As melhores opções de franquias automotivas para você considerar abrir

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Para quem deseja apostar em um empreendimento e quer contar com a expertise e a credibilidade de uma marca já consolidada no mercado, não faltam opções de franquias automotivas para você conhecer – e investir.

Mas, antes, vamos falar sobre o potencial do setor automotivo brasileiro. Somente em janeiro de 2018, mais de 181 mil veículos foram vendidos no país, um aumento de 23% em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Durante o primeiro semestre de 2019, foram vendidos mais de 208 mil de carros novos. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave)

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Com mais veículos circulando, aumenta a procura por serviços das franquias automotivas. Isso porque, todos esses carros, cedo ou tarde, precisarão de reparos, limpeza e manutenção periódica. É para atender essa demanda que entram os modelos de franquias automotivas.

Algumas marcas oferecem tanto formatos que podem ser operados no modelo de delivery, quanto as tradicionais lojas físicas, em que o cliente vai até o estabelecimento. 

Muitas vezes, as franquias com ponto comercial são alocadas em estacionamentos, concessionárias, supermercados ou lojas de rua.

Se você se interessa por este setor e deseja entrar no mundo do franchising, veja a seguir cinco opções de franquias automotivas para investir.

Serviços oferecidos pelas franquias automotivas

As franquias

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automotivas são conhecidas por possuir um leque de opções de serviços variados, permitindo ao investidor trabalhar com outros procedimentos que fogem do tradicional atendimento dos lava jatos ou oficinas mecânicas.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2019 esse setor obteve uma receita de aproximadamente R$ 6,3 bilhões. Um crescimento de 7,2% em comparação com o ano anterior da analise. 

Além disso, também foi registrado um crescimento de 1,2% no aumento de unidades durante o período analisado. Isso mostra como esse é um serviço com procura considerável e atrativa para quem busca opções de franquias automotivas para investir. 

Separamos a seguir, as cinco principais formas de atuar no setor. Existem franquias de serviços automotivos que trabalham com reparação e estética automotiva, e outras que se especializam em uma única parte do veículo, oferecendo serviços relacionados a under car, por exemplo.

Assim, cabe ao empresário identificar a que melhor lhe atrai e que combina mais com seu perfil. São elas:

1. Lavagem e estética

carro sendo lavado opções franquias automotivas
Os serviços de lavagem e estética são um dos mais procurados no mercado.

A falta de tempo somada à dificuldade de locomoção nas grandes cidades faz com que as pessoas acabem deixando a lavagem do carro sempre para depois. 

No entanto, ficar muito tempo sem lavar o carro faz com que o veículo acumule sujeiras externa e internamente.

Nesse sentido, as franquias automotivas de lavagem e estética funcionam como uma mão na roda, principalmente por estarem instaladas em locais estratégicos, como estacionamento de prédios comerciais, shoppings, supermercados e por aí vai. 

Assim, os clientes não perdem tempo e ainda deixam seus carros limpos por um preço bem acessível.

2. Venda e troca de pneus

Pneu furou e o estepe foi roubado? Nessas horas, é preciso recorrer a oficinas e lojas que vendem e fazem a troca dos pneus no carro. Mas essas franquias automotivas não se limitam a esse tipo de serviço. 

Essas empresas também costumam oferecer serviços de alinhamento, balanceamento e recauchutagem de pneus, assim como a revisão de freios. Um ponto de destaque é que, além de lojas físicas, muitas redes trabalham com modelo delivery. Assim, os modelos de negócios vão até o cliente para resolver esses problemas.

3. Funilaria, pintura e pequenos reparos

Acidentes acontecem, sobretudo no trânsito. Aquela batidinha no carro da frente pode tirar a tinta e amassar a lataria dos veículos. 

É justamente esse tipo de reparo que algumas franquias automotivas oferecem. Algumas nem contam com ponto comercial, sendo modelo de negócio voltado para atendimento delivery. Elas vão de encontro aos clientes e fazem o reparo na hora, dependendo da situação.

4. Franquias automotivas de locação

carros estacionados
As franquias de locação de veículos exigem um capital mais elevado para investimento.

As pessoas recorrem à locação de um carro em diversas situações: quando o veículo está no conserto e não querem depender de outros meios de transporte, ou quando viajam para outras cidades e preferem se locomover por meio de um carro. 

Há, ainda, aquelas pessoas que dependem do carro para trabalhar, como alguns motoristas de aplicativos que não têm veículo próprio e encontram no aluguel uma solução.

De modo geral, o investimento em uma franquia do tipo é elevado, uma vez que a unidade já vem com uma frota inicial de veículos para locação. Isso sem mencionar da necessidade de contar com um ponto comercial bem espaçoso, normalmente, localizados em aeroportos e rodoviárias.

5. Antirroubo e antifurto

Mais uma das opções de franquias de serviços automotivos, essas empresas oferecem soluções de segurança para carros, como monitoramento e rastreamento via satélite. Dessa forma, os proprietários têm mais segurança caso aconteça alguma situação de roubo ou furto. 

Por isso, trata-se de um serviço que as pessoas tendem a procurar mais. Principalmente, porque, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, acontece um roubo ou furto de veículo a cada minuto no país.

Como está o mercado para as opções de franquias automotivas?

O levantamento feito pelo Observatório das Metrópoles, detectou que existem mais de 65 milhões de carros no Brasil. Em resumo, o total equivale a quase um carro para cada três habitantes.

Essa paixão por veículos vem tanto da facilidade em se locomover com um automóvel, quanto do status que esse bem traz. Por isso, quem tem um carro se preocupa em mantê-lo bonito e bem cuidado.

Assim, as lojas que possuem algum tipo de comércio de acessórios para veículos ten dem a ter um maior crescimento, como mostra o estudo realizado pelo AutoMOTIVO. Em 2016, elas representaram R$ 34 bilhões ao mercado nacional. 

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Dessa forma, é fácil identificar que a pesquisa destaca que o ramo é um investimento interessante, além de estar em franca expansão. Afinal, novas tecnologias surgem todos os dias, chamando a atenção dos consumidores.

Principalmente porque o tempo médio de permanência com um carro subiu para quase cinco anos. Muito causado pelas recentes crises econômicas que afetaram o país e o mundo. 

Como consequência, foi identificado que, em média, o brasileiro consome mais de R$ 1.000 por mês com combustível, além do dinheiro investido em limpeza, seguros e impostos. Sendo os serviços de estética, manutenção e conservação responsáveis por 20% dessa quantia. 

Quais as vantagens de investir em uma franquia?

pessoa estudando papeis graficos numeros opções franquias automotivas
A segurança de investimento é a principal vantagem de atuar como franqueado.

Ao escolher dentre as opções de franquias automotivas, o empresário poderá identificar as vantagens do negócio. E assim, usufruir da que, talvez, possa ser considerada a principal vantagem: o plano de negócio da marca. 

Esse planejamento é necessário para a abertura de toda empresa, seja própria ou não. Porém, ao contar com uma franqueadora, o empresário conhece o caminho que deve perseguir para alcançar o sucesso. 

Afinal, o franqueado não precisará criar vários formatos para chegar até aquele mais adequado, o que acaba resultando na perda de dinheiro, tempo e animação para tocar o projeto. 

No caso das franquias, o plano de negócio já passou por provações, testes, aprimorações e aceitação dos consumidores ao longo dos anos. Assim, resta ao franqueado apenas seguir as orientações feitas pela franqueadora por meio do seu suporte. 

Esse auxílio prestado pela marca ajuda o investidor a registrar a empresa, estabelecer o espaço físico, treinar a equipe de trabalho e gerenciar o empreendimento ao longo do tempo.

Além disso, existem as questões de padronização dos produtos e serviços. Ao se tornar dono de uma franquia, o empresário tem acesso a mercadorias de qualidade para revender ou utilizar no próprio empreendimento. 

No caso de quem oferece algum serviço, é a certeza que estará usando os melhores materiais e oferecendo o atendimento que fizeram da marca uma referência. Todas as empresas possuem treinamentos para seus franqueados. 

Dessa forma, é possível aproveitar de todo o reconhecimento que a marca possui no mercado. Quando os consumidores sabem o que a empresa já oferece, têm maior confiança em fazer negócios com você.

O que esperar ao assumir uma franquia automotiva?

Ao escolher assumir um negócio dentre as opções de franquia automotivas, o empresário precisa ter a ciência de que os carros no Brasil fazem parte de um assunto que mexe com a paixão das pessoas. 

Afinal, muitos dos veículos são símbolos de uma geração, lembranças de um ente querido, uma conquista pessoal etc. O que acaba obrigando o empresário a ter maior cuidado ao prestar o serviço automotivo. 

Vale lembrar também que os empresários do setor precisam estar dispostos a estudar e conhecer mais sobre os sistemas dos carros. Isso porque, muitos clientes são apaixonados pelo veículo, e irão testar o seu conhecimento para sentir confiança no seu trabalho. 

Além disso, surgirá aqueles que não entendem muito sobre o assunto, levantando uma série de questionamentos importantes. Assim, caso não tenha domínio sobre o que fala, as chances do cliente procurar o concorrente aumenta. 

Por fim, o perfil deste público também está mudando. Quando falavamos de carro, era muito comum voltarmos nossos pensamentos para os homens. Porém, essa ideia é considerada arcaica atualmente. As mulheres vem se tornando mais presentes no setor. 

Dessa forma, todo o cuidado é pouco na hora de atendê-las. Principalmente devido aos hábitos e costumes equivocados que perpetuaram durante anos no setor. Uma pesquisa realizada pela Navegg, detectou que 60% dos interessados em carro, vem do sexo feminino. 

Outro dado que mostra essa mudança no comportamento dos consumidores foi trazido pela General Motors (GM). De acordo com eles, 46% dos atendimentos em oficinas já são para mulheres. Vale ressaltar que esse comportamento também serve para o quadro de funcionários.  

Conheça opções de franquias automotivas de sucesso!

Depois das informações sobre o setor e os tipos de serviços que uma franquia automotiva pode oferecer, é hora de conhecer algumas opções de investimento.

Existem modelos de franquia com atuação em loja física ou home office, o que amplia a variedade de valores de investimento inicial e serviços oferecidos pelas redes. Acompanhe.

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Como vimos, o carro é um dos bens de consumo mais desejados e bem cuidados pelos brasileiros e, por isso, quem tem um veículo está interessado em mantê-lo limpo e com a manutenção em dia.

Esse cuidado acaba fazendo dos empresários que trabalham nos segmentos de limpeza, reparos e estética de carros, os que obtêm a melhor rentabilidade, principalmente os que se associam a franquias que possuem atuação nas três áreas. 

Porém, vale lembrar que sempre haverá concorrentes, independente do tipo de negócio que irá abrir.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

A competitividade é algo bom, principalmente nesse setor. Além disso, a maioria dos consumidores não busca pelo preço mais em conta mas, sim, por um serviço de qualidade e atendimento de qualidade.

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