O que você precisa saber para abrir uma franquia em 2022

Por
em
três pessoas conversando sentadas em uma mesa imagem ilustrativa texto o que saber para abrir franquia em 2022
Advertisement

Existem várias coisas importantes para saber na hora de abrir uma franquia em 2022. São informações que vão dar a você mais segurança de investir.

Até porque, ter seu próprio negócio é um sonho que muitos brasileiros têm, não é mesmo? Inclusive, em todo ano que se inicia, as esperanças são renovadas para finalmente se tornar um empreendedor.

Mesmo com a situação econômica instável, existem vários meios de realizar esse sonho e um deles é justamente a abertura de uma franquia

Existem diversos tipos delas, como as mais populares, que são as redes de fast food e alimentos em geral. Mas outros setores também podem ser bem lucrativos com franquias que trabalham com material de construção e vendem luva de vaqueta, por exemplo.

Mas independente de qual é o tipo de negócio que você pensa em ter, é preciso sempre estar atento ao mercado, e nós vamos ajudar nesse processo.

5 coisas para saber para abrir franquia em 2022

A seguir, separamos o que você precisa saber para abrir uma franquia em 2022. Continue lendo o post para descobrir!

1. Existem diversos segmentos para atuar

O primeiro passo para abrir uma franquia é fazer a escolha do nicho em que você vai embarcar. Como dissemos acima, existem opções diversas, como no ramo de alimentação, saúde e beleza, serviços educacionais, hotelaria e turismo, moda, comunicação, informática e eletrônicos, casa e construção etc. 

Com tantas opções para você escolher, é sempre recomendado colocar duas coisas na balança: o seu interesse pessoal e o retorno que você deseja ter.

Existem mercados mais populares que outros, como o da alimentação. Mas será bem ruim investir nesse setor se você não quiser realmente trabalhar nele.

Se você é uma pessoa que gosta de trabalhar com batedeira industrial e outros utensílios de cozinha, por exemplo, talvez uma franquia de eletrodomésticos e variedades possa ser a melhor escolha.

Já se prefere games e consoles de videogame, uma franquia de eletrônicos e informática pode ser a escolha ideal. 

2. São quase de 3 mil marcas de franquia

Advertisement

Você já sabe qual segmento quer entrar, certo? Então chegou a hora de conferir quais são suas opções de franquias e conhecer um pouco mais sobre a franqueadora.

Dentro do mercado escolhido, você vai encontrar grande variedade. Então, é preciso analisar bem qual será o melhor para você. 

Veja a opinião dos consumidores na internet. Como a imagem da marca está aos olhos populares? Além disso, conheça sobre sua franqueadora: ela oferece suporte? Possui um plano fi nanceiro? Auxilia na parte jurídica e arquitetônica? Tudo isso deve ser colocado na balança. 

Advertisement

3. Existem franquias compatíveis com o seu bolso

Neste ponto, provavelmente restam duas ou três opções que chamaram mais sua atenção. Então, um fator que pode ajudar sua tomada de decisão é o comparativo financeiro. Quais franquias são compatíveis com seu bolso? 

Existem vários modelos de negócio bem baratos no mercado. Outros são mais caros e têm lojas maiores.

4. Você precisa se planejar

Depois de já ter em mente qual franquia você quer abrir, é hora de analisar o melhor local para ela. Existem franquias como o McDonald’s, por exemplo, em que será mais simples escolher um bom ponto comercial.

Porém, outras, como uma loja de equipamentos que vendem misturadores industriais e outros acessórios, talvez precisem de um ponto mais estratégico para vendas. Faça uma análise de mercado e veja onde seu negócio pode surtir mais efeito. 

Depois, é preciso fazer um planejamento. Quando será a inauguração? Quais os meios de divulgação? Sua franquia terá Instagram ou site próprio? Tudo isso deve ser levado em conta para que as pessoas saibam que você está presente por ali. 

A boa notícia é que a franqueadora auxilia em todo esse processo. Desde a escolha do ponto até o marketing do negócio. Então, o seu trabalho será mais simples.

5. Será preciso “honrar” a marca

A última dica é valorizar a marca que você carrega. Lembre-se que existem regras e padrões a serem seguidos pela sua franquia, e é importante sempre lembrar que você está representando uma marca gigante dentro do mercado. 

Então, é preciso buscar entregar qualidade e tudo aquilo que seus clientes esperam ao consumirem produtos ou serviços do seu local. 

Abrir uma franquia pode ser um desafio, mas tem se tornado uma alternativa para as pessoas conseguirem contornar a crise e obter um bom lucro.

Se você pensa em abrir uma franquia em 2022, tenha um planejamento bem estipulado e não esqueça de seguir nossas dicas. 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Advertisement
Advertisement