de baixa para conseguir decolar um empreendimento.
Porém, isso só é possível se houver uma boa analise de riscos e como o mercado está se comportando diante do momento reverso.
Dessa forma, o empresário consegue identificar os pontos de melhorias, as oportunidades de desenvolver o seu negócio e como se destacar diante dos concorrentes.
Assim, o primeiro passo é fazer a relação entre o risco e a rentabilidade do empreendimento que está para assumir. Nesse caso, abrir uma empresa do zero talvez não seja uma boa ideia.
Como estamos apostando em um cenário em que a chance de falhar é maior que o habitual devido ao poder de compra do consumidor reduzido, produtos caros e empresas concorrentes com a possibilidade de fazer promoções mais chamativas, as chances de dar errado são maiores.
Afinal, aqui é necessário criar um produto ou serviço diferenciado, desenvolver um plano de negócio do zero, criar campanhas de marketing e desenvolver toda uma imagem sozinho, e em muitos casos, são várias dúvidas que surgem que acabam desmotivando o empresário.
Mas caso queira encontrar uma solução capaz de ser rentável sem oferecer muito risco para o seu desenvolvimento, o melhor destino para o seu dinheiro são as franquias.
Esse modelo de negócio funciona como uma “cópia autorizada” de uma marca que está no mercado há anos. Ou seja, ela repassa todo o seu know how para os empresários que se tornam seus franqueados.
Dessa maneira, o investidor inicia seu empreendimento com um marca conhecida, um plano de negócio pronto, estratégia de marketing desenvolvida e reputação de uma empresa com anos de atuação.
As principais vantagens de abrir uma franquia
Para quem está querendo abrir um empreendimento agora, sem dúvida o modelo de franquia é um dos mais aconselháveis para o empresário. Não só pelas facilidades que apresentamos acima, mas também por toda estrutura oferecida pelas marcas.
Principalmente para quem ainda está em dúvida ou não sabe onde investir na crise. O primeiro benefício das franquias é pular etapas que são primordiais para a abertura de uma empresa do zero.
A única necessidade do empresário é dar entrada no processo de registro de pessoa jurídica (CNPJ) e regularização com os órgãos de fiscalização do município, estado e federal.
Porém, caso opte por um empreendimento que atue com home office, é necessário apenas o registro como microempresário (MEI). Após isso, a franqueadora começa a ajudar você a colocar a mão na massa.
Ou seja, disponibiliza o treinamento completo para que conheça a marca, suas características, como atender seus clientes, como fazer determinado processo etc. Além do suporte para auxiliar o empresário no desenvolvimento do seu empreendimento.
Todos esses benefícios, que estão presentes durante a vigência do contrato, fazem das franquias um dos lugares onde investir na crise mais seguros e com baixo risco. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apenas cinco em cada 100 franquias fecham antes dos dois anos.
Enquanto isso, 23% das empresas abertas do zero fecham antes dos 24 meses, o que torna esse tipo de empreendimento arriscado para um momento de crise. Porém, o empresário precisa ficar atento.
Por mais que ser um franqueado seja considerado um investimento de baixo risco, ele ainda existe, independente se estamos vivendo um momento de crise ou não. Por isso, conheça bem a marca que está para se tornar franqueado e tenha disciplina.
Conheça mais sobre o que é franquia no vídeo a seguir. Veja!
Opções de onde investir na crise
Para que o seu empreendimento seja um sucesso, é necessário conhecer bem a marca que está interessado em se tornar um franqueado. Principalmente quem ainda tem dúvidas em onde investir na crise.
Dessa forma, separamos algumas das melhores marcas que atuam com um valor mais em conta e são conhecidas como microfranquias. Ou seja, cujo o seu investimento inicial não é superior a R$ 135 mil.
Como vimos ao longo do texto, as franquias podem ser consideradas os melhores empreendimentos em época de recessão econômica.
Seja por causa do seu modelo que permite o empresário iniciar um empreendimento com planejamento financeiro, marketing e reconhecimento do mercado, ou devido ao seu investimento baixo.
Assim, apresentamos as marcas mais conhecidas e que permitem o empresário ganhar mercado atuando diretamente de casa, sem precisar de ter despesas com espaços físicos.
Caso ainda não saiba onde investir na crise ou tenha dúvidas sobre se vale a pena correr o risco, veja o nosso artigo sobre “Investir em franquia na crise: vale a pena?”.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Se preferir, você também pode contar com uma consultoria gratuita para abrir seu negócio. Neste caso, basta acessar: henriquemol.com.br.
*Informações publicadas em Abril/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.