Quando a empresa começa seu trabalho no mercado de franchising, ela deve ter bem definido o perfil de franqueado que deseja para suas unidades.
Esta definição acontece durante o processo de organização da marca para adaptar-se ao modelo de franquia. Dessa forma, ela pode direcionar melhor seus trabalhos para captar novos franqueados.
Para chegar a um perfil de franqueado ideal, a empresa deve analisar diferentes fatores do seu plano de negócios, como veremos a seguir.
Entenda o que é um perfil de franqueado ideal
A definição do perfil que a empresa deseja para os seus futuros franqueados é um processo que deve levar em conta o tipo de negócio da marca.
O perfil do franqueado ideal são algumas característica que a empresa busca nos empreendedores que irão administrar suas unidades.
Assim, dependendo dos produtos ou serviços que a empresa oferece, o empreendedor deve ser mais comunicativo, ou ainda, mais experiente.
Da mesma forma, em uma franquia de home office, a empresa costuma direcionar seus esforços a fim de conseguir franqueados organizados e proativos.
Estas características do empreendedor costumam pesar na hora da escolha por um investidor ou outro. A empresa tenta conhecer um pouco do futuro franqueado para analisar se seus traços são os ideias para o negócio.
Em outras palavras, a empresa busca empreendedores com qualidades que sejam adequadas para o seu modelo de negócio, bem como para seu segmento de atuação.
Com este perfil ideal, a empresa busca padronizar o trabalho de seus franqueados, facilitando a parceria com os empreendedores.
No entanto, é preciso entender que este perfil ideal é apenas um esboço, algumas características básicas do empreendedor.
A empresa também não pode restringir muito, sobretudo num primeiro momento após se tornar uma franqueadora. Do contrário, ela corre o risco de não encontrar o candidato adequado.
Em última análise, a empresa busca por um perfil compatível com o que ela pode oferecer a um empreendedor que decide abrir uma franquia da sua marca.

Como definir o franqueado ideal para seu negócio?
Conforme falamos, a empresa deve analisar o tipo de empreendedor que ela busca para ser parceiro nas novas franquias da marca.
Primeiramente, ela deve analisar o ambiente do segmento em que atua e quais características ela acha que são necessárias para ser um franqueado de sucesso.
Na hora de definir o franqueado ideal, a empresa leva em conta o tipo de produto ou serviços que oferece. Da mesma forma, deve-se observar em qual segmento a marca se insere.
Assim, se a empresa possui um modelo de franquia que exige do franqueado uma boa gestão interna, é fundamental que este empreendedor tenha certa capacidade administrativa.
Da mesma forma, a franquia deve avaliar bem as habilidades que não podem faltar em seu negócio e definir o que o candidato deve ter.
No entanto, o dono ou os donos da empresa não podem definir o perfil do franqueado baseados em suas próprias características. Eles devem levar em conta que o franqueado terá um trabalho diferente.
Muitas vezes, para ter uma melhor noção para definir o perfil de franqueado, a empresa pode buscar a ajuda de uma consultoria.
Dessa forma, ela terá ajuda de quem já possui expertise neste mercado e pode orientar para que a marca não exija demais dos pretendentes, mas sem comprometer o fluxo de crescimento das unidades.
Características básicas de um empreendedor de franquias
O perfil do franqueado vai variar muito de franquia para franquia. Contudo, algumas características são básicas para este tipo de negócio.
Normalmente, a franqueadora deve buscar empreendedores com ambição de conquistar o próprio negócio e ter sucesso. Assim, ela terá um franqueado com disposição para investir todo o seu tempo.
Da mesma forma, uma empresa que começa no mercado de franquias deve buscar empreendedores com espírito de liderança.
Esta característica é importante para o início da marca, pois tais empreendedores podem se tornar um espelho para outros.

O franqueado pode até receber um modelo de negócio já estruturado, mas deve ser um empresário organizado para administrar a unidade. Esta característica é ainda mais fundamental pra modelos home office.
Ele precisa saber fazer o controle de receitas da unidade, e ainda ter a capacidade de expandir a força da marca na região.
Da mesma forma, ser uma pessoa comunicativa é bom para alguns tipos de franquias com ponto de venda.
Do mesmo modo, um futuro franqueado deve ser um bom gerenciador de conflitos, seja com funcionários ou com os clientes. É um ponto comum entre empreendedores de franquias ou do comércio em geral.
O foco no âmbito comercial é considerado pelos especialistas em franchising como uma das características mais importantes.
Enfim, para uma franquia em início de operação, é preciso buscar empreendedores comprometidos.
Esta característica é importante neste momento da rede, pois ela ainda está se solidificando no segmento. Logo, ela precisa que os franqueados queiram crescer junto da marca.
Perfil deve ser estabelecido na formatação da franquia!
O perfil do franqueado é uma das informações que fazem parte da base da mudança de uma empresa para o modelo de franquia.
É com esta definição que ela irá orientar sua organização interna de produção, bem como as ações de marketing para prospecção de novos franqueados.
É preciso avaliar ainda as estratégias para esta mudança, além de documentos legais importantes como a Circular de Oferta de Franquia (COF) e as proteções do seu know-how.
A empresa precisa planejar tudo isso. E é na formatação da franquia que se faz este trabalho, momento em que a empresa faz as alterações necessárias para adaptar-se como franquia.
Nesse sentido, a marca analisa se o seu processo de produção pode ser replicado em unidades longe de sua sede, e se seus produtos ou serviços conseguem competir no franchising.
São muitas etapas para a formatação de franquia. Por isso, é bom contar com o auxílio de uma consultoria da área.