O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Bebidas » Antes de investir saiba: que negócio abrir em uma cidade pequena?

Antes de investir saiba: que negócio abrir em uma cidade pequena?

Sumário

O empreendedor deve saber escolher bem que negócio abrir em uma cidade pequena. Isso porque, são diversos fatores a serem analisados antes de decidir por empreender nestes locais. Aqui, descubra as dicas estratégicas para escolher a melhor opção e ganhar dinheiro.

Quase 68,4% da população brasileira vive em cidades de até 20 mil habitantes, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, é um mercado bem atrativo para empreender.

Estes dados mostram um mercado consumidor em potencial nas cidades pequenas. Logo, pode ser aproveitado pelo empreendedor que quer investir nestas regiões. Quer saber como? Fique com a gente!

Qual o melhor negócio para abrir em uma cidade pequena?

O melhor negócio para abrir vai variar. Nesse sentido, ao escolher que negócio abrir em cidade pequena, o empreendedor deve avaliar bem alguns fatores e as ideias de negócio.

Como vimos, as cidades pequenas podem ser um grande mercado a ser explorado. Por conta disso, diversas franquias estão desenvolvendo modelos de negócios voltados para estes locais.

Durante muito tempo, as franquias se voltavam para cidades maiores, com maior população e potencial de mercado. Porém, há um fenômeno no Brasil que é a interiorização, resultando em um crescimento maior nas cidades menores. Dessa maneira, isso muda o comportamento do mercado.

Até porque, não existe o melhor negócio para abrir em lugares assim, pois o mercado varia muito de região para região. O Brasil tem um tamanho continental, além de uma população muito diferente em seus costumes e hábitos. Portanto, isso reflete no comportamento dos consumidores.

Nesse sentido, na hora de decidir qual franquia abrir, o empreendedor deve considerar as peculiaridades locais.

Ou seja, é preciso entender o público e avaliar quais são as carências da região que podem ser exploradas pela franquia. Da mesma forma, é preciso entender o perfil da população e, com isso, observar qual segmento de mercado é mais promissor.

Por estas incertezas e análises que devem ser feitas, contar com a ajuda de uma franqueadora pode ser interessante. As franquias fazem pesquisas de mercado antes de entrar em determinadas regiões para, com isso, desenvolver um plano de negócios voltado para cidades pequenas.

Assim, o franqueado já terá um caminho a seguir, diminuindo as imprevisibilidades do dia a dia de um novo negócio. Além disso, os produtos ou serviços de uma franquia já foram testados e aprovados. A novidade pode ainda atrair clientes das cidades pequenas que não conhecem a marca.

Entenda como funciona uma franquia

As franquias são empresas que licenciam para empreendedores um modelo de negócio já testado e aprovado pelo público. Nesse sentido, funcionam de uma maneira previamente definida.

Mas, além disso, oferece ao franqueado todo know-how adquirido pela marca para que possa replicar seus produtos ou serviços seja onde for.

As informações da franquia chegam ao candidato a franqueado por meio da Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento é necessário para deixar claro para o empreendedor como funciona o negócio.

O modelo de franquia faz com que o investidor não tenha que começar do zero ao abrir um negócio. Portanto, terá ajuda na administração da unidade com o suporte dado pela franqueadora.

No Brasil, o segmento é regulamentado pela Lei de Franquias (nº 13.966/19). O Artigo 1º da legislação define o franchising como:

“O sistema de franquia empresarial, pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado, ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento.”

Agora, veja o porquê vale a pena empreender em uma cidade pequena e quais as opções de franquias.

Vale a pena abrir negócio em uma cidade pequena?

Ao pensar que negócio abrir em uma cidade pequena, o empreendedor precisa analisar bem as opões.

Com a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, houve uma queda nas receitas como um todo no mercado de franchising.

Segundo dados da ABF, ocorreu um crescimento de 7,8% do faturamento do setor entre o terceiro trimestre de 2021 e o de 2022.

Todos os segmentos apresentaram alta neste período e podem ser boas opções para o empreendedor que deseja abrir uma franquia em uma cidade pequena.

Por exemplo, o segmento de Casa e Construção teve alta de 10,8%. Nele, existem franquias que podem ser boas opções para abrir um negócio.

Além deste, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar também apresentou alta de 3,1% no faturamento. Este setor costuma ser bem forte, com diversas marcas em busca de se expandir para cidades menores.

Dessa forma, no setor existem opções de baixo investimento que podem ser ideais para cidades pequenas e investidores mais modestos. Outros segmentos de franquias que tiveram resultado negativo nos últimos tempos devem se recuperar. Estes também são boas escolhas de franquias investir.

Dá para citar os Serviços Automotivos, Moda e o segmento de Alimentação. Neles existem muitas franquias voltas para pequenas cidades, com bons resultados nos últimos anos.

Assim, se você está em dúvida sobre que negócio abrir para ganhar dinheiro em uma cidade pequena, foque em segmentos mais sólidos. Além disso, nas cidades onde este mercado ainda pode se expandir.

Enfim, são diversos municípios ainda inexplorados pelas marcas fortes do franchising. Inclusive, há várias franquias querendo crescer que estão mirando nestes mercados.

Que negócio abrir em uma cidade pequena? Veja as franquias

Se você quer ganhar dinheiro com o próprio negócio, é necessário estar atento às melhores opções de franquias para investir.

Da mesma forma, você precisa escolher um segmento de mercado com o qual se identifique, pois o seu negócio tomará grande parte do seu tempo. Você deve ter uma afinidade com aquilo com o que vai trabalhar.

Do mesmo modo, veja quais são as suas qualidades e características próprias. Avalie como estes pontos podem ser aproveitados no empreendimento. Outro fator que deve-se analisar antes de empreender é sua capacidade de investimento. Então, busque um negócio que caiba no seu bolso.

Assim, uma boa opção pode ser os modelos Home Office, que exigem um investimento inicial menor. Logo, não demandam um espaço físico externo, nem um quadro de funcionários.

Em cidades pequenas, os custos são menores com aluguel de espaço e salários. Isso pode ser um atrativo a mais para empreender nestes locais.

Seguindo esse modelo ou não, separamos algumas franquias que podem ser boas alternativas para quem está na dúvida sobre qual negócio abrir em cidade pequena.

[raio_x_esf]

Agora que você já sabe que negócio abrir em uma cidade pequena, faça a escolha com segurança. Analise a si mesmo e o mercado local, e selecione a melhor oportunidade para ganhar dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje