Esses são os motivos porque escolher uma franquia vale a pena!

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O mercado de franchising cresce ano após ano e se destaca não apenas no Brasil como também por todo o mundo, e este é apenas um dos motivos porque escolher uma franquia para investir. Aqui, explicamos mais sobre este modelo de negócio.

Segundo dados de 2021 da Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem quase 171 mil unidades de franquias em operação no Brasil. Isso mostra a grande quantidade de empreendedores atuando neste mercado.

Além disso, é um formato ideal para empreendedores que estão começando, como explicaremos ao longo deste conteúdo. Continue a leitura!

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Veja porque escolher uma franquia!

São muitas as resposta para porque escolher uma franquia e investir no próprio negócio no atrativo mercado brasileiro. O franchising é sólido, o que se pôde notar ao longo da pandemia.

Enquanto a Economia tinha sérios problemas, muitos segmentos de franquias tiveram crescimento. Ainda, com a retomada das atividades, o franchising se recuperou bem, e em 2021 chegou quase ao patamar de faturamento de 2019, ou seja, período pré-pandemia.

Então, esta boa recuperação se deu por conta de algumas características do modelo de franquias, sobre o qual mostraremos alguns detalhes para você conhecer um pouco mais sobre este negócio lucrativo. Confira!

Modelo de negócio já definido

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Uma das grandes vantagens das franquias que fazem com que o empreendedores invistam é que este modelo já vem definido pela franqueadora para o investidor.

Nesse sentido, é um negócio que tem uma estrutura de trabalho no dia a dia e uma operação pronta. Sendo assim, ao abrir uma unidade da rede, o franqueado inicia uma empresa “clone”, ou seja, que atua de uma mesma maneira que as outras.

Logo, trata-se de algo bem diferente do que começar um negócio do zero. Nesse caso, o empreendedor precisa pensar em todos os detalhes da empresa, por exemplo: será a produção ou o atendimento, com o que irá trabalhar e como.

Grande loja de roupas. Imagem ilustrativa do texto porque escolher uma franquia.
O empreendedor recebe um negócio praticamente pronto ao investir em uma franquia.

Com as franquias, é como receber um mapa, no qual o empreendedor segue o caminho, ou então um quebra-cabeça, mas no qual a franqueadora indica onde colocar as peças.

Ou seja, é um negócio definido, o que simplifica sua implementação, mostrando o porque escolher uma franquia é vantajoso.

Marca reconhecida no mercado

Investir em uma franquia é como chegar em um lugar onde todos já lhe conhecem. Ao longo do tempo, a rede de franquias vem atuando no mercado e se consolidando. Mas entrando para o negócio, você pega carona neste reconhecimento.

O mais comum é que uma franquia atue por um tempo no mercado antes de virar uma rede. Porém, isso não impede de uma marca nascer já neste modelo de franchising.

Nesse sentido, a franquia conquista espaço no mercado, fazendo um marketing de divulgação, até se tornar uma marca consolidada.

Com este trabalho, a marca se torna conhecida, e com a expansão por meio de unidades, passa a atender mais clientes, e com isso, torna-se ainda mais famosa.

Quando se investe em uma franquia, você passa a fazer parte da força da marca. Logo, esse fato é sempre algo que os empreendedores costumam levar em consideração na hora de escolher em qual empresa investir.

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Assim, é algo bem diferente do que começar uma empresa do zero, onde é preciso batalhar para fazer sua marca ser reconhecida. Porém, com as franquias você pula essa etapa, o que é algo que facilita sua captação de clientes e atratividade para o negócio.

Produtos e serviços já testados

Com a atuação da franquia no mercado ao longo do tempo, pode-se testar seus produtos e serviços no mercado, receber feedbacks e com isso, melhorar sua marca.

Imagina que você quer abrir uma pizzaria, mas para isso, terá que investir nas suas receitas, e ainda, buscar pessoas para provar seus produtos e ver o que acham. Com o modelo de franchising a franqueadora já fez isso por você.

Quiosque em um corredor de shopping. Imagem ilustrativa do texto porque escolher uma franquia.
Os produtos ou serviços da franquia chamam a atenção dos clientes.

A franquia passou pelo processo de maturação de seus produtos ou serviços, já viu o que agrada ao público e o que não atrai seus clientes.

Por exemplo, com os feedbacks ao longo do tempo pode entender se seus produtos eram doces demais, ou salgados em demasia, ou o que faltava para que seus serviços fossem mais atrativos.

Todo este processo leva tempo e foi conduzido pela franqueadora com a suas experiências com as unidades que abriu, desde o início. Isso traz uma segurança maior para o empreendedor, pois sabe que terá uma boa receptividade do seu negócio junto aos consumidores.

Suportes da franqueadora

Os suportes da franqueadora são um dos mais importantes motivos do porque escolher uma franquia. O empreendedor não fica desamparado, perdido neste seu processo de abertura de um novo negócio.

Nesse sentido, a franqueadora oferece diversos tipos de auxílios para o bom desenvolvimento do negócio. Um deles são os treinamentos, nos quais o novo franqueado aprende sobre diversos detalhes do empreendimento.

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Por exemplo, a franqueadora pode treinar o franqueado para fazer um bom atendimento, para conhecer o mercado no qual vai atuar. Depois, aprende também sobre como funciona a operação da franquia.

Todos estes conhecimentos são passados aos franqueados para que possam atuar da melhor forma, e ainda, para seguir a padronização da franquia.

Do mesmo modo, o empreendedor conta com o suporte para a gestão do negócio, como para a parte burocrática da abertura da empresa, escolha do ponto comercial e também para o layout deste ponto, caso seja o modelo de negócio escolhido.

Além disso, os suportes e treinamentos são fundamentais para empreendedores sem experiência, pois o preparam para ter o seu próprio negócio pela primeira vez. Por isso, é um modelo cada vez mais procurado pelos iniciantes.

Menor risco de fracasso

O empreendedor investe em uma empresa que já atua no mercado e como dito, conta com produtos e serviços testados e ainda, suportes da franqueadora. Tudo isso diminui as chances de o negócio dar errado.

Desenho de um homem subindo um morro amarelo com uma moeda sobre a cabeça. Imagem ilustrativa do texto porque escolher uma franquia.
As franquias são uma maneira mais certeira de investir em um negócio e ter sucesso.

Esse menor risco se mostra em números. De acordo com a ABF, só cinco a cada 100 franquias abertas fecham até o segundo ano de operação. O número representa uma taxa de mortalidade em torno de 5% em 24 meses.

Porém, de acordo com um estudo do Sebrae elaborado em 2016, entre as empresas comuns, o índice de mortalidade é de 23%.

Portanto, quando começamos um negócio do zero é muito difícil saber o quanto será necessário investir. Já com a franquia você tem os gastos pré-estabelecidos, além do know-how da franqueadora e acesso aos franqueados mais antigos.

Desse modo, o menor risco se mostrou na pandemia, já que com o suporte da franqueadora, o franqueado pode ter um auxílio para lidar melhor com as situações do dia a dia, diminuir custos etc.

Marketing personalizado da marca

O marketing do negócio é um diferenciador para o sucesso de uma empresa, e as franquias têm um trabalho voltado para isso.

Como dito, a marca da franquia conseguiu o seu reconhecimento muito por conta do seu trabalho de marketing feito ao longo do tempo, bem como sua expansão por meio de suas unidades.

Nesse sentido, o franqueado costuma ter um suporte eficiente da franqueadora para executar o trabalho de marketing. Isso porque, a rede estudou o mercado e seu público-alvo, e com isso pode apresentar estratégias mais eficientes de divulgação.

Mas é comum que o franqueado pague uma taxa, chamada de fundo de propaganda, que é usada para este trabalho de marketing, seja por um setor na própria franqueadora ou pela contratação de uma empresa especializada.

Dessa forma, apresenta aos franqueados materiais para a divulgação do negócio que podem ser usados em cada unidade, bem como orienta para a forma de se fazer este trabalho.

Cada franqueado é o responsável pelo marketing da sua unidade, mas não está sozinho nesta jornada, pois tem a franqueadora para auxiliar e direcionar para um trabalho e resultado mais eficientes.

Enfim, é um marketing bem direcionado que consegue atingir seus objetivos sem a necessidade de grandes investimentos.

Previsão de investimento

Como a franquia tem experiência com suas outras unidades, bem como suas pesquisas quando faz a montagem do negócio, consegue apresentar uma previsão de investimento necessário para a unidade.

Em seu plano de negócio, a franqueadora apresenta a cada franqueado quanto terá que investir. Com isso, o empreendedor consegue se planejar financeiramente, evitando dar um passo maior do que a perna.

Mão segurando notas de dinheiro.
O empreendedor sabe de antemão quanto terá de investir para começar uma franquia.

Nesse sentido, a previsibilidade é um motivo do porque escolher uma franquia, pois você pode selecionar a marca que melhor se encaixa nas suas possibilidades financeiras.

Do mesmo modo, sabendo quanto tem que investir, o franqueado também recebe informações de projeção de faturamento da sua unidade. Isso porque, a franqueadora se baseia em suas experiências para chegar a um valor aproximado.

Sabendo do investimento e do faturamento, o empreendedor tem uma noção do tempo do retorno. Logo, isso é bastante interessante para que possa se programar financeiramente.

Auxílio para escolha do ponto comercial

Entre os suportes que a franqueadora oferece para o novo franqueado é a escolha do local para a nova unidade. Isso é claro, se o modelo da rede precisar de um ponto comercial.

Essa escolha é feita com base em pesquisas da região, avaliando os pontos de circulação de pessoas, seja a pé ou por outros meios, onde está o público-alvo e seus concorrentes.

Dessa forma, com a análise destes e outros pontos, a franqueadora avalia o melhor local para a unidade, para que possa ser eficiente na captação de clientes.

Nesse sentido, quando for o caso, o franqueado não terá total liberdade para escolher onde instalar seu negócio. Isso porque, a franqueadora participa ativamente dessa etapa para buscar o local mais eficiente para o sucesso da unidade.

Opções de franquia para atuar em casa

O mercado de franquias conta com diversas opções de negócios, e em muitos deles, o franqueado pode atuar em casa. Esses modelos, chamados de Home Office e Home Based, diminui os custos de investimento e manutenção da empresa.

Essas alternativas para ter um negócio sem sair de casa é outro motivo do porque escolher uma franquia, pois possibilita a flexibilidade de horário de trabalho e menores gastos.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

As oportunidades são variadas. Em alguns negócios, o franqueado trabalha usando apenas um computador. Pode ser por meio de uma loja virtual ou oferecendo serviços online.

Do mesmo modo, pode ser uma franquia na qual o franqueado atue parte em casa e parte na rua, por exemplo, indo até os clientes.

Agora que você entende o porque escolher uma franquia, trazemos um conteúdo com diversas opções das melhores marcas para abrir um negócio em 2022. Acesse e descubra!

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