Aqui está uma opção de empreendimentos para você investir com mais segurança

Por
em
Mulher em panificadora usando tablet. Ilustração do texto sobre opção de empreendimentos.
Advertisement

Existe uma opção de empreendimentos para cada perfil empreendedor. Mas isso demanda muita análise. Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo com dicas de negócios para quem quer investir com segurança.

Segundo levantamento, em 2021, mais de 4 milhões de novos empreendimentos foram abertos no Brasil. Dessa maneira, o número é 19,7% maior que a quantidade de negócios em 2020.

Assim, o empreendedorismo tem se tornado uma opção cada vez mais procurada pelos brasileiros. Afinal, com a alta do desemprego, abrir o próprio negócio pode ser uma opção viável para lucrar. Continue a leitura e saiba mais!

Qual é a melhor opção de negócio para abrir?

Escolher a melhor opção de empreendimentos depende de uma série de fatores. Contudo, para quem quer investir com segurança, o mercado de franquias pode ser uma boa alternativa.

Nesta opção de empreendimentos, o investidor recebe um plano de negócio pronto, que já foi testado. Sendo assim, não é preciso formatar sua própria empresa do zero.

Mas há outros fatores que fazem das franquias um tipo de negócio que vale a pena investir. Em primeiro lugar, o empreendedor tem a oportunidade de representar uma marca renomada no começo de sua trajetória empreendedora.

Afinal, criar e posicionar uma marca do zero é uma tarefa árdua. Sobretudo para quem não tem experiência. Por isso, receber um plano de negócio de uma marca já estabelecida pode ser uma boa oportunidade.

Mas além disso, as franqueadoras realizam treinamentos para a transferência do know-how. Assim, os franqueados aprendem tudo sobre o funcionamento da marca com quem tem experiência.

Também vale destacar que as franqueadoras oferecem uma série de suportes. Eles são essenciais, pois garantem que o franqueado saiba realizar os processos e tenha a quem recorrer em caso de dúvida.

Entre eles: ajuda na escolha do ponto comercial, suporte comercial e jurídico, produção de peças de marketing para divulgação, auxílio na escolha e treinamento da equipe e muito mais.

Pessoas reunidas em volta de uma mesa usando celular com a palavra franchise escrita ao centro. Ilustração do texto sobre opção de empreendimentos.
Setor de franchising pode ser uma boa opção de empreendimentos com segurança e rentabilidade.

Por isso, as franquias se mostram como um tipo de negócio lucrativo. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor em 2021 foi de R$ 56,6 milhões.

O número representa um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Então, é possível perceber que as franquias estão com boa lucratividade, mesmo com a pandemia.

Como escolher o melhor negócio para abrir?

Antes de escolher a melhor opção de empreendimentos, é preciso analisar uma série de fatores. Afinal, não há uma receita mágica para que um negócio seja lucrativo.

Logo, você precisa decidir em que área gostaria de atuar. De modo geral, cada segmento tem inúmeras opções de empreendimentos possíveis.

Assim, o primeiro filtro deve ser feito de acordo com seu perfil empreendedor. Por isso, pesquise segmentos nos quais você gostaria de trabalhar e verifique as características desejáveis para o mesmo.

Por exemplo, no segmento de Alimentação, a dedicação costuma ser maior e você precisará trabalhar com público. Então, pode ser uma boa opção para quem tem um perfil mais sociável.

Além disso, é importante buscar por uma área que te motive. Afinal, você vai investir tempo e dinheiro no seu negócio.

Em seguida, é essencial analisar o mercado local. Uma boa forma de começar esse processo é buscar por concorrentes que oferecem os mesmos serviços ou produtos que você.

Depois, observe seu concorrente e perceba lacunas em sua forma de atuação que podem ser preenchidas. Desse modo, é possível entender como o seu empreendimento vai atender a necessidade dos consumidores.

Além disso, é importante se manter atualizado em relação ao segmento. Portanto, acompanhe notícias sobre a economia e o setor em que vai investir.

Por fim, no caso de escolher uma franquia, analisar bem a franqueadora faz toda diferença. Isso porque, cada marca conta com suporte e regras específicas.

Tela de notebook aberta em imagem de foguete e pessoa escrevendo em caderno com café do lado. Ilustração do texto sobre opção de empreendimentos.
Analisar o mercado é uma ação que deve ser feita antes de escolher o empreendimento.

Assim, é importante verificar com calma e pesquisar bem sobre a franqueadora. Neste sentido, é interessante falar com outros franqueados para saber como é a marca na prática e decidir se a franquia realmente vale a pena para você.

Exemplos de franquia como opção de empreendimentos lucrativos

Agora que você já sabe que as franquias são uma boa opção de empreendimentos, vamos à lista. Há franquias em praticamente todos os segmentos, com investimentos baixos ou altos, para todos os perfis.

Confira as franquias que são uma boa opção de empreendimentos lucrativos.

1. Acquazero

A Acquazero é uma boa opção de empreendimentos para quem quer uma marca consolidada no mercado. Antes de mais nada, a marca se consolidou em 2021, como uma das maiores franquias do Brasil. Isso porque, ela aparece em 34° lugar no ranking da ABF com maior número de unidades.

Atualmente, a Acquazero conta com 800 unidades. Além do Brasil, também está presente no México, Estados Unidos e República Dominicana.

A expansão da Acquazero é consequência de muitos fatores. Em primeiro lugar, da grande oferta de serviços. Dessa forma, os franqueados Acquazero podem oferecer: limpeza ecológica, enceramento, polimento, higienização, vitrificação, revitalização de plásticos e muito mais.

Todos os serviços podem ser feitos em carros, motos e até embarcações. Além disso, a marca possibilita atuar com a limpeza a seco de colchões e estofados. 

As franquias são instaladas em shoppings, supermercados, estacionamentos e empresas. Ou seja, locais em que há grande fluxo de veículos. 

Também vale destacar que a Acquazero conta com uma fornecedora oficial de produtos de estética automotiva, a Zaplus Car. Sendo assim, o franqueado tem a segurança de nunca ficar desabastecido e contar com uma parceria que proporciona preços competitivos.

Além do mais, o franqueado tem uma variedade de suporte. E pode recorrer aos treinamentos sempre que precisar, por meio de uma plataforma online.

Interior de uma franquia Acquazero, com carros sendo higienizados. Ilustração do texto sobre opção de empreendimentos.
A franquia se destaca como a maior rede de limpeza ecológica do mundo.

Já o maior destaque da franquia é a sustentabilidade. O portal Segs destacou o uso de metodologias ecológicas, pois são apenas 300 ml de água para lavar um carro, além do uso de produtos biodegradáveis.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

2. Encontre Sua Viagem

Advertisement

A Encontre Sua Viagem é uma das maiores redes de franquia de serviços turísticos do Brasil. Assim, já são cerca de 500 unidades em todo o país além de uma na Itália. O franqueado interessado vai trabalhar com serviços relacionados a viagens.

Por exemplo, vendas de passagens aéreas, hotelaria, pacotes, passagens rodoviárias e muito mais. São mais de 10 mil parceiros comerciais em todo o mundo.

Além disso, a empresa está consolidada no mercado. Dessa forma, o investidor conta com a segurança de um negócio na ativa desde 2011.

Dessa forma, o franqueado Encontre Sua Viagem tem uma margem de lucro de até 30%. Por isso, o empreendimento pode ser uma boa opção para quem busca independência financeira.

Para se tornar um franqueado, você deverá escolher entre dois modelos de negócio. Assim, opte pela loja física ou pelo formato home office.

No caso da loja física, você receberá suporte para a escolha do ponto e realização do projeto arquitetônico. Logo, a franqueada se compromete com sua unidade desde o início.

Mas se escolher o modelo home office, você vai receber o suporte operacional. Nestes casos, é possível trabalhar em horários flexíveis e atender os clientes de casa.

Contudo, um dos suportes mais interessantes é o de marketing. Isso porque, o franqueado tem acesso a uma série de materiais prontos para divulgar sua unidade.

Para o diretor da rede, Henrique Mol, a marca foi formatada para garantir um modelo de negócio simples e lucrativo ao franqueado. Para conhecer um pouco mais sobre, assista ao vídeo abaixo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

3. Only Mule

Na Only Mule, o franqueado tem acesso a um negócio moderno, com baixo investimento, bom retorno e equipe reduzida. 

Assim, essa franquia pode ser uma boa opção para quem quer abrir seu próprio negócio. Em primeiro lugar, vamos explicar sobre o que se trata a marca. 

A Only Mule é uma coquetelaria com um cardápio composto por 16 drinks. As bebidas são exclusivas e feitas com ingredientes de primeira linha, com destaque para o Moscow Mule e a Gin Tônica.

Mas além disso, é possível escolher entre diversos pontos físicos para abrir o negócio. Atualmente, são três modelos de negócio disponíveis: bike, quiosque e loja. 

Enquanto o primeiro atende eventos e exige apenas um funcionário, os demais são pontos físicos que demandam de dois a três pessoas trabalhando. Em ambos também é possível servir petiscos, porções e outras bebidas.

No caso do quiosque, são necessários de seis a nove metros quadrados. Por sua vez, a loja física demanda de 30 a 80 metros quadrados.

Além de todas as facilidades das quais já falamos, a franqueadora também ajuda o franqueado em todas as etapas da abertura do negócio.

De acordo com o diretor da rede, Henrique Mol, a ideia da Only Mule é altamente atrativa para o público jovem. Dessa forma, o franqueado tem em mão um marketing orgânico poderoso.

Afinal, os drinks coloridos e refrescantes atraem clientes que postam fotos e vídeos em suas redes sociais, o que impacta positivamente a marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 54 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 18 meses

4. Aromi Design

A Aromi Design é uma rede de franquias que é autoridade no marketing olfativo. Assim, trabalha complementando os designs de ambiente e criando uma assinatura olfativa para cada cliente. Logo, é uma opção de empreendimentos.

Perfume ao lado de pedras e flores. Ilustração do texto sobre opção de empreendimentos.
Marca oferece essências para ambientes de forma personalizada.

A marca é especializada na criação de aromas, fragrâncias e essências exclusivas, ideais para cada necessidade. Dessa forma, a Aromi Design alia beleza e funcionalidade em seus produtos.

Sendo assim, entrega uma experiência aromática agradável e convidativa. Os produtos podem atender a públicos e objetivos específicos e diferenciados. As combinações podem gerar possibilidades infinitas. 

Logo, o franqueado pode trabalhar com um conceito original de marca e contar com o suporte da franqueadora em todas as etapas do processo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 59 mil
  • Prazo de retorno: de 11 a 12 meses

5. Odontoclinic

A franquia Odontoclinic é uma das mais inovadoras redes de odontologia no Brasil. Assim, um de seus objetivos é transformar a experiência de ir ao dentista. Para isso, são usadas as mais modernas e sofisticadas tecnologias disponíveis.

E ainda, a marca foca em tornar os seus franqueados em empresários de sucesso. Desse modo, oferece um apoio de forma efetiva na implementação até a operação de suas clínicas. 

A rede da Odontoclinic conta com uma sólida estrutura da rede de 170 clínicas. O modelo de negócio adotado é multidisciplinar, preparado para atender todas as especialidades da odontologia. Como ortodontia, implantodontia, periodontia etc.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

6. Patroni Pizza

A Patroni Pizza trabalha no ramo de alimentação e já possui mais de 20 anos de sucesso. A rede começou a sua expansão como franquia ainda em 2003 para atender uma forte demanda do mercado. 

Com tradição em pizzarias, unidas a um projeto de franquia customizada, oferece seu diferencial para os franqueados. Enquanto o crescimento anual médio do mercado aponta um aumento de 14% do faturamento, a rede expandiu cerca de 210%. 

Advertisement
Pessoas dividindo pizza em mesa ao lado de copos de cerveja. Ilustração do texto sobre opção de empreendimentos.
A rede de pizzarias pode ser boa opção para quem quer atuar no segmento da Alimentação.

Quando comparado ao mercado, a franquia possui um dos menores investimentos médios de capital, prazo médio de retorno e cobrança de taxa. Tudo com a maior rentabilidade média de investimento e suporte da rede.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 135 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 30 meses

7. Emagrecentro

A Emagrecentro já possui 35 anos nas áreas de emagrecimento e estética. Atualmente, é a maior rede de clínicas de emagrecimento e estética das Américas. Assim, possui mais de 200 unidades no Brasil e nos Estados Unidos. 

Dessa forma, a rede já atendeu mais de 2,5 milhões de clientes por meio da sua metodologia patenteada e exclusiva de emagrecimento.

O objetivo é ser a maior e melhor no quesito de emagrecimento, saúde e estética. Assim, visa a constante atualização e aperfeiçoamento dos franqueados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 13 meses

8. Casa do Construtor

A rede de franquias Casa do Construtor é brasileira e especializada na locação de equipamentos para a construção civil. Atualmente, está consolidada em todas as regiões do Brasil e continua se expandindo.

Sendo assim, assume a responsabilidade de ser referência nesse mercado. A Casa do Construtor também tem ao seu lado parceiros que defendem os mesmos princípios. 

Dessa maneira, os franqueados precisam ter facilidade de comunicação e sociabilidade para gerenciar o negócio. Também o espírito empreendedor, capacitação para desenvolver as habilidades e respeito às regras da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 436 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: de 36 a 48 meses

9. Alphagraphics

A Alphagraphics é uma rede de franquias que oferece serviços completos de comunicação em marketing. Assim, há uma ampla variedade de serviços de impressão, marketing, design e sinalização. 

Processo de impressão em computador. Ilustração do texto sobre opção de empreendimentos.
O marketing multicanal ganhou ainda mais força com a pandemia.

Além disso, a franquia entrega soluções de marketing multicanal. Ou seja, podem ser inseridos QR Codes, URLs personalizadas, produção e edição de vídeo, marketing de SMS e por aplicativo.

Outros serviços incluem dados e mapas variáveis, marketing para redes sociais e websites otimizados para celular. 

Por fim, os franqueados da marca Alphagraphics têm diversos benefícios como um programa de treinamento contínuo, sistema de gestão e certificações. Além do suporte completo em marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 890 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 300 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 36 meses

10. Cebrac

A rede de franquias Cebrac tem unidades em operação em todo o Brasil. Além disso, é a rede de ensino mais premiada do país. A Cebrac baseia a sua rede de ensino em quatro pilares fundamentais, sendo: metodologias ativas, abordagem do design thinking, empreendedorismo e desenvolvimento humano profissional. 

Mas acima de tudo, a marca acredita no potencial de mudança na educação na vida das pessoas. Portanto, essa é a missão da franquia. E ao final, o objetivo é formar um cidadão profissional para atuar com brilhantismo no mercado. Também preza por trabalho em equipe, ética e excelência.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 42 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

11. Arezzo

A Arezzo é uma rede de franquias referência no segmento de bolsas e calçados. Além de ser uma das marcas mais consumidas no Brasil.

Desse modo, a rede é ideal para cidades a partir de 300 mil habitantes. E está há 47 anos no mercado, com mais de 420 lojas espalhadas por todos os estados brasileiros. 

A Arezzo atende a diferentes perfis e faixas etárias de consumidoras. Assim, a franquia possui um mix de produtos, entregando variedade para a escolha de diferentes tipos de clientes. 

Sapatos cor de rosa com meias brancas.
Mesmo com a pandemia, a venda de roupas e sapatos teve crescimento.

Além de sempre acompanhar e estar alinhadas às tendências do mercado da moda.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 700 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 36 meses

12. Chocolates Lugano

A rede de franquias Chocolates Lugano se encaixa como uma opção de empreendimentos, pois contempla vários negócios associados à tradicional loja de chocolates artesanais. Assim, também possui uma cafeteria que proporciona o estímulo da venda “casada”.

Logo, conta ainda com um espaço que também funciona para a venda de presentes e souvenirs. A Chocolates Lugano é uma fabricante tradicional de chocolate artesanal de Gramado há 44 anos.

Além disso, oferece em seu modelo de negócio uma logística com o objetivo de proporcionar a operacionalização durante o ano inteiro. Sendo assim, o franqueado pode aproveitar de forma mais ampla todos os períodos sazonais e de datas comemorativas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: a partir de 24 meses

13. Wizard by Person

A Wizard by Pearson é considerada atualmente a maior rede de ensino de idiomas do país. Conta com mais de mil escolas espalhadas por todo o território nacional, além de unidades internacionais nos Estados Unidos, Costa Rica, Paraguai e Japão.

Dessa forma, a rede oferece oito idiomas em seu portfólio. São eles inglês, português para estrangeiros, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês e chinês.

A metodologia de ensino da Wizard by Pearson é exclusiva e totalmente comprometida para atender as necessidades individuais de cada aluno. Portanto, a franquia alia tecnologia à qualidade de ensino da Pearson, a maior empresa de aprendizagem do mundo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 140 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 14 meses

14. Drogaria FarMelhor

A rede de franquias Drogaria FarMelhor tem o objetivo de ser muito mais do que apenas uma drogaria. A marca procura oferecer uma experiência encantadora, tanto para seus clientes, como para os seus franqueados e colaboradores. 

Interior de farmácia.
A rede de farmácias é boa opção para empreender na área da saúde.

Mas sempre visando a saúde, o bem-estar e a empatia. E outros valores que não tem preço, como respeito e transparência.

Desse modo, a franquia oferece um modelo de negócio diferenciado. Assim, possibilita uma gestão farmacêutica no modelo atrativo e inovador.

A rede surgiu em Minas Gerais, com 12 unidades, se expandindo como franquia em 2012. Porém, atualmente, possui 423 unidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 220 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 30 meses

15. Petland

A Petland traz uma opção de empreendimentos, porque é a maior rede de franquias de Pet Shops do Brasil. Alguns dos diferenciais da marca estão em suas operações, como atendimento informativo, experiência de compra, bons preços e responsabilidade social por meio da adoção. 

Mas além disso, a rede adota a filosofia de não manter os animais presos. Assim, proporcionando uma experiência diferente de compra para os clientes, possibilitada pela interação com os pets. 

Por fim, a marca oferece a melhor margem de lucro com produtos exclusivos apenas da Petland. E ainda, há o auxílio para o franqueado por meio de um sistema 100% na nuvem, com e-commerce para reposição do estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

16. Multi Segurança

A Multi Segurança é uma rede de franquias referência no mercado de segurança no trabalho. Assim, proporciona a revenda e distribuição de mais de 5 mil itens de EPIs e EPCs, Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo. 

Além disso, a marca também conta com serviços, consultorias e treinamentos em segurança do trabalho. Tudo de acordo com as Normas do Ministério do Trabalho e Emprego.

Trabalhador com capacete realizando medição em obra.
A franquia atua na venda de equipamentos de segurança.

Por fim, oferece todo o suporte para os seus franqueados alcançarem os melhores resultados. Com gestão própria e clientes em todo o Brasil para atendimento inicial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 128 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

17. Bar do Urso

O Bar do Urso é mais uma opção de empreendimentos, pois tem a missão de produzir com irreverência as melhores cervejas artesanais. E também proporcionar novas experiências com ingredientes genuinamente brasileiros. Assim, promove a cultura brasileira por meio de suas cervejas.

Logo, a marca é referência nesse mercado com sua qualidade e inovação. Atualmente, a rede Bar do Urso conta com 20 unidades de base em nove cidades do país. Além disso, possui uma equipe que oferece suporte em todas as necessidades do franqueado. 

Dessa forma, engloba desde o processo comercial até o dia a dia das operações. E oferece três modelos de negócio: o Container, o modelo Mini PUB e o modelo PUB.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Agora que você está por dentro do assunto, mas se você ficou em dúvida sobre qual a melhor opção de empreendimentos, preparamos este texto para te ajudar: O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?

*Informações publicadas em MARÇO/2022. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement