O quanto custa franquear o meu negócio é um valor que pode variar de acordo com o tamanho da empresa e outros detalhes da operação. Além disso, é um processo complexo que exige cuidados.
Porém, entrar para o franchising vale a pena. Prova disso, é que o faturamento do setor foi de mais de R$ 41 bilhões apenas no segundo trimestre de 2021 segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Cada empresa que busca fazer esta transformação para o modelo de franquias precisa fazer este processo de forma segura. Por isso, pode ser interessante contar com uma consultoria especializada.
Afinal, quanto custa franquear meu negócio?
Conforme falamos, o quanto custa franquear meu negócio varia muito de acordo com diversos aspectos da sua empresa.
Por exemplo, se for um tipo de negócio em home office com vendas pela internet, pode ser mais simples e barato de fazer a formatação da franquia.
Do mesmo modo, se a empresa já possui uma maturidade com anos no mercado, já possui uma expertise que ajudar neste processo.
Além disso, se for um modelo de negócio mais complexo, essa formatação pode ser mais cara, e vai exigir que o empreendedor faça mais pesquisas para adaptar seu negócio a este modelo.
Por conta destes detalhes, é importante que o empresário conte com uma ajuda de uma consultoria especializada no processo de formatação de franquias.
Vantagens de transformar negócio em franquia
Entrar para o mercado de franchising é interessante para a empresa por diversos motivos. Um deles é a solidez do setor.
Isso se mostra por meio dos números da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Como falamos, o setor faturou mais de R$ 41 bilhões no segundo trimestre de 2021.
Nesse sentido, estes números já se aproximam dos valores faturados em 2019, que foi de mais de R$ 43 bilhões no mesmo período, ou seja, antes da pandemia. Isso mostra a rápida recuperação deste mercado.
Além disso, existem outras vantagens para sua empresa, e por isso, é bom saber quanto custa para franquear meu negócio e entrar para o franchising.
Expansão da marca
A formatação da sua empresa para o modelo de franquia possibilita que sua marca se expanda no mercado. Com a venda de cada unidade da franquia, sua empresa poderá chegar a lugares que antes parecia ser impossível estar.
Da mesma forma, o modelo de franchising tem chamado a atenção dos empreendedores Brasil a fora, e com a sua marca inserida neste setor, ela passará a ser alvo daqueles que desejam ser donos do próprio negócio.
A expansão da marca chega até lugares afastados de sua sede, algo que seria bem mais difícil caso sua empresa estivesse abrindo uma filial, por exemplo.
Além disso, o trabalho de marketing feito para a franquia também auxilia no reconhecimento da sua empresa pelos consumidores.
Em outras palavras, a formatação de franquia é uma maneira de fortalecer e expandir sua marca, seja de forma territorial ou mesmo na mente das pessoas.
Rentabilidade para franqueadora
O franqueamento da sua marca é também uma forma de capitalizar novos investimentos para sua empresa.
Por meio da venda das unidades de franquia, o franqueador recebe as taxas para a concessão do uso da marca e do know-how.

Com o tempo e a expansão da marca, o capital que entra para a empresa por meio destas taxas passa a ser um valor considerável.
Vale lembrar que para realizar o processo de formação, o empreendedor poderá ter custos elevados para esta mudança. Por isso, pode demorar mais ou menos tempo para ter o retorno deste investimento.
Da mesma forma, após o franqueamento, a empresa passa a vender mais como um todo, e com isso, aumenta a rentabilidade geral da franqueadora.
Nesse sentido, além da taxa de franquia paga uma vez na assinatura do contrato, existem outras taxas que remuneram a franqueadora, como os royalties.
Estas taxas devem vir explicitadas na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que informa aos interessados na marca detalhes importantes sobre o negócio, inclusive seus custos.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Consolidação da marca
Como falamos, o processo de franqueamento permite uma expansão da marca, permitindo que ela chegue até outros países.
Além disso, com o desenvolvimento do negócio, a marca vai sendo consolidada no mercado. Seja por conta do aumento das vendas ou pelo marketing feito por cada uma das unidades.
Uma marca recém chegada no mercado não possui aquele apelo junto aos consumidores, mas a partir do momento que as pessoas se deparam com lojas daquela marca em vários lugares, sua empresa passa a ser reconhecida.
Do mesmo modo, o aumento do número de consumidores com a expansão das unidades pelo país fortalece a empresa como um todo.
Aumento no poder de compra
Economia de Escala é um conceito econômico cujo significado é a possibilidade de reduzir o custo médio de um determinado produto pela diluição dos custos fixos em um número maior de unidades produzidas.
Esta diminuição dos custos é uma das vantagens do franchising, e por isso, é bom saber quanto custa franquear meu negócio.

Assim, a economia de escala é visivelmente percebida no sistema de franquias. O fato de se trabalhar em rede faz com que uma empresa franqueadora consiga negociar melhor com seus fornecedores, cujos benefícios devem ser repassados à sua rede de franquias.
A empresa aumenta seu poder de barganha por comprar mais, e ainda, se torna atrativa para fornecedores, que terão como trunfo ser parceiros de uma marca de sucesso.
Como franquear um negócio?
Como você pode ver, são diversas as vantagens de se formatar uma franquia. Contudo, como falamos, é um processo que merece cuidado em suas várias etapas.
Por isso, é bom contar com uma consultoria especializada. A empresa poderá orientar o empresário para os estudos de franqueabilidade, por exemplo.
Estes estudos mostram se a sua empresa possui um negócio atrativo para os empreendedores do franchising.