Qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro e recuperá-lo rápido

Por
em
Qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro: Simbologia das franquias por meio de blocos
Advertisement

Diante do cenário de crise econômica, é muito comum encontrar pessoas querendo saber qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro. 

Com o desemprego em alta, muitas pessoas precisaram mudar de vida para reduzir ao máximo os impactos da crise. Se você é do grupo de pessoas que pensa em empreender e quer aproveitar o formato de franquias, nesse conteúdo reunimos informações valiosas sobre esse modelo de negócio. 

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 5 em cada 100 franquias fecham as portas antes de dois anos de operação. Em comparação com os empreendimentos próprios, ¼ das empresas encerram as atividades no mesmo período de tempo.

Muito da segurança do investimento em franquias se dá pelos suportes e treinamentos que as franqueadoras oferecem aos empreendedores. Dessa forma, os franqueados têm acesso ao know-how e expertise que tornaram a marca referência no mercado. 

Por isso, preparamos o texto a seguir com dicas para você conseguir escolher as melhor marcas e uma lista com algumas franquias que podem ser interessantes para o seu perfil.

Advertisement

Vantagens de abrir uma franquia com pouco dinheiro

Primeiramente, é normal se sentir inseguro ao abrir um negócio em um momento de crise. E podemos dizer que nós, brasileiros, já vivenciamos algumas situações de crise nos últimos anos que trouxeram reflexos para o mercado econômico.

Por mais que todo investimento esteja exposto a algum risco, as franquias são modelos de negócios que permitem uma facilidade maior de desenvolvimento devido ao seu plano de negócio.

Por essa razão, fala-se tanto que abrir uma franquia é mais seguro do que investir em uma empresa que iniciará todo o processo do zero. Sem a devida orientação, é muito mais demorado e arriscado não ter um planejamento já definido para ser colocado em prática.

Assim, o modelo de negócio das franquias permite ao franqueado perceber o resultado em menor espaço de tempo. Além disso, os empreendedores contam com suporte da rede para que a unidade atinja o ponto de maturidade e comece a dar lucros.

Como apresentamos no início do conteúdo, as franquias têm mortalidade muito menor. Segundo pesquisas, apenas 5% das franquias fecham as portas dentro de um período de até dois anos. No caso de empresas comuns, esse percentual sobre para 23%.

Essa diferença tão grande uma e outra está apoiada nos suportes e treinamentos recebidos pelos franqueados, além da atuação com base em um plano de negócio já testado e aprovado no mercado. Esses ingredientes são a receita do sucesso.

Ao investir em um modelo de franquia, todo franqueado conta com as seguintes vantagens:

  • Plano de negócio preestabelecido;
  • Uma marca reconhecida no mercado;
  • Taxa de mortalidade menor que a de outros negócios;
  • Previsibilidade sobre faturamento e retorno de investimento;
  • Suporte da franqueadora.

Para saber tudo sobre as vantagens de abrir uma franquia, baixe gratuitamente o nosso ebook!

E-book "As vantagens de abrir uma franquia: o guia definitivo".

Por que devo abrir uma franquia mesmo com pouco dinheiro?

O seu objetivo é abrir um negócio próprio, mas anda pensando se realmente pode valer a pena investir o pouco dinheiro que você tem nesse empreendimento? Nós vamos explicar que essa pode ser, sim, uma oportunidade única de realizar o seu objetivo.

Por mais que pareça arriscado, se você optar por um negócio que esteja alinhado com o seu perfil de empreendedor, e com boas perspectivas no mercado, essa pode ser a sua chance de sucesso.

Claro que tudo vai depender do seu empenho. Isso porque, em qualquer modelo de negócio, é essencial ter comprometimento com a gestão e operação. Já falamos que os franqueados encontram suporte e treinamentos completos, por isso, não abra mão de contar com o auxílio da rede.

Abaixo, vamos mostrar porque você deve empenhar seus esforços escolhendo por uma franquia. Continue a leitura.

Menos concorrência no mercado

Com um cenário econômico incerto, muitos empreendedores se sentem inseguros e acabam por não investir em um modelo de negócio. Outros até desistem de manter o negócio de pé.

Sendo assim, aqueles que decidirem enfrentar os riscos, que existem, independente da situação, poderão se destacar no segmento que vão atuar. Isso porque, não haverá tanta concorrência direta, como de costume.

Além disso, com o plano de negócios desenvolvido pela franqueadora, os suportes de marketing e de vendas, as franquias conseguem desenvolver boas estratégias para superar os desafios econômicos.

Alta mão de obra disponível

Em momentos de dificuldades financeiras, muitas pessoas acabam ficando desempregadas.

Portanto, a mão de obra para atuação na sua franquia será mais ampla e você poderá buscar por bons profissionais disponíveis no mercado de trabalho para atuar junto ao seu negócio.

Basta realizar uma boa seleção. Como mencionamos na introdução deste conteúdo, existem pessoas dispostas a retomar suas buscas por novas oportunidades e empreendedores esperando a chance de abrir o próprio negócio.

Esse é, portanto, o momento de investir na procura por bons profissionais que estão em busca de recolocação.

Momentos difíceis não são permanentes

Por mais que as crises sempre aconteçam, esses momentos não duram para sempre. Já passamos por diversas crises e, em média, o tempo de duração é de dois anos. E com a retomada da economia, o poder de recuperação tende a ser bem menos demorado.

Quer dizer que o mercado comercial pode estar retraído, mas vai se recuperar e, quando isso acontecer, você já estará atuando à frente de seu negócio.

Até porque, uma franquia tem um tempo para ser inaugurada e começar a apresentar lucros. Se a sua opção for um modelo home office, por exemplo, é possível que o seu ramo de atuação seja mais favorável ao momento, uma vez que a atuação é virtual.

Porém, se for uma loja física, vai precisar de um pouco mais de tempo para colocá-la em prática. Até o momento de recuperação econômica, o seu negócio já terá meses de atuação e um bom reconhecimento no mercado local.

Despesas menores

Para abrir uma franquia com pouco dinheiro, é muito mais provável que a sua opção seja por um modelo de negócio mais acessível.

Neste caso, a maioria das oportunidades do franchising são de franquias mais enxutas, com operação home office ou, se for modelo físico, em estruturas mais compactas.

A modalidade home office apresenta baixíssimos custos de implantação e operação, uma vez que você trabalhará de casa e precisará apenas de um computador e acesso à internet. Também não há custo com funcionários, contas extras de aluguel, IPTU, luz, água e internet, nem gestão de estoque.

Há algumas modalidades físicas que também apresentam baixos custos, como as franquias de quiosque e food truck. Esses formatos apresentam alguns custos de instalação e operação. Mas são bem inferiores se comparados com uma franquia tradicional de loja, aquelas mais robustas.

A seguir, reunimos cinco dicas que podem ser muito úteis para você ao procurar uma franquia para investir.

5 dicas para investir em franquia com pouco dinheiro

Vemos um checklist impresso (imagem ilustrativa). Texto: qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro.
Seguir algumas dicas para definir a melhor escolha é um fator primordial.

Agora que você sabe que existem vantagens ao abrir uma franquia mesmo com pouco dinheiro, vamos dar algumas dicas de como escolher o seu modelo ideal de franquia para atuar.

Com essas dicas fundamentais, será possível abrir um empreendimento com baixos riscos. Avalie a seleção de dicas que trouxemos aqui e se prepare para iniciar um negócio com mais assertividade. Veja.

1. Escolha a sua área de atuação

Primeiramente, a ação de escolha e definição do seu ramo de atuação são os passos mais importantes para o seu investimento. É preciso ter afinidade com o que vai realizar, além de estudar se o negócio é compatível com o momento atual.

Não adianta apenas imaginar o que vai ser mais atrativo financeiramente, mas o que vai lhe trazer certo prazer em atuar. O seu desempenho vai depender inclusive do seu grau de satisfação com o que irá fazer.

Não é porque você vai abrir uma franquia com pouco dinheiro que não vai precisar se dedicar a ele. Muito pelo contrário. Se o seu objetivo é fazer um bom investimento por mais que seja mínimo, a ideia é que ele seja bem-sucedido.

2. Faça um planejamento financeiro

Nesse momento, é provável que você já deva ter realizado uma análise financeira de suas condições para investir, já que o seu fator financeiro é menor.

Busque por opções que sejam mais acessíveis como os modelos de negócio home office. Esses não têm taxas de instalação de loja nem alugueis ou despesas convencionais para custear a manutenção do ponto.

Assim, será mais fácil adquirir e já sair trabalhando. Vai depender mais de sua atuação para alcançar bons resultados, pois nesse modelo é preciso ter muita dedicação, empenho e foco.

Em resumo, não deixe de estudar a sua situação financeira. Isso é importante para não correr riscos com o investimento. Caso não tenha isso em mente, as chances de o empreendimento não dar certo serão maiores. 

3. Faça contato com as franqueadoras

Feita a pesquisa sobre o seu modelo ideal de negócio e as condições financeiras possíveis para iniciá-lo, chega o momento de entrar em contato com a franqueadora.

Assim, o primeiro passo é fazer um cadastro no site da franqueadora escolhida e aguardar por um retorno.

Assim que possível, a marca irá avaliar o seu perfil e entrar em contato para uma conversa sobre as suas intenções e condições de investimento no negócio.

Essa é a oportunidade de você demonstrar seus objetivos com o empreendimento e também sobre suas condições financeiras.

Essa conversa é essencial para que a franqueadora conheça bem o seu perfil. Ao mesmo tempo, é a sua oportunidade para conhecer melhor a franqueadora e tirar todas as dúvidas.

4. Estude a Circular de Oferta de Franquia

A partir dessa primeira conversa, estando ambas as partes alinhadas, a franqueadora irá enviar ao candidato a Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento contém todas as informações sobre o empreendimento.

Esse documento é de extrema importância para a sua entrada no negócio. A COF apresenta valores de investimento, taxas, previsão de faturamento, prazo de retorno. No documento também constam todas as características da franquia, direitos e deveres do franqueado e da franqueadora.

O objetivo da COF é que todas as suas dúvidas relativas à franquia sejam esclarecidas e informadas antes da assinatura do contrato. De acordo com a Lei de Franquias, os candidatos têm 10 dias para estudar a COF antes de assinar qualquer documento.

5. Pesquise sobre as demais unidades da franquia

Uma outra ação que auxilia na tomada de decisão é entrar em contato com os franqueados da rede. Na COF, estão presentes informações de contato dos atuais e ex-franqueados da marca.

Com isso, você poderá marcar uma conversa com alguns deles para saber como é a relação com a franqueadora, se os suportes e treinamentos prometidos são oferecidos de fato, como é o dia a dia de operação da unidade etc.

A partir dessa conversa, você terá uma noção ainda mais real sobre o investimento que está prestes a adquirir. É também uma oportunidade de avaliar se a rede e o modelo de negócio escolhido são realmente ideais para o seu perfil.

Qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro?

Para você saber qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro, o primeiro passo é conhecer em qual área a empresa atua. Vale lembrar que passamos por um momento de crise, em que as empresas estão precisando se reinventar para se manter vivas. 

Dessa forma, dois tipos de empreendimentos ganharam força. Primeiramente, as conhecidas omnichannel – formato em que se mesclam os atendimentos off-line e on-line, trabalhando para que o cliente seja o centro de todo o processo.

Já em segundo plano, mas não menos importante, estão as empresas consideradas essenciais. Entre eles estão negócios voltados para saúde, distribuidoras, segurança, assistência social, limpeza etc. 

Não é à toa que segmentos como o de Alimentação sempre se mantém em alta. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2020, o setor teve um faturamento de R$ 40,8 bilhões. 

Ao mesmo tempo, tivemos como destaque o segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar, com um faturamento de R$ 35,2 bilhões. 

E claro, não podemos deixar de mencionar os serviços automotivos que tiveram uma alta de 89% em 2020, de acordo com uma pesquisa do GetNinjas

Assim, se seu objetivo é fazer um investimento dentro desse cenário de crise, que tem diversos pontos positivos, como baixa concorrência e bons ganhos, a melhor opção é estudar o setor desejado e achar um empreendimento que valha a pena.  

74 franquias para abrir com pouco dinheiro

Agora que você sabe como escolher a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro, separamos algumas opções de empreendimento para ajudar você a tomar uma decisão. Seja sobre o setor que mais lhe agrada ou mesmo para conhecer melhor as marcas que apresentamos. 

Assim, será mais fácil abrir a sua mente para analisar algumas opções de segmentos de bom desempenho no mercado, independente de crise ou do montante disponível.

Afinal, não é o valor que se investe mas a forma como se conduz o empreendimento que vai dizer se você será ou não um empreendedor de destaque no seu ramo de atuação. Confira!

1. Quisto Corretora de Seguros

Voltada para o mercado de seguros, a Quisto é uma franquia de Belo Horizonte que está há quase 10 anos no ramo. Um dos grandes destaques da rede, em comparação com seus concorrentes, são os 100 serviços no catálogo que podem ser contratados pelos clientes. 

Dessa forma, é possível negociar seguros de saúde, vida, carro, pet, residencial, planos de saúde e odontológico, sem contar os serviços voltados para o setor financeiro, como consórcios. 

Além disso, graças ao sistema exclusivo utilizado pela Quisto, o franqueado pode gerar mais de 20 orçamentos diferentes. Dessa forma, o seu cliente pode escolher a seguradora que melhor atender as suas necessidades. 

Por fim, também vale a pena destacar as taxas de comissionamento oferecidas pela empresa. Dependendo do tipo de ativo negociado, o retorno financeiro pode ser até de 45%, um dos maiores do mercado. 

A revista Segs mostrou em uma matéria que a franquia Quisto possui uma forma de operação simples e uma infraestrutura enxuta, o que facilita a atuação dos seus franqueados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Separamos um infográfico a seguir para mostrar a você as vantagens de atuar no mercado de seguros. Veja. 

Infográfico "10 números sobre o mercado de seguros no Brasil".

2. Acquazero

A Acquazero é uma rede com origem no estado de São Paulo e que tem como objetivo fazer a limpeza de um carro com apenas 300 ml de água. Ou seja, consumindo mil vezes menos que os lava jatos tradicionais. 

Com base no trabalho sustentável e utilizando apenas produtos biodegradáveis, a empresa teve o seu “boom” durante a crise hídrica que atingiu o Brasil entre os anos de 2014 e 2016.

Assim, com a alta procura por serviços de qualidade e que não gastassem tanta água, a Acquazero ganhou destaque no mercado. Atualmente, ela é considerada a maior dentre as redes de franquias de estética automotiva do Brasil pela ABF.

Com o passar dos anos, a Acquazero foi aumentando o seu catálogo de serviços e hoje conta com diversas opções, como polimento, higienização interna, limpeza completa do ar-condicionado etc. 

Além disso, o franqueado pode realizar diversos trabalhos dentro da casa de seus clientes, como em sofás, colchões, carpete, tapete e estofado. Porém, essa modalidade só está disponível para quem optar pelo home office. 

Segundo Henrique Mol, presidente da marca, a Acquazero não só está presente em um mercado em ascensão, como também possui toda uma estrutura que propicia o seu crescimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

Para que você conheça um pouco mais sobre a Acquazero, separamos um vídeo sobre a marca abaixo. Confira!

3. PremiaPão

Com a franquia PremiaPão, é possível atuar com anúncios em sacos de pão, oferecendo espaço para a publicidade de empresas locais. A ideia é usar o espaço em um mídia prática e que alcança grandes públicos. 

Desse modo, um franqueado da PremiaPão pode atuar em casa, buscando parceria com pequenos e grandes negócios que desejam anunciar. Para isso, ele conta com toda estrutura e suporte. 

Isso porque, a marca oferece plano de carreira, apoio inicial, material de auxílio em vendas, suporte em marketing, plataforma para treinamentos e mais. Ainda, a franquia realiza a entrega gratuita dos sacos em padarias parceiras. 

No mercado desde 2015 e, atualmente, com mais de 15 mil anunciantes, a franquia trabalha com um produto sustentável. Todos os sacos são biodegradáveis e impressos com tintas atóxicas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 17 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 8 meses 

4. Monitorias

No mercado desde 2015, a franquia Monitorias é uma marca que reúne reforço escolar e aulas particulares em um sistema on-line. Sendo assim, para trabalhar com a franquia, o investidor não precisa manter um ponto comercial, podendo operar em home office. 

Além disso, para tornar todo o processo ainda mais prático, a franqueadora oferece acompanhamento antes da inauguração da unidade, treinamento baseado no know-how da marca e suporte periódico com capacitação. 

O público-alvo da franquia são crianças e adolescentes que buscam melhorar seu desempenho escolar. Logo, os acompanhamentos podem ser feitos para estudantes do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. 

Inclusive, a franquia conta com uma metodologia exclusiva, que trabalha o aprendizado por meio de um método rápido e intuitivo. Dessa forma, os alunos podem encontrar conteúdos adequados para a necessidade de cada um. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5.990,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: entre 5 e 7 meses

5. Yes! Cosmetics

Com uma linha exclusiva de produtos, a franquia Yes! Cosmetics é especializada em perfumes, produtos para cuidados pessoais e vários tipos de maquiagens, como bases, sombras, blush e afins. 

Aliás, a marca possui um catálogo com mais de 250 opções, sendo que 50% da linha é vegana e nenhum produto é testado em animais.

Desse modo, para se tornar um franqueado, é possível investir no modelo de loja física ou no quiosque. Mas em ambos os casos, as vendas podem ser feitas não só no local, como também pelo e-commerce ou venda direta. 

Além disso, pelo franchising, o processo de empreender se torna mais seguro. Isso porque, a Yes! Cosmetics oferece treinamentos para os franqueados, bem como suporte para divulgação da unidade, consultorias e manuais de apoio. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

6. Home Angels

Diante do cenário de pandemia, os cuidados com a saúde, principalmente dos idosos, devem ser redobradas. Dessa forma, podemos dizer que a Home Angels é um bom investimento. 

Afinal, a marca trabalha com cuidadores de diversas especialidades, todos treinados e preparados para enfrentar os mais variados desafios da profissão com qualidade e respeito ao próximo.  

Além disso, vale destacar que a Home Angels oferece serviços de cuidadores para adultos, crianças, acompanhamento psicológico, pós-cirúrgico e gestantes. Dessa forma, podemos considerar a franqueadora uma das maiores da América Latina. 

São mais de 160 franqueados espalhados por diversos estados brasileiros. Os valores de investimento variam de acordo com a quantidade de pessoas em sua cidade, proporcionando maior adequação à realidade vivida pelo franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil
  • Faturamento mensal médio: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: não informado

7. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, ainda é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

8. Exponencial Cursos

A Exponencial Cursos é uma franquia que tem o objetivo de transformar o futuro por meio da educação. Para isso, ela oferece cursos preparatórios para crianças e jovens, que focam nas profissões do novo mundo.

Os cursos englobam assuntos como robótica, programação, empreendedorismo, educação financeira, desenvolvimento de games, matemática digital e inglês. Assim, o investidor terá um negócio de destaque.

A rede é a única escola 4.0 do Brasil. Seu ensino é digital e interativo, além de inovador. O papel do franqueado é gerenciar sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 105 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 16 a 24 meses

9. #1 Lavanderia

De modo geral, a #1 Lavanderia oferece o serviço de lavagem profissional e passadoria por assinatura. A marca existe desde 2016 e conta com 26 unidades em todo o país.

Inclusive, a #1 Lavanderia é a única do Brasil que pratica a identificação das roupas por código de barras. Dessa forma, os serviços são oferecidos de forma simplificada, com baixo custo e poucos funcionários.

Neste sentido, o franqueado pode escolher entre três modelos de negócio presenciais, mas pode administrar a franquia à distância. Para abrir sua unidade, você vai contar com suporte da franqueadora para escolher o ponto comercial mais adequado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 26,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses

10. Achei no Pão

Antes de mais nada, o foco da franquia Achei no Pão é comercializar publicidade em sacos de pão personalizados. Assim, marcas locais anunciam nas embalagens que são entregues a panificadoras parceiras.

Dessa forma, o papel do franqueado é prospectar anunciantes, manter contato com eles e gerenciar os pedidos. Contudo, é a franqueadora que realiza a confecção dos sacos de pão com as publicidades.

Sendo assim, a marca, que existe desde 2014, oferece ao franqueado um modelo de negócio home based, sem necessidade de ponto físico. Além disso, a matriz oferece capacitação constante, incluindo a plataforma de ensino Universidade Achei no Pão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

11. Acqio

A Acqio é uma rede de franquias que oferece diversas soluções financeiras. A franquia tem entre seus produtos uma maquininha de cartão, crédito auto e home, crédito para lojistas, links para vendas online e redes sociais, e muito mais.

Os franqueados da Acqio têm todo o apoio para prospectarem na sua unidade. Dessa forma, você vai construir uma carteira de clientes para a oferta dos produtos.

Para cada cliente conquistado, o franqueado recebe uma comissão dos produtos vendidos. Ao mesmo tempo, recebe um percentual a cada transação. O modelo de negócio é home based, permitindo ao investidor trabalhar de casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses

12. Aprova Crédito

A Aprova Crédito trabalha no segmento de crédito e já está consolidada no mercado. A rede tem parcerias com as melhores instituições financeiras e, por isso, as soluções que oferece são bem variadas.

São serviços como empréstimos, portabilidade e refinanciamento, financiamentos, consórcios, capital de giro para empresas, maquininhas de cartão, seguros etc.

O papel do franqueado é o gerenciamento da unidade. Porém, você terá treinamento completo sobre como atuar e vender as soluções da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 18 meses

13. Beep

A franquia Beep é uma rede de lojas especializada em produtos de conectividade e conveniência. Assim, a marca abrange diversos itens, como smartphones, informáticas, aparelhos celulares etc.

Ou seja, na sua franquia, você vai vender produtos deste tipo. O catálogo da loja é bem variado, para conseguir atrair um número maior de clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

14. Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Assim que você se tornar um franqueado, a franqueadora vai desenvolver um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar essa loja virtual, para que as pessoas comprem nela. Não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

15. Bioflora

A Bioflora é uma rede de franquias que trabalha no segmento de cuidados com a saúde, com suplementos alimentares. Seu modelo de negócio é digital, então seu trabalho como franqueado será fazer o marketing do negócio e atrair as pessoas.

Também dá para fazer vendas pessoalmente, entregando para o cliente o que você estiver de estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12.490,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 7 meses

16. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness em toda a América Latina.

O seu modelo de negócio funciona de forma online e permite aos franqueados operarem suas unidades sem a necessidade de uma estrutura física.

Ao abrir sua unidade, você vai receber um site desenvolvido pela franqueadora. A rede oferece suporte completo para as vendas e divulgação do site.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

17. Camerite

A Camerite é uma rede de franquias que oferece soluções de monitoramento por inteligência artificial.

Assim, ela trabalha com uma plataforma e aplicativo para monitoramento. Dessa forma, os franqueados oferecem uma solução altamente tecnológica aos seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,3 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

18. Cappta: Programa Empreendedor

A franquia Cappta: Programa Empreendedor oferece uma oportunidade para o licenciado trabalhar de casa, sem ponto físico, com horários flexíveis e ganhos que variam de acordo com a performance.

Isso porque, o papel do empreendedor é realizar a prospecção de lojistas, oferecer as soluções de pagamento da Cappta e administrar a carteira de clientes.

O grande diferencial da marca é permitir que os lojistas parcelem as compras em até doze vezes para o cliente, mas recebam o valor à vista.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 199,00 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 2 meses

19. Chicken In House

A Chicken In House é uma franquia de Alimentação que existe desde 2015 e oferece um alimento amado pelos brasileiros: o frango frito. Mas a rede também conta com um cardápio variado, com outros pratos e bebidas.

Em 2016, a rede iniciou o processo de expansão por meio de franquias. Atualmente, a Chicken In House conta com 36 unidades em sete estados brasileiros.

Dessa forma, o franqueado pode escolher entre a loja física, o delivery ou ambos. Além de receber a receita secreta do frango frito crocante, o investidor conta com apoio na escolha do ponto, software de gestão e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 14 meses

20. Cuidare

A Cuidare é uma franquia de cuidadores de pessoas. Dessa forma, a rede atua oferecendo profissionais capacitados e especializados para prestarem auxílio aos pacientes no dia a dia.

Para investir, você pode escolher por ter um espaço físico ou atender no formato home office.

Hoje, a Cuidare busca investidores com perfil empreendedor, mas que valorizem o lado humano. Os franqueados atuam sempre em contato com a família das pessoas cuidadas, oferecendo feedback e conforto no processo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

21. eLav Lavanderia

A eLav é uma lavanderia no modelo de franchising, que já conta com mais de 60 unidades em 19 estados do país. De modo geral, o foco da rede é oferecer praticidade para quem quer roupas limpas, mas não tem tempo.

Assim, os clientes deixam as roupas na unidade e recebem as peças higienizadas, passadas e embaladas. Além do mais, os preços são acessíveis, a fim de atingir um público cada vez maior.

Para o franqueado, a rede também tem muitos benefícios. Por exemplo, a plataforma educacional de capacitação, treinamento e acesso a um aplicativo exclusivo.

Por fim, a sustentabilidade chama a atenção, já que a rede possibilita economia de água e energia em suas operações.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 59 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

22. Emagrecentro

A rede de franquias Emagrecentro tem o objetivo de ser a maior e melhor rede de emagrecimento, saúde e estética do Brasil.

Assim, a marca tem uma metodologia exclusiva e patenteada de emagrecimento pelo INPI, com quatro fases.

Para se tornar franqueado da Emagrecento é necessário ter iniciativa e carisma. Assim como afinidade com o empreendedorismo e interesse pelo segmento de estética e beleza.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 13 meses

23. Euromercantil

A Euromercantil é uma marca de serviços financeiros para empreendedores. Assim, a franqueadora conta com soluções como: máquinas de cartão, banco digital e cartão de crédito.

A marca surgiu em 1993, com o objetivo de alavancar empresas, micro empresários e profissionais liberais em início de expansão. Assim, as soluções financeiras são acessíveis.

Por sua vez, o franqueado pode atuar no formato home office, realizando a prospecção de empresários que precisem de soluções comerciais para os seus negócios. Além do mais, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

24. Exagerado Fried Chicken

A Exagerado Fried Chicken é uma rede de franquias de frango frito com o tempero e corte mais apreciado pelo brasileiro.

A marca tem como carro-chefe os combos de frango frito servidos em baldes e os hambúrgueres de frango.

Assim, o franqueado tem o papel de gerenciar o negócio. Para isso, terá suporte constante, inovação com produtos de alta demanda, diversos modelos de negócio e uma marca consolidada no país.

Advertisement
  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 14 meses

25. Fábrica de Placa

A Fábrica de Placa pode ser uma boa opção para quem quer atuar no segmento automotivo. A rede nada mais é do que uma fábrica e comércio de placas para veículos.

Dessa forma, uma franquia da marca produz e instala as placas padronizadas do Mercosul, exigidas para carros novos e usados adquiridos em todo o Brasil.

De modo geral, os franqueados podem ter uma unidade licenciada pelo Detran em até 30 dias. Além disso, a franqueadora oferece qualificação técnica para toda a equipe, suporte operacional e um departamento de marketing e comunicação interna.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 10 meses

26. Faculdade Multivix

A Faculdade Multivix  tem nota máxima no MEC e está entre as 12 maiores universidades do Brasil.

O negócio tem um modelo de operação totalmente à distância. Dessa forma, os alunos podem realizar tarefas como envio de trabalhos, emissão de boletos, download de materiais didáticos e verificar suas notas por um aplicativo.

Por sua vez, os franqueados recebem treinamentos semanais para ajudar na operação da marca. Além disso, contam com suporte acadêmico, financeiro, de marketing e comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 24 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

27. Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7.990,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: até 2 meses

28. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

29. GoNext Franquia

Os franqueado da GoNext podem oferecer ao mercado projetos de Governança Corporativa e Sucessão.

Para atuar com a rede, é importante que você seja um profissional liberal, advogado ou tenha vasta experiência comercial.

Adquirindo sua franquia, você terá o direito do uso da marca e know-how da metodologia exclusiva da rede. Além de treinamentos iniciais, presenciais e online.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 13,5 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

30. Grupo Vigivel

O Grupo Vigivel é uma rede de franquias no segmento de segurança eletrônica. Com ela, você vai oferecer o serviço de monitoramento de veículos, garantindo maior cuidado para pessoas físicas e os veículos de empresas.

Como franqueado, você terá suporte junto ao software, ao sistema e a equipe, para alcançar os melhores resultados possíveis com a sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

31. Homecare dos Óculos

A rede Homecare dos Óculos é uma franquia pioneira no processo de trabalho ótico domiciliar. Assim, ela idealizou o Sistema Optical Store Móvel, em que o franqueado tem um kit de armações e lentes, e leva-o até os seus clientes, para vender.

O perfil do franqueado da Homecare é de pessoas empreendedoras, com disponibilidade para acompanhar o negócio de perto.

Também é importante que você seja comunicativo, esteja disposto a aprender e a ser um líder.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

32. Kaz

A Kaz é uma franquia responsável por conectar empresários, que podem trocar produtos e serviços entre si de maneira fácil e rápida.

Assim, a rede oferece um sistema moderno de permuta online. Os franqueados ideais precisam ter um perfil comercial, experiência com vendas e capital para investimento mínimo.

Além disso, você precisa acreditar no empreendedorismo e no modelo de negócio da Kaz. Também é importante ter afinidade com a classe empresarial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 9 a 12 meses

33. Keep Charged

A Keep Charged é uma franquia que instala carregadores de celulares em restaurantes e outros locais.

Cada carregador possui um display para publicidade, e é assim que o franqueado lucra com o negócio.

Com ela, seu trabalho será prospectar anunciantes e pontos para os carregadores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

34. Lady Driver

A Lady Driver é um aplicativo de transporte feito por e para mulheres. O seu modelo de negócio não é uma franquia e sim um licenciamento. 

Dessa forma, como licenciado Lady Driver, você vai se tornar responsável pelo desenvolvimento da marca no mercado local.

Seu trabalho será de gestão e divulgação. Já as motoristas do aplicativo serão condutoras parceiras que você vai prospectar para o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 21 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 18 meses

35. Limpeza Com Zelo

A franquia Limpeza Com Zelo é uma rede que oferece serviços de limpeza e manutenção profissional. Ela segue os protocolos de limpeza mais rígidos e modernos que existem no mercado.

Ou seja, não há nada que os franqueados da rede não possam limpar. A franqueadora também oferece diversos suportes e canais para comunicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

36. Linked

A rede Linked é uma franquia de serviços de automação comercial. Assim, ela oferece uma plataforma para restaurantes e lanchonetes, que têm diversas soluções. Por exemplo, frente de caixa, aplicativo delivery, integração com iFood, Rappi etc.

Você poderá fazer a gestão do seu negócio em casa, por meio do home office. Sua responsabilidade será de prospecção e marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 1 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 8 meses

37. Maria Açaí

A Maria Açaí é uma açaiteria que tem um produto com concentração de açaí quatro vezes maior que os seus concorrentes, segundo a empresa.

Por isso, hoje são 100 unidades em diversos estados do Brasil. Como franqueado, você pode escolher entre quatro modelos de negócio, incluindo o delivery. Todos eles têm em comum o fato de contarem com uma operação simples, que demanda pouco espaço e colaboradores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 83 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

38. Mazze

A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, vai poder trabalhar com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

39. Mundo Toy

A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online.

Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque e sem precisar realizar as entregas.

Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

40. Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian é uma rede que atua em quiosques, oferecendo um mix de castanhas. Como amêndoas, amendoim, macadâmia, avelã, Castanha-do-Pará e outras. Todas são glaceadas de acordo com uma receita exclusiva da marca, que torna os produtos saborosos e com cheiro irresistível.

As franquias são quiosques instalados em locais de alto movimento, como shoppings. A franqueadora oferece suporte completo, desde a escolha do ponto até campanhas de publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

41. Omie

A Omie é uma plataforma de gestão na nuvem para empresas de todos os portes. Assim, ela integra em um só lugar vários elementos úteis para a gestão empresarial.

Como um Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros. Dessa forma, cabe ao franqueado realizar a prospecção de clientes e oferecer as soluções disponibilizadas pela marca.

Para isso, a franquia permite que o franqueado atue em um escritório, sem a necessidade de projeto arquitetônico. Além do mais, você vai receber consultoria de campo especializada e capacitação contínua à distância.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

42. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

43. Orgânica – Franquia Digital

A Orgânica é uma rede especialista em produtos de beleza naturais e, agora, tem uma franquia exclusivamente digital.

Com o negócio, você vai oferecer vários cosméticos orgânicos. Por exemplo, fragrâncias, produtos para banho, cabelos, home SPA, itens skin care e mais.

O negócio online é simples. Você terá uma loja online, e vai divulgar esse site para que as pessoas comprem nele. A franqueadora vai realizar as entregas direto para o cliente, para que você não tenha que se preocupar com a logística.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

44. PanMinas

A PanMinas é uma franquia on-line que oferece um amplo catálogo de utensílios domésticos. Os consumidores podem comprar por meio do site do franqueado.

O catálogo da rede oferece produtos voltados para o dia a dia da casa, que são entregues pela franqueadora.

Para o franqueado, é uma forma de investir pouco em um negócio e ter também um baixo custo de manutenção do empreendimento. Isso já que a franquia é home office e não requer estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 500,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 6.999,00
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

45. Pede.ai

O Pede.ai é um aplicativo de delivery específico para médias e pequenas cidades. Assim, ele não é especificamente uma franquia, mas um serviço de licenciamento.

Dessa forma, os licenciados investem e ficam responsáveis por desenvolver a marca em suas cidades. O trabalho é home based, podendo ser feito de qualquer lugar.

O aplicativo pode atuar na entrega de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops, gift cards e muito mais.

Mas o licenciado, em si, não precisa fazer o delivery. Você será responsável apenas por fazer a ponte entre a marca e os comerciantes locais, bem como gestão dos clientes e divulgação local da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

46. Pit Stop

A Pit Stop é uma rede que busca vender bebidas, sobretudo cerveja, de um jeito inovador. Assim, os consumidores podem pedir as bebidas por aplicativos de delivery, ou irem até um dos containers da marca.

Assim, nas unidades Pit Stop, os consumidores encontram produtos da Ambev e outros bebidas complementares ao momento de lazer.

De modo geral, o franqueado é responsável pelo gerenciamento operacional da unidade e todas as atividades contempladas na operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 16 meses

47. Ponto TV Publicidade

A Ponto TV Publicidade é uma rede de mídia indoor. Ou seja, divulga publicidade em ambientes fechados onde há grande concentração ou fluxo de pessoas, como lotéricas, cartórios, academias, hospitais, shoppings, farmácias, restaurantes.

Sua forma de atuação pode ser 100% remota, sem necessidade de um ponto comercial. Você será responsável pela prospecção de novos pontos e anunciantes, e pela instalação das televisões para publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

48. Postal BR

A Postal BR é uma marca que realiza transporte e entrega de encomendas. Assim, a rede se destaca por valores de frete baixo sem limitação de peso e medidas, com segurança e garantia de prazo de entrega 100% rastreável. 

A marca surgiu em 2017 e já conta com 100 unidades operacionais localizadas estrategicamente para movimentar cargas em todo o Brasil. Além do mais, ela conta com um aplicativo para realizar as operações.

Assim, cabe ao franqueado ser o gestor operacional e comercial, e organizar as entregas. Tudo isso será feito com suporte e treinamento por parte da franqueadora.                                  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

49. Primeiro Mundo Registros de Marcas

A Primeiro Mundo Registro de Marcas atua no registro de marcas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Atualmente, a marca atua no Brasil e no exterior e oferece a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do seu produto, serviço ou invenção, acompanhando todas as fases do processo de registro junto ao INPI.

Como franqueado, você vai poder trabalhar no modelo home office, de onde quiser, atendendo inclusive clientes de outros países.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 16 meses

50. Prospecta Obras

A Prospecta Obras é um sistema que conecta profissionais da área de construção a obras que estão em andamento ou ainda vão começar. Para ter acesso a esses dados, os clientes pagam um valor mensal.

Por sua vez, os franqueados têm acesso a um modelo de negócio home based. Assim, seu trabalho é prospectar clientes e apresentar a eles a plataforma e os planos de assinatura.

Além disso, a franquia tem baixo custo de manutenção e amplo público-alvo. A franqueadora ensina como usar o sistema e oferece suporte em outras áreas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

51. QCarreira

A rede QCarreira surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal. Para isso, a marca desenvolveu um aplicativo e uma metodologia próprios.

Assim, os clientes passam por um programa que identifica os potenciais de cada um e apresenta opções de carreiras que combinam com o perfil.

A franquia QCarreira permite ao franqueado trabalhar de casa, com atendimento online. Para atuar, você vai receber treinamento completo da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

52. Qualifica Cursos

A Qualifica Cursos faz parte de uma rede com mais de 20 anos de atuação no ramo da Educação Superior. Ela atua com cursos profissionalizantes, pós-graduação, preparatórios, graduações e muito mais.

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma online. Dessa maneira, o franqueado pode se tornar diretor de uma universidade online.

Para isso, você vai passar por qualificações recorrentes, contar com software de gestão comercial, pedagógica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

53. RapChef

A RapChef é uma rede de delivery de comida saudável e congelada. Dessa forma, os consumidores recebem refeições pré-prontas, com alto valor nutricional e porções ideais para quem se preocupa com a saúde.

Mas caso queira investir, o franqueado pode ficar tranquilo, pois não precisará cozinhar. O que você vai fazer é adquirir as refeições de um dos fornecedores homologados e realizar as entregas via delivery.

Caso prefira, o franqueado também pode ter um espaço físico para vender as refeições. De todo modo, você vai receber apoio da marca para aprender sobre a operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

54. iGUi Tratabem

A iGUi Tratabem é a primeira franquia do Brasil especializada no tratamento, assistência técnica, limpeza, manutenção e venda de produtos e acessórios para todos os tipos de piscinas.

Assim, o franqueado pode atender presencialmente em uma loja padronizada ou optar pelo modelo home office. Além disso, você vai contar com suportes, consultoria de campo, treinamentos e material para divulgação da rede.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 68 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

55. Reiback

A Reiback Franquias é uma rede de Multi Produtos. Assim, você vai poder atuar em quatro segmentos, para um retorno rápido e recorrente. São Seguros, Consórcio, Crédito Consignado e sistemas de Energia Solar.

Seu trabalho como franqueado será de divulgação da unidade e a busca por clientes para comporem sua carteira de usuários. Você terá todo o treinamento e suporte necessários para atuar, oferecido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

56. SMARTblocks Robótica

A SMARTblocks Robótica tem como missão usar a Robótica Pedagógica como ferramenta de ensino e aprendizagem. Por isso, o que você vai oferecer são aulas para crianças e adolescentes, pensando na formação pessoal e profissional dos seus alunos.

O perfil de franqueado procurado pela franqueadora é de pessoas para fazerem a prospecção das escolas na região.

Tudo será feito por meio da metodologia e material exclusivos da marca SMARTblocks. Como franqueado, você vai contar com suporte e treinamento completos para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 27 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

57. SmartComm

A rede SmartComm é a primeira franquia brasileira especializada na comunicação inteligente. O que ela oferece são soluções para o envio de mensagens por SMS, pop-up, WhatsApp etc. Assim, as empresas que contratarem seus serviços poderão manter contato próximo com seus clientes.

Como franqueado, você terá diversos suportes, com transferência de know-how e acompanhamento permanente. Além disso, irá receber modelos de apresentação e proposta comercial, para facilitar suas vendas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5,6 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 10 meses

58. Sorridents

A Sorridents é uma franquia odontológica, sendo uma das maiores e mais respeitadas do Brasil neste ramo.

O modelo de negócio da Sorridents engloba diversos diferenciais, como usar a tecnologia a seu favor, call center, sistemas próprios, agendamento online e inteligência de mercado.

Para ser um franqueado, é importante para a marca que você seja um profissional do segmento e tenha vontade de empreender na área de saúde.

  • Investimento inicial: a partir de  R$ 45 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 28 a 36 meses

59. Spa Nature

A Spa Nature é uma franquia de estética corporal com um amplo catálogo de serviços para o cliente.

Na sua unidade, você vai oferecer os serviços de bronzeamento natural e a jato.

Além desses, você vai poder agregar outros serviços de estética e beleza, com marcas de produtos próprios.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

60. StartupWin

A rede de franquias StartupWin é um negócio diferente. Para atuar nele, você vai escolher até duas marcas que a rede tem em seu portfólio, e então vai vender os produtos e serviços delas.

Você vai poder trabalhar, por exemplo, com telemedicina, transporte de passageiros e serviço de entregas, marketing e mais.

A franqueadora oferece acesso à Universidade Corporativa Win, onde o franqueado recebe todo o treinamento para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 8 meses

61. Timol

A Timol atua no ramo de produção e comercialização de produtos magnéticos, ligados ao tratamento de água.

O perfil de franqueados é de pessoas com vontade de aprender e se desenvolver profissional e financeiramente. Assim, o investidor vai trabalhar na revenda de produtos magnéticos, usando das redes sociais, de porta a porta ou por indicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

62. Tiro Rápido

A Tiro Rápido é uma rede de franquias com um modelo de negócio de Clube de Tiro e Loja de Armas.

A rede foi criada com os mais altos padrões. Assim, oferece aos seus clientes serviços de alta qualidade e com preços acessíveis.

Sua operação é simples, informatizada e eficiente. O franqueado também será acompanhado e assessorado pela franqueadora, para ter os melhores resultados possíveis com a unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

63. Top English

A Top English é uma franquia de ensino com metodologia completamente focada na conversação, desde a primeira aula. Assim, a gramática é assimilada de forma extremamente objetiva, eficiente e prática.

O curso pode ser presencial, com aulas em casa ou no trabalho, e também de forma online com um professor ao vivo.

O modelo de negócio tem uma estrutura organizacional com três figuras: o franqueador, o master franqueado e o professor (franqueado regional). O franqueador tem o papel de dono da marca; o master franqueado terá o direito de subfranquear seu território; e o franqueado regional é o professor de inglês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

64. Twice

A Twice é uma franquia de Ensino Bilíngue. Ela atua se integrando às escolas privadas de maneira rápida e eficaz, e então dando aulas de diversas disciplinas em inglês. Os alunos passam, por exemplo, a aprender Geografia em português e em inglês.

O modelo de negócio é no formato home based. Assim, o franqueado tem a autonomia para comercializar e integrar o sistema da Twice nas escolas da região de atuação.

Você será o responsável por administrar o relacionamento entre o Twice e a escola parceira. Tudo com o auxílio do know-how e experiência da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 33,7 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35,5 mil
  • Prazo de retorno: não informado

65. UniAteneu

A UniAteneu é uma instituição de ensino superior que trabalha por meio de parcerias institucionais. Ela oferece cursos de graduação, técnicos, pós-graduação e mais.

O perfil de franqueado procurado pela UniAteneu é de pessoas que já tenham experiência no segmento educacional.

A franqueadora destaca que a participação e dedicação do franqueado na condução do negócio é essencial, e aumenta significativamente os resultados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

66. Upvet Franchising

A Upvet é uma rede de farmácias de manipulação voltada para o público pet. Dessa forma, a franquia é especialista na manipulação veterinária nos setores alopático e homeopático, e atende gatos, cães, aves, cavalos e zoo.

Ela possibilita a abertura de um negócio próprio sem a necessidade de ter experiência no segmento.

Para ser franqueado, a rede procura alguém com formação acadêmica superior em qualquer área, com espírito empreendedor, persistente e determinado. Como franqueado, você receberá todo o suporte para operar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

67. Visão Total Vistoria

A Visão Total Vistoria é uma rede de franquias que oferece o serviço de verificação de veículos. Assim, você vai identificar detalhes que precisam de ajustes e se o funcionamento geral do veículo está em boas condições.

Para ser um franqueado da Visão Total Vistoria é necessário investir em um espaço físico. Porém, alguns atendimentos podem funcionar por delivery, oferecendo praticidade e conforto para os clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

68. Wizard By Pearson

A Wizard By Pearson é uma rede de franquias considerada uma das maiores no mercado de ensino de idiomas no mundo. Ela tem unidades no Brasil, Costa Rica, Estados Unidos, Japão e Paraguai.

São oito idiomas no portfólio: português para estrangeiros, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês e chinês.

A franqueadora vai oferecer todo o suporte necessário para que os melhores resultados possam ser alcançados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 14 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

69. X Costela e Cia

A X Costela & Cia está no ramo de gastronomia há 43 anos. Seu cardápio tem como estrela principal a carne desfiada nos sanduíches.

Os atendimentos são feitos de forma presencial, delivery e pelo aplicativo do iFood. Além disso, as unidades são de fácil operação e administração.

O perfil ideal para trabalhar com a X Costela & Cia é de pessoas dedicadas. A franqueadora irá enviar todos os insumos prontos, processados e embalados um a um. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

70. Rede Vistorias

Vemos um profissional sentado à mesa; sobre ela temos um tablet, caderno, esquadro e capacete de proteção para construção civil (imagem ilustrativa). Texto: qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro.
A Rede de Vistorias é uma das marcas com baixo investimento e boas possibilidades de retorno financeiro.

Para compor a lista com a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro, separamos uma oportunidade diferente.

Neste caso, atuando em um segmento mais voltado para serviços gerais, a Rede Vistorias é uma marca que busca entregar diversos tipos de vistorias relacionadas ao setor imobiliário. 

Dessa forma, devido ao sucesso do seu modelo de franquia, logo a demanda aumentou obrigando a marca a se expandir por meio das franquias.

Assim, com base na experiência da empresa no mercado de imóveis residenciais ou empresariais, a Rede Vistorias se tornou um dos grandes destaques do mercado. 

Uma das pioneiras nesse tipo de empreendimento, a marca oferece manuais, treinamentos e suportes para seus franqueados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 42 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 7 e 9 meses

71. Kumon

Voltada para o mercado de educação e se preparando para o “novo normal”, a franquia Kumon pode ser uma boa opção para quem busca um investimento com boas perspectivas para o futuro. 

Além de contar com diversos materiais didáticos exclusivos, a marca possui suporte completo e oferece treinamentos para ensinar o método de ensino que a tornou uma referência no mercado. 

Não à toa, a Kumon já atendeu mais de 180 mil alunos no Brasil e é considerada a 7ª maior rede do país pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Atualmente, são mais de 1,5 mil unidades espalhadas em todos os estados e em 550 cidades, aproximadamente.

O grande diferencial da empresa é permitir que seus alunos possam desenvolver habilidades que irão lhe auxiliar a enfrentar diversos desafios ao longo da vida.

Apesar de ser uma empresa especializada no ensino da matemática e da lógica, também são oferecidos cursos de Português, Inglês e Japonês. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

72. SMS Digital

Diante do novo cenário, trabalhar com a comunicação digital se tornou ainda mais importante. Se antes as empresas tinham prazo para se adequar as mudanças que estavam surgindo, hoje elas precisam estar nesse mercado para serem vistas. 

Afinal, com o isolamento social e um menor número de pessoas circulando pelas cidades, é preciso conseguir maneiras alternativas de divulgar o seu trabalho. É aí que entra a SMS Digital, uma marca especializada em comunicação digital/móvel no Brasil. 

Dessa forma, conectando pessoas e empresas, a marca trabalha com um sistema de disparo de mensagens em massa. Assim, com apenas um clique, o seu cliente consegue ter mais uma forma de manter contato com os antigos, atuais e futuros consumidores. 

Até o momento, são mais de 150 unidades espalhadas pelo Brasil, aproximadamente 8 mil pessoas atendidas e um lucro que pode chegar a 100%, dependendo da venda que for feita pelo franqueado. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

73. Fábrica de Bolo

Para descobrirmos qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro, é necessário navegarmos por diversos segmentos. E agora, falando do setor alimentício, um bom empreendimento pode ser a Fábrica do Bolo. 

Criada em 2008, a empresa surgiu com base nas receitas de Dona Alzira Ramos. Uma cozinheira com mais de 70 anos e que viu nos bolos uma chance de superar uma perda familiar e se reerguer economicamente. 

Assim, ela passou a se dedicar a fabricação de bolos caseiros. No começo, foram lançados cinco sabores. Porém, devido ao sucesso da receita, não demorou para a marca aumentar o catálogo e o seu número de vendas. 

Atualmente, são mais de 300 mil bolos vendidos por mês. Dessa forma, para se tornar um franqueado da Fábrica de Bolo, é necessário ser dedicado ao empreendimento, ter facilidade para lidar com pessoas e afinidade com o setor alimentício. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 55 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 16 e 24 meses

74. Sem Aperto

Considerada por muitos a pioneira no Brasil quando se trata de Fintechs, empresas que unem tecnologia com financeiro, a Sem Aperto surgiu no mercado com o objetivo de oferecer uma nova forma de trabalhar com cartão de crédito, seja pessoa física ou jurídica. 

Assim, a empresa trabalha para que seus clientes possam fazer diversos parcelamentos, como de cartão de crédito, multas, IPVA e outras cobranças. Porém, uma das grandes vantagens da marca são suas taxas mais atrativas do que os demais sistemas. 

Com base na sua consolidação no mercado, a Sem Aperto preza pelo bom atendimento dos seus parceiros, oferece treinamentos e suportes diferenciados para os franqueados e, por fim, é reconhecida pela qualidade dos serviços prestados.  

Com mais de cinco anos de atuação, outra forma de obter retorno financeiro são as maquininhas de cartão para os microempreendedores. Além disso, existe o sistema de empréstimo em que o cliente paga a dívida após vender todas as suas mercadorias adquiridas devido ao empréstimo. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 8 meses

Cuidados na hora de abrir uma franquia com pouco dinheiro 

Ao fazer um investimento, seja ele com qualquer valor, é sempre importante tomar certos cuidados para que o processo seja seguro. 

Para começar, não se esqueça de se organizar financeiramente. Além de realizar os pagamentos iniciais, você precisa contar com uma reserva suficiente para se manter nos primeiros meses. 

Isso porque, um negócio pode demorar um tempo para começar a dar retorno. Assim, é fundamental não estar despreparado, caso um imprevisto aconteça. 

Da mesma forma, como já pontuamos ao longo do texto, não deixe de pesquisar sobre a marca e conhecê-la a fundo. Sua unidade terá sucesso se estiver ligada a uma empresa de credibilidade e que oferece os suportes adequados. 

Ao mesmo tempo, não se esqueça de que a sua dedicação é parte fundamental para o crescimento da unidade. Logo, não deixe de se preparar, prestar atenção aos treinamentos e tirar dúvidas com a franqueadora. 

E claro, durante a operação, mantenha-se focado nos seus objetivos e busque sempre aperfeiçoar suas habilidades para entregar o seu melhor. 

Opções úteis para quem quer abrir uma franquia com pouco dinheiro 

Ao longo do texto, você pôde perceber que existem muitas franquias baratas para quem quer empreender sem precisar gastar muito. 

Mesmo com tanta variedade e valores em conta, é normal que algumas pessoas tenham algum receio de investir devido a questões financeiras. Por isso, separamos a seguir algumas dicas que podem ajudar nessa etapa. 

Procure um sócio 

Uma alternativa para abrir um negócio com pouco dinheiro e mais estabilidade é encontrar um sócio para o negócio. Isso porque, um sócio irá lhe ajudar financeiramente e será um parceiro ao longo da operação. 

Desse modo, você pode procurar uma pessoa de confiança, seja um familiar ou amigo. Mas claro, alguém que esteja alinhado com os seus objetivos e que também se identifique com o negócio proposto. 

Em seguida, é preciso combinar e regulamentar a participação de ambos, desde o quanto cada um irá investir, até as responsabilidades e funções previstas para o momento de funcionamento da unidade. 

Encontre um bom financiamento 

Já para quem deseja empreender sozinho, uma alternativa é o financiamento. Com ele, você pode encontrar opções de crédito ideais e que vão ajudar você a adquirir a franquia e se manter estável. 

Inclusive, há muitas instituições financeiras no mercado que oferecem serviços como esse. Logo, você terá um catálogo amplo de opções para analisar. 

No entanto, é sempre importante ressaltar que você deve prezar pela sua segurança, portanto, avalie tudo com o máximo de cuidado. Ainda, só solicite o serviço se for viável e se isso não for lhe prejudicar em algum momento. 

Dependendo da sua situação financeira, um financiamento pode ser arriscado. Por isso, coloque todos os valores de forma organizada em uma planilha, faça contas, planejamentos e procure entender se essa será ou não uma boa opção para o seu caso. 

Agora que você sabe qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro, o que acha de aprender mais sobre o franchising? Continue em nosso blog e confira o post: O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?

Se preferir, você pode contar com a ajuda de nossos profissionais em uma consultoria gratuita. Assim, é possível ter o acompanhamento certo para escolher a franquia ideal. Acesse henriquemol.com.br

*Informações publicadas em Setembro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement