7 dicas importantes para escolher o ponto comercial da franquia

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Definir um bom ponto comercial para uma franquia é fundamental para o sucesso do negócio. Aliás, indispensável!

O mercado brasileiro conta com várias opções de franquias. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, são 2.882 marcas atuando no país. Diversas delas trabalham com modelos de Lojas, que precisam estar bem localizadas.

Isso porque, de pouco adianta ter uma marca reconhecida

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e um ótimo produto ou serviço, e não conseguir alcançar as pessoas. Já a localização da franquia, no caso das lojas físicas, é parte disso, principalmente durante a pandemia e depois.

Então, para explicar tudo sobre esse assunto, criamos este conteúdo. Acompanhe!

Como escolher o ponto comercial da franquia?

Quando alguém decide empreender, são diversos os fatores que devem ser avaliados. Por exemplo, um valor acessível de investimento, plano de negócios etc. Portanto, o caminho pode ser longo.

Nesse sentido, é preciso definir em qual segmento irá atuar, aprender e desenvolver novas habilidades, como escolher o melhor modelo de caixa de papelão para as entregas. Ou então, escolher o local em que irá instalar sua empresa.

O lado bom é que, como franqueado, você poderá contar com apoio da franqueadora durante todas as fases para a escolha do melhor ponto comercial.

Mas é comum que a franqueadora defina as características mais básicas para o ponto comercial da franquia. Também costuma realizar estudos, como o de geomarketing, para avaliar as regiões de maior potencial para o negócio.

Dessa forma, usa-se deste estudo para mapear o público-alvo, seja fazendo ela mesmo este trabalho ou terceirizando. Com isso, consegue direcionar o franqueado para a melhor escolha do local.

Outro ponto que exige atenção do empreendedor são os custos destes locais. O pós-pandemia tem apresentado um aumento nos valores,. Por isso, exige calma na hora da escolha. Pesquise, sem pressa, para conseguir achar um valor compatível com o seu orçamento.

Algumas cidades estão com regiões saturadas. Portanto, é importante pesquisar para achar a melhor opção sem ter que gastar demais.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Mesmo assim, vale a pena saber o que é necessário para a escolha do ponto comercial. Assim, você já poderá se preparar para o processo quando adquirir sua franquia. Então, veja abaixo as dicas que listamos!

1. Conheça o público-alvo

Analisar com antecedência o perfil do seu público-alvo é essencial. Afinal de contas, é preciso escolher um ponto em uma região onde transitam as pessoas com interesse e hábitos de consumo para seus produtos. Sejam eles uma balança tendal ou doces gourmet.

Nesse sentido, deve-se analisar o comportamento dos consumidores da região, entender como será a melhor forma de atendê-los. Conhecendo bem o seu público, você consegue buscar um ponto comercial mais adequado para as necessidades dele.

2. Mobilidade

Cada tipo de franquia tem suas particularidades. Isso significa que, para algumas empresas, vai ser importante estar em uma região bem central com fluxo de pessoas.

Por exemplo, próximo à estação de metrô, pontos de ônibus e que conte com uma grande circulação de pessoas, como os shoppings centers.

Já outras redes de franquia pedem menos “agito”, mais tranquilidade e espaço para estacionamento, visto que a maioria dos clientes usa carro próprio para locomoção.

3. Necessidades da empresa

Há determinados tipos de produtos ou serviços que as pessoas consomem por impulso, especialmente lanches ou produtos de menor valor agregado. Então, estar em um local com muita visibilidade e circulação é o ideal.

Porém, há outros, como o caso de uma empresa que vende junta rotativa, em que não há essa necessidade. Deste modo, é possível sair de regiões muito centrais, que geralmente apresentam valores de aluguéis mais altos.

Para adequar as necessidades da empresa e do mercado, as franquias cada vez mais estão ampliando os seus formatos. Atualmente, as marcas investem também em unidades de quiosque de shopping, containers, além das lojas de rua e shoppings.

Nesse sentido, conseguem apresentar modelos mais baratos, que possuam também uma atratividade para os consumidores. Seja por estarem bem localizadas ou terem um formato inovador e simpático para os clientes.

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Além disso, estes novos modelos, como dito, permitem fugir de aluguéis mais caros, que muitas vezes podem inviabilizar o negócio. Por fim, dá também opções para que os empreendedores escolham o formato que mais atende às suas necessidades.

4. Observe a concorrência

Para algumas lojas, como comércio de calçados, é bastante produtivo que haja outras empresas próximas oferecendo o mesmo serviço. Afinal, isso ajuda a atrair mais compradores e há público para que todos façam suas vendas.

Porém, haverá negócios que podem enfrentar grandes dificuldades para a operação, pois atingem um público reduzido. Então, se houver muita concorrência ao redor, inevitavelmente um acabará impactando negativamente no funcionamento do outro. Isso deve ser levado em consideração.

Nesse sentido, busque equilíbrio entre concorrentes perto e também lojas que possam ser aliadas, chamando um público parecido com o seu.

5. Avalie o potencial do bairro

É natural que em uma mesma cidade existam regiões mais prósperas que outras. Isso é um fator importante a ser considerado na hora de escolher o ponto comercial ideal para franquia.

Busque saber se a região de interesse está em um movimento ascendente ou descendente. Pode ser observado e analisar se existem mais negócios abrindo ou fechando.

Ou então, se seu negócio for do ramo alimentício, com uma rede de fast-food, se há uma tendência de crescimento populacional para a área.

Do mesmo modo, converse com empreendedores da região e moradores. Isso porque, podem passar uma visão mais realista daquele local. Caso você resida na região, pode ser ainda mais fácil detectar os locais de maior potencial.

Enfim, saiba deles também as mudanças que têm ocorrido no local, por exemplo, aumento ou diminuição do fluxo de pessoas ou de trânsito.

6. Autorizações de funcionamento

Cada cidade tem suas próprias regras de zoneamento. Assim, para inaugurar a franquia é fundamental consultar os órgãos competentes. Com isso pode avaliar quais as regiões de sua cidade que permitem a operação comercial que você deseja implantar com sua franquia.

A franqueadora consegue apresentar uma ajuda neste sentido, baseado nas suas unidades franqueadas que têm estrutura semelhante.

7. Segurança

As pessoas costumam evitar transitar por locais que transmitem insegurança. Desse modo, esses lugares também podem ser um problema para a sua equipe. Então, busque conhecer as características do ponto.

Em seguida, ao identificar o local que se enquadra em todos os seus requisitos, lembre-se de obter a aprovação da franqueadora. Por fim, basta ir para a ação.

Esta escolha deve levar em conta todos estes aspectos, bem como sua capacidade de investimento e as opções que você encontra. Considerando tudo isso, e com o auxílio da franqueadora, conseguirá achar o melhor lugar para sua unidade.

Melhores franquias de ponto comercial

Conforme dito, existem muitas marcas no Brasil e várias delas atuam com modelos de Loja Física. Então, separamos algumas delas para você conhecer um pouco mais.

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Atuando com uma franquia atrativa, que combine com o seu perfil e seu mercado local, e sabendo escolher bem o ponto, suas chances de sucesso aumentam. Por isso, tenha paciência para avaliar bem as opções e assim investir com segurança na melhor alternativa para empreender.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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