ALIMENTAÇÃO: segmento de negócios lucrativos para investir

Por
em
Garçom servindo dois pratos. Imagem ilustrativa do texto sobre segmento de negócios lucrativos.
Advertisement

Um segmento de negócios lucrativos para investir em um negócio próprio é o mercado de alimentação. Este setor possui cifras atrativas e boas opções de negócios que mostraremos ao longo deste conteúdo.

Para se ter uma ideia, em 2021, a indústria de alimentos faturou mais de R$ 922 bilhões, representando 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Neste setor, o empreendedor pode investir de variadas maneiras e uma boa opção pode ser abrir uma franquia de Alimentação.

Assim, são muitas oportunidades de negócio em nichos deste mercado, que vão desde a alimentação mais tradicional até comidas de outros países, alimentos congelados, entre outros.

Enfim, esta variedade de possibilidades é uma das forças do segmento, que também tem outras vantagens, como mostraremos a seguir.

Advertisement

Por que a Alimentação é um segmento de negócios lucrativos?

O fato da alimentação ser uma necessidade básica do ser humano explica, em parte, o motivo do segmento contar com negócios lucrativos. Nesse sentido, é um mercado mais sólido que acaba sofrendo um pouco menos com as crises econômicas.

Aliados a este ponto, podemos citar também as mudanças nos padrões de consumo e nos contextos de uma sociedade que vive em ritmo acelerado, com pouco tempo e, por isso, opta por realizar suas refeições fora de casa.

Isso torna este um segmento de negócio lucrativo. Logo, também é muito impulsionado pelas pessoas que buscam a praticidade de não ter cozinhar.

Já a alimentação fora de casa representou R$ 164,4 bilhões dos gastos do brasileiro, em 2021, é o que aponta a pesquisa feita pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB)/ CREST. Em comparação com 2020, o aumento representou uma alta de 12%.

Tudo isso corrobora para que as expectativas de crescimento do segmento alimentício continuem e se confirmem, mesmo em um ano de rotação econômica ainda baixa.

Do mesmo modo, outra vantagem do setor de franquias é a possibilidade de contar com uma diversificação de venda de produtos.

Casal sentando em uma mesa de restaurante. Imagem ilustrativa do texto sobre segmento de negócios lucrativos.
O mercado de Alimentação é robusto e com variados tipos de negócios.

Quando empresas oferecem diferentes opções de consumo para atrair clientes, é natural e lógico que as possibilidades de geração de receita sejam mais amplas.

Assim, a diversidade para investir em uma ideia de negócio em franquias permite que empreendedores de diferentes perfis possam atuar neste tipo de negócio.

Vantagens de abrir uma franquia de Alimentação

As vantagens de investir em uma franquia de alimentação são muitas, como o amplo mercado, as diversas opções de ideias de negócios lucrativos e também as facilidades que o modelo de franquia oferece.

Primeiramente, falamos antes sobre o mercado de Alimentação. Ele conta com números atrativos para abrir uma empresa neste setor. Por exemplo, por ser um item de primeira necessidade, o público consumidor potencial é alto.

Além disso, o setor de franquias de alimentação possui muitos nichos. O empreendedor pode investir em um negócio de comida saudável, doces, salgados, comidas típicas de outros países, franquia de bebidas, entre outros.

Mais uma grande vantagem de abrir uma franquia de alimentação é que você investe em um produto ou serviço já testado no mercado. Portanto, não está começando um negócio do zero, sem saber como será a receptividade dele.

Nesse sentido, como a franquia possui um negócio previamente estabelecido, com experiência no mercado, diminui as chances do negócio dar errado.

Assim, a franquia apresenta um plano de negócio, como será o seu trabalho no dia a dia, uma operação padronizada e de simples manejo. Isso facilita a vida do empreendedor, principalmente os iniciantes.

Do mesmo modo, o franqueado recebe o suporte da franqueadora para o trabalho de marketing digital, muito importante para a captação de clientes, bem como para questões burocráticas e comerciais.

Enfim, estas são apenas algumas vantagens de investir em franquias neste segmento de negócios lucrativos que é o de Alimentação.

Melhores franquias de Alimentação para abrir

Hamburger e batatas fritas. Imagem ilustrativa do texto sobre segmento de negócios lucrativos.
O empreendedor pode investir em uma franquia de fast food.

As melhores franquias para abrir são aquelas que se encaixam bem no seu mercado local, que poderão aproveitar as necessidades daquele público. Ainda, a melhor franquia é aquela que se encaixa no seu perfil, para trabalhar com algo que goste.

Então, para o empreendedor com menos capacidade de investimento, é possível investir em uma boa ideia de loja virtual de venda de comida congelada, por exemplo. Isso diminui custos e flexibiliza o horário de trabalho.

Da mesma forma, outro negócio em evidência é a comida saudável, que conta com um público-alvo cada vez maior.

Independente do nicho, as melhores franquias também são aquelas que possuem um nome sólido no mercado. Para isso, o empreendedor deve pesquisar bem a marca, seja indo nas unidades e vendo também as redes sociais da franquia.

Por último, separamos aqui algumas opções de franquias neste segmento de negócios lucrativos para você ganhar dinheiro em diferentes nichos de mercado.

Cream Berry

A Cream Berry é uma franquia de açaí que nasceu no interior de Minas Gerais, na cidade de Varginha. A rede trabalha com uma receita própria de creme de açaí fabricada de forma centralizada.

Mas além disso, uma das vantagens da franquia é atuar neste mercado de alimentação saudável com pontos de vendas enxutos e diminuindo custos.

A empresa nasceu com o nome de Akasa do Açaí mas recentemente entrou para a holding de franquias Encontre Sua Franquia, que possui atualmente mais de 1,8 mil franqueados em suas nove marcas.

Esta operação de aquisição da rede pela Encontre Sua Franquia e mudança de nome para Cream Berry fez com que a empresa fosse destaque no jornal Diário do Comércio.

Tigela cheia de açaí com morangos por cima. Imagem ilustrativa do texto sobre segmento de negócios lucrativos.
O açaí da Cream Berry se destaca pela qualidade e pela quantidade de acompanhamentos.

Nesse sentido, a franquia ganhou um impulso por conta de toda a estrutura operacional oferecida pela holding. Seja por causa do melhor trabalho de marketing, como também do suporte para os novos franqueados.

A Cream Berry possui três modelos de negócios: o formato To Go, Express e Container. Alguns deles trabalham com o formato tradicional de atendimento e outros com o modelo self service. Já o franqueado também realiza vendas por delivery, o que aumenta suas possibilidades de atendimento.

Do mesmo modo, são formatos que não demandam grandes espaços nem muitos funcionários, o que simplifica a gestão do negócio.

Ainda, a franqueadora auxilia para a montagem dos espaços, com o layout da loja, compra de maquinário e outras estruturas para as vendas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 91 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

RapChef

A RapChef é uma rede de delivery de comida saudável e congelada. Dessa forma, os consumidores recebem refeições pré-prontas, com alto valor nutricional e porções ideais para quem se preocupa com a saúde.

Mas caso queira investir, o franqueado pode ficar tranquilo, pois não precisará cozinhar. O que você vai fazer é adquirir as refeições de um dos fornecedores homologados e realizar as entregas via delivery.

Advertisement

Caso prefira, o franqueado também pode ter um espaço físico para vender as refeições. De todo modo, você vai receber apoio da marca para aprender sobre a operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

Veja um pouco mais sobre a franquia no vídeo abaixo que separamos para você.

Jin Jin

A rede de franquias Jin Jin pode ser definida pela variedade e qualidade em seus produtos. Assim, a franquia é a maior rede de Culinária Asiática, Japonesa e Chinesa no Brasil.

Desse modo, ela é especialista no preparo de produtos como sushis, yakisobas, temakis, bentôs, rolinhos etc. O cardápio é diversificado e completo, pronto para satisfazer o gosto de todos os seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: até 36 meses

Griletto

A rede de franquias Griletto é um restaurante com cardápio delicioso que inclui grelhados, saladas, refeições completas, sobremesas e mais.

O perfil do franqueado desejado para a marca é de empreendedores dispostos a operarem na loja. Também é interessante que você tenha domínio em gestão de pessoas e disponha de tempo para se dedicar ao negócio.

Para atuar, você terá apoio jurídico, financiamento, escolha do equipamento, material promocional e diversos outros auxílios para empreender com sucesso.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: até 36 meses

Bar do Urso

A rede de franquias Bar do Urso tem cervejas artesanais e outras bebidas para as pessoas aproveitarem um happy hour, por exemplo.

Então, ao abrir sua unidade, você vai gerenciar o negócio e estar disposto a seguir os padrões e diretrizes da franqueadora. Para isso, há o suporte completo para a montagem da unidade e ajudar com o dia a dia da operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 65 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Sucão

A Sucão é a franquia focada em alimentação saudável mais premiada do Brasil. Seu foco é oferecer receitas que fazem bem para a saúde, como: sucos, saladas, refeições leves e mais.

Nesse sentido, a franqueadora busca por franqueados que acreditam e sentem prazer com esse estilo de vida saudável e equilibrado. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

Montana Grill

Carnes em uma grelha.
A franquia trabalha com carnes grelhadas de variados tipos.

A Montana Grill é uma rede de restaurantes que serve variações de um dos pratos mais amados dos brasileiros: o churrasco. A marca surgiu em 1997 e faz parte da holding Halipar.

Já a franquia conta com um cardápio completo de carnes com grelhados, sanduíches, pratos executivos e porções.

Os interessados em abrir uma franquia Montana Grill devem escolher por um espaço físico em um shopping ou galeria comercial. Para isso, você vai contar com apoio da franqueadora na escolha do ponto comercial.

Além do mais, a franqueadora oferece outros suportes, como: material promocional, escolha dos equipamentos, organização, operação e treinamento do pessoal.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: até 36 meses

Croasonho

A Croasonho é uma rede de franquias especialista em croissants de massa crocante e recheios variados. O cliente pode se deliciar, por exemplo, com um croissant recheado com chocolate ou frango.

Mas além de atuar com sua loja física, você poderá trabalhar com delivery, uma grande tendência do mercado.

Dessa forma, o papel do franqueado da marca é o gerenciamento da unidade, relacionamento com o cliente e divulgação da franquia. Por fim, a franqueadora oferece suporte completo para o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: até 36 meses

Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian é uma rede que atua em Quiosques, oferecendo um mix de castanhas, como: amêndoas, amendoim, macadâmia, avelã, castanha-do-Pará e outras. Todas são glaceadas de acordo com uma receita exclusiva da marca que torna os produtos saborosos e com cheiro irresistível.

Logo, as franquias são instaladas em locais de alto movimento, como shoppings. A franqueadora oferece suporte completo, desde a escolha do ponto até campanhas de publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

Estas são algumas opções de franquias. A Alimentação é um segmento de negócios lucrativos dos mais variados e com investimentos que se encaixam em diferentes perfis de empreendedores.

Então, para finalizar, veja um conteúdo que separamos com dicas de como escolher a franquia ideal para o seu perfil. Logo, selecione aquela que melhor se encaixa às suas necessidades e gostos. Acesse e descubra!

*Informações publicadas em JULHO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

Advertisement
Advertisement