A força do franchising veio para ficar. São anos construindo um lugar na economia do Brasil. Por conta disso, muitos empreendedores querem saber como e porque franquear.
Este é um processo complexo, que deve ser feito com cuidado pela empresa que deseja fazer a mudança para o sistema de franquias.
Tal mudança pode trazer muitas vantagens e, por isso, produzirmos este conteúdo falando mais sobre porque franquear.
Entenda porque franquear sua empresa
O franchising pode ser um investimento de ótimo retorno, tanto para uma empresa que deseja atuar com este modelo de negócio, quanto para o pequeno empreendedor.
Para uma empresa, franquear a marca pode ser um divisor de águas, trazendo diversas vantagens para o empreendimento, como mostraremos.
Fortalecimento da marca
Quando uma empresa entra para o mercado de franchising, este modelo de negócio possibilita uma maior expansão da marca e, com isso, o seu fortalecimento.
Pois com a abertura de novas unidades, a marca passa a ser mais reconhecida pelas pessoas. Isso porque, à medida que se espalha geograficamente, a empresa passa também a estar mais próxima do público.
Este processo de fortalecimento também é fruto de um marketing bem-feito, tanto para vender franquias, quanto para atrair clientes.
Uma prova deste fortalecimento: pense na quantidade de grandes franquias que você conhece e que são referência em suas áreas, como fast-food, doces, perfumaria, etc.
O uso da marca para a expansão é um processo que atua em duas vertentes, ou seja, à medida que aumenta suas unidades e a rede fica mais conhecida.
Por outro lado, quanto mais conhecida, mais ela chama a atenção de empreendedores interessados em uma unidade franqueada.
Enfim, pensar em porque franquear é ter ferramentas para fortalecer a marca e diminuir os riscos do negócio.

Expansão territorial
Assim como o fortalecimento da marca, o modelo de franquias permite a expansão territorial da empresa.
Com a replicação do seu modelo em uma rede de franquias, uma empresa consegue expandir seu negócio cada vez mais.
Dessa forma, com novas unidades, o empreendedor pode aproveitar o público consumidor longe da sede. Logo, ele poderá oferecer produtos e serviços para clientes que até então não tinham acesso.
Contudo, esta expansão gera desafios no controle sobre a gestão e operação da marca. Por isso, é fundamental que tudo esteja organizado para fazer a transição para o modelo de franchising.
Só assim uma expansão sólida pode ser feita. Ou seja, fortalecer a marca e chamar a atenção dos empreendedores para seu modelo de negócio.
Da mesma forma, com o tempo, uma expansão internacional, dependendo do tipo de negócio, também pode ser considerada.
Rentabilidade com a rede
Uma das respostas para a pergunta por que franquear é a possibilidade de um bom aumento na rentabilidade da empresa.
Com o modelo de franquias, a marca passa a receber investimentos de empreendedores que adquirem o modelo de negócio.
Normalmente, a franqueadora cobra uma taxa de franquia de todo novo franqueado. Esta taxa equivale a um investimento no know-how da marca e também em treinamentos iniciais.
Da mesma forma, a franqueadora recebe royalties mensalmente, que é uma taxa para o uso das tecnologias e do modo de operação da marca.
Em sua Circular de Oferta de Franquias (COF), a franqueadora deve informar todos os valores que cada franqueado deve pagar. A periodicidade pode ser diferente, bem como a base de calculo, que pode se fixa ou variável.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Além das taxas, ao franquear, a empresa também aumenta a venda de seus produtos e serviços. Com isso, ela melhora o faturamento da marca como um todo.
Ao se tornar uma franqueadora, a empresa também deve buscar rever seus processos internos. Ela deve oferecer aos empreendedores um modelo mais simples e com custo adequado para uma boa lucratividade.
Dessa forma, ao otimizar suas operações, tornando-as mais eficientes e baratas, a empresa melhora a lucratividade do modelo de negócio.
Inteligência de mercado
Outra vantagem de franquear é a mudança atuação da marca no mercado, aumentando seu poder de concorrência com a expansão de novas franquias.
Dessa forma, a empresa que se insere no mercado de franquias, após uma mudança em sua estrutura, deve estar atenta às nuances do setor.
Assim, a inteligência de mercado é a marca saber se posicionar, verificando quais são seus pontos fortes para, então, poder explorá-los.
Da mesma forma, a marca deve entender como atuam os seus concorrentes e o que ela pode oferecer de diferente.
Nesse sentido, até para fazer a mudança de sua estrutura e operações, a empresa deve observar o que seus concorrentes fazem. Só assim ela vai ter uma ideia de como atuar da melhor formar.
Esta inteligência de mercado significa também saber fazer um marketing para fortalecimento da marca e seu posicionamento no mercado.
Ao se transformar, a marca deve atuar junto a um marketing competente para atrair novos empreendedores que querem ser donos do próprio negócio.
Contudo, a empresa não deve esquecer de seus clientes. Ela deve falar também para eles, mostrando que continua com os produtos e serviços que eles gostam.
Negociação com fornecedores
Porque franquear também tem como intuito o aumento na capacidade de negociar com os fornecedores.
Com o aumento da sua força no mercado, a empresa passa a comprar mais, ter uma maior demanda, e assim, ela pode propor parcerias com os fornecedores.
Aumentando suas comprar, a franqueadora pode buscar fornecedores com melhores preços ou negociar melhores condições de venda.
Sob o mesmo ponto de vista, algumas franquias chegam a um patamar de exclusividade com os fornecedores. Ou seja, o fornecedor vende apenas para a franqueadora e isso pode ser algo muito bom para ambos os lados.
Para o fornecedor, ele garante a compra de sua produção, o que lhe dá mais segurança para novos investimentos.
Assim também, para a franqueadora, há melhores preços e aumento na lucratividades e, consequentemente, para os franqueados.

Números do ramo de franchising
Os números do mercado de franchising também nos ajudam a entender bem porque franquear. Este modelo de negócio já caiu nas graças do empreendedor brasileiro, que vê nas franquias uma forma mais segura de investir.
Por exemplo, a mortalidade de uma franquia nos primeiros dois anos é de cerca de 5%. Este dado, divulgado pelo Sebrae, ainda afirma que este número sobre para cerca de 23% em empresas comuns.
Não só isso, mas o faturamento do mercado de franquias também tem sido generoso. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor teve um faturamento de mais de R$ 167 bilhões em 2020.
Alguns segmentos se destacam, como Alimentação, com faturamento acima de R$ 40 bilhões. Da mesma forma, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar angariou mais R$ 35 bilhões.
Este último ainda se destaca, pois foi um segmento que aumentou seu faturamento entre 2019 e 2020, ou seja, mesmo com a crise econômica e a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.
O segmento teve um aumento de 3,1% no faturamento. Resultado ainda melhor do que este foi o de Casa e Construção, com 12,8% no mesmo período.
Em suma, os números do mercado de franchising são atrativos para os empreendedores, mesmo em épocas de recessão. Logo, a empresa que passa pelo processo de formatação possui um mercado sólido para atuar.
Contudo, para fazer esta mudança de modelo de negócio, a empresa deve estar atenta e se organizar.
Como transformar a empresa em uma rede de franquias?
Como falamos, são muitas as vantagens de transformar a sua empresa em uma franquia. No entanto, este processo deve ser feito com cuidado e muita organização.
Primeiramente, a empresa deve analisar se o seu modelo de negócio é capaz de ser replicado por meio de unidades de franquias.
Nesse sentido, um dos primeiros passos é reorganizar o modo de produção da empresa para este modelo. É necessário, ainda, verificar se ele pode ser replicado de maneira simples e eficiente.
A empresa pode precisar passar por adaptações no modo de gestão, de produção, acrescentar setores para venda, além de todo o suporte necessário para os franqueados.
Para fazer este processo, uma boa opção é contar com o auxílio de uma consultoria especializada para facilitar a formatação.
Dessa forma, o empresário terá ajuda de quem tem expertise na área de franchising, o que com certeza é um diferencial neste processo.