5 vantagens de investir em uma franquia de viagens

Por
em
Advertisement

Pensando em investir no próprio negócio? Então, conheça as vantagens de iniciar uma franquia de viagens!

Em 2019, o faturamento das franquias do setor era de R$ 13,2 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Enquanto isso, a expectativa para a retomada do setor é alta! Principalmente considerando o aumento no ritmo da vacinação.

Em outras palavras, o momento para investir em uma franquia de viagem é agora!

Além disso, em tempos de iniciativas que fomentam o empreendedorismo, muita gente começou a procurar por opções de investimento no próprio negócio. Mas ninguém quer, realmente, se arriscar a ter pouco faturamento.

Nesse cenário, que opção é melhor do que uma franquia? Principalmente: o que é melhor do que uma franquia de viagens?

Uma franquia é um negócio em que o empreendedor atua sob o nome de uma marca já estabelecida. Essa marca já possui credibilidade no mercado, dando ao franqueado maior segurança na conquista de clientes.

Advertisement

Ao mesmo tempo, os franqueados contam com o know-how de especialistas. Ou seja, o plano de negócios da empresa, seu conhecimento para operação e até assessoria para cuidar do negócio.

Considerando esse conhecimento e o potencial do setor de turismo, as chances do negócio crescer são altas. Nos últimos anos, o ramo do turismo tem apresentado uma trajetória de prosperidade.

Mas, antes de falar sobre os motivos para investir em uma franquia de viagens, é importante destacar um aspecto: os modelos destes negócios. Na hora de abrir uma agência, o empreendedor pode optar por um negócio loja física, ou então pelo home office.

Modelo loja física ou home office: qual escolher?

As vantagens de abrir uma empresa home office são diversas, sendo somadas aos aspectos que citaremos logo mais. Para descobrir quais são elas, você pode acessar o texto “Entenda por que investir em uma franquia de agência online de turismo”.

Já a loja física de uma agência de viagens requer um pouco mais de investimento. Porém, sua visibilidade também pode ser maior, já que haverá uma fachada para a atração dos consumidores.

Na hora de escolher entre os dois modelos, é importante avaliar dois pontos principais. Primeiro, sua capacidade de investimento. Se o dinheiro disponível for limitado, o home office pode ser mais atrativo, já que é mais barato.

Além disso, é importante pensar no seu perfil empreendedor. Para trabalhar direto de casa, é importante que o franqueado tenha enorme disciplina e controle financeiro.

Confira no vídeo abaixo como as franquias de turismo vão voltar com tudo!

5 motivos para investir em uma franquia de viagens

Sabendo desses aspectos, será mais simples escolher a sua opção de negócio. A seguir, listamos cinco motivos para você investir em uma franquia de viagens. Continue lendo!

Os brasileiros continuam querendo viajar

Os brasileiros podem até mudar o destino e economizar um pouco mais nas compras. Ainda assim, eles não param de viajar, independente do cenário econômico.

A população brasileira ocupa uma das primeiras posições entre os que mais viajam. Só em maio de 2019, gastamos mais de 1,47 bilhão de dólares em viagens no exterior, de acordo com o Banco Central.

Durante os períodos de férias escolares e festividades de fim de ano, esse número costuma crescer. Tanto em viagens internacionais, quanto nas nacionais. Quem está nesse setor, também costuma ver as vendas subindo ainda mais.

Há mais flexibilidade, autonomia e segurança

Advertisement

Empreender dá, naturalmente, mais autonomia e flexibilidade ao dono do negócio. Autonomia para tomar as próprias decisões, definir estratégias e participar de todas as etapas da empresa.

Mas, além disso, o modelo de franquias proporciona ao empreendedor a segurança de contar com um formato já testado. Seguindo os padrões da marca, a unidade tem a certeza de que vai agradar os consumidores. Afinal, os clientes já conhecerão o que a empresa tem a oferecer.

Os franqueados ainda contam com suporte e treinamento oferecido pela franqueadora. Os suportes incluem desde orientações sobre o mercado, quanto ao sistema de reservas e emissão de passagens.

A empresa também auxilia na escolha do ponto comercial (quando ele existe) e no desenvolvimento do marketing da empresa.

Você trabalhará com sonhos

Fazer uma viagem é, muitas vezes, um momento de realização. Mas também de diversão, de aprendizado e relaxamento para o público. Trabalhar com esse tipo de serviço pode ser bastante gratificante para o empreendedor.

Ao optar por uma franquia de viagens, você terá a chance de auxiliar seus clientes a realizarem vários desejos. Como o sonho de um intercâmbio no exterior, uma lua de mel muito desejada, a visita a países e cidades que eles sempre quiseram conhecer.

Ao oferecer uma boa assessoria, sua empresa se tornará uma referência para o cliente. Além de ser indicada para outros consumidores, aumentando o seu ticket mensal.

Possibilidade de atuar em esquema home office

Assim como as pessoas se acostumaram a comprar produtos pela internet, a contratação de serviços on-line também tem se intensificado.

Para o empreendedor, essa tendência gera a possibilidade de trabalhar no esquema home office. Ou seja, em uma modalidade em que é possível trabalhar em casa, como já explicamos. Esse tipo de negócio pode reduzir os custos e oferecer maior comodidade ao empresário.

Dessa forma, atuando pela internet, o empreendedor pode:

  • Fazer a divulgação dos seus serviços;
  • Contatar clientes para esclarecer dúvidas e oferecer pacotes personalizados;
  • Fazer reservas;
  • Realizar outras atividades sem precisar sair de casa.

O dono de uma franquia de viagens ainda consegue manter sua empresa funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, pode alcançar mais pessoas, já que seu site e suas redes sociais estarão sempre disponíveis.

A atuação pela internet ainda permite alcançar clientes em vários locais do Brasil e até do mundo.

Vemos u, agente de viagens ao telefone (imagem ilustrativa). Texto: vantagens franquia de viagens.
É preciso se dedicar ao negócio, mesmo no formato home office.

Público é bastante diverso

É um engano comum achar que o mercado de turismo só têm faturamento durante a época de férias (dezembro, janeiro e julho).

É claro que, por conta das férias escolares, esses períodos são ótimos para quem tem uma agência de viagens. Porém, existem outros perfis de público consumidor, que movimentam o caixa da empresa durante o mês inteiro.

Há, por exemplo, um público que viaja frequentemente a trabalho. Ou, então, pessoas que procuram pacotes fora dos meses mais disputados, casais que desejam fazer uma viagem de lua de mel… As possibilidades são muitas!

Quer conhecer outros motivos para investir em uma franquia de viagens e as vantagens da opção? Pois acesse nosso ebook sobre o tema! Você poderá ainda mais antes de optar por esse modelo de negócios.

E-book "Franquia de turismo: é uma boa investir?"

Conheça a franquia de viagens Encontre Sua Viagem

No mercado desde 2011, a Encontre Sua Viagem é uma rede especializada em turismo e que conta com mais de 500 unidades franqueadas em todo o Brasil.

Aos consumidores, a marca oferece soluções completas para viagens. Isso vai desde a compra de passagens até reservas em hotéis e passeios no destino, além de muitos outros produtos e serviços.

Ao mesmo tempo, a franquia de viagens tem parceria com mais de 1.500 empresas do setor, o que permite praticar preços competitivos e atrativos para o público em geral.

A Encontre Sua Viagem trabalha com modelos de franquia em loja física e home based, oferecendo um negócio de baixo investimento, alta rentabilidade e retorno de capital em pouco tempo.

Por fim, o franqueado recebe suporte completo da franqueadora, incluindo treinamentos em gestão de turismo.

*Informações publicadas em Julho/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement