Você sabe quanto custa uma franquia de vistoria veicular? Quando refletimos sobre essa pergunta, muitas pessoas pensam apenas no negócio voltado para atender a essa demanda. Porém, existem opções com maior variedade no mercado como as corretoras de seguros.
Atualmente, o Brasil conta com quase um carro para cada três habitantes, segundo um estudo feito pelo Observatório das Metrópoles. Porém, a busca por seguros de carros, apesar de estar em alta há alguns anos, é de apenas 17 milhões são segurados.
Um dos serviços essenciais para que um seguro seja aceito é o trabalho de vistoria. Mas, apesar do grande potencial, focar em um nicho muito específico e com poucas oportunidades de lucrar, pode não ser tão interessante para quem busca mudar de vida.
Por isso, uma das oportunidades é apostar em uma corretora de seguros. Muitas contam com parceiros para realizar os serviços automotivos de vistorias em diversas áreas, e com a possibilidade de negociar contratos com um cliente apenas. Aumentando, assim, as chances de faturamento para o seu negócio.
Por causa desse movimento, preparamos o texto a seguir apresentando algumas opções no mercado com características desse tipo de empreendimento e as suas vantagens. Acompanhe a leitura com a gente.
Como funciona o trabalho de uma franquia de vistoria veicular?
Para que qualquer seguro de carro seja contratado, é necessário realizar uma análise para identificar a real situação do automóvel.
Dessa forma, a seguradora consegue conhecer o real estado do veículo e traçar o valor final da apólice. O cliente precisaria contratar um serviço de vistoria indicado pela seguradora, gerando mais trabalho, apesar do valor do serviço já estar incluído na contratação.
Mas, para facilitar a vida do cliente, as corretoras de seguros trabalham com operadoras que já entregam esse serviço por conta própria. Ou seja, é feita a contratação do seguro e a própria seguradora entra em contato para resolver as pendências.
Como resultado, em vez de você ficar preso a um apenas um tipo de trabalho, como uma franquia especializada em vistorias automotivas, você consegue vender seguros, obter uma boa taxa de comissionamento e oferecer o serviço gratuitamente.
Dados sobre o mercado de seguros
Para se ter uma ideia do impacto de uma segurado nos dias atuais, a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) identificou um crescimento de quase 15% na busca de seguros em geral, sendo o de automóvel o segundo mais procurado, apenas atrás do de vida.
Além disso, esse é um dos melhores setores para investir durante a pandemia. Para fins de comparação, no ano de 2019, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor foi o 4º maior em faturamento.
Já em 2020, logo no primeiro trimestre, o segmento registrou bons resultados comparado com o mesmo período no ano anterior.
Por fim, a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), apresentou um levantamento onde o número de pessoas que passaram a procurar vem tendo aumento nos últimos anos. Desde 2017, já houve crescimento de 12,8%.
Até aqui, foi possível conhecer um pouco sobre o trabalho da vistoria de automóvel, porém, esse é um serviço que vale mais a pena se estiver acompanhado de outros atendimentos oferecidos pela franquia
Dessa forma, as corretoras de seguros como a Quisto, por exemplo, aparecem como uma das boas opções do mercado. Além de contar com parceiros que fazem a vistoria por conta própria, a rede ainda permite o franqueado de trabalhar com diversas opções de negócios.
Quanto custa uma franquia de vistoria veicular?
Para saber quanto custa uma franquia de vistoria veicular, é preciso entender que apesar de existir marcas que atuam especificamente com esse serviço, é mais vantajoso encontrar uma empresa capaz de fazer a análise e ainda somá-la a outro tipo de serviço.
Uma corretora de seguros, por exemplo, oferece o serviço de verificação para os clientes que contratam o seguro veicular ou de frotas de automóveis.
Dessa forma, o franqueado tem a possibilidade de ter um diferencial em comparação com os concorrentes, se tornando uma referência no mercado.
Para se tornar empreendedor nesse tipo de negócio, o empresário pode escolher entre duas modalidades: home office, em que uma pequena estrutura com computador e internet é o suficiente para realizar o trabalho; e o formato de loja física.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
O modelo de loja física exige um investimento maior por contar com uma estrutura mais detalhada e ainda possuir um quadro de funcionários.
Porém, a escolha vai depender do quanto você está disposto a investir para entrar no mercado e no tipo de trabalho que quer prestar.
Para isso, os valores podem variar de diferentes formas. Ao longo deste texto, vamos apresentar algumas opções de negócios quer atuam tanto como corretora de seguros, quanto com serviços de uma franquia de vistoria veicular. Acompanhe.
5 razões para você investir em uma franquia corretora de seguros
Seu objetivo inicial era empreender em uma franquia de carros ou franquia de vistoria veicular? Por isso, está em dúvidas se uma corretora de seguros é uma boa opção para investir? Não se preocupe.
Neste tópico, vamos trazer algumas das principais vantagens de atuar em uma franquia de corretora de seguros. Acompanhe.
1. Renda recorrente
O setor de franquias de corretoras de seguros sempre foi muito promissor. Isso porque o segmento pode gerar renda recorrente.Os contratos que você fecha em uma corretora dependem de renovação por parte dos clientes para terem validade.
Dessa forma, todas as vezes que esses contratos precisam ser renovados, você ganha novamente a comissão por essas renovações. Se o segurado não renova, ele perde a cobertura do seguro, independente de qual seja.
2. Variedade de serviços
Diferente de uma franquia de vistoria veicular que realiza apenas as vistorias dos veículos, uma franquia de corretora de segurosoferece uma grande variedade de serviços.
Sendo assim, a geração de renda que está por trás das comissões será muito mais ampla, em comparação com um empreendimento que trabalhe com um serviço específico.
Nas corretoras de seguros é possível trabalhar com financiamentos e refinanciamentos de veículos. Os franqueados também podem oferecer outros serviços como seguro auto, voltados para carros que também serão muito rentáveis na franquia. A seguir, você conhece as possibilidades de serviços:
- Seguro Automóvel;
- Seguro Acidentes Pessoais;
- Empresarial;
- Máquinas e Equipamentos;
- Transportes;
- Condomínios;
- Responsabilidade Civil;
- Risco de Engenharia;
- Seguro Imobiliário;
- Caminhão;
- Seguro Motos;
- Seguro Frotas de Veículos;
- Carta Verde;
- Consórcios de Imóveis e Automóveis;
- Financiamento e Refinanciamento de veículos;
- Seguro Garantia Judicial;
- Seguro Garantia Contratual;
- Residencial;
- Seguro de Vida Individual e Coletivo;
- Previdência Privada;
- Fiança Locatícia;
- Seguro Viagem;
- Planos Odontológicos;
- Seguro e Plano de Saúde Empresarial e individual.
Vale lembrar que uma franquia corretora de seguros não é uma seguradora. Por isso, não é ela a responsável pela operação dos serviços. A corretora apenas faz a intermediação entre pacotes de serviços e as seguradoras.
3. Amplo público consumidor
Ao contrário de uma franquia de vistoria veicular, que costuma trabalhar com um público bem específico, a franquia de corretora de seguros consegue atrair diferentes perfis de consumidores.
Isso porque, como dito anteriormente, esse modelo de negócio trabalha com pacotes variados de serviços e em parceria com diferentes seguradoras, o que proporciona maior diversidade de opções de contratação e de valores.
4. Facilidade na operação do negócio
Estando à frente de uma franquia de corretora de seguros, você encontrará maior facilidade proporcionada pelo suporte e treinamento da franqueadora.
Os empreendedores administram a franquia via sistemas próprios e softwares desenvolvidos pela própria rede, o que facilita a cotação dos seguros de forma simultânea.
Assim, com o investimento em tecnologia, muitas redes permitem que o franqueado execute um trabalho de excelência e possa investir maior tempo em um atendimento de qualidade do cliente.
5. Grandes parcerias
Outra facilitação são as parcerias com as principais seguradoras do país. Atuando em conjunto com as principais empresas do mercado, as franquias conseguem encontrar os melhores serviços e condições para cada cliente.
Além disso, as grandes seguradoras, por si só, são conhecidas no mercado por seu trabalho, maturidade e seriedade na contratação e prestação dos serviços. Essa segurança facilita ainda mais o dia a dia de trabalho do franqueado.
6. Flexibilidade na operação do negócio
Se existe uma grande vantagem em se tornar franqueado é a flexibilidade na operação da franquia. Muitas franquias permitem que os franqueados administrem o tempo e estruturem a rotina de trabalho de forma mais livre.
Entretanto, é essencial ter compromisso com as padronizações de serviços e operações, e foco nos resultados. Tendo isso em mente, os franqueados ficam livres para organizarem uma rotina de trabalho um pouco mais flexível, de acordo com o momento da franquia.
As oportunidades de home office ou loja física são maneiras de optar pelo tipo de atuação que você pretende no mercado. No home office, por exemplo, não há instalação da franquia em ponto comercial. Há uma maior flexibilidade da rotina de trabalho, sendo até possível conciliar a administração da franquia com outra rotina profissional.
Já as franquias de escritório físico exigem uma maior dedicação do franqueado. Nessas unidades, os clientes costumam preferir realizar visitas e marcar reuniões com a equipe de funcionários.
7. Mercado de seguros em alta
O mercado de seguros nunca esteve tão em alta como agora. Mudanças no comportamento dos consumidores demonstram que a preocupação cada vez mais crescente em adquirir seguros de saúde e de vida movimentaram o setor.
De acordo com a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg), os seis primeiros meses de 2020 foram de aumento significativo na procura e na contratação de seguros de vida e de saúde.
Falando especificamente das franquias, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) apurou que o faturamento do setor de Serviços e Outros Negócios, obteve um crescimento de 8,7% em 2018. Ao mesmo tempo, o número de unidades de franquia aumentaram em 2,7% no setor.
Quer saber mais sobre porque você deve investir em uma corretora de seguros. Baixe gratuitamente esse ebook que selecionamos para você e fique por dentro de tudo sobre uma corretora se de seguros.

Como será o trabalho do franqueado em uma franquia de corretora de seguros?
Até aqui, você percebeu as vantagens que existem em atuar à frente de uma franquia de corretora de seguros ao invés de uma franquia de vistoria veicular.
Mas você precisa saber como é o trabalho do franqueado nesse formato de franquia. Afinal, é um empreendimento que demanda dedicação e empenho na busca por resultados.
Por mais que existam facilitações no franqueamento, desempenhar um papel adequado será fundamental para gerir um negócio de sucesso.
Por exemplo, você fará a proposta de acordo com as solicitações do contratante, enviará e receberá os documentos assinados. Caso seja necessário, deverá entrar com o pedido de cobertura com o seguro, ou pedidos de alteração no pacote contratado pelo cliente.
Basicamente, será responsável por toda a gestão da franquia, pelo atendimento aos clientes, pela busca dos melhores pacotes de serviços de acordo com a necessidade de cada cliente. Por isso, é essencial entender do mercado de seguros, conhecer os melhores serviços e estudar a fundo o perfil de cada consumidor.
Lembrando que a responsabilidade pela administração dos seguros é das empresas parceiras. As franquias de corretoras atuam apenas na intermediação entre empresas e clientes.
Opções de franquias que atuam como corretora de seguros
Se você busca investir em uma franquia que ofereça serviços para carros e proteção veicular, certamente optar pelas corretoras de seguros será uma opção bem acertada. Esses modelos de negócio trabalham com formatos de investimento com bom custo-benefício e proporcionam vastas possibilidades de atuação para os franqueados.
Diante de um mercado cheio de oportunidades e com o suporte completo das franqueadoras, as vendas dos serviços serão bem mais amplas. A atuação do franqueado é também mais segura, se comparado com o trabalho em uma empresa convencional, aberta do zero.
Por isso, selecionamos algumas opções de franquias de corretoras de seguros que irão ampliar a sua visão empreendedora e facilitar seus ganhos com a franquia. Acompanhe!