Qual a melhor oportunidade de negócio para abrir? Veja como decidir!

Por
em
Imagem de duas mulheres analisando uma lousa cheia de informações. Imagem ilustrativa texto oportunidade de negócio.
Advertisement

No mercado, você encontra oportunidade de negócio dos mais variados tipos, em modelos e formatos diferentes. Porém, nem sempre é fácil decidir em qual investir. Por isso, acompanhe as dicas no texto.

Segundo levantamento da OnePoll, cerca de 77% dos brasileiros entrevistados disseram que sonham em empreender. Porém, nem todos sabem como abrir um negócio e iniciar sua própria empresa.

Dessa forma, separamos alguns cuidados para que você possa avaliar a melhor oportunidade de negócio.

Como escolher a melhor oportunidade de negócio?

Como falamos, o mercado conta com diversas ideias de negócio, voltados para públicos e empreendedores variados.

Por isso, o empreendedor deve analisar diversos aspectos antes de se decidir por um novo negócio. Desde o seu perfil pessoal até a solidez do nicho de mercado que mais lhe atrai.

Se para escolher um carro ou um eletrodoméstico é preciso analisar diversos aspectos do produto, imagina para escolher um negócio que pode mudar a sua vida? É um processo que exige cuidado.

Dessa forma, separamos alguns destes aspectos para prestar atenção na hora de buscar negócios lucrativos para investir.

Entender o seu perfil empreendedor

Um dos aspectos principais é o empreendedor se conhecer bem. Ele deve entender quais são suas qualidades e defeitos que podem influenciar no processo de iniciar um negócio.

Cada pessoa é diferente da outra, assim como a forma com a qual lidamos com as pessoas, com a pressão do dia a dia e até a capacidade de organização.

Nesse sentido, a melhor oportunidade de negócio é aquela que se encaixa ao seu perfil, ou seja, um negócio no qual você se sentirá mais confortável e feliz em trabalhar.

Por exemplo, existem pessoas com maior dificuldade em se relacionar com clientes. Por isso, o melhor negócio para ela pode ser algo mais técnico ou com atendimento remoto.

Vemos algumas mulheres trabalhando em um ambiente de coworking (imagem ilustrativa). Texto: oportunidade de negócio.
O empreendedor deve se conhecer bem antes de iniciar um negócio.

Em contrapartida, existem pessoas com um bom networking, que se sentem mais soltas para conversar. Para estes empreendedores, o comércio é um bom nicho para atuar.

Por fim, o empreendedor deve buscar aliar suas melhores características ao modelo de negócio que possa potencializar suas qualidades.

Avaliar os ramos de investimento

Advertisement

As oportunidades de negócio surgem nos mais variados ramos do mercado, e o empreendedor deve estar atento.

Ele deve analisar os rumos da Economia para avaliar os mercados que possam ser mais sólidos em um curto espaço de tempo.

Da mesma forma, deve buscar nichos de com o qual se identifica. Se gosta de carros, pesquisar sobre negócios no ramo automotivo. Se não sabe cozinhar, evitar abrir um restaurante ou uma lanchonete.

O empreendedor deve pensar que ele estará trabalhando horas por dia, todos os dias da semana até que seu negócio se solidifique. Imagina investir tanto tempo em algo que não lhe agrada?

Além disso, acompanhe as tendências, estude sobre elas, e veja quais são permanentes e quais serão apenas uma chuva de verão.

Ademais, como o mercado é variado, vá em busca de nichos ainda pouco explorados. Nesta pesquisa, o empreendedor pode descobrir oportunidades de negócios que nem imaginava encontrar.

Analisar seu mercado local

Um aspecto importante a se avaliar antes de investir em uma oportunidade de negócio é o mercado local em que irá atuar.

São diversos detalhes a se levar em consideração. Por exemplo, se a região conta com o público-alvo do negócio.

Estar próximo do cliente facilita a captação de consumidores e diminui um pouco a dependência da divulgação externa por redes sociais, por exemplo.

Da mesma forma, é necessário avaliar se na região existe uma lacuna neste mercado que possa ser explorada. É mais eficiente investir em locais onde a concorrência é menor ou de menor qualidade.

Vemos a Times Square, cheia de letreiros, outdoors, lojas e pessoas andando pela rua (imagem ilustrativa). Texto: oportunidade de negócio.
O mercado local deve influenciar na escolha do negócio no qual investir.

Enfim, procure investir em regiões que tenham algumas necessidades que possam ser supridas pela sua empresa. Assim, é possível ter um desenvolvimento mais rápido e com maiores possibilidades de sucesso.

Conversar com terceiros

As oportunidades de negócios podem surgir em conversas informais, quando alguém diz que está faltando um estabelecimento na região da sua casa.

Da mesma forma, antes de resolver investir em uma empresa, converse com pessoas que tenham experiência em empreender.

Isso porque elas podem passar alguma visão vinda de fora, alguma ideia que você ainda não tinha visualizado.

Converse com parentes, familiares, amigos, vizinhos. Todos podem ser boas fontes de informação e de visões de mundo. Muitos deles podem lhe fazer pensar “fora da caixa”.

Todo empreendedor deve ter a mente aberta para opiniões, conversar com as pessoas, conhecer a região e público consumidor com o qual vai lidar.

Pegue informações das pessoas, receitas, opiniões, tudo pode ser usado em algum momento. E ainda, alguém pode lhe passar alguma ideia que pode ser sua oportunidade de negócio.

Possibilidade de investimento

Um dos pilares de um negócio, que deve orientar o empreendedor na hora de investir, é o capital disponível.

Não adianta ter uma ideia maravilha, uma empresa que vai decolar, na sua opinião, sem dinheiro necessário para investir.

Um empreendedor sem um planejamento financeiro adequado ao tamanho do negócio que quer abrir tem grandes chances de falir em pouco tempo.

Nesse sentido, avalie quanto você tem, ou se necessário, quanto poderá conseguir por meio de empréstimos ou sócios.

Faça um análise do tipo de negócio que deseja ter e comece a levantar quais serão os custos de sua implantação. Caso necessário, busque um negócio menor em um primeiro momento.

Existe a possibilidade de empréstimos e financiamentos para empreender. Contudo, esse cenário deve ser bem avaliado.

O empreendedor deve estar seguro de que terá possibilidade de arcar com o empréstimo e manter sua empresa funcionando. O custo do capital terá que ser deduzido do lucro, e isso pode inviabilizar o trabalho.

Do mesmo modo, a vida financeira pessoal do empreendedor deve estar bem organizada para não influenciar no negócio.

Assim, tenha sempre uma reserva de emergência para evitar problemas e, com isso, poder organizar sua empresa da melhor maneira possível.

Vemos sobre o teclado de um notebook alguns documentos contendo números, um celular na calculadora e um par de óculos (imagem ilustrativa). Texto: oportunidade de negócio.
O empreendedor precisa se organizar financeiramente antes de abrir a empresa.

Defina os níveis de risco do investimento

Conforme falamos mais acima, o empreendedor deve se organizar financeiramente para iniciar uma empresa. E ainda, analisar qual tipo de risco vai querer enfrentar ao iniciar o negócio.

Investir em uma oportunidade de negócio é sempre arriscado. No mundo do empreendedorismo, o lucro e o sucesso não são garantidos.

No termo empreender já está intrínseco o risco que se tem em investir em um novo negócio, e o empresário deve pensar nisso antes.

Alguns determinados mercados são mais sólidos, porém, podem proporcionar um lucro menor. Este pode ser ideal para quem deseja correr menos riscos.

Por outro lado, existem nichos de mercado inovadores, com poucos concorrentes e que ainda estão em crescimento. Contudo, nem sempre são certeza de sucesso, e podem vir a dar prejuízo.

Portanto, o empreendedor deve analisar qual o nível de risco deseja correr, se quer ser arrojado e investir em algo promissor, mas sem muitas garantias, ou iniciar um negócio mais sólido e menos arriscado.

Este risco deve levar em conta a saúde financeira do empresário e como é sua vida pessoal. Tudo isso influencia nesta tomada de decisão.

Cuidado para não extrapolar na criatividade

O empreendedor costuma ter mil e uma ideias para um novo negócio, enxerga oportunidades em cada cenário e não deixa de ser um sonhador.

Todavia, quando envolve investimento e uma empresa, o melhor negócio é manter o pé no chão. O mercado consumidor é volátil em vários nichos, e isso pode ser perigoso.

Nesse sentido, a oportunidade de negócio deve estar uma solução realmente válida, uma que vá atrair os consumidores.

Assim, o empreendedor deve ser prático, buscar apresentar um modelo de negócio atrativo. E para isso, a solução pode ser a mais simples e eficiente possível.

Isso trará menos risco ao negócio, aumentando seu potencial de desenvolvimento.

Uma última dica é sobre o seu planejamento. Mas antes, separamos um ebook com mais alguns cuidados necessários antes de abrir uma empresa.

banner ebook cuidados abrir empresa

Planeje seus passos

O empreendedor precisa analisar diversos aspectos antes de iniciar um negócio. Levar em conta o seu perfil e o mercado.

Além disso, para escolher, é preciso planejar o que fazer, entender se é possível e se há disposição para isso.

Em outras palavras, é fundamental planejar a parte financeira e a parte prática, saber o dia a dia do negócio e entender se ele se encaixa em suas expectativas.

Por último, depois de analisar as oportunidades de negócios, cabe ao empreendedor escolher o modelo de negócio para investir. Falaremos sobre isso a seguir.

Modelos para abrir um negócio

O mercado é amplo, com possibilidades das mais variadas para iniciar um novo negócio.

Por ser um momento de crise econômica, muitas pessoas estão buscando empreender, seja para sair do desemprego ou para ter uma renda extra.

São diversas formas de começar uma empresa, que pode ser do zero ou por meio de uma franquia. Veja um pouco sobre cada uma destas possibilidades.

Empresa iniciada do zero

Iniciar uma empresa do zero é um processo complexo para o empreendedor. Desde o planejamento financeiro, organizar a operação, escolher os produtos ou serviços, realizar o marketing etc.

Da mesma forma, ao iniciar um negócio desse tipo, a chance de dar errado é maior. De acordo com dados do Sebrae, as empresas comuns têm uma taxa de mortalidade de mais de 20% nos dois primeiros anos.

Contudo, uma forma mais segura de investir e aproveitar uma oportunidade de negócio é por meio das franquias. E é sobre elas que falaremos agora.

Antes, veja um vídeo sobre como funciona esse modelo de negócio. Confira!

Opção de franquia

O modelo de franquia é um negócio em que o empreendedor investe em uma empresa preestabelecida, com uma estrutura pronta.

Ou seja, o empreendedor licencia junto à franqueadora todo o know-how da marca e a permissão para vender os produtos ou serviços da franquia.

Para abrir uma franquia, o empreendedor entra em contato com a franqueadora e recebe a Circular de Oferta de Franquia (COF). Nela estão diversos detalhes do negócio, como os custos de implantação, por exemplo.

Por conta disso, o empresário já sabe quanto terá de investir para iniciar sua unidade de franquia, bem como recebe um plano de negócio e suportes dos mais variados.

Dessa forma, neste plano de negócio, ele é orientado com as melhores ações para o desenvolvimento da unidade.

Por fim, recebe suportes como treinamentos, auxílio para a gestão administrativa e para as ações de marketing da unidade.

Tendo estes suportes e estrutura de uma franquia, o empreendedor tem menos riscos ao abrir um negócio neste modelo.

Caso queira pesquisas mais sobre franquias baratas para investir, separamos uma lista com várias opções. É só clicar no botão!

Caso tenha optado por alguma franquia, entre em contato com a franqueadora. Porém, se ainda não se decidiu, receba gratuitamente uma consultoria com especialistas para lhe ajudar na escolha da melhor franquia para você. Acesse: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement