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Qual a vantagem de ter uma franquia? Resposta definitiva para convencer você

Sumário

Qual a vantagem de ter uma franquia? Neste texto, você vai conhecer algumas delas e entender se vale a pena ou não abrir uma.

Em 2022, as informações divulgadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostraram que o segmento de franquias teve um crescimento de 14,3% na receita em comparação com o ano anterior. Dessa forma, alcançando um faturamento acumulado de R$ 211,4 bilhões.

Logo, essa é uma das principais vantagens de ter uma franquia. Além disso, o sistema de franchising oferece compartilhamento de conhecimento com os investidores.

Portanto, você pode abrir o próprio negócio, com uma equipe de especialistas prontos para auxiliar em inúmeros aspectos. Continue a leitura!

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Afinal, qual a grande vantagem de ter uma franquia?

Existem muitas vantagens em adquirir uma franquia, como modelo de negócio previamente definido e maior segurança para o empreendedor. Assim, o modelo de negócio oferecido já tem tudo pensado e está pronto para ser executado. 

Mas além disso, esse modelo foi testado e aprovado por meio de toda a experiência da franquia para criar o melhor projeto no segmento.

Isso significa que a franquia adaptou diversas vezes esse formato, testou, analisou e melhorou até chegar em um negócio que oferece resultados. 

Desse modo, o modelo está pronto para ser executado por franqueados em diferentes mercados. Essa experiência também é adquirida por meio da vivência de outros franqueados do negócio.

Sendo assim, a franqueadora tem o trabalho de sempre estar atualizada, adaptando e melhorando os seus processos, produtos e serviços. Além de pesquisar novas tecnologias e práticas para se manter atualizada no mercado e oferecer diferenciais para se destacar no segmento. 

Então, esses pontos também fazem parte da padronização das franquias, levando a qualidade e boas práticas para todas as unidades franqueadas. Já a padronização está ligada a outra grande vantagem das franquias, como os treinamentos, suportes e transferência de know-how. 

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Assim, o empreendedor terá as informações para tocar o seu negócio e fazer um plano de ação para ser seguido. Nesse sentido, as franquias se tornam um investimento ainda mais seguro para quem quer ter um negócio próprio.

Isso significa que o franqueado terá um empreendimento com os benefícios de pesquisa, análise de dados e mercado, definição de público-alvo e modelo de negócio desenvolvidos pela franqueadora. 

Outras vantagens de investir em uma franquia

Além do plano de negócio pronto, existem outras vantagens de ter uma franquia. Entre elas, por exemplo, o acesso ao suporte, reconhecimento da marca e experiência de outros franqueados.

Do mesmo modo, existem diversos tipos de redes de franquias. Assim, você pode escolher entre um negócio de Quiosque, Loja Física, On-line etc. Agora, saiba qual a vantagem de ter uma franquia. Leia abaixo!

Suporte da franqueadora

O suporte da franqueadora é uma das vantagens mais conhecidas do mercado de franquias. Desse modo, o empreendedor terá o seu próprio negócio e o suporte de uma equipe altamente capacitada para ajudar em várias questões importantes. 

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Além disso, engloba diversas fases do negócio, desde o planejamento inicial até as operações do dia a dia. Primeiramente, o suporte pré-operacional está ligado à ajuda antes do começo das operações. 

Dessa forma, apoiam na identificação do melhor ponto, pesquisa do mercado local, padronização do espaço, entre outros. Então, é possível decidir a localização ideal para o negócio. 

Além de considerar diversos fatores, como público-alvo, idade, gênero, poder de compra, etc. A marca também presta auxílio para a padronização do espaço, com projeto arquitetônico da construção. Outro ponto que passa pelo suporte é a delimitação do perfil de franqueado esperado.

Logo, a franqueadora aponta quais as características desejadas para conseguir manter a uniformização do negócio. Com habilidades essenciais que ajudam no padrão de qualidade do produto ou serviço e atendimento ao consumidor. Além da atuação dos funcionários e colaboradores alinhados com as práticas da marca.

O treinamento também faz parte do suporte da franqueadora, processo essencial para manter os padrões da rede. Nesse sentido, engloba cursos de capacitação, palestras, materiais para estudo etc. 

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Há também o apoio jurídico e administrativo que beneficia a gestão da unidade no geral. Portanto, estende-se para diversos momentos, como: tirar o CNPJ, registrar a empresa, inscrição na Receita Federal e mais. O que também auxilia em questões de recursos humanos, como na elaboração de contratos, rescisões e pagamentos de tributos.

Reconhecimento da marca

O reconhecimento da marca é outra grande vantagem de ter uma franquia. Tanto para uma maior segurança do negócio, como uma propaganda para o público, que já conhece os padrões da empresa. 

Assim, garante uma boa divulgação da unidade por meio de publicidade e marketing. O que potencializa o sucesso e o faturamento do negócio.

Esse reconhecimento pode ser apresentado de diversas formas, como a padronização do espaço alinhado com a identidade visual da marca.

Do mesmo modo, com nas peças de marketing, com as melhores estratégias tanto para conquistar novos clientes quanto para fidelizar os atuais. O reconhecimento da marca também traz consigo a qualidade do negócio e consequentemente maior segurança para os empreendedores.

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Isso porque, uma boa marca se destaca no suporte oferecido pela franqueadora, que apresenta resultados satisfatórios das unidades. Portanto, o empreendedor terá suas deficiências sanadas pela franqueadora em operações administrativas e financeiras.

Afinal, obter o reconhecimento no mercado costuma levar bastante tempo e dedicação para que a empresa se torne referência. Além de incluir diversos erros, adaptações e pesquisas. Ou seja, o reconhecimento da marca oferece uma grande vantagem para os franqueados que desejam atuar em uma franquia de renome. 

Experiência de outros franqueados

Como já citado, o know-how acumulado da franquia também vem da experiência de outros franqueados em diferentes mercados. Ou seja, a franqueadora está sempre se atualizando e obtendo dados cada vez mais robustos para pautar as suas estratégias e ações.

Assim, a experiência de outros franqueados agregam ao suporte das franqueadoras e servem como uma fórmula para um negócio de sucesso.

Esse ponto adiciona ainda mais segurança ao negócio e a imagem passada pela franquia. Além disso, o investidor interessado pode contatar franqueados e ex-franqueados de até 12 meses da franquia.

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Essa é uma exigência prevista pela Lei de Franquias e ajuda o empreendedor a entender a visão de outros franqueados sobre suas experiências com a marca. Desse modo, ele pode entender os desafios do negócio, a relação com a franqueadora, os suportes oferecidos, entre outras questões.

Toda essa experiência vem por meio de diversos franqueados atuando em diferentes mercados locais. Isso gera diversas informações necessárias para melhorar de forma contínua a franquia e a marca no geral.

Assim, a franquia está preparada para diversas questões e situações já vividas por outros franqueados. O que auxilia no desenvolvimento de novas tecnologias, práticas e estratégias para manter o negócio atualizado. Além de manter os seus diferenciais e se destacar no mercado, expandindo o negócio e mantendo os padrões de qualidade.

Fornecedores definidos

Outro grande diferencial é ter fornecedores definidos para o negócio, feitos pela longa experiência e atuação da marca no mercado. Na própria Lei de Franquias é previsto que o franqueado deve ter informações quanto à obrigação de adquirir qualquer bem. 

Ou seja, serão aceitos apenas fornecedores indicados e aprovados pelo franqueador. O que inclui também a relação completa desses fornecedores. Desse modo, o franqueado já terá uma rede bem definida e aprovada de fornecedores que oferecem os padrões de qualidade da marca.

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Logo, os fornecedores e a relação com eles pode depender de franquia para franquia. Porém, todo esse processo deve estar explicitado e detalhado na Circular Oferta de Franquias. 

A parceria com fornecedores também auxilia em aplicar preços mais competitivos nos produtos ou serviços da unidade. Nesse sentido, o franqueado irá começar com vantagens no seu negócio e uma boa competitividade no mercado.

Mas outro benefício é a possibilidade de compra em escala, que gera vantagens para toda a rede. Assim, a própria franqueadora negocia os valores e realiza o contrato de homologação. O que oferece um maior poder de negociação com esses fornecedores. 

Existem franquias que optam pela própria central de fornecimento. Logo, o franqueado faz o pedido e a franqueadora sabe os dados das compras. O que auxilia na fiscalização dos fluxos de vendas, por exemplo.

Padronização do negócio

A padronização do negócio do mercado de franquias tem o objetivo de garantir a qualidade oferecida pela empresa. Desse modo, existem regras para disponibilizar para os clientes todos os elementos que compõem a marca.

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Ou seja, a padronização é essencial para garantir ao público consumidor encontrar os mesmos elementos, produtos, serviços, valores e atendimento da marca.

Isso em todas as unidades franqueadas, facilitando também o reconhecimento da rede e alcance da expectativa dos clientes. Portanto, o franqueado terá uma estrutura bem definida, uma marca reconhecida, tecnologias, processos consolidados e prontos para serem aplicados.

Esse fator facilita o sucesso da unidade e deve ser seguido rigorosamente pelo franqueado. Por esse motivo, a franqueadora tem treinamentos e suporte para que os franqueados possam obter a melhor performance com sua unidade. Além de ter um padrão de identidade visual que impacta positivamente e atrai novos clientes. 

Franquias lucrativas para investir

Explore oportunidades de investimento nas franquias lucrativas. Isso porque, como você viu até aqui, se trata de um setor dinâmico que pode oferecer bons caminhos para o seu sucesso financeiro.

Nesse cenário em constante evolução, a escolha da franquia certa desempenha um papel importante. Empresas consolidadas continuam a ser opções seguras e proporcionar estabilidade e reconhecimento global.

Então, se a sua busca por inovação é prioridade, na lista que preparamos há oportunidades em setores em aquecidos. Assim, anote as marcas que combinam com o seu perfil investidor e analise tudo sobre o modelo de negócio. Acompanhe!

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Como escolher a franquia certa para abrir?

Na busca da resposta sobre qual a vantagem de ter uma franquia, você pode realizar uma análise do mercado. Para isso, identifique setores em ascensão e alinhados aos seus interesses.

Depois, avalie o histórico de sucesso das marcas, observe o desempenho financeiro e a reputação. Após, pesquise a fundo as condições contratuais e os suportes oferecidos pela franqueadora.

Além disso, estude o perfil do público-alvo e a concorrência local. Essa abordagem estratégica proporcionará percepções valiosas na escolha da franquia que melhor se alinha aos seus objetivos e ao mercado atual. Converse com a franqueadora, pois ela tem experiência de mercado e poderá lhe ajudar com essa etapa.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Passo a passo para começar a sua franquia

Primeiramente, entre em contato com a marca desejada, estabeleça um canal direto de comunicação. Em seguida, conduza uma análise detalhada do negócio, identifique oportunidades e desafios.

Avaliar a Circular de Oferta de Franquia (COF) é essencial para compreender os termos contratuais e expectativas. Na sequência, planejar finanças é um próximo passo crítico.

Dessa forma, assegure que o investimento seja sustentável. Ao negociar com a franqueadora, alinhe expectativas e esclareça dúvidas. Por fim, concretize o investimento, com o início de uma jornada promissora no empreendedorismo.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu qual a vantagem de ter uma franquia. Ainda conferiu, dicas estratégicas e opções de marcas para investir. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e lucre.

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