Se em poucos meses você obter o retorno sobre o investimento e perceber que sua franquia já tem clientes satisfeitos, é capaz de se empolgar a ponto de pensar em investir na segunda franquia.
É claro que você deve comemorar (e muito) o sucesso da primeira franquia, mas vá com calma! Afinal de contas, é necessário se planejar tanto quanto você fez na primeira vez.
Aliás, o planejamento deve ser redobrado, uma vez que você não pode abrir mão da gestão da franquia que já está em funcionamento, certo? Isso sem mencionar que você precisa tomar cuidado para não virar concorrente de si mesmo com duas marcas diferentes.
A ideia de investir na segunda franquia está longe de ser ruim. Em primeiro lugar, a tendência é aumentar seus ganhos mensais, embora ainda existam riscos.
Outro ponto é que muitos franqueadores entendem que ser um multifranqueado ajuda a acelerar o processo de expansão de suas marcas. Isso porque eles já conhecem como funcionam o sistema de franquias.
Entre vantagens e cuidados, listamos algumas dicas que podem ajudar você a responder a pergunta que abre esse texto: quando investir na segunda franquia?
5 dicas antes de investir na segunda franquia
Antes de decidir investir na segunda franquia, é importante observar alguns pontos para que o empreendimento não ocasione problemas para você no futuro. Ou seja, desde a anulação de um dos contratos até prejuízos financeiros.
1. Preste atenção nos contratos
Antes de mais nada, vale a pena consultar o contrato da primeira franquia para verificar se ela permite que você invista em outras marcas. Muitas redes impedem que os franqueados tenham unidades de outras empresas numa tentativa de evitar concorrência.
2. Espere mais de um ano
Por mais que abrir uma segunda unidade possa aumentar seus ganhos, não se precipite. Talvez você tenha alcançado o sucesso na primeira franquia rapidamente por ser um momento de pico de vendas. Principalmente se você trabalha em um segmento que sofre com sazonalidade.
Dessa forma, isso significa que pode vir um período de baixa pela frente. Podendo atrapalhar sua saúde financeira se você já estiver investindo na segunda franquia. Por isso, recomenda-se uma boa dose de paciência.
O ideal é esperar mais de um ano para verificar o faturamento mensal. Assim, você descobre, na prática, quais são os momentos em que vai ter de fechar a mão e, finalmente, quando poderá investir na segunda franquia.
Além disso, outra vantagem de esperar mais de um ano para tomar essa decisão está na experiência adquirida ao longo do tempo. Certamente você terá muito mais habilidade para lidar com situações desconfortáveis.
3. Faça uma reserva financeira
Não é porque você obteve rápido retorno financeiro na primeira experiência como franqueado que isso vai se repetir no próximo investimento. Aliás, isso não é comum.
Por isso, antes de investir na segunda franquia, procure fazer uma reserva financeira que seja suficiente para cobrir os custos de pelo menos seis meses de cada unidade. Lembre-se que a segunda franquia pode demorar para dar bons resultados.
4. Tente encontrar pontos comerciais próximos
Colocar a barriga no balcão e se envolver no dia a dia do negócio são alguns dos segredos para ter sucesso no mundo das franquias.
Dessa forma, será que você consegue se comprometer nos dois negócios? Para dar conta, recomenda-se encontrar pontos comerciais que sejam próximos.
Além disso, outra opção é investir em uma franquia home office. Assim, você consegue administrar as duas operações em um só lugar, sem perder tempo com locomoção.
E, claro, não deixe de contar com um software de gestão de franquias que centraliza as informações de todas unidades.
5. Recorra a parceiros
Por fim, uma alternativa para viabilizar seu sonho de investir na segunda franquia está em encontrar um sócio para ser seu parceiro. Ele pode ajudá-lo na gestão do negócio, enquanto você entra com o capital necessário.
Ou a situação pode ser inversa: ele investe o dinheiro e você cuida do dia a dia da operação.
5 opções para você investir na segunda franquia
Agora que você já sabe os cuidados necessários antes de investir na segunda franquia, vamos apresentar para você alguma das opções oferecidas pela Encontre Sua Franquia. Uma holding que conta com mais de 1.200 franqueados espalhados pelo país e mundo.
1. Acquazero
A Acquazero é uma empresa que surgiu em 2009, na cidade de São Paulo, pelo empresário Marcos Mendes. Ao pesquisar sobre o setor, decidiu inovar e desenvolveu seu empreendimento voltado para uma nova forma de estética automotiva.
Dessa forma, o empresário contratou um químico para criar um produto capaz de limpar um veículo utilizando a menor quantidade de água possível. Assim, nasceu a Acquazero, um dos melhores empreendimento para você que busca investir na segunda franquia.
Qualquer veículo pequeno passou a ser limpo com apenas 300 ml de água, o que equivale um copo americano. Para termos uma comparação, os lava jatos gastam em média até 300 litros por cada veículo.
Além de ser três vezes mais do que a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda de consumo por dia para uma pessoa, um lava rápido é capaz de gastar mais água que o necessário para regar um campo de futebol durante cinco meses.
Porém, no começo de sua jornada, já existiam algumas marcas concorrentes que ofereciam o mesmo serviços. Por causa disso, a Acquazero optou por atender pessoas de classes diferentes que não tinham a chance de receber o serviço.
O boom da empresa aconteceu em 2014, quando o Brasil passou por uma grave crise crise hídrica.
Ao longo de dois anos, devido aos baixíssimos níveis de água dos reservatórios que abasteciam a região Sudeste do país, as pessoas afetadas tiveram que procurar soluções ecológicas para vários tipos de serviços.
Dessa forma, por ter um pensamento sustentável e popular, a Acquazero se tornou referência e se expandiu pelo país.
Vale ressaltar que além da limpeza externa, a marca também oferece serviços de enceramento, cristalização de vidros, limpeza técnica do motor, revitalização de plástico, higienização do ar-condicionado, descontaminação de pintura, entre outros.
2. Encontre Sua Viagem
A Encontre Sua Viagem (ESV) é uma agência de viagem que surgiu em 2011, criada pelo empresário Henrique Mol. O empresário identificou uma necessidade no mercado de oferecer preços mais justos para as pessoas.
Assim, a marca passou a realizar suas operações e logo estava no hall das principais agências de viagens do país, com mais de 500 unidades espalhadas pelos estados nacionais. Para garantir as melhores condições, ela criou uma rede de parceiros com mais 1.500 empresas.
Porém, se engana quem pensas que as vantagens estão apenas para os clientes. O que torna a ESV uma das opções para investir na segunda franquia é a sua política de comissionamento.
Ou seja, não importa como o seu cliente fará o pagamento do seus serviços, seja parcelado ou não. A comissão paga pela franqueadora será integral. Assim que a venda for executada, o dinheiro aparece completo na conta do franqueado.
Além disso, a Encontre Sua Viagem também conta com valores de comissão que são bem vistos no mercado. Observe a relação de serviço e pagamento a seguir:
- Passagens Aéreas – repassado pela cia aérea de acordo com suas diretrizes;
- Passagem Rodoviária – 5%;
- Cruzeiro – 10%;
- Locação de Carro – 10%;
- Hotelaria Nacional ou Internacional – 12%;
- Pacote de Viagem – 12%;
- Intercâmbio – 13%;
- Seguro de Viagem – 45%.
Por mais que o turismo deixe a sensação de que só seja rentável em épocas de férias, por exemplo, essa é uma ideia equivocada. Pois durante todo o ano há potenciais clientes prontos para fechar negócio.
Além disso, a ESV também oferece para seus parceiros um suporte que engloba uma equipe para ajudar em caso de problemas operacionais, treinamento e manuais exclusivos em sua plataforma on-line.
Além de o franqueado ter acesso a auxílios para suas ações de marketing e apoio jurídico quando necessário.
3. Mardelle
Mardelle é uma empresa voltada para moda íntima. Natural de Minas Gerais, a marca está há mais de 20 anos atuando no segmento e se tornou uma referência de qualidade e conforto para seus clientes.
A empresa foi fundada em 1995 por Adele Maria de Britto, em Belo Horizonte. Além disso, com o objetivo de expandir sua atuação, convidou Marcus Vinicius Ferreira para ser seu sócio.
Nos primeiros três anos a Mardelle contava com mais de 50 revendedoras e uma loja física na região metropolitana de BH. O modelo de negócio fez tanto sucesso que, desde 2007, a empresa vem buscando expandir sua área de atuação por meio das franquias.
Dessa forma, em 2020, ela se associou ao grupo Encontre Sua Franquia. Assim, a marca passou buscar atingir o número de 50 unidades franqueadas até o final do primeiro ano de parceria com a holding, ampliando e testando ainda mais o seu know-how.
Por isso, a empresa se torna uma boa opção para os franqueados que buscam investir na segunda franquia. Com um dos preços mais em conta do país, ela atua em todas as linhas: feminina, masculina, noite, infantil, maternidade e plus size.
4. Quisto Corretora de Seguros
A Quisto Corretora de Seguros nasceu em 2012, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Alguns anos depois, em agosto de 2016, ela decidiu criar a sua própria rede de franquias com a finalidade de ajudar seus franqueados a melhorar suas comissões com uma solução que atuasse de acordo com a necessidade dos seus clientes.
Uma das grandes vantagens de apostar nesse empreendimento é a variedade de serviços negociados pela corretora.
Podem ser vendidos desde seguro aeronáutico até dental, consórcios, Carta Verde (um tipo de seguro utilizado para cobrir danos corporais e materiais durante uma viagem de carro no Mercosul). Além disso, ela também possui em seu catálogo serviços planos de saúde e odontológico.
Dessa forma, todos os valores são levantados por meio do sistema de Gestão Comercial e Multicálculos utilizado pela Quisto. O software acompanha e gera cotações em mais de 20 seguradoras. Sendo assim, o franqueado consegue identificar as melhores opções do mercado.
São mais de 90 serviços oferecidos e o franqueado consegue trabalhar de forma rápida graças a agilidade para cotações que o sistema oferece em comparação com seus concorrentes. Ou seja, esse é um negócio bem-visto por quem busca investir na segunda franquia.
Vale frisar também que a franqueadora faz parte da carteira de empresas da Encontre Sua Franquia desde 2018 e vem se destacando no mercado. Principalmente devido aos treinamentos, suporte e materiais de capacitação para vendas e auxílio no marketing.
5. Suav
Por fim, a Suav é uma empresa voltada para atendimentos estéticos express, ou seja, sem horário marcado. O cliente apenas chega em uma de suas unidades e consegue ser atendido.
Criada para atender homens e mulheres, a marca está no mercado desde 2010, e é reconhecida pela qualidade dos atendimentos que oferece. Assim, após alguns anos da sua inauguração, decidiu ampliar sua área de atuação criando sua rede de franquias.
Dessa forma, para garantir que os franqueados fossem reconhecidos pela qualidade da Suav, a marca desenvolveu métodos de treinamentos e de avaliação. Isso a fim de que todos os profissionais ligados à empresa estivessem prontos para garantir a excelência no atendimento.
Concluindo, uma das dicas antes de iniciar seu segundo empreendimento é estudar bem as oportunidades e, principalmente, o acordo com a outra franquia que está vinculado. Como vimos, existem empresas que podem não permitir um investimento paralelo.
Assim, caso queira conhecer algum dos negócios citadas acima para investir na segunda franquia, entre em contato com a gente e converse com um de nossos consultores!