O empreendedorismo tem se tornado cada vez mais uma opção de negócio entre os brasileiros. É por isso que as franquias nacionais têm ocupado cada vez mais espaço no franchising. Se o seu desejo é de se tornar um investidor do ramo, fique atento às informações deste texto!
O empreendedorismo sem dúvida é uma atividade desafiadora. Mesmo sendo o sonho de muitas pessoas, os riscos e as preocupações com o sucesso podem fazer com que qualquer potencial empreendedor perca o sono.
Diferente das franquias, que possuem um expertise e ao longo do tempo puderam aprimorar o seu desenvolvimento até que fossem repassadas aos franqueados. O diferencial desse modelo é o plano de negócios e o suporte ao franqueado que permite orientar o empreendedor na sua jornada.
O sucesso do modelo foi tanto no país que, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil tem, atualmente, mais de 156.798 mil unidades de franquias e quase 3 mil marcas atuantes. Por isso, o mercado de franquias brasileiro está entre os maiores do mundo.
E as marcas caracterizam-se tanto por redes antigas e bastante conhecidas, como aquelas marcas que acabaram de estrear nesse setor e começam a construção de sua rede.
De acordo com dados da ABF, o mercado de franquias nacional faturou mais de 167 bilhões em 2020.
Mas, ao pensar em investir em franchising, uma dúvida sempre vem à cabeça: é melhor franquias nacionais ou uma marca globalizada? A seguir, você encontra respostas para essa questão que provam que o produto nacional pode ser muito mais promissor, além, é claro, de ser bem mais acessível.
Crescimento das franquias nacionais
Antigamente, as franquias nacionais ficavam concentradas apenas nas capitais e nas grandes cidades. Isso fazia com que muitos buscassem as marcas globalizadas por ser mais fácil ter credibilidade por conta do nome já bastante forte. Mas esse tempo ficou para trás.
Atualmente, é possível instalar uma rede de franquias em regiões metropolitanas e até em cidades do interior que tenham uma parcela de habitantes acima de 301 mil. Esse facilitador se dá por meio das microfranquias, que são modelos menores e com alto poder de ganhos.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados da ABF, o franchising já atinge 42% dos municípios brasileiros, enquanto mais de 2,3 mil cidades do país contam com unidades de franquias.
Quer mais? Pois, atualmente, 20 das 30 cidades com maior número de unidades de franquias no Brasil são capitais, ainda segundo levantamento da ABF. Apesar disso, a interiorização do franchising é um movimento crescente que deve ganhar ainda mais espaço nos próximos anos.
Franquias brasileiras também estão no exterior
Uma prova concreta de que o produto nacional é, sim, uma boa pedida é o fato de muitas marcas brasileiras estarem presentes também em outros países.
Isso acontece pelo bom desempenho de franquias no Brasil, fazendo com que várias marcas nacionais cruzem as fronteiras do país e comecem a expandir também em outros lugares do mundo.
Segundo dados recentes da ABF, existem 163 redes brasileiras no exterior atualmente, enquanto em 2010, esse número era de apenas 65. As franquias nacionais chegam a 106 países diferentes.
Dentre os que tem maior número de unidades de franquias brasileiras estão Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Bolívia e Angola.
Ou seja, se o produto nacional não tivesse tanta qualidade quanto o globalizado, certamente não estaria fazendo o sucesso que vem mostrando nos outros países, certo?
Para reforçar ainda mais essa tendência, a maior parte dessas franquias internacionalizadas é do segmento de Moda. Além disso, as franquias nacionais de saúde, beleza e bem-estar, alimentação e educação também se destacam nesse movimento e conquistam espaço no exterior.
No entanto, se a sua ideia é investir em uma franquia brasileira no exterior, fique atento: é indispensável que a franqueadora e o franqueado tenham conhecimento de todas as questões jurídicas, fiscais e de hábitos locais antes de implantar o negócio.
Seguindo os passos dos grandes
Esse é outro ponto que mostra como o Brasil tem caminhado a passos largos quando o assunto é fazer com que o produto nacional fique cada vez mais forte.
Tendo os Estados Unidos como referência, visto que é o país com o maior número de franquias de sucesso, as empresas têm se espelhado no modelo norte-americano.
Por isso, hoje você pode perceber que muitas marcas já surgiram no mercado internacional. Isso permite grandes ganhos de escala, em termos de desenvolvimento de produto, processos e sistema, e de marca.
E é um caminho que as redes brasileiras estão trilhando para estar cada vez mais competitivas, o que propicia, inclusive, uma diversificação do risco do negócio.
Seguindo o desenvolvimento, a internacionalização de franquias é uma forma de expandir o negócio para o exterior e fazer com que seja ainda mais bem-sucedida.
Entre os segmentos de destaque no exterior, em 2020, estiveram os de Moda (36 redes); Saúde, Beleza e Bem-estar (34 redes); e Alimentação (27). Logo em seguida temos o de Serviços Educacionais (20) e o de Serviços e outros negócios (11).
Entre as franquias de maior destaque atuando no exterior estão:
- iGui Piscinas;
- Localiza;
- Dudalina;
- Carmen Steffens;
- Depyl Action.
Franquias internacionais no Brasil
Com o bom desempenho do mercado brasileiro de franchising, as oportunidades fizeram com que muitas marcas internacionais tivessem interesse em expandir por aqui.
Em 2020, o montante de franquias estrangeiras atuando no Brasil chegou a 205 marcas originais de 30 países diferentes. Os dados também são da ABF.
Desse total, a maioria é de origem norte-americana. A lista segue principalmente com países europeus como Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Itália e Alemanha.
Já os países da América Latina, que são destino certo na hora de levar as marcas brasileiras para o exterior, não são tão presentes por aqui. O único país da lista é a Argentina.
Isso é mais uma prova de como o amadurecimento do mercado permite fazer com que seja mais vantajoso apostar numa franquia nacional do que em uma globalizada.
Outra vantagem de investir em franquias nacionais está no bolso. De modo geral, o investimento sai muito mais em conta para o franqueado, principalmente quando as taxas e royalties são cobrados em reais, ou seja, não ficam sujeitos à variação cambial.
Quer um exemplo? A franquia Pizza Hut cobra uma taxa de franquia de 25 mil dólares. Isso sem falar no investimento total que pode ultrapassar 1 milhão de reais. Outro exemplo é que uma franquia do McDonald’s pode custar entre R$ 1,2 milhão e R$ 2,6 milhões.
Sendo assim, se você deseja investir em franquias, existe uma infinidade de opções com valores de investimento bem menores e com potencial de lucro muito bons!
Em quais segmentos posso atuar no franchising?
O franchising oferece em sua cartela de segmentos 11 opções para empreender. Além do mais, dentro desses segmentos existem subsegmentos que são as ramificações dessas opções que também se subdividem entre outros negócios possível de empreender.
Veja em detalhes quais são eles.
Alimentação
O setor de alimentação lidera o ranking dos segmentos do franchising. Cada vez mais pessoas escolhem comer fora de casa ou pedir algum tipo de serviço de entrega.
Segundo o IBGE, o brasileiro gasta, em média, 25% da sua renda mensal com alimentação fora do lar. Além do mais, nos subsegmentos de alimentação estão alimentação orgânica, natural, vegetarianas e veganas, entre outros.
No franchising, o segmento permaneceu forte em 2020, apesar da crise, faturando mais de R$ 40 bilhões.
Serviços automotivos
Serviços para automóveis fazem parte significativa do setor de franquias e também ocupam uma boa colocação no segmento das franquias.
Entre os serviços para veículos estão as locadoras, manutenção, limpeza e conservação automotiva, peças e também acessórios.
Moda
Entre os segmentos que mais se destacam no franchising está o de moda . Entre os serviços oferecidos pelas franquias estão venda de acessórios pessoais, moda íntima, calçados e vestuário.
Outros subsegmentos são o setor sapatos, bolsas, bijuterias e redes especializadas em óculos, por exemplo.
Saúde, beleza e bem-estar
Muito presentes estão as franquias do ramo de saúde, beleza e bem-estar. Entre as mais atuantes do mercado estão as esmalterias, venda de cosméticos, perfumaria, cuidados pessoais, esportes e recreação, farmácias, odontologia, serviços médicos etc.
Casa e Construção
Também está em franco crescimento e tende a aumentar ainda mais devido aos consumidores que têm buscado mais por serviços do ramo.
O segmento está ligado a reformas, decoração, os seus subsegmentos estão as franquias de artigos para o lar, imobiliárias, manutenção de móveis, etc.
Comunicação, Informática e Eletrônicos
Com opções voltadas para as franquias de serviços e produtos de informática, serviços gráficos, livrarias, comunicação e eletrônicos.
Entretenimento e Lazer
Uma atividade muito presente no franchising, as franquias de entretenimento e lazer estão relacionadas ao fornecimento de brinquedos, jogos, eventos e atividades de lazer para toda a família.
Hotelaria e turismo
As principais franquias desse setor são as franquias de turismo mais conhecidas como agências que oferecem soluções de turismo.
Elas estão voltadas para elaborar pacotes de turismo e outros serviços, como intercâmbio, viagens e hospedagem, como hotéis e hostel.
Limpeza e conservação
As franquias de limpeza e conservação oferecem soluções para pessoas físicas e também jurídicas como empresas.
O segmento de Limpeza e Conservação é formado pelas redes que oferecem serviços como o de lavanderias, conservação de prédios, reparos e serviços voltados a manutenção.
Serviços e outros negócios
Esse é o segmento permite a junção de outros serviços que não estão classificados de forma específica. Se encaixam nesse setor serviços e negócios de consultoria, logística e administrativo.
Serviços educacionais
Nesse segmento estão todas as franquias que oferecem soluções em ensino, como escolas de idiomas, cursos profissionalizantes, ensino a distância, entre outros.
Quais as vantagens de optar por uma franqueadora com franquias nacionais?
As franquias são geridas por uma estrutura de vários setores de uma empresa que permite o controle operacional de todas as etapas que serão geridas por uma franqueadora.
Por meio das franqueadoras é concedido o uso de uma marca específica ao franqueado que busca investir em um negócio. Ele recebe o plano de negócios e todo o expertise da empresa franqueadora por meio do suporte necessário para replicar o negócio.
Reforçando as vantagens por trás de uma franquia está o setor de marketing, que ajuda muito no trabalho de divulgação da marca; auxilio jurídico na orientação de duvidas no contrato e ajuda na escolha do ponto de implantação antes mesmo de iniciar a franquia.
Assista no vídeo abaixo um pouco mais sobre um dos setores mais importantes que auxiliam o franqueado no dia a dia da franquia. Em seguida, saiba mais sobre as vantagens de optar por uma franqueadora.
Credibilidade da marca
São as marcas que reforçam a ideia de consumo e auxiliam os franqueados que escolhem investir no setor. Isso porque são elas que trazem referência, credibilidade e reforçam a confiança no produto ou serviço.
Por se tratar de uma franquia, existe uma rede ampliada da marca e representar uma delas é reforçar essa tendência de crescimento.
Suporte ao franqueado
Conforme já mencionamos no inicio desse tópico, a principal vantagem de entrar para o franchising é o suporte. Ele é oferecido para todas as áreas de desenvolvimento da franquia, desde o processo de implantação, escolha e decisão do ponto, até as orientações de desenvolvimento.
Por meio de uma equipe profissional, o franqueado recebe orientações e direcionamento para tomada de decisão e ações durante o processo de franqueamento.
Plano de Negócio
Empresas que iniciam do zero tem muito mais dificuldade de estabelecer metas e alcançá-las sem o planejamento. O plano de negócio é um projeto de expansão criado pela franquia que auxilia nas ações com menor risco.
Um empreendedor individual que não consegue se preparar para prever instabilidades econômicas, por exemplo, não consegue sustentar um negócio. O plano de negócios é um grande auxiliar para os imprevistos de uma franquia.
Maior garantia de mercado
Entre as vantagens está a expertise de quem já passou por muitas etapas e adquiriu experiência suficiente para repassar o modelo de negócio ao franqueado.
O franqueado conta com a experiência da franqueadora que já testou vários modelos de desenvolvimento, além de possuir maior reação à competitividade das outras franquias. Sua visão estratégica analisa o perfil e o desejo dos clientes da sua marca.
Encontre Sua Franquia
Por falar em franqueadora uma das empresas que atua de forma ativa nesse mercado é a Encontre Sua Franquia, a empresa é uma holding de franquias com seis modelos de negócios de diferentes segmentos que possibilitam várias opções de investimento.
A holding de franquias foi fundada em 2011 quando iniciou no franchising com a primeira franquia, Encontre Sua Viagem. Atualmente a rede conta com mais de 1.300 franqueados em todo Brasil, focadas nos setores de estética automotiva, turismo, beleza e estética, moda íntima e corretora de seguros.
Diante da variedade de opções a rede oferece suporte completo aos franqueados que desejam investir no franchising sem grandes riscos e com apoio de profissionais qualificados para atender as demandas dos franqueados. Saiba mais sobre a holding Encontre Sua Franquia.
Opções de franquias nacionais de alta rentabilidade
Entre as opções de negócios disponíveis na Encontre Sua Franquia existem modelos para todos os tipos de empreendedor em formatos mais acessíveis como o home office e modelos mais robustos e completos como os de loja física.
Estão presentes negócios sustentáveis e inovadores, além de serviços de alta receptividade e rentabilidade para o consumidor. Acompanhe as opções da franquia e tenha uma visão mais ampla dos negócios disponibilizados pela holding de franquias.
Se tornar um franqueado de franquias nacionais é a melhor opção de investimento e negócio para quem deseja investir no franchising. Agora que você conhece uma franqueadora nacional com várias opções pode analisar a que mais se identifica e investir em franquias nacionais!
Invista também em conhecimento pesquisando tudo sobre o setor de franquias para tirar todas as suas dúvidas, se mantendo bem informado sobre esse universo tão promissor!