Antes de investir saiba: que negócio abrir em uma cidade pequena?

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Mulher negra segurando um copo de café na porta de uma pequena cafeteria. Imagem ilustrativa texto que negócio abrir em uma cidade pequena
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O empreendedor deve saber escolher bem que negócio abrir em uma cidade pequena. São diversos fatores a serem analisados antes de decidir por empreender nestes locais.

Durante muito tempo, as franquias se voltavam para cidades maiores, com maior população e potencial de mercado. Ainda hoje, algumas franquias se voltam para estes locais por motivos diversos.

Por outro lado, há um fenômeno no Brasil que é a interiorização, resultando em um crescimento maior nas cidades menores.

Da mesma forma, quase 68,4% da população vive em cidades de até 20 mil habitantes, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE).

Estes dados mostram um mercado consumidor em potencial nas cidades pequenas que pode ser aproveitado pelo empreendedor que quer investir nestas regiões.

Qual o melhor negócio para abrir em uma cidade pequena?

Como vimos, as cidades pequenas podem ser um grande mercado a ser explorado. Por conta disso, diversas franquias estão desenvolvendo modelos de negócios voltados para estes locais.

No entanto, ao escolher que negócio abrir em cidade pequena, o empreendedor deve avaliar bem alguns fatores e as ideias de negócio.

Não existe o melhor negócio para abrir em lugares assim, pois o mercado varia muito de região para região.

O Brasil possui um tamanho continental, além de uma população muito diferente em seus costumes e hábitos. E isso reflete no comportamento dos consumidores.

Nesse sentido, na hora de decidir qual franquia abrir, o empreendedor deve levar em consideração as peculiaridades locais.

Ou seja, é preciso entender o público e avaliar quais são as carências da região que podem ser exploradas pela franquia. Da mesma forma, é preciso entender o perfil da população e, com isso, observar qual segmento de mercado é mais promissor.

Mulher sentada em frente ao computador segurando uma folha cheia de gráficos e com um sorriso no rosto (imagem ilustrativa). Texto: que negócio abrir em uma cidade pequena.
Analise bem o mercado nas cidades pequenas antes de investir.

Por todas estas incertezas e análises que devem ser feitas, contar com a ajuda de uma franqueadora pode ser interessante.

As franquias fazem pesquisas de mercado antes de entrar em determinadas regiões para, com isso, desenvolver um plano de negócios voltado para cidades pequenas.

Assim, o franqueado já terá um caminho a seguir, diminuindo as imprevisibilidades do dia a dia de um novo negócio.

Além disso, os produtos ou serviços de uma franquia já foram testados e aprovados. A novidade pode ainda atrair clientes das cidades pequenas que não conhecem a marca.

Entenda como funciona uma franquia

As franquias são empresas que licenciam para empreendedores um modelo de negócio já testado e aprovado pelo público.

Além disso, ela oferece ao franqueado todo know-how adquirido pela marca para que este possa replicar seus produtos ou serviços seja onde for.

As informações da franquia chegam ao pretendente a franqueado por meio da Circular de Oferta de Franquia (COF), documento necessário para deixar claro para o empreendedor como funciona o negócio.

No ebook abaixo você acessa outras informações para entrar de vez no mundo do franchising.

ebook tudo sobre franquias

O modelo de franquia faz com que o investidor não tenha que começar do zero ao abrir um negócio. Além disso, ele terá ajuda na administração do negócio com o suporte dado pela franqueadora.

No Brasil, o segmento é regulamentado pela Lei de Franquias (nº 8.955/94). O Artigo 2º da legislação define o franchising como: o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi- exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.

Desenho de um homem segurando uma pequena lojinha com moedas de ouro dentro (imagem ilustrativa). Texto: que negócio abrir em uma cidade pequena.
As franquias são um bom negócio para investir.

Vale a pena abrir negócio em uma cidade pequena?

Ao pensar que negócio abrir em uma cidade pequena, o empreendedor precisa analisar bem as opões.

Com a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, houve uma queda nas receitas como um todo no mercado de franchising.

Segundo dados da ABF, houve um recuo de 7,9% do faturamento do setor entre o terceiro trimestre de 2019 e o de 2020.

No entanto, alguns segmentos apresentaram alta no mesmo período e podem ser boas opções para o empreendedor que deseja abrir uma franquia em uma cidade pequena.

Por exemplo, o segmento de Casa e Construção teve alta de 8,3%. Nele existem franquias que podem ser boas opções para abrir um negócio.

Além deste, o segmento de Saúde, beleza e bem-estar também apresentou alta de 3,9% no faturamento. Este setor costuma ser bem sólido, com diversas marcas em busca expandir para cidades menores.

Neste setor existem opções de baixo investimento que podem ser ideais para cidades pequenas e investidores mais modestos.

Outros segmentos de franquias que tiveram resultado negativo nos últimos tempos devem se recuperar. Estes também são boas escolhas de franquias investir.

Dá para citar os Serviços Automotivos, Moda e o setor de Alimentação, que possuem um grande número de franquias voltas para pequenas cidades, com bons resultados nos últimos anos.

Assim, se você está em dúvida que negócio abrir para ganhar dinheiro em uma cidade pequena, foque em segmentos mais sólidos e cidades onde este mercado ainda pode se expandir.

São diversos municípios ainda inexplorados pelas marcas fortes do franchising, bem como há diversas franquias querendo crescer e que estão mirando nestes mercados.

Homem de macacão com várias ferramentas na cintura.
O segmento de Casa e Construção está em alta no mercado de franchising.

Que negócio abrir em uma cidade pequena? Veja 14 franquias

Se você quer ganhar dinheiro com o próprio negócio, é necessário estar atendo às melhores opções de franquias para investir.

Da mesma forma, você precisa escolher um segmento de mercado com o qual se identifique, pois o seu negócio tomara grande parte do seu tempo.

Uma boa opção pode ser os modelos home office, que exigem um investimento inicial menor e não demandam um espaço físico externo, nem um quadro de funcionários.

Seguindo esse modelo ou não, separamos algumas franquias que podem ser boas opções para quem está na dúvida que negócio abrir em cidade pequena.

1. Acquazero

A Acquazero é uma franquia que atua no segmento de serviços automotivos oferecendo diversos cuidados para os veículos.

O principal serviço da rede é a Limpeza Ecológica. Com essa tecnologia, é possível limpar toda a parte externa de um veículo utilizando apenas 300 ml de água.

Os serviços oferecidos pela Acquazero também incluem a limpeza técnica do motor, cristalização de vidros, revitalização de plástico, enceramento, descontaminação de pintura, impermeabilização de estofados e outros.

Do mesmo modo, a franquia oferece diversos serviços de limpeza para embarcações, aeronaves e alguns objetos residenciais, como sofás e tapetes.

Da mesma forma, a marca investe em produtos biodegradáveis.

A Acquazero trabalha com opções de franquias baratas, três no formato home office e três modelos de franquia de loja.

No formato home office, temos o nível básico, intermediário e avançado. A diferença entre elas está no número de serviços que são oferecidos pela unidade.

Dessa forma, este formato pode ser o mais indicado para cidades pequenas, dependendo da região e do mercado consumidor.

Por outro lado, os modelos de loja também podem funcionar, assim como para uma cidade maior.

No vídeo abaixo você confere um pouco mais sobre a Acquazero, seus modelos de negócio, taxas, entre outros detalhes.

A Acquazero oferece uma ampla possibilidade de mercado. Dessa forma, fica mais fácil de abrir espaço em cidades menores ao apresentar serviços que, até então, não eram comuns em cidades do interior do Brasil.

2. Encontre Sua Viagem

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A Encontre sua Viagem também apresenta modelo home office e é uma boa opção para quem deseja abrir um novo negócio em cidades pequenas.

O franqueado da Encontre sua Viagem oferece uma intermediação clientes e as empresas de passagem aéreas, hospedagens, entre outros serviços de turismo.

A empresa oferece para o empreendedor todo o seu know-how, treinamentos rotineiros, entre outros suportes, como o marketing e jurídico.

Como dito, o trabalho de um franqueado da Encontre sua Viagem é como um agente de viagem. Ou seja, serve de intermediador na contratação de serviços de turismo, assim como na orientação e na definição de um bom plano de viagem.

A franquia busca investidores como perfil dinâmico e que tenham certa familiaridade com o mercado de turismo. Dessa forma, o empreendedor se sentirá mais à vontade com o trabalho.

Da mesma forma, o franqueado deve ser comunicativo, contar com habilidade para vendas, além, é claro, gostar de lidar com o público em geral.

A franquia não trabalha apenas com o modelo home office, tendo também disponível opções de loja que podem se adequar às pequenas cidades.

Mesmo que o mercado de turismo tenha tido retração diante da crise provocada pela pandemia e as restrições de circulação, o setor é uma das apostas para quando as coisas voltarem ao normal.

No gráfico abaixo, você consegue ver alguns dos números antes da pandemia, o que demonstra o poder do setor.

Infográfico sobre o números do mercado de turismo.

3. PremiaPão

As empresas buscam cada vez mais meios de fazer uma divulgação eficiente de suas marcas. Neste mercado, a PremiaPão oferece um meio de comunicação até pouco tempo atrás negligenciado.

A franquia trabalha com a venda de espaços de publicidade em saco de pão. O franqueado faz a captação de empresas que queiram comprar os espaços de divulgação.

Para o desenvolvimento do negócio, o franqueado conta com diversos suportes da franqueadora. Por exemplo treinamentos, kits para divulgação da PremiaPão, auxílio para o marketing, entre outros.

Além disso, a franqueadora auxilia na abertura da empresa do franqueado e faz todo o acompanhamento desta fase inicial.

A PremiaPão possui um modelo enxuto de home office. Assim, o franqueado pode optar por trabalhar 100% online ou com apenas breves saídas para visitar clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 17 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 8 meses 

4. Monitorias

A franquia Monitorias trabalha no mercado de aulas particulares e reforço escolar com um método diferenciado.

Primeiramente, a franquia conta com professores parceiros cadastrados, e o franqueado faz a captação de clientes e suporte.

Do mesmo modo, o método da franquia é baseado em um aprendizado mais rápido e intuitivo, voltado para a preservação da autoconfiança do aluno.

Todas as aulas são disponibilizadas de maneira online para os alunos. É algo que oferece maior flexibilidade para os pais e crianças.

A franquia, fundada em 2015 na cidade de São Paulo(SP), possui unidades em mais de 36 cidades pelo Brasil.

Por conta de um modelo home office de baixo custo e boa rentabilidade, a franquia é atrativa para empreendedores que desejam atuar neste segmento de franquias de educação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5.990,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: entre 5 e 7 meses

5. Yes Cosmetics

O empreendedor que procura uma franquia no mercado de Beleza deve ficar atento a marcas com qualidade e preço.

Uma dessas redes é a Yes Cosmetics, especializada em produtos de perfumaria, cuidados corporais, maquiagem e acessórios.

A franquia, com atuação desde 2000 no setor, possui mais de 250 itens em seu catálogo. Com este know-how, a rede já chegou a 18 estados e tem cerca de 90 unidades espalhadas pelo Brasil.

A linha exclusiva da Yes conta também com um diferencial: mais da metade de seus produtos são veganos. Além disso, a marca não realiza testes em animais, o que é uma exigência de boa parte dos consumidores atualmente.

O franqueado pode optar pelo modelo de quiosque ou de loja, sendo possível também realizar a venda direta e pelo e-commerce.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

6. Bellaza

A franquia Bellaza é uma empresa de cosméticos e maquiagem que trabalha com vendas on-line. O franqueado não precisa fazer um alto investimento para ter uma unidade.

Do mesmo modo, é a franqueadora que gerencia o estoque dos produtos, sendo o franqueado um vendedor da marca que recebe uma margem do lucro.

  • Investimento inicial: de R$ 9 mil
  • Faturamento médio: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

7. Flamy

Esta empresa comercializa bolos, doces, salgados, tortas e até kits completos para festas. Com isso, Flamy busca empreendedores que estejam habituados a este mercado e queiram uma fonte de renda.

Do mesmo modo, a franquia está no mercado de franchising há mais de 10 anos e conta, atualmente, com 23 unidades.

  • Investimento inicial: de R$ 150 mil a R$ 220 mil
  • Faturamento médio: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses

8. Mr. Fritz

O mercado de alimentação é um segmento sólido, ou seja, uma boa opção para o empreendedor investir. Neste ramo, temos a Mr. Fritz, especializa em frango frito.

A franquia possui dois modelos de negócio: balcão mais delivery, e o de restaurante, que conta também com balcão e delivery.

  • Investimento inicial: de R$ 30 mil até R$ 40 mil
  • Faturamento médio: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

9. Alfred Delivery

A franquia Alfred Delivery é uma rede de aplicativo especializada em “delivery de tudo”. Dessa forma, a plataforma faz a ponte entre quem quer vender e as pessoas que querem comprar algo.

Com ela os comerciantes podem se cadastrar para receber da franquia um suporte para vender seus produtos ou serviços.

  • Investimento inicial: de R$ 20 mil até R$ 250 mil
  • Faturamento médio: a partir deR$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

10. Mr Detox

Voltada para alimentação saudável, a Detox apresenta um cardápio variado com venda de sucos e sopas detox, além de refeições low-carb, pré e pós-treino.

A franquia possui diferentes modelos de negócio, com uma taxa de lucro em torno de 70% a 100%.

  • Investimento inicial: de R$ 9,5 mil
  • Faturamento médio: R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses

11. Ótris

A franquia Ótris é uma rede de franquias especializada em serviços de recuperação de crédito para pequenas e médias empresas.

Pode ser uma opção interessante para atuar em cidades menores. A franquia conta com quatro modelos de negócio disponíveis: home based negociador, home based comercial, middle market e microfranquia.

  • Investimento inicial: de R$ 10 mil até R$ 65 mil
  • Faturamento médio: R$ 6,7 mil até R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses

12. 10 Pastéis

Fundada em 1962, a 10 Pastéis começou como uma empresa familiar. Em 1996, a marca entrou para o mercado de franchising e, desde então, vem expandindo suas unidades pelo Brasil.

Assim, a franquia oferece modelos de negócios diversos, com opções de lojas de rua, containers ou com operação dedicada ao delivery.

  • Investimento inicial: de R$ 120 mil até R$ 250 mil
  • Faturamento médio: R$ 45 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses

13. Melt & Co

Esta franquia do setor de alimentos possui sede em Curitiba e oferece sorvetes, açaí e fondue de chocolate em suas unidades. A empresa busca contar com 100 unidades até o fim de 2021.

Do mesmo modo, a empresa trabalha com produtos diferenciados e pode se adequar às diferentes regiões do Brasil.

  • Investimento inicial: de R$ 109 mil até R$ 150 mil
  • Faturamento médio: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

14. Senhor Smart

Os celulares estão presentes na vida de todas as pessoas. Pensando nisso, a franquia Senhor Smart oferece serviços de assistência e assessoria técnica para smartphones e tablets.

Da mesma forma, oferece um atendimento mais próximo do cliente. A empresa possui um modelo de negócio mais enxuto, ideal para pequenas cidades.

  • Investimento inicial: de R$ 41 mil até R$ 145 mil
  • Faturamento médio: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 12 meses

Ainda tem dúvida sobe que negócio abrir em cidade pequena? Quer conhecer outras opções de franquias baratas? Então leia agora o nosso texto sobre franquias baratas.

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