O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Para Empreender » 9 razões para investir em franquia e finalmente ganhar dinheiro com seu negócio

9 razões para investir em franquia e finalmente ganhar dinheiro com seu negócio

Sumário

Para quem está pensando em empreender, separamos aqui algumas razões para investir em franquia e aproveitar este atrativo mercado.

Para se ter uma ideia, somente em 2021, o segmento de franchising faturou mais de R$ 185 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Isso, mesmo os últimos anos sendo difíceis devido à pandemia e as restrições.

Nesse sentido, esse é um modelo de negócio que vale a pena o empreendedor ficar de olho e conhecer melhor para então se decidir. Então, vamos lhe apresentar algumas razões para investir em franquia. Confira!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Veja as razões para investir em franquia agora mesmo!

O modelo de franquias tem se espalhado por todo o mundo principalmente nas últimas décadas. Com diferentes produtos e serviços, e ainda, tipos de negócios variados, esse modelo apresenta muitas possibilidades rentáveis para empreender.

Por isso, esse negócio é atrativo por vários motivos, sobre os quais falaremos a seguir. Continue a leitura conosco!

1. Plano de negócio já estabelecido

Imagine começar um negócio do zero, sem saber o que fazer para estruturar uma empresa e os caminhos a seguir para ter sucesso.

Portanto, saiba que uma das grandes vantagens de investir em franquia é contar com um plano de negócios. Isso porque, é previamente estabelecido, ou seja, tem uma estrutura operacional definida.

Isso é uma grande vantagem, pois muitas vezes o empreendedor não tem tempo nem experiência para montar esse plano. Além disso, é até possível fazer esse planejamento, mas pode deixar muitos “buracos” por falta de conhecimento.

Nesse sentido, você começa uma empresa já sabendo quanto terá que gastar e as melhores ações de marketing para o seu negócio. Conhece também os produtos ou serviços com os quais vai trabalhar.

Do mesmo modo, a franquia pode apresentar quando será o retorno do seu investimento. Com isso, você consegue se programar melhor financeiramente.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Tudo isso possibilita que o empreendedor atue de forma direcionada, eficiente. Assim, evitando erros comuns cometidos por muitos empresários de primeira viagem.

Em outras palavras, é como ter um mapa que levará você ao sucesso com o seu próprio negócio no mercado de franchising. Interessante, não é mesmo?

2. Marca reconhecida no mercado

Ao optar por uma franquia, o empreendedor não investe apenas no know-how da empresa, que consiste na sua estrutura e no seu “modo de fazer”.

Sendo assim, investe principalmente em uma marca reconhecida no mercado. Dessa forma, seu negócio consegue ter uma boa visibilidade já nos primeiros meses.

Mas além disso, investir em uma franquia renomada é interessante, pois a marca já conta com um público consumidor amplo e fiel à ela.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Diferente de quando se começa uma empresa do zero, pois conquistar novos consumidores exige muita paciência e dedicação. Mas ainda, trata-se também de um processo bem demorado. A franquia possibilita que o empreendedor pule essa e outras etapas iniciais.

Enfim, ter uma marca reconhecida com produtos ou serviços testados, encoraja cada vez mais empreendedores a investir em um negócio. Principalmente porque já está inserido e bem estruturado no mercado.

3. Suportes da franqueadora

Uma das vantagens em relação aos outros tipos de negócios é o suporte constante oferecido pela franqueadora aos empreendedores.

Nesse sentido, o franqueado recebe treinamentos para conhecer a operação da empresa e as melhores formas de atendimento direcionado ao seu público-alvo. Aprende também sobre o mercado no qual está inserido.

Do mesmo modo, conta com auxílio na gestão para saber. Por exemplo, qual a quantidade de produtos que o franqueado deve manter no estoque, a forma de produzi-los ou de realizar os serviços da franquia.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Sendo assim, a franqueadora costuma acompanhar de perto o desenvolvimento da unidade. Então, orienta e se apresenta para resolver eventuais problemas.

Por fim, mesmo que o empreendedor não tenha experiência, não terá dificuldades em administrar a sua unidade. Isso porque, sempre poderá contar com a orientação da franqueadora. Portanto, é um dos pontos positivos das franquias.

4. Assessoria para escolha do ponto comercial

Um dos suportes que a franqueadora oferece para os franqueados é para escolha do ponto comercial. Logo, esse é um ponto positivo das franquias.

As franquias que têm o formato voltado para estabelecimentos físicos, precisam de uma localização atrativa para se desenvolverem no mercado.

Nesse sentido, a franqueadora realiza um estudo de geomarketing para delimitar onde está o seu público-alvo. Depois, analisa os hábitos e costumes. Inclusive, conhece o poder aquisitivo e as principais características dos moradores e frequentadores do bairro onde está instalada a unidade da franquia.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Com esse suporte, sua unidade estará instalada em um local apropriado, que vai atrair os consumidores, e ainda será vista pelo seu público na região. Este estudo maximiza o potencial do negócio e dos resultados.

Porém, para franquias no formato Home Office essa vantagem não existe, mas a franqueadora orienta para que o franqueado possa montar uma estação de trabalho em casa.

Em outras palavras, poderá lhe dar dicas de como lidar com este tipo de trabalho, como se organizar na rotina do dia a dia e assim, obter sucesso.

5. Custo menor com fornecedores

A franqueadora é uma empresa que ajuda a administrar diversas unidades. Por isso, consegue ter um poder maior de negociação junto aos fornecedores.

Dessa forma, a rede compra mais de determinados insumos ou outros tipos de produtos, e com isso, consegue pagar um valor menor pelo volume.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Por exemplo, você chega em uma pequena empresa e quer comprar 100 metros de tecido. O preço para você será um. Porém, para a franquia que vai comprar 100 mil metros do mesmo tecido com uma certa regularidade, o preço será menor. Portanto, é mais vantajoso para o franqueado.

Por fim, a economia feita em relação às compras é uma das razões para investir em uma franquia, pois isso pode aumentar o seu lucro de forma direta.

6. Estratégias de marketing

Empresas que funcionam no formato de franquias pensam sempre em prospectar. Assim, desejam aumentar as suas vendas, implantar novas unidades e obter sucesso frente à concorrência.

Mas para conquistar esse desejado sucesso, é preciso passar por várias etapas. Uma delas é a eficiente utilização do marketing para franquias.

Para funcionar de maneira eficaz, uma franquia precisa seguir estratégias de marketing certeiras. Assim como nas outras áreas de negócios, o objetivo é captar consumidores.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

A franqueadora orienta para as melhores formas de divulgação. Se os meios mais eficientes para aquele mercado são as redes sociais, mídias físicas, televisão ou outros.

Nesse sentido, a maneira de fazer o marketing vai depender do público da rede já conhecido pela franqueadora. Dessa forma, entender o perfil é a melhor forma de chegar até esses consumidores.

Então, como dito, o franqueado conta com o auxílio da franqueadora. Isso porque, é comum que a rede tenha um setor específico em sua estrutura para realizar esse trabalho. Ou terceirize o serviço com uma empresa profissional.

Outro ponto a se destacar é que cada franqueado costuma pagar uma taxa chamada de fundo de propaganda. Assim, é usada para custear o trabalho de marketing realizado pela franqueadora.

Porém, por ser dividido entre todos os franqueados, o valor pode ser baixo em relação ao retorno que o marketing oferece aos empreendedores.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

7. Risco menor de fechamento

O mercado brasileiro tem um alto risco de fechamento das empresas por conta de diversos fatores, como: burocracia, impostos e estrutura econômica.

Desse modo, para se ter uma ideia, a taxa de mortalidade de uma empresa nos dois primeiros anos passa dos 20%, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Porém, quando se trata de franquias existem menos riscos. Segundo a ABF, apenas cerca de 5% fecham as portas nos dois primeiros anos.

Portanto, o risco de falência apresentado pelas franquias é menor comparado ao iniciar um negócio do zero, porque o franqueado já conhece a atuação do segmento no mercado. Assim, é direcionado ao marketing, atendimento e localização, que é um dos pontos fundamentais desse modelo de negócio.

Além disso, quando uma marca já é reconhecida no mercado, melhora as oportunidades de vendas do franqueado. Principalmente em momentos onde o consumidor está mais apreensivo e não pode gastar muito.

8. Previsão de custos e lucro

Uma das razões para investir em franquias é a sua previsibilidade, principalmente no que diz respeito aos custos do negócio.

Sendo assim, o empreendedor deve analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Com isso, sabe antecipadamente quanto precisará investir para implementar a unidade e uma noção do fluxo de caixa no negócio.

Neste importante documento é informado também a taxa de franquia e os custos aproximados com a abertura da empresa. Nesse sentido, traz os futuros gastos com a reforma do ponto comercial, quantidade de estoque necessário, entre outros detalhes importantes do negócio.

Da mesma forma, a franqueadora se baseia em seus estudos prévios ao montar seu modelo e na experiência de outras unidades. Assim, consegue prever aproximadamente o lucro de uma unidade da franquia.

Então, com a previsibilidade de custos e lucros, o empreendedor consegue se planejar melhor financeiramente. Por fim, diminui os riscos de investir em um negócio incerto e se deparar com gastos para o qual não estava preparado.

9. Treinamentos para atualização do franqueado

Como dito, uma das razões para investir em uma franquia são os treinamentos que a franqueadora oferece. Logo, os treinamentos são realizados sempre antes de iniciar uma nova unidade, para que o empreendedor conheça os detalhes do negócio da franquia.

Porém, existem treinamentos que são feitos ao longo do tempo para a atualizar o franqueado. Dessa forma, a pessoa empreendedora estará sempre preparada para exercer bem o trabalho no dia a dia da franquia.

Essa atualização constante é algo essencial para o desempenho do trabalho de forma mais eficiente e direcionada. O aprendizado consegue mostrar mudanças no setor ou nos consumidores, e com isso, o franqueado se adapta.

Portanto, é comum que as franqueadoras produzam conteúdos variados, como materiais educativos, tanto para os treinamentos como para atualizações. São formas de apresentar ao franqueado meios de sempre aprender ou tirar dúvidas.

Assim, aqui foram citadas algumas das razões para investir em franquia. Porém, cabe ao empreendedor saber escolher a marca mais indicada para si, levando em consideração os seus gostos e preferências. Dessa forma, melhora suas chances de ser bem-sucedido.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje