Que negócio abrir em cidade pequena é uma dúvida que anda tirando o seu sono? Nesse artigo vamos trazer oportunidades de negócios em uma franquia com grande potencial de lucratividade mesmo nas cidades pequenas.
As chances de empreender no setor de franquias são muitas. Não á toa, que cada vez mais pessoas buscam abrir o próprio negócio para se tornarem empreendedoras. Principalmente em locais onde a população é menor.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Amway Global Entrepreneurship Report (AGER), 56% dos brasileiros desejam ser donos do seu próprio negócio.
Assim, empresas se deslocam dos grandes centros em busca de oportunidades favorecidas pela baixa concorrência e pela demanda de consumidores que não tem opções de negócios em suas cidades.
Dessa forma, um movimento conhecido como interiorização de franquias vem se tornando cada vez mais forte. Além disso, já foi notado em estudos analisados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Saiba mais a seguir!
Um dos Cases de Sucesso da Acquazero
Sabará é uma cidade da região metropolitana de Belo Horizonte,Minas Gerais. O município conta com uma população relativamente pequena, estimada em 137.877 habitantes. Esses são dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE).
Em Sabará, reside Eliomar Santtos, ex-motorista de ônibus que abandonou a estabilidade profissional para empreender no setor de franquias.
Assim, com aproximadamente 18 anos de atuação no transporte coletivo de BH, também realizou várias outras atividades paralelas.
Ele sempre foi apaixonado por carros e já pensava em um dia, conseguir ter o seu negócio próprio ligado aos veículos.
Há mais de dez anos atrás, ele já imaginava a possibilidade de um processo de limpeza a seco. Mas, na época, ainda não era um procedimento muito comum. Por isso continuou pesquisando.
Como tudo começou?

Enquanto conciliava o trabalho e as ideias para o futuro, Eliomar buscava uma forma de flexibilizar seu tempo com a família.
Pesquisando em diversas redes, chegou na holding Encontre Sua franquia, detentora da marca Acquazero.
Assim, com o apoio da família, principalmente da esposa, decidiu largar o emprego de 18 anos como motorista estável com todos os benefícios para investir no negócio próprio.
“Eu tinha certeza que era aquilo que eu queria fazer. Acreditava no meu potencial e a única coisa que eu tinha que aprender era lidar com as redes sociais. Mas mesmo assim, eu ia na cara e na coragem…”
Sua preocupação era com relação ao suporte da franqueadora para ajudá-lo nas suas fragilidades que eram justamente o seu receio em se tornar um empreendedor.
Por mais que tivesse a alma empreendedora, ele tinha suas dificuldades, principalmente com o ambiente digital, fator indispensável no universo do empreendedorismo.
Como foi o suporte inicial da Acquazero?
Eliomar sempre acreditou no seu potencial, mas não abria mão do apoio da franqueadora que “daria as mãos” a ele, principalmente no início do seu empreendimento.
“Conversei com minha esp osa e ela disse: é a coisa certa, muito melhor do que você começar sozinho. Pode não dar certo e você vai ter que voltar atrás. Na franquia, se algo der errado vão te auxiliar”,
diz.Franqueado da marca desde setembro de 2019, ele conta que no começo a sua maior dificuldade foi o que previa, o ambiente digital.
Mesmo assim, esteve atuante na busca pelo suporte da franqueadora que sempre o orientou quando necessário.
Dentro do que era possível, o empreendedor realizou um treinamento individualizado de orientação sobre sistemas e identificação. O treinamento feito para que ele pudesse conhecermelhor as ferramentas de marketing e sistemas para utilização.
Diante das dificuldades, ele seguiu adiante e buscou se qualificar para que tivesse um domínio maior com as redes.
Com relação os serviços prestados pela franquia, ele realizou tanto os treinamentos on-line quanto os de especialização oferecidos pela marca.
Nesse aspecto, é importante ressaltar a importância do suporte ao franqueado para auxiliar nessas etapas de desenvolvimento.
Por isso, a Acquazero se esforça para atuar de forma constante junto aos seus franqueados. Tanto no auxilio diário quanto por meio dos consultores que acompanham o desempenho do empreendedor.
Eliomar menciona que suas dificuldades não se restringiram apenas na parte digital, mas também no momento de atuação.
Por mais que os serviços fossem atrativos e com grande potencial de execução, ele precisava buscar por seus clientes.
Quando Eliomar iniciou, não sabia por onde começar. Ele acompanhava a evolução dos seus concorrentes da marca, mas não sabia bem como colocar suas atividades em prática.
Por esse motivo, nesse momento a consultoria da franquia foi muito importante.
Desenvolvimento em meio a crise

Foi buscando seu potencial de empreendedor que Eliomar colocou a mão na massa e buscou seus clientes. O seu foco eram as grandes empresas como concessionárias e empresa de ônibus, que era o seu antigo ramo de atuação.
A oportunidade chegou em meio a primeira crise do ano, quando vieram as chuvas de janeiro. O ex-motorista percebeu um nicho de oportunidade nas concessionárias que já havia prestado serviços anteriores.
Com um alagamento, veio a chance de mostrar o potencial da marca e do seu trabalho feito com qualidade.
O desafio foi lançado e ele aceitou uma grande demanda de veículos que precisavam de uma limpeza completa após as chuvas.
Assim, continuou a buscar nas vias comerciais mais conhecidas de Belo Horizonte por diversas empresas. Dessa forma, ele iniciou sua primeira grande demanda de serviços em meio a crise.
O ex-motorista conquistou novos clientes e treinou vários colaboradores para dar conta do serviço. Até que veio outro obstáculo. Em março de 2020, iniciou a pandemia que assolou o País.
Como empreendedor nato que é, Eliomar não desistiu. Ele percebeu uma nova forma de atuar naquilo que ele mais sabia fazer, que era trabalhar com carros.
Tentou várias vezes, e com persistência, conseguiu uma nova oportunidade em uma transportadora que emprega cerca de 1800 funcionários diretos e indiretos.
Aproveitando o momento, ele ofereceu seus serviços de higienização e de oxi-sanitização, especial para limpeza de veículos.
Além disso, esse era um serviço essencial naquele momento em que era necessário manter a segurança entre os usuários.
Novas oportunidades de negócio

Heliomar diz que já administra melhor as suas dificuldades. Ele conta também com a destreza do filho que trabalha junto com ele, mas que a sua expertise está no contato direto com o cliente.
Para ele, a atitude faz toda diferença. Assim, diante das redes sociais que estão disponíveis, ele afirma que mesmo com as demandas vindas dos meios digitais, não daria conta de atender a todas elas.
Os treinamentos realizados com a franquia proporcionaram o conhecimento e a experiência que ele precisava para atuar com o seu gosto pelo negócio.
Dessa forma, uma coisa puxa a outra e, por meio de seus serviços realizados na transportadora, ele conseguiu chegar a outras empresas indicado pela qualidade do seu serviço. Assim, ele ampliou o seu leque de atuação na Acquazero!
Satisfação com a franquia Acquazero
O nível de satisfação de Eliomar com a franquia é notório. Ele conta com orgulho que mesmo em um momento difícil, tem se superado com seu empenho e o nome da marca que carrega consigo.
Sendo assim, além de alcançar os ganhos que sempre desejou, ainda consegue trabalhar junto com seu filho empregando outros jovens que ajudam na demanda dos serviços.
Ao mesmo tempo ele conta que, tanto ele quanto sua família estão satisfeitos. Isso porque, conseguiram adquirir seus bens graças ao esforço do seu trabalho e o potencial da franquia Acquazero.
Tanto que já consegue visualizar para um futuro próximo a implantação sua franquia de loja física logo que tudo se estabilizar e a pandemia passar.
E você, se inspirou na historia de Eliomar Santtos que abriu mão de um emprego estável com 18 anos de profissão para abrir o seu negócio em cidade pequena para ter a estabilidade financeira que sempre desejou?
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- Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
- Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses
O que é interiorização de franquias?
Inicialmente, esse movimento busca a descentralização de redes de franquias que atuam nos grandes centros. É uma oportunidade para quem deseja abrir um negócio em cidade pequena.
De acordo com a ABF, cidades da região Sudeste foram as que mais tiveram aumento neste processo. Com destaque para o estado de São Paulo.
Além disso, um estudo da Geofusion identificou que, em média, R$ 2,5 trilhões são consumidos pelos brasileiros das áreas urbanas do interior.
Com isso, é possível notar o tamanho do potencial existente para exploração de mercado nas cidades menores.
Fazendo uma análise de maneira mais ampla, com a força desse movimento, o Brasil soma o consumo total de R$ 4 trilhões.
Outros fatores favorecem a abrir um novo negócio em cidade pequena. Entre eles, o baixo investimento e a falta de serviços diferenciados na região.
Esses são pontos que atraem tanto os clientes, quanto os franqueados para atuação em outros setores.
Eliomar Santtos, o franqueado Acquazero de sucesso que apresentamos nesse artigo, diz que já é reconhecido e respeitado na sua cidade. Assim, ele se tornou referência no seu ramo de atuação.
Dessa forma, unidades de franquias como a Acquazero permitem opções de negócios também em cidade pequena.
Além disso, a rede tem sido uma grande oportunidade para novos empreendedores que desejam sair do trabalho formal para irem em busca da sua independência financeira.
As possibilidades de investimentos são amplas. Permitem aos empreendedores buscarem a oportunidade de desenvolver atividades locais e crescerem com base na expertise da rede.
Assim, com base nesse aspecto, as microfranquias podem ser uma boa oportunidade para quem deseja abrir um negócio em cidades pequenas.
Conheça a Acquazero

A Acquazero é uma franquia de estética automotiva que atua no mercado de veículos desde 2009. No ano de 2018, a empresa passou a fazer parte da holding Encontre Sua Franquia.
Desde então, a Acquazero passou a figurar entre as melhores franquias do Brasil. Dessa forma, a marca se tornou a maior do país no segmento.
Com seu modelo de negócio sustentável, ela opera com diversos serviços voltados para estética e conservação veicular. Sendo o seu carro-chefe a limpeza automotiva.
Por fim, o sistema de limpeza da Acquazero permite utilizar apenas 300 ml de água para limpar um veículo de pequeno porte. Ao contrário de uma lavagem convencional, que gasta mais de 300 litros de água.
Entre os demais serviços oferecidos pela franquias estão:
- Enceramento
- Cristalização de vidros
- Limpeza técnica do motor
- Limpeza e hidratação de banco de couro
- Revitalização dos plásticos
- Higienização do ar-condicionado
- Remoção de Chuva ácida
- Descontaminação de pintura
- Higienização interna
- Impermeabilização de estofados
- Oxi-Sanitização
- Cristalização e revitalização de pintura
- Vitrificação de Pintura
- Polimento e polimento dos faróis
- Polimento dos Farois
Opções e modelos de negócios da Acquazero
Um dos fatores que chamam a atenção para o esse tipo de negócio, além da qualidade dos serviços, são as possibilidades de investimento que atendem a todas as condições de franqueados.
São quatro modalidades, sendo três opções em home office, que atende de forma delivery. Além disso, possui lojas físicas que permitem abrir o negócio em cidade pequena ou em qualquer município.
Dessa forma, a Acquazero pode oferecer seus serviços tanto nas pequenas com menor numero de habitantes quanto nas maiores, em grandes capitais.
Nas opções de home office existem o Básico, Avançado e Intermediário. Já as lojas físicas podem ser Standard e a Prime.
Desse modo, os valores de investimento e os serviços prestados variam de acordo com a opção escolhida.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Assim, por meio da franquia, o empreendedor recebe o treinamento para execução dos serviços, além do apoio em todos os processos de iniciação da operação.
Ao trabalhar com a Acquazero, o franqueado pode aumentar ainda mais a sua credibilidade no mercado automotivo. Dessa forma, isso é repassado por meio do sucesso dos franqueados da marca.
Quer saber mais sobre a Acquazero antes de investir? Assista ao vídeo que selecionamos para você!
Agora você já sabe tudo sobre a franquia Acquazero e pode conversar com um dos nossos consultores. Aproveite para tirar suas dúvidas e descobrir se este é mesmo o negócio que você procura! Para isso, basta clicar no botão abaixo.
Gostou do nosso conteúdo sobre abrir um negócio como a Acquazero em cidades pequenas? Então, confira também o nosso artigo sobre “O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?”
*Informações publicadas em JANEIRO/2022. O preço da franquia pode sofrer alterações. Informe-se com a franqueadora da marca.