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Existe perfil de franqueado ideal? Como definir isso bem?

Sumário

Quando a empresa começa seu trabalho no mercado de franchising, deve ter bem definido o perfil de franqueado que deseja para suas unidades. Aqui, você vai aprender mais sobre o assunto.

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), revelou um aumento significativo de 14,3% na receita do setor de franquias, em 2022, em relação ao ano anterior. Dessa forma, atingindo um faturamento de R$ 211,4 bilhões. Portanto, pode ser interessante para quem quer investir.

Então, saiba que, a definição de perfil acontece durante o processo de organização da marca para adaptar-se ao modelo de franquia. Dessa forma, pode direcionar melhor seus trabalhos para captar novos franqueados.

Assim, para chegar a um perfil de franqueado ideal, a empresa deve analisar diferentes fatores do seu plano de negócios, como veremos a seguir. Continue a leitura!

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Entenda o que é um perfil de franqueado ideal

A definição do perfil que a empresa deseja para os seus futuros franqueados é um processo que deve levar em conta o tipo de negócio da marca. O perfil do franqueado ideal são algumas características que a empresa busca nos empreendedores que irão administrar suas unidades.

Sendo assim, dependendo dos produtos ou serviços oferecidos, o empreendedor deve ser mais comunicativo, ou ainda, mais experiente. Da mesma forma, em uma franquia de home office, a empresa costuma direcionar seus esforços a fim de conseguir franqueados organizados e proativos.

Estas características do empreendedor costumam pesar na hora da escolha por um investidor ou outro. A empresa tenta conhecer um pouco do futuro franqueado para analisar se seus traços são os ideias para o negócio.

Em outras palavras, busca empreendedores com qualidades que sejam adequadas para o seu modelo de negócio, bem como para seu segmento de atuação.

Com este perfil ideal, a empresa padroniza o trabalho dos seus franqueados, facilitando a parceria com os empreendedores. No entanto, é preciso entender que este perfil ideal é apenas um esboço, algumas características básicas do empreendedor.

A empresa também não pode restringir muito, sobretudo em um primeiro momento após se tornar uma franqueadora. Do contrário, corre o risco de não encontrar o candidato adequado.

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Em última análise, a empresa procura por um perfil compatível com o que pode oferecer a um empreendedor que decide abrir uma franquia da sua marca.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Como definir o franqueado ideal para seu negócio?

Conforme falamos, a empresa deve analisar o tipo de empreendedor para ser parceiro nas novas franquias da marca. Primeiramente, deve analisar o ambiente do segmento em que atua e quais características acha que são necessárias para ser um franqueado de sucesso.

Na hora de definir o franqueado ideal, a empresa leva em conta o tipo de produto ou serviços que oferece. Da mesma forma, deve-se observar em qual segmento a marca se insere.

Logo, se a empresa temi um modelo de franquia que exige do franqueado uma boa gestão interna, é fundamental que este empreendedor tenha certa capacidade administrativa. Da mesma forma, a franquia deve avaliar bem as habilidades que não podem faltar em seu negócio e definir o que o candidato deve ter.

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No entanto, o dono ou os donos da empresa não podem definir o perfil dos franqueados baseados em suas próprias características. Isso porque, devem levar em conta que o franqueado terá um trabalho diferente.

Muitas vezes, para ter uma melhor noção para definir o perfil de franqueado, a empresa pode buscar a ajuda de uma consultoria.

Dessa forma, terá ajuda de quem já tem experiência neste mercado e pode orientar para que a marca não exija demais dos pretendentes, mas sem comprometer o fluxo de crescimento das unidades. A seguir, entenda quais são as características de um franqueado.

Características básicas de um empreendedor de franquias

O perfil do franqueado vai variar muito de franquia para franquia. Contudo, algumas características são básicas para este tipo de negócio.

Normalmente, a franqueadora deve buscar empreendedores com ambição de conquistar o próprio negócio e ter sucesso. Assim, ela terá um franqueado com disposição para investir todo o seu tempo.

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Da mesma forma, uma empresa que começa no mercado de franquias deve buscar empreendedores com espírito de liderança. Esta característica é importante para o início da marca, pois tais empreendedores podem se tornar um espelho para outros.

O franqueado pode até receber um modelo de negócio já estruturado, mas deve ser um empresário organizado para administrar a unidade. Esta característica é ainda mais fundamental pra modelos home office.

Ele precisa saber fazer o controle de receitas da unidade, e ainda ter a capacidade de expandir a força da marca na região. Da mesma forma, ser uma pessoa comunicativa é bom para alguns tipos de franquias com ponto de venda.

Do mesmo modo, um futuro franqueado deve ser um bom gerenciador de conflitos, seja com funcionários ou com os clientes. É um ponto comum entre empreendedores de franquias ou do comércio em geral.

O foco no âmbito comercial é considerado pelos especialistas em franchising como uma das características mais importantes. Enfim, para uma franquia em início de operação, é preciso buscar empreendedores comprometidos.

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Esta característica é importante neste momento da rede, pois ela ainda está se solidificando no segmento. Logo, ela precisa que os franqueados queiram crescer junto da marca.

Perfil deve ser estabelecido na formatação da franquia!

O perfil do franqueado é uma das informações que fazem parte da base da mudança de uma empresa para o modelo de franquia. Isso porque, com esta definição que irá orientar sua organização interna de produção, bem como as ações de marketing para prospecção de novos franqueados.

Mas é preciso avaliar ainda as estratégias para esta mudança, além de documentos legais importantes como a Circular de Oferta de Franquia (COF) e as proteções do seu know-how.

A empresa precisa planejar tudo isso. E é na formatação da franquia que se faz este trabalho, momento em que a empresa faz as alterações necessárias para adaptar-se como franquia.

Nesse sentido, a marca analisa se o seu processo de produção pode ser replicado em unidades longe de sua sede, e se seus produtos ou serviços conseguem competir no franchising. São muitas etapas para a formatação de franquia. Por isso, é bom contar com o auxílio de uma consultoria da área.

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Por exemplo, com a Formatação de Franquia, serviço prestado pela Encontre Sua Franquia, holding com cerca de 13 anos de experiência, você pode transformar sua marca em uma rede de sucesso. Assim, expandindo para diversas unidades.

A consultoria oferecida auxilia em todas as etapas do processo. Desse modo, inicia com um diagnóstico profundo da sua empresa e identifica pontos a serem trabalhados. Depois, define um modelo replicável e lucrativo.

Então, você pode receber orientações sobre os cuidados na elaboração de documentos legais, como: manuais, COF e contratos. Por fim, simplifica a expansão do seu negócio. Conte com essa solução para lhe ajudar!

Agora que você já sabe que existe perfil de franqueado ideal e descobriu como formatar a sua franquia, empreenda e ganhe dinheiro.

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