Antes de investir saiba: que negócio abrir em uma cidade pequena?

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Mulher negra segurando um copo de café na porta de uma pequena cafeteria. Imagem ilustrativa texto que negócio abrir em uma cidade pequena
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O empreendedor deve saber escolher bem que negócio abrir em uma cidade pequena. São diversos fatores a serem analisados antes de decidir por empreender nestes locais.

Durante muito tempo, as franquias se voltavam para cidades maiores, com maior população e potencial de mercado. Ainda hoje, algumas franquias se voltam para estes locais por motivos diversos.

Por outro lado, há um fenômeno no Brasil que é a interiorização, resultando em um crescimento maior nas cidades menores.

Da mesma forma, quase 68,4% da população vive em cidades de até 20 mil habitantes, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE).

Estes dados mostram um mercado consumidor em potencial nas cidades pequenas que pode ser aproveitado pelo empreendedor que quer investir nestas regiões.

Qual o melhor negócio para abrir em uma cidade pequena?

Como vimos, as cidades pequenas podem ser um grande mercado a ser explorado. Por conta disso, diversas franquias estão desenvolvendo modelos de negócios voltados para estes locais.

No entanto, ao escolher que negócio abrir em cidade pequena, o empreendedor deve avaliar bem alguns fatores e as ideias de negócio.

Não existe o melhor negócio para abrir em lugares assim, pois o mercado varia muito de região para região.

O Brasil possui um tamanho continental, além de uma população muito diferente em seus costumes e hábitos. E isso reflete no comportamento dos consumidores.

Nesse sentido, na hora de decidir qual franquia abrir, o empreendedor deve levar em consideração as peculiaridades locais.

Ou seja, é preciso entender o público e avaliar quais são as carências da região que podem ser exploradas pela franquia. Da mesma forma, é preciso entender o perfil da população e, com isso, observar qual segmento de mercado é mais promissor.

Mulher sentada em frente ao computador segurando uma folha cheia de gráficos e com um sorriso no rosto (imagem ilustrativa). Texto: que negócio abrir em uma cidade pequena.
Analise bem o mercado nas cidades pequenas antes de investir.

Por todas estas incertezas e análises que devem ser feitas, contar com a ajuda de uma franqueadora pode ser interessante.

As franquias fazem pesquisas de mercado antes de entrar em determinadas regiões para, com isso, desenvolver um plano de negócios voltado para cidades pequenas.

Assim, o franqueado já terá um caminho a seguir, diminuindo as imprevisibilidades do dia a dia de um novo negócio.

Além disso, os produtos ou serviços de uma franquia já foram testados e aprovados. A novidade pode ainda atrair clientes das cidades pequenas que não conhecem a marca.

Entenda como funciona uma franquia

As franquias são empresas que licenciam para empreendedores um modelo de negócio já testado e aprovado pelo público.

Além disso, ela oferece ao franqueado todo know-how adquirido pela marca para que este possa replicar seus produtos ou serviços seja onde for.

As informações da franquia chegam ao pretendente a franqueado por meio da Circular de Oferta de Franquia (COF), documento necessário para deixar claro para o empreendedor como funciona o negócio.

No ebook abaixo você acessa outras informações para entrar de vez no mundo do franchising.

ebook tudo sobre franquias

O modelo de franquia faz com que o investidor não tenha que começar do zero ao abrir um negócio. Além disso, ele terá ajuda na administração do negócio com o suporte dado pela franqueadora.

No Brasil, o segmento é regulamentado pela Lei de Franquias (nº 8.955/94). O Artigo 2º da legislação define o franchising como: o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi- exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.

Desenho de um homem segurando uma pequena lojinha com moedas de ouro dentro (imagem ilustrativa). Texto: que negócio abrir em uma cidade pequena.
As franquias são um bom negócio para investir.

Vale a pena abrir negócio em uma cidade pequena?

Ao pensar que negócio abrir em uma cidade pequena, o empreendedor precisa analisar bem as opões.

Com a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, houve uma queda nas receitas como um todo no mercado de franchising.

Segundo dados da ABF, houve um recuo de 7,9% do faturamento do setor entre o terceiro trimestre de 2019 e o de 2020.

No entanto, alguns segmentos apresentaram alta no mesmo período e podem ser boas opções para o empreendedor que deseja abrir uma franquia em uma cidade pequena.

Por exemplo, o segmento de Casa e Construção teve alta de 8,3%. Nele existem franquias que podem ser boas opções para abrir um negócio.

Além deste, o segmento de Saúde, beleza e bem-estar também apresentou alta de 3,9% no faturamento. Este setor costuma ser bem sólido, com diversas marcas em busca expandir para cidades menores.

Neste setor existem opções de baixo investimento que podem ser ideais para cidades pequenas e investidores mais modestos.

Outros segmentos de franquias que tiveram resultado negativo nos últimos tempos devem se recuperar. Estes também são boas escolhas de franquias investir.

Dá para citar os Serviços Automotivos, Moda e o setor de Alimentação, que possuem um grande número de franquias voltas para pequenas cidades, com bons resultados nos últimos anos.

Assim, se você está em dúvida que negócio abrir para ganhar dinheiro em uma cidade pequena, foque em segmentos mais sólidos e cidades onde este mercado ainda pode se expandir.

São diversos municípios ainda inexplorados pelas marcas fortes do franchising, bem como há diversas franquias querendo crescer e que estão mirando nestes mercados.

Homem de macacão com várias ferramentas na cintura.
O segmento de Casa e Construção está em alta no mercado de franchising.

Que negócio abrir em uma cidade pequena? Veja 45 franquias

Se você quer ganhar dinheiro com o próprio negócio, é necessário estar atendo às melhores opções de franquias para investir.

Da mesma forma, você precisa escolher um segmento de mercado com o qual se identifique, pois o seu negócio tomara grande parte do seu tempo.

Uma boa opção pode ser os modelos home office, que exigem um investimento inicial menor e não demandam um espaço físico externo, nem um quadro de funcionários.

Seguindo esse modelo ou não, separamos algumas franquias que podem ser boas opções para quem está na dúvida que negócio abrir em cidade pequena.

1. Acquazero

A Acquazero é uma franquia que atua no segmento de serviços automotivos oferecendo diversos cuidados para os veículos.

O principal serviço da rede é a Limpeza Ecológica. Com essa tecnologia, é possível limpar toda a parte externa de um veículo utilizando apenas 300 ml de água.

Os serviços oferecidos pela Acquazero também incluem a limpeza técnica do motor, cristalização de vidros, revitalização de plástico, enceramento, descontaminação de pintura, impermeabilização de estofados e outros.

Do mesmo modo, a franquia oferece diversos serviços de limpeza para embarcações, aeronaves e alguns objetos residenciais, como sofás e tapetes.

Da mesma forma, a marca investe em produtos biodegradáveis.

A Acquazero trabalha com opções de franquias baratas, três no formato home office e três modelos de franquia de loja.

No formato home office, temos o nível básico, intermediário e avançado. A diferença entre elas está no número de serviços que são oferecidos pela unidade.

Dessa forma, este formato pode ser o mais indicado para cidades pequenas, dependendo da região e do mercado consumidor.

Por outro lado, os modelos de loja também podem funcionar, assim como para uma cidade maior.

No vídeo abaixo você confere um pouco mais sobre a Acquazero, seus modelos de negócio, taxas, entre outros detalhes.

A Acquazero oferece uma ampla possibilidade de mercado. Dessa forma, fica mais fácil de abrir espaço em cidades menores ao apresentar serviços que, até então, não eram comuns em cidades do interior do Brasil.

2. Encontre Sua Viagem

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A Encontre sua Viagem também apresenta modelo home office e é uma boa opção para quem deseja abrir um novo negócio em cidades pequenas.

O franqueado da Encontre sua Viagem oferece uma intermediação clientes e as empresas de passagem aéreas, hospedagens, entre outros serviços de turismo.

A empresa oferece para o empreendedor todo o seu know-how, treinamentos rotineiros, entre outros suportes, como o marketing e jurídico.

Como dito, o trabalho de um franqueado da Encontre sua Viagem é como um agente de viagem. Ou seja, serve de intermediador na contratação de serviços de turismo, assim como na orientação e na definição de um bom plano de viagem.

A franquia busca investidores como perfil dinâmico e que tenham certa familiaridade com o mercado de turismo. Dessa forma, o empreendedor se sentirá mais à vontade com o trabalho.

Da mesma forma, o franqueado deve ser comunicativo, contar com habilidade para vendas, além, é claro, gostar de lidar com o público em geral.

A franquia não trabalha apenas com o modelo home office, tendo também disponível opções de loja que podem se adequar às pequenas cidades.

Mesmo que o mercado de turismo tenha tido retração diante da crise provocada pela pandemia e as restrições de circulação, o setor é uma das apostas para quando as coisas voltarem ao normal.

No gráfico abaixo, você consegue ver alguns dos números antes da pandemia, o que demonstra o poder do setor.

Infográfico sobre o números do mercado de turismo.

3. Achei no Pão

Antes de mais nada, o foco da franquia Achei no Pão é comercializar publicidade em sacos de pão personalizados. Assim, marcas locais anunciam nas embalagens que são entregues a panificadoras parceiras.

Dessa forma, o papel do franqueado é prospectar anunciantes, manter contato com eles e gerenciar os pedidos. Contudo, é a franqueadora que realiza a confecção dos sacos de pão com as publicidades.

Sendo assim, a marca, que existe desde 2014, oferece ao franqueado um modelo de negócio home based, sem necessidade de ponto físico. Além disso, a matriz oferece capacitação constante, incluindo a plataforma de ensino Universidade Achei no Pão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

4. Acqio

A Acqio é uma rede de franquias que oferece diversas soluções financeiras. A franquia tem entre seus produtos uma maquininha de cartão, crédito auto e home, crédito para lojistas, links para vendas online e redes sociais, e muito mais.

Os franqueados da Acqio têm todo o apoio para prospectarem na sua unidade. Dessa forma, você vai construir uma carteira de clientes para a oferta dos produtos.

Para cada cliente conquistado, o franqueado recebe uma comissão dos produtos vendidos. Ao mesmo tempo, recebe um percentual a cada transação. O modelo de negócio é home based, permitindo ao investidor trabalhar de casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses

5. Aprova Crédito

A Aprova Crédito trabalha no segmento de crédito e já está consolidada no mercado. A rede tem parcerias com as melhores instituições financeiras e, por isso, as soluções que oferece são bem variadas.

São serviços como empréstimos, portabilidade e refinanciamento, financiamentos, consórcios, capital de giro para empresas, maquininhas de cartão, seguros etc.

O papel do franqueado é o gerenciamento da unidade. Porém, você terá treinamento completo sobre como atuar e vender as soluções da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 18 meses

6. Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Assim que você se tornar um franqueado, a franqueadora vai desenvolver um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar essa loja virtual, para que as pessoas comprem nela. Não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

7. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness em toda a América Latina.

O seu modelo de negócio funciona de forma online e permite aos franqueados operarem suas unidades sem a necessidade de uma estrutura física.

Ao abrir sua unidade, você vai receber um site desenvolvido pela franqueadora. A rede oferece suporte completo para as vendas e divulgação do site.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

8. Camerite

A Camerite é uma rede de franquias que oferece soluções de monitoramento por inteligência artificial.

Assim, ela trabalha com uma plataforma e aplicativo para monitoramento. Dessa forma, os franqueados oferecem uma solução altamente tecnológica aos seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,3 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

9. Cappta: Programa Empreendedor

A franquia Cappta: Programa Empreendedor oferece uma oportunidade para o licenciado trabalhar de casa, sem ponto físico, com horários flexíveis e ganhos que variam de acordo com a performance.

Isso porque, o papel do empreendedor é realizar a prospecção de lojistas, oferecer as soluções de pagamento da Cappta e administrar a carteira de clientes.

O grande diferencial da marca é permitir que os lojistas parcelem as compras em até doze vezes para o cliente, mas recebam o valor à vista.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 199,00 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 2 meses

10. Cuidare

A Cuidare é uma franquia de cuidadores de pessoas. Dessa forma, a rede atua oferecendo profissionais capacitados e especializados para prestarem auxílio aos pacientes no dia a dia.

Para investir, você pode escolher por ter um espaço físico ou atender no formato home office.

Hoje, a Cuidare busca investidores com perfil empreendedor, mas que valorizem o lado humano. Os franqueados atuam sempre em contato com a família das pessoas cuidadas, oferecendo feedback e conforto no processo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
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11. Euromercantil

A Euromercantil é uma marca de serviços financeiros para empreendedores. Assim, a franqueadora conta com soluções como: máquinas de cartão, banco digital e cartão de crédito.

A marca surgiu em 1993, com o objetivo de alavancar empresas, micro empresários e profissionais liberais em início de expansão. Assim, as soluções financeiras são acessíveis.

Por sua vez, o franqueado pode atuar no formato home office, realizando a prospecção de empresários que precisem de soluções comerciais para os seus negócios. Além do mais, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

12. Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

13. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

14. Home Angels

A rede Home Angels é a maior no segmento de cuidados para pessoas idosas na América Latina. Assim, o negócio é ideal para empreendedores que se identifiquem com o mercado de prestação de serviços e cuidados a outras pessoas.

Dessa forma, os franqueados recebem os treinamentos necessários e específicos para a área. Eles também têm acesso ao portal Home Angels, onde podem encontrar um banco de talentos nacional para captar currículos direto de suas regiões.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: não informado

15. Lady Driver

A Lady Driver é um aplicativo de transporte feito por e para mulheres. O seu modelo de negócio não é uma franquia e sim um licenciamento. 

Dessa forma, como licenciado Lady Driver, você vai se tornar responsável pelo desenvolvimento da marca no mercado local.

Seu trabalho será de gestão e divulgação. Já as motoristas do aplicativo serão condutoras parceiras que você vai prospectar para o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 21 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 18 meses

16. Limpeza Com Zelo

A franquia Limpeza Com Zelo é uma rede que oferece serviços de limpeza e manutenção profissional. Ela segue os protocolos de limpeza mais rígidos e modernos que existem no mercado.

Ou seja, não há nada que os franqueados da rede não possam limpar. A franqueadora também oferece diversos suportes e canais para comunicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

17. Linked

A rede Linked é uma franquia de serviços de automação comercial. Assim, ela oferece uma plataforma para restaurantes e lanchonetes, que têm diversas soluções. Por exemplo, frente de caixa, aplicativo delivery, integração com iFood, Rappi etc.

Você poderá fazer a gestão do seu negócio em casa, por meio do home office. Sua responsabilidade será de prospecção e marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 1 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 8 meses

18. Mazze

A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, vai poder trabalhar com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

19. Mundo Toy

A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online.

Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque e sem precisar realizar as entregas.

Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

20. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

21. Pede.ai

O Pede.ai é um aplicativo de delivery específico para médias e pequenas cidades. Assim, ele não é especificamente uma franquia, mas um serviço de licenciamento.

Dessa forma, os licenciados investem e ficam responsáveis por desenvolver a marca em suas cidades. O trabalho é home based, podendo ser feito de qualquer lugar.

O aplicativo pode atuar na entrega de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops, gift cards e muito mais.

Mas o licenciado, em si, não precisa fazer o delivery. Você será responsável apenas por fazer a ponte entre a marca e os comerciantes locais, bem como gestão dos clientes e divulgação local da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

22. Ponto TV Publicidade

A Ponto TV Publicidade é uma rede de mídia indoor. Ou seja, divulga publicidade em ambientes fechados onde há grande concentração ou fluxo de pessoas, como lotéricas, cartórios, academias, hospitais, shoppings, farmácias, restaurantes.

Sua forma de atuação pode ser 100% remota, sem necessidade de um ponto comercial. Você será responsável pela prospecção de novos pontos e anunciantes, e pela instalação das televisões para publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

23. Postal BR

A Postal BR é uma marca que realiza transporte e entrega de encomendas. Assim, a rede se destaca por valores de frete baixo sem limitação de peso e medidas, com segurança e garantia de prazo de entrega 100% rastreável. 

A marca surgiu em 2017 e já conta com 100 unidades operacionais localizadas estrategicamente para movimentar cargas em todo o Brasil. Além do mais, ela conta com um aplicativo para realizar as operações.

Assim, cabe ao franqueado ser o gestor operacional e comercial, e organizar as entregas. Tudo isso será feito com suporte e treinamento por parte da franqueadora.                                  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

24. Primeiro Mundo Registros de Marcas

A Primeiro Mundo Registro de Marcas atua no registro de marcas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Atualmente, a marca atua no Brasil e no exterior e oferece a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do seu produto, serviço ou invenção, acompanhando todas as fases do processo de registro junto ao INPI.

Como franqueado, você vai poder trabalhar no modelo home office, de onde quiser, atendendo inclusive clientes de outros países.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 16 meses

25. Prospecta Obras

A Prospecta Obras é um sistema que conecta profissionais da área de construção a obras que estão em andamento ou ainda vão começar. Para ter acesso a esses dados, os clientes pagam um valor mensal.

Por sua vez, os franqueados têm acesso a um modelo de negócio home based. Assim, seu trabalho é prospectar clientes e apresentar a eles a plataforma e os planos de assinatura.

Além disso, a franquia tem baixo custo de manutenção e amplo público-alvo. A franqueadora ensina como usar o sistema e oferece suporte em outras áreas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

26. QCarreira

A rede QCarreira surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal. Para isso, a marca desenvolveu um aplicativo e uma metodologia próprios.

Assim, os clientes passam por um programa que identifica os potenciais de cada um e apresenta opções de carreiras que combinam com o perfil.

A franquia QCarreira permite ao franqueado trabalhar de casa, com atendimento online. Para atuar, você vai receber treinamento completo da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

27. Qualifica Cursos

A Qualifica Cursos faz parte de uma rede com mais de 20 anos de atuação no ramo da Educação Superior. Ela atua com cursos profissionalizantes, pós-graduação, preparatórios, graduações e muito mais.

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma online. Dessa maneira, o franqueado pode se tornar diretor de uma universidade online.

Para isso, você vai passar por qualificações recorrentes, contar com software de gestão comercial, pedagógica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

28. RapChef

A RapChef é uma rede de delivery de comida saudável e congelada. Dessa forma, os consumidores recebem refeições pré-prontas, com alto valor nutricional e porções ideais para quem se preocupa com a saúde.

Mas caso queira investir, o franqueado pode ficar tranquilo, pois não precisará cozinhar. O que você vai fazer é adquirir as refeições de um dos fornecedores homologados e realizar as entregas via delivery.

Caso prefira, o franqueado também pode ter um espaço físico para vender as refeições. De todo modo, você vai receber apoio da marca para aprender sobre a operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

29. Reiback

A Reiback Franquias é uma rede de Multi Produtos. Assim, você vai poder atuar em quatro segmentos, para um retorno rápido e recorrente. São Seguros, Consórcio, Crédito Consignado e sistemas de Energia Solar.

Seu trabalho como franqueado será de divulgação da unidade e a busca por clientes para comporem sua carteira de usuários. Você terá todo o treinamento e suporte necessários para atuar, oferecido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

30. SMARTblocks Robótica

A SMARTblocks Robótica tem como missão usar a Robótica Pedagógica como ferramenta de ensino e aprendizagem. Por isso, o que você vai oferecer são aulas para crianças e adolescentes, pensando na formação pessoal e profissional dos seus alunos.

O perfil de franqueado procurado pela franqueadora é de pessoas para fazerem a prospecção das escolas na região.

Tudo será feito por meio da metodologia e material exclusivos da marca SMARTblocks. Como franqueado, você vai contar com suporte e treinamento completos para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 27 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

31. StartupWin

A rede de franquias StartupWin é um negócio diferente. Para atuar nele, você vai escolher até duas marcas que a rede tem em seu portfólio, e então vai vender os produtos e serviços delas.

Você vai poder trabalhar, por exemplo, com telemedicina, transporte de passageiros e serviço de entregas, marketing e mais.

A franqueadora oferece acesso à Universidade Corporativa Win, onde o franqueado recebe todo o treinamento para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 8 meses

32. Timol

A Timol atua no ramo de produção e comercialização de produtos magnéticos, ligados ao tratamento de água.

O perfil de franqueados é de pessoas com vontade de aprender e se desenvolver profissional e financeiramente. Assim, o investidor vai trabalhar na revenda de produtos magnéticos, usando das redes sociais, de porta a porta ou por indicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

33. Top English

A Top English é uma franquia de ensino com metodologia completamente focada na conversação, desde a primeira aula. Assim, a gramática é assimilada de forma extremamente objetiva, eficiente e prática.

O curso pode ser presencial, com aulas em casa ou no trabalho, e também de forma online com um professor ao vivo.

O modelo de negócio tem uma estrutura organizacional com três figuras: o franqueador, o master franqueado e o professor (franqueado regional). O franqueador tem o papel de dono da marca; o master franqueado terá o direito de subfranquear seu território; e o franqueado regional é o professor de inglês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

34. PremiaPão

As empresas buscam cada vez mais meios de fazer uma divulgação eficiente de suas marcas. Neste mercado, a PremiaPão oferece um meio de comunicação até pouco tempo atrás negligenciado.

A franquia trabalha com a venda de espaços de publicidade em saco de pão. O franqueado faz a captação de empresas que queiram comprar os espaços de divulgação.

Para o desenvolvimento do negócio, o franqueado conta com diversos suportes da franqueadora. Por exemplo treinamentos, kits para divulgação da PremiaPão, auxílio para o marketing, entre outros.

Além disso, a franqueadora auxilia na abertura da empresa do franqueado e faz todo o acompanhamento desta fase inicial.

A PremiaPão possui um modelo enxuto de home office. Assim, o franqueado pode optar por trabalhar 100% online ou com apenas breves saídas para visitar clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 17 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 8 meses 

35. Monitorias

A franquia Monitorias trabalha no mercado de aulas particulares e reforço escolar com um método diferenciado.

Primeiramente, a franquia conta com professores parceiros cadastrados, e o franqueado faz a captação de clientes e suporte.

Do mesmo modo, o método da franquia é baseado em um aprendizado mais rápido e intuitivo, voltado para a preservação da autoconfiança do aluno.

Todas as aulas são disponibilizadas de maneira online para os alunos. É algo que oferece maior flexibilidade para os pais e crianças.

A franquia, fundada em 2015 na cidade de São Paulo(SP), possui unidades em mais de 36 cidades pelo Brasil.

Por conta de um modelo home office de baixo custo e boa rentabilidade, a franquia é atrativa para empreendedores que desejam atuar neste segmento de franquias de educação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5.990,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: entre 5 e 7 meses

36. Yes Cosmetics

O empreendedor que procura uma franquia no mercado de Beleza deve ficar atento a marcas com qualidade e preço.

Uma dessas redes é a Yes Cosmetics, especializada em produtos de perfumaria, cuidados corporais, maquiagem e acessórios.

A franquia, com atuação desde 2000 no setor, possui mais de 250 itens em seu catálogo. Com este know-how, a rede já chegou a 18 estados e tem cerca de 90 unidades espalhadas pelo Brasil.

A linha exclusiva da Yes conta também com um diferencial: mais da metade de seus produtos são veganos. Além disso, a marca não realiza testes em animais, o que é uma exigência de boa parte dos consumidores atualmente.

O franqueado pode optar pelo modelo de quiosque ou de loja, sendo possível também realizar a venda direta e pelo e-commerce.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

37. Bellaza

A franquia Bellaza é uma empresa de cosméticos e maquiagem que trabalha com vendas on-line. O franqueado não precisa fazer um alto investimento para ter uma unidade.

Do mesmo modo, é a franqueadora que gerencia o estoque dos produtos, sendo o franqueado um vendedor da marca que recebe uma margem do lucro.

  • Investimento inicial: de R$ 9 mil
  • Faturamento médio: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

38. Flamy

Esta empresa comercializa bolos, doces, salgados, tortas e até kits completos para festas. Com isso, Flamy busca empreendedores que estejam habituados a este mercado e queiram uma fonte de renda.

Do mesmo modo, a franquia está no mercado de franchising há mais de 10 anos e conta, atualmente, com 23 unidades.

  • Investimento inicial: de R$ 150 mil a R$ 220 mil
  • Faturamento médio: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses

39. Mr. Fritz

O mercado de alimentação é um segmento sólido, ou seja, uma boa opção para o empreendedor investir. Neste ramo, temos a Mr. Fritz, especializa em frango frito.

A franquia possui dois modelos de negócio: balcão mais delivery, e o de restaurante, que conta também com balcão e delivery.

  • Investimento inicial: de R$ 30 mil até R$ 40 mil
  • Faturamento médio: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

40. Alfred Delivery

A franquia Alfred Delivery é uma rede de aplicativo especializada em “delivery de tudo”. Dessa forma, a plataforma faz a ponte entre quem quer vender e as pessoas que querem comprar algo.

Com ela os comerciantes podem se cadastrar para receber da franquia um suporte para vender seus produtos ou serviços.

  • Investimento inicial: de R$ 20 mil até R$ 250 mil
  • Faturamento médio: a partir deR$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

41. Mr Detox

Voltada para alimentação saudável, a Detox apresenta um cardápio variado com venda de sucos e sopas detox, além de refeições low-carb, pré e pós-treino.

A franquia possui diferentes modelos de negócio, com uma taxa de lucro em torno de 70% a 100%.

  • Investimento inicial: de R$ 9,5 mil
  • Faturamento médio: R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses

42. Ótris

A franquia Ótris é uma rede de franquias especializada em serviços de recuperação de crédito para pequenas e médias empresas.

Pode ser uma opção interessante para atuar em cidades menores. A franquia conta com quatro modelos de negócio disponíveis: home based negociador, home based comercial, middle market e microfranquia.

  • Investimento inicial: de R$ 10 mil até R$ 65 mil
  • Faturamento médio: R$ 6,7 mil até R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses

43. 10 Pastéis

Fundada em 1962, a 10 Pastéis começou como uma empresa familiar. Em 1996, a marca entrou para o mercado de franchising e, desde então, vem expandindo suas unidades pelo Brasil.

Assim, a franquia oferece modelos de negócios diversos, com opções de lojas de rua, containers ou com operação dedicada ao delivery.

  • Investimento inicial: de R$ 120 mil até R$ 250 mil
  • Faturamento médio: R$ 45 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses

44. Melt & Co

Esta franquia do setor de alimentos possui sede em Curitiba e oferece sorvetes, açaí e fondue de chocolate em suas unidades. A empresa busca contar com 100 unidades até o fim de 2021.

Do mesmo modo, a empresa trabalha com produtos diferenciados e pode se adequar às diferentes regiões do Brasil.

  • Investimento inicial: de R$ 109 mil até R$ 150 mil
  • Faturamento médio: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

45. Senhor Smart

Os celulares estão presentes na vida de todas as pessoas. Pensando nisso, a franquia Senhor Smart oferece serviços de assistência e assessoria técnica para smartphones e tablets.

Da mesma forma, oferece um atendimento mais próximo do cliente. A empresa possui um modelo de negócio mais enxuto, ideal para pequenas cidades.

  • Investimento inicial: de R$ 41 mil até R$ 145 mil
  • Faturamento médio: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 12 meses

Ainda tem dúvida sobe que negócio abrir em cidade pequena? Quer conhecer outras opções de franquias baratas? Então leia agora o nosso texto sobre franquias baratas.

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