Onde investir na crise? Conheça opções de franquias lucrativas

Por
em
peça de quebra cabeça mostrando a solução para a crise
Advertisement

Muitas pessoas acreditam que abrir um empreendimento em momentos de recessão não é aconselhável, porém existem situações onde investir na crise pode ser um bom caminho para quem deseja mudar de vida. 

Embora todos os tipos de empreendimento tenham risco, principalmente em um momento econômico delicado, cabe ao empresário conseguir identificar esses pontos e colocar na balança se vale a pena ou não tentar mudar de vida agora. 

E a resposta é que dependendo do que você escolher, esse é sim o momento ideal para investir. Pensando nisso, desenvolvemos o texto a seguir apresentando um modelo de negócio que pode ajudar você a crescer profissionalmente. 

Além disso, também levantamos algumas opções baratas para quem achar onde investir na crise sem correr muito risco. Acompanhe a leitura! 

Onde investir na crise?

Diante dos cenários de recessão, é comum encontrar pessoas que buscam saber onde investir na crise. Seja por causa do desemprego ou a vontade de aproveitar um momento de baixa para conseguir decolar um empreendimento. 

Porém, isso só é possível se houver uma boa analise de riscos e como o mercado está se comportando diante do momento reverso.

Dessa forma, o empresário consegue identificar os pontos de melhorias, as oportunidades de desenvolver o seu negócio e como se destacar diante dos concorrentes.

Assim, o primeiro passo é fazer a relação entre o risco e a rentabilidade do empreendimento que está para assumir. Nesse caso, abrir uma empresa do zero talvez não seja uma boa ideia. 

Como estamos apostando em um cenário em que a chance de falhar é maior que o habitual devido ao poder de compra do consumidor reduzido, produtos caros e empresas concorrentes com a possibilidade de fazer promoções mais chamativas, as chances de dar errado são maiores. 

Afinal, aqui é necessário criar um produto ou serviço diferenciado, desenvolver um plano de negócio do zero, criar campanhas de marketing e desenvolver toda uma imagem sozinho, e em muitos casos, são várias dúvidas que surgem que acabam desmotivando o empresário. 

Mas caso queira encontrar uma solução capaz de ser rentável sem oferecer muito risco para o seu desenvolvimento, o melhor destino para o seu dinheiro são as franquias

Esse modelo de negócio funciona como uma “cópia autorizada” de uma marca que está no mercado há anos. Ou seja, ela repassa todo o seu know how para os empresários que se tornam seus franqueados. 

Dessa maneira, o investidor inicia seu empreendimento com um marca conhecida, um plano de negócio pronto, estratégia de marketing desenvolvida e reputação de uma empresa com anos de atuação. 

As principais vantagens de abrir uma franquia

Para quem está querendo abrir um empreendimento agora, sem dúvida o modelo de franquia é um dos mais aconselháveis para o empresário. Não só pelas facilidades que apresentamos acima, mas também por toda estrutura oferecida pelas marcas. 

Principalmente para quem ainda está em dúvida ou não sabe onde investir na crise. O primeiro benefício das franquias é pular etapas que são primordiais para a abertura de uma empresa do zero. 

A única necessidade do empresário é dar entrada no processo de registro de pessoa jurídica (CNPJ) e regularização com os órgãos de fiscalização do município, estado e federal.

Porém, caso opte por um empreendimento que atue com home office, é necessário apenas o registro como microempresário (MEI). Após isso, a franqueadora começa a ajudar você a colocar a mão na massa.

Ou seja, disponibiliza o treinamento completo para que conheça a marca, suas características, como atender seus clientes, como fazer determinado processo etc. Além do suporte para auxiliar o empresário no desenvolvimento do seu empreendimento. 

Todos esses benefícios, que estão presentes durante a vigência do contrato, fazem das franquias um dos lugares onde investir na crise mais seguros e com baixo risco. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apenas cinco em cada 100 franquias fecham antes dos dois anos.

Enquanto isso, 23% das empresas abertas do zero fecham antes dos 24 meses, o que torna esse tipo de empreendimento arriscado para um momento de crise. Porém, o empresário precisa ficar atento. 

Por mais que ser um franqueado seja considerado um investimento de baixo risco, ele ainda existe, independente se estamos vivendo um momento de crise ou não. Por isso, conheça bem a marca que está para se tornar franqueado e tenha disciplina. 

Conheça mais sobre o que é franquia no vídeo a seguir. Veja!

8 opções de onde investir na crise

Para que o seu empreendimento seja um sucesso, é necessário conhecer bem a marca que está interessado em se tornar um franqueado. Principalmente quem ainda tem dúvidas em onde investir na crise. 

Dessa forma, separamos algumas das melhores marcas que atuam com um valor mais em conta e são conhecidas como microfranquias. Ou seja, cujo o seu investimento inicial não é superior a R$ 90 mil. 

1. Acquazero

A Acquazero é uma empresa voltada para serviços automotivos e atua com estética de carros. O seu modelo mais em conta permite que o empresário atue como home office. Ou seja, é possível fazer todos os trabalhos em casa ou indo até o cliente sem a necessidade de uma loja física. 

Um dos principais serviços oferecidos pela marca é a lavagem completa de um veículo utilizando apenas 300 ml de água. 

Além disso, o franqueado também pode oferecer polimento, higienização do ar-condicionado, cristalização de vidro, impermeabilização do estofado entre outros. 

Apesar de ter o foco em carro, o franqueado da Acquazero também pode atuar com a limpeza de carpete e sofá. O que aumenta ainda mais as suas chances de ter um faturamento maior que o esperado e a torna uma boa opção para quem ainda não sabe onde investir na crise. 

Com um formato fazendo tanto sucesso, não era de se esperar que ela fosse considerada uma das maiores do Brasil quando se trata do setor automotivo.  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

Quer conhecer um pouco melhor o modelo de negócio e quais as vantagens da Acquazero? Veja o vídeo a seguir!

2. Mardelle

Advertisement

Criada em Belo Horizonte, Minas Gerais, a Mardelle é uma empresa voltada para a comercialização e produção de peças íntimas. Com mais de 20 anos de experiência, a marca é bem conceituada no mercado e conhecida pela qualidade e preço justo de seus produtos. 

Com linhas que atendem o público feminino, masculino, pluz size, infantil e gestantes, a Mardelle optou por entrar no ramo de franquias com a intenção de ajudar novo empresários e também expandir sua área de atuação. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 206 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

Ainda está em dúvida de onde investir na crise? Veja um pouco mais sobre o modelo da Mardelle no vídeo a seguir!

3. Encontre Sua Viagem

Voltada para o mercado de turismo, a Encontre Sua Viagem (ESV) é uma agência que atua com diversos destinos e tipos de serviços ligados ao setor. O franqueado não conta apenas com um software e estrutura diferenciada, mas tem por trás uma das marcas mais conhecidas.

A ESV também atua com o formato home office, o que permite o empresário com apenas um computador e acesso a internet para vender os pacotes de viagem. Vale frisar que a marca trabalha com intercâmbios, turismo ecológico, religioso, para terceira idade, lazer ou a trabalho.

Além disso, possui uma das melhores comissões do mercado e tem como diferencial remunerar seus franqueados de forma integral, independente se o trajeto foi pago por meio de parcelas.

Para quem ainda está com dúvida onde investir na crise, a Encontre Sua Viagem Conta com mais de 1.500 parceiros comerciais e 500 unidades espalhadas pelo Brasil. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Veja o vídeo a seguir para conhecer mais a Encontre sua viagem e quem sabe, adquiri-la. Acompanhe!

4. Quisto Corretora de Seguros

Consolidada no mercado nacional, a Quisto Corretora de Seguros está a quase 10 anos no mercado e foi criada pelo empresário Henrique Mol. O seu grande diferencial, além do valor baixo do investimento inicial, são os mais de 90 serviços negociados pela marca.

Caso ainda não saiba onde investir na crise, a Quisto pode ser uma boa solução. Além das opções de escritórios físicos, ela também trabalha com o home office. 

Dessa forma, o empresário consegue ter acesso a uma tecnologia de ponta, treinamentos especializados para as áreas de gestão, marketing e apoio jurídico quando necessário. 

Além disso, o franqueado consegue fazer cotações com até 20 seguradoras ao mesmo tempo, proporcionando ao seus clientes a certeza de adquirir o serviço com melhor custo-benefício. 

Outro destaque para a marca está nos valores de comissionamento. Eles variam entre 10% e 45%. O que fez da Quisto uma das mais procuradas por empresários que desejam entrar no setor de seguros

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

 Conheça um pouco mais sobre a Quisto no vídeo a seguir!

5. Dank Idiomas

Uma escola de idiomas diferente das convencionais, a Dank Idiomas oferece aulas em casa para quem deseja aprender uma nova língua. A sua metodologia de trabalho visa ajudar alunos que já tiveram alguma experiência antes, mas que não consegue colocar em prática. 

Além disso, a marca também atua com software que ajuda seus clientes a praticar e a conhecer suas limitações. Para ser franqueado da Dank, é preciso ter habilidades de professor e conhecimento em algum idioma.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5,8 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

6. Maria Brasileira

Uma das poucas franquias ligadas a prestação de serviços voltados à limpeza, a Maria Brasileira está no mercado com 180 franquias em quase todos os estados brasileiros. 

Desde 2013, ela seleciona e capacita seus franqueados a executar tarefas como zeladoria, limpeza, cozinha, jardinagem e cuidados de idosos, crianças, animais etc. 

Líder do seu segmento, a empresa possui mais de 40 mil atendimentos mensais, um milhão de serviços prestados e baixo custo operacional.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 15 meses

7. Limpeza com Zelo

Outra empresa voltada para a faxina de residências, a Limpeza com Zelo está a mais de 10 anos no mercado. Ela foi criada pelos diretores da maior franquias do segmento no mundo, a JAN-PRO. 

Dessa forma, com esse know-how por trás do empreendimento, a marca passou a se expandir pelo Brasil. Hoje são 22 unidades espalhadas pelo Brasil e mundo. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12,3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

8. Fábrica De Bolo

Com a receita principal passada entre gerações, a Fábrica de Bolo surgiu das mãos da Vó Alzira e caiu no gosto dos brasileiros. Atualmente, são mais de 50 sabores diferentes feitos em diversas franquias da marca. Alcançando a marca de 300 mil bolos feitos mensalmente. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 85 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

Como vimos ao longo do texto, as franquias podem ser consideradas os melhores empreendimentos em época de recessão econômica. 

Seja por causa do seu modelo que permite o empresário iniciar um empreendimento com planejamento financeiro, marketing e reconhecimento do mercado, ou devido ao seu investimento baixo. 

Assim, apresentamos as marcas mais conhecidas e que permitem o empresário ganhar mercado atuando diretamente de casa, sem precisar de ter despesas com espaços físicos. 

Caso ainda não saiba onde investir na crise ou tenha dúvidas sobre se vale a pena correr o risco, veja o nosso artigo sobre “Investir em franquia na crise: vale a pena?”.

Se preferir, você também pode contar com uma consultoria gratuita para abrir seu negócio. Neste caso, basta acessar: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em Abril/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement