Qual negócio montar em uma cidade pequena? Escolha sem errar!

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Imagem de uma pequena cidade de interior. Imagem ilustrativa texto qual negócio montar em uma cidade pequena.
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Para quem deseja saber qual negócio montar em uma cidade pequena, é preciso antes de mais nada avaliar os diversos modelos de negócios que possam se adaptar bem a estas regiões. Aqui trazemos algumas dicas para você fazer esta escolha de forma consciente.

De acordo com a consultoria IPC Marketing, o consumo destas cidades pequenas aumentou em 23% entre 2015 e 2020, contra um aumento de 15% nas 50 maiores cidades do Brasil. Assim, estas cidades com até 50 mil habitantes tem se tornado bons mercados para se investir.

Contudo, o empreendedor precisa avaliar diversos aspectos antes de investir no próprio negócio, como mostraremos aqui para você!

Como escolher melhor negócio para montar?

Uma necessidade quando se pensa em como empreender em cidades pequenas é saber escolher bem com qual tipo de negócio vai trabalhar.

Sendo assim, o empreendedor precisa analisar bem o seu próprio perfil para buscar modelos de negócios que sejam compatíveis com suas próprias características.

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Nesse sentido, não adianta uma pessoa mais introspectiva buscar franquias de vendas diretas. Ela terá mais dificuldades para o trabalho, o que pode impactar no desempenho do negócio.

Da mesma forma, para um empreendedor comunicativo, uma opção de modelo de negócio ideal é no setor vendas de produtos ou serviços; seja pela internet ou pessoalmente.

Com um negócio adaptado ao seu próprio perfil, o empreendedor tem mais chances de sucesso e terá mais prazer em trabalhar com aquilo que escolher.

Do mesmo modo, ele precisa avaliar se o segmento de mercado com o qual quer trabalhar é o ideal para o seu perfil. É bem mais complicado um homem trabalhar com uma franquia de roupas femininas sem que tenha experiências anteriores.

Além do mais, deve-se analisar o potencial da região para aquele mercado. O empreendedor precisa estudar a concorrência assim como o público em potencial que aquela região possui para saber se o seu negócio pode funcionar bem ali.

Dessa forma, ele poderá fazer um investimento certeiro e aproveitar os espaços que o mercado da região oferece, conseguindo assim, angariar mais clientes em pouco tempo.

Imagem de uma mulher escolhendo roupas em uma arara. Imagem ilustrativa texto qual negócio montar em cidade pequena.
O empreendedor deve escolher bem que tipo de negócio investir em cidades menores.

Como muitas cidades pequenas ainda contam com pouca concorrência em certos nichos de mercado, o empreendedor pode analisar este setores e investir em um negócio para utilizar esta lacuna.

E uma forma de aproveitar esta oportunidade é por meio de uma franquia, modelo de negócio sobre o qual falaremos agora.

Franquia é opção de negócio para lucrar

Este modelo funciona da seguinte forma: uma empresa entra no mercado (já com a intenção de se tornar uma franquia ou não) e, ao perceber que o negócio está dando certo, ela resolve se tornar uma franqueadora.

Dessa forma, todo o conhecimento adquirido pela empresa ao longo do tempo, seu modo de operação e a forma de fazer um produto ou serviço, será repassado para o franqueado para que ele possa replicar em sua unidade.

Assim, a franqueadora oferece não somente o know-how, mas também dá uma série de suportes para o novo empreendedor. Com isso, forma-se uma parceria e a marca se propaga ao longo do tempo no mercado.

Uma das vantagens que tornam franquias um investimento seguro, é o fato de já ter uma marca sólida no mercado, que possui todo um know-how para compartilhar com você.

Além disso, é vantajoso investir em um negócio no qual você já sabe quais serão os seus custos.

Para isso, o candidato a franqueado recebe a Circular de Oferta de Franquia (COF), onde é informado os valores de implantação da unidade da marca bem como uma projeção dos gastos mensais.

Nesse sentido, o empreendedor pode programar sua parte financeira, avaliar sua capacidade de investimento para abrir uma unidade de franquia com segurança.

Por fim, ele receberá também suportes como treinamentos, auxílio para a gestão administrativa e para as ações de marketing da unidade.

Tendo estes suportes e a estrutura completa de uma franquia, o empreendedor terá menos riscos ao abrir um negócio neste modelo.

Veja qual negócio montar em uma cidade pequena

Imagem de uma pessoa em uma plantação. Imagem ilustrativa texto qual negócio montar em uma cidade pequena.
As cidades do interior são bons mercados para investir em uma franquia.

Para as cidades menores, o empreendedor deve estar atento para não “dar um passo maior do que as pernas”. Nesse sentido, ele precisa entender que o mercado consumidor destes locais é mais restrito e deve ser trabalhado de forma eficiente.

Na hora de escolher qual negócio montar em uma cidade pequena, busque modelos enxutos como por exemplo, em home office. Ou ainda, serviços que possam alcançar mais clientes da região.

Por fim, separamos algumas marcas que se encaixam nestas possibilidades das quais falamos para você conhecer um pouco mais!

1. Acquazero

Pensou em qual negócio montar em uma cidade pequena? Uma das respostas mais atrativas é a franquia Acquazero. Esta é a maior rede de limpeza automotiva do mundo com um amplo catálogo de serviços.

Dessa forma, o franqueado poderá oferecer na cidade ou região cuidados para o carro que possuem qualidade superior aos tradicionais lava jatos.

Do mesmo modo, alguns tipos de serviços são incomuns para regiões interioranas, assim, o empreendedor poderá chegar com uma novidade para os consumidores.

Além disso, a Acquazero possui um trabalho em prol da sustentabilidade, onde utiliza pouca água em seus serviços, além de produtos de limpeza biodegradáveis. Por conta disso, a franquia foi destaque na revista eletrônica SEGS.

Entre os vários serviços da Acquazero estão a limpeza ecológica, que utiliza apenas 300 ml de água para limpar o carro por fora.

Da mesma forma, a franquia oferece enceramento, polimento, cristalização e vitrificação de pintura, higienização interna, limpeza de ar-condicionado, impermeabilização de estofados e muito mais.

O franqueado conta também com um suporte eficiente da marca por meio dos treinamentos. Este material de aprendizado fica disponível para o franqueado acessar sempre que precisar.

Ainda, a franqueadora auxilia com o trabalho de marketing, produzindo conteúdos e orientando para as melhores ações de divulgação.

Por fim, são seis modelos de negócio da Acquazero, sendo três deles em home based. Assim, o franqueado leva os serviços até os clientes, sem precisar de ponto comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses
Imagem de um homem fazendo a limpeza da lateral de um carro. Imagem ilustrativa texto qual negócio montar em cidade pequena,
Com a Acquazero o cliente terá o serviço de limpeza completo para o carro.

2. Cream Berry

A Cream Berry é uma franquia de açaí que oferece um negócio enxuto e atrativo para o empreendedor iniciar um novo negócio em cidades pequenas.

Isso porque, o açaí é um produto atrativo que tem ganhado o mercado consumidor por todo o Brasil e também no exterior.

Pensando em qual negócio montar em uma cidade pequena, o empreendedor deve investir em negócios seguros, e o açaí é um destes nichos interessantes.

Segundo o diretor da Cream Berry, Henrique Mol, além do produto ter bastante presença junto aos consumidores, a franqueadora também oferece um suporte sólido para o desenvolvimento do negócio.

Da mesma forma, a franqueadora orienta para a gestão da unidade como estoque, fornecedores, além de questões administrativas e jurídicas.

Conta ainda com auxílio para o projeto arquitetônico da unidade, para que o estabelecimento receba a identidade da marca.

São suportes que fazem a diferença, principalmente para empreendedores menos experientes.

Além de tudo isso, a Cream Berry possui uma receita exclusiva do creme de açaí, que é fabricado pela central da rede.

Desse modo, consegue manter um padrão para todas as unidades e a qualidade do produto, oferecendo aos clientes um creme de açaí único.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Deseja conhecer um pouco mais sobre a franquia Cream Berry? Veja o vídeo que separamos para você!

3. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, ainda é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

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A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

4. Stone

A franquia Stone é especialidade em soluções para pagamento e recebimento, oferecendo máquinas de cartão. Além disso, a marca oferece benefícios como atendimento local, suporte 24 horas e consultoria comercial para pequenos empreendedores.

Da mesma forma, a franquia oferece ao franqueados modelos de negócio com pouco investimento e uma implementação ágil, em até 45 dias.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 55 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: a partir de 12 meses

5. Monitorias

Para quem pensa em qual negócio montar em uma cidade pequena, uma das opções é a Monitorias. A rede é especializada em aulas de reforço escolar e aula particular, ambos online.

O franqueado é o responsável por captar clientes e fazer o suporte. Nesse sentido, as aulas são ministradas pelos professores especializados da franqueadora.

Enfim, o franqueado recebe treinamentos para desenvolvimento do negócio. Além disso, conta com suportes para a gestão da unidade, bem como para o marketing de seu empreendimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 4 mil e R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 7 meses

6. Via Certa

Com mais de 25 anos de experiência no mercado, a franquia Via Certa é uma forma de empreender no segmento de Educação.

A franquia oferece mais de 30 opções de cursos nas áreas de Administração e Negócios, Indústria e Energia, Informática, Inglês, Preparatório, Saúde, Beleza e Estética.

Imagem de um professor falando e vários alunos sentados ouvindo. Imagem ilustrativa texto qual negócio montar em cidade pequena.
O segmento educacional é atrativo para pequenas cidades.

Por fim, a Via Certa possui mais de 50 unidades pelo Brasil em um modelo enxuto, com suporte da franqueadora para várias etapas do processo de implantação do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

7. CI Intercâmbio

A CI Intercâmbio é uma franquia especializada em intercâmbio e turismo jovem, trabalhando com diferentes destinos para seus clientes.

Nesse sentido, o franqueado conta com um modelo enxuto de trabalho, também com formato home office. Ainda, consegue oferecer serviços para variados perfis econômicos dos clientes.

Enfim, o empreendedor recebe treinamento e auxílio para o trabalho de marketing de captação e apoio para a gestão do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5,5 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 250 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 36 meses

8. Kumon

A Kumon é uma franquia de Educação renomada no mercado com um método de ensino exclusivo da rede.

Para quem pensa em qual negócio montar em uma cidade pequena, a Kumon é uma das respostas para esta pergunta.

A franquia conta com um negócio enxuto, materiais didáticos exclusivos, treinamentos para o empreendedor e suportes para o desenvolvimento do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

9. Nutrimais

A Nutrimais dedica-se a oferecer produtos da linha de suplementação mineral de cocho para animais de alta qualidade.

Com este negócio, o empreendedor pode atuar principalmente em cidades menores que contam com um amplo mercado de pecuária na região, o que é comum no interior do Brasil.

Enfim, a marca entrou para o mercado de franquias em 2017 com o modelo de negócio home office e atualmente conta com 200 unidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 39,9 mil
  • Faturamento mensal médio: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses
Imagem de duas vacas em um pasto. Imagem ilustrativa texto qual negócio montar em cidade pequena.
A Nutrimais é um tipo de negócio que se encaixa com o mercado do interior.

10. Brasil Nutri Shop

A rede Nutri Shop trabalha com suplementos alimentares e produtos fitness. Este tipo de produto tem cada vez mais adeptos e este público também se encontra em cidades pequenas.

Seu modelo de negócio home office evita custos fixos, e por isso, possui uma taxa de retorno rápida.

Dessa forma, o franqueado realiza a venda pelo site da empresa, e recebe um percentual sobre o valor.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 12 meses

11. IceMellow

A IceMellow é uma franquia de sorvetes que oferece modelos enxutos de negócios que são ideais para iniciar um empreendimento em cidade pequena.

A rede conta com mais de 23 anos de atuação no mercado, e possui um cardápio com sorvetes dos mais variados sabores.

O maior diferencial da mesma seria as lojas totalmente compactas, otimizadas e com um visual chamativo, principalmente para crianças.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 79 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

12. N1 Chicken

A franquia N1 Chicken surgiu em 2017 e é uma rede focada 100% no delivery de frango frito. Cada unidade da franquia precisa contar com no máximo quatro colabores para a gestão do negócio.

Com isso, o franqueado consegue apresentar um produto que será uma novidade na cidade e também na região.

Do mesmo modo, conta com um suporte da franqueadora como treinamento e orientação para as ações de marketing da unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 9 a 16 meses

13. KNN

A KNN é uma franquia de idiomas que oferece cursos de inglês, espanhol e alemão, e em breve também irá atuar com o francês.

Atualmente, a franquia conta com mais de 400 unidades em operação, e possui um método exclusivo de ensino dos idiomas.

Por fim, para o franqueado, é uma oportunidade para quem busca qual negócio montar em uma cidade pequena, principalmente com serviços que cada vez mais fazem parte do dia a dia das pessoas que é a necessidade de uma segunda língua.

  • Investimento inicial: de R$ 70 mil até R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal:  de R$ 35 mil a R$ 350 mil
  • Prazo de Retorno: de 12 até 18 meses

14. PremiaPão

A PremiaPão é uma franquia que trabalha com publicidade em sacos de pão e possui unidades espalhadas por todo o Brasil.

O modelo de negócio da franquia consiste na venda de espaços de publicidade no saco de pão e a distribuição destes em padarias parceiras.

Dessa forma, o franqueado busca empresas que queiram divulgar sua marca no saco de pão, cobrando um valor por esta exposição.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 14 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 6 meses

Por fim, para quem está buscando qual negócio montar em uma cidade pequena, leia o nosso conteúdo com dicas de como escolher a franquia ideal para você.

Caso opte por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Mas se ainda está com dúvida, aproveite uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe ajudar nesta seleção. Acesse: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em DEZEMBRO/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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