7 dicas importantes para escolher o ponto comercial da franquia

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Corredor de shopping center. Imagem do texto sobre ponto comercial franquia.
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Definir um bom ponto comercial para uma franquia é fundamental para o sucesso do negócio. Aliás, indispensável!

Isso porque, de pouco vai adiantar ter uma marca reconhecida e um ótimo produto ou serviço, e não conseguir alcançar as pessoas. E a localização da franquia, no caso das lojas físicas, é parte disso, principalmente durante a pandemia e depois.

Então, para explicar tudo sobre esse assunto, criamos este conteúdo. Acompanhe!

Como escolher o ponto comercial da franquia?

Quando alguém decide empreender, são diversos os fatores que devem ser avaliados, por exemplo, um valor acessível de investimento, plano de negócios etc. Portanto, o caminho pode ser longo.

Nesse sentido, é preciso definir em qual segmento irá atuar, aprender e desenvolver novas habilidades, escolher o melhor modelo de caixa de papelão para as entregas, por exemplo, e ainda escolher o local em que irá instalar sua empresa.

O lado bom é que, como franqueado, você poderá contar com apoio da franqueadora durante todas as fases para a escolha do melhor ponto comercial.

Mesmo assim, vale a pena saber o que é necessário para a escolha do ponto comercial. Assim, você já poderá se preparar para o processo quando adquirir sua franquia. Por isso, veja abaixo as dicas que listamos!

1. Conheça o público-alvo

Analisar com antecedência o perfil do seu público-alvo é essencial. Afinal de contas, é preciso escolher um ponto em uma região onde transitam as pessoas com interesse e hábitos de consumo para seus produtos, sejam eles uma balança tendal ou doces gourmet.

2. Mobilidade

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Cada tipo de franquia tem suas particularidades. Isso significa que, para algumas empresas, vai ser importante estar em uma região bem central com fluxo de pessoas.

Como próximo à estação de metrô, pontos de ônibus e que conte com uma grande circulação de pessoas, como os shoppings centers.

Já outras redes de franquia pedem menos “agito”, mais tranquilidade e espaço para estacionamento, visto que a maioria dos clientes usa carro próprio para locomoção.

3. Necessidades da empresa

Há determinados tipos de produtos ou serviços que as pessoas consomem por impulso, especialmente lanches ou produtos de menor valor agregado. Então, estar em um local com muita visibilidade e circulação é o ideal.

Casal em frente a um vitrine de uma loja. Imagem ilustrativa do texto ponto comercial franquia.
Cada negócio deve estruturar seu ponto de acordo com o seu público e suas necessidades.

Porém, há outros, como o caso de uma empresa que vende junta rotativa, em que não há essa necessidade. Deste modo, é possível sair de regiões muito centrais, que geralmente apresentam valores de aluguéis mais altos.

4. Observe a concorrência

Para algumas lojas, como comércio de calçados

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, é bastante produtivo que haja outras empresas próximas oferecendo o mesmo serviço. Afinal, isso ajuda a atrair mais compradores e há público para que todos façam suas vendas.

Porém, haverá negócios que podem enfrentar grandes dificuldades para a operação, pois atingem um público reduzido. Então, se houver muita concorrência ao redor, inevitavelmente um acabará impactando negativamente no funcionamento do outro e isso deve ser levado em consideração.

5. Avalie o potencial do bairro

É natural que em uma mesma cidade existam regiões mais prósperas que outras. Isso é um fator importante de ser considerado na hora de escolher o ponto comercial ideal para franquia.

Busque saber se a região de interesse está em um movimento ascendente ou descendente. Isso pode ser observado ao analisar se há mais negócios abrindo ou fechando. Ou então, se seu negócio for do ramo alimentício, com uma rede de fast-food, se há uma tendência de crescimento populacional para a área.

6. Autorizações de funcionamento

Cada cidade possui suas próprias regras de zoneamento. Assim, para inaugurar a franquia é fundamental consultar os órgãos competentes para avaliar quais as regiões de sua cidade que permitem a operação comercial que você deseja implantar com sua franquia.

A franqueadora consegue apresentar uma ajuda neste sentido, baseado nas suas unidades franqueadas que possuem estrutura semelhante.

7. Segurança

As pessoas costumam evitar transitar por locais que transmitem insegurança. Desse modo, esses lugares também podem ser um problema para a sua equipe. Então, busque conhecer as características do ponto.

Em seguida, ao identificar o local que se enquadra em todos os seus requisitos, lembre-se de obter a aprovação da franqueadora. Por fim, basta ir para a ação.

Agora que você está por dentro do assunto, continue a estudar sobre franquias e abra seu negócio. Para isso, confira uma lista de franquias baratas que separamos para você, algumas com ponto comercial e outras em home office. Acesse e descubra!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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