Repasse de franquia: como escolher um negócio?

Por
em
moça de óculos loira de braços cruzados sorrindo imagem ilustrativa texto repasse franquia
Advertisement

Antes de você aderir ao repasse de franquia, é importante saber como ele funciona. Você pretende comprar uma ou repassar o seu negócio? 

Então aqui vão algumas explicações de como fazer. É importante saber que todo processo é feito juridicamente, via contrato de transferência de propriedade.

Para transferir uma franquia ou comprá-la, a pessoa precisa se atentar a todas as cláusulas contidas no contrato. Afinal, podem haver algumas “pegadinhas” que ocultem informações importantes.

Sabendo disso, você terá mais facilidade de dar andamento ao processo.

Algumas franquias disponíveis e muito conhecidas no mercado

Na hora de abrir uma franquia, existem várias oportunidades no mercado. A dica é escolher um negócio que combine com o seu perfil, pois isso vai manter seu entusiasmo de trabalhar nele. Veja algumas marcas abaixo.

Para comércios

  • Jah do Açaí (do mesmo criador de uma rede de embalagem e pote biodegradável);
  • Arezzo (loja de varejo de calçados femininos);
  • Havaianas (loja de chinelos femininos e masculinos para todas as idades);
  • O Boticário (perfumaria e cosméticos);
  • RiHappy (rede varejista de brinquedos).

Para o ramo alimentício

Advertisement

Franquias na Construção Civil

Se você pretende abrir uma empresa que venda materiais de construção, como para vender bucha de nylon, é importante escolher um negócio reconhecido.

Os valores para quem pretende investir neste ramo variam de R$ 600 mil a mais de 1,5 milhão. Isso dependendo da empresa que você quer investir. 

Esses são apenas alguns nomes dentre diversos disponíveis para quem pretende abrir uma franquia. Seja ela um negócio novo, seja uma franquia de repasse.

Como escolher uma boa franquia de repasse?

Na hora de abrir uma franquia, de repasse ou não, é importante seguir alguns passos. Começando por definir qual o ramo que você pretende aderir.

A partir daí, você poderá fazer pesquisas sobre a quantidade de unidades já existentes no mercado. Também vai entender se o negócio se encaixa em sua necessidade. 

Advertisement

É preciso fazer uma boa pesquisa e identificar as melhores redes disponíveis para se franquear. Assim como os valores de investimento inicial e gastos com os processos jurídicos e para manter seu negócio aberto.

Se tornar um franqueado de grandes empresas que tenham seu nome positivamente forte no mercado é uma forma de assegurar que seu negócio terá um sucesso mais fácil.

Para saber se é melhor abrir uma franquia nova ou de repasse, você deve entrar em contato com a marca que deseja. Apenas assim você vai saber se ela tem uma franquia para repassar.

Existem casos em que esse modelo não está disponível. Afinal, é preciso que um franqueado desista do negócio para repassá-lo.

Mas não significa, também, que uma franquia de repasse é ruim. O importante mesmo vai ser você entender o porquê de ela estar sendo passada para a frente. Pode ser, por exemplo, que o franqueado não queira mais ser um empreendedor.

Então, o repasse não terá a ver com o sucesso da franquia, mas com uma questão pessoal. Significa que o negócio pode dar certo com você, e começar com a unidade já estabelecida vai agilizar seu lucro.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Advertisement
Advertisement