O selo de Franquia Internacional da ABF está em sua quarta edição. Neste ano de 2022, foram chanceladas 52 marcas, sendo que nove delas concorreram pela primeira vez. Saiba mais sobre o selo da ABF.
Sendo assim, para se enquadrar na primeira categoria do selo, a pleno, a empresa deve ter até duas unidades no exterior.
Além disso, vale destacar que o prêmio é fruto de uma parceria. A ABF e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) se juntaram para premiar as melhores franquias.
A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu em São Paulo, no dia 06/10/2022. Confira então todos os detalhes dessa certificação.
O que é o Certificado de Franquia Internacional ABF 2022?
O certificado tem o objetivo de reconhecer e promover as redes que possuem operações no exterior. Além de engajar os profissionais em diferentes iniciativas.
Desse modo, o prêmio conta com quatro categorias: Pleno, Sênior, Máster e Mega. Os critérios de cada categoria obedecem ao número de unidades e à quantidade de países em que as marcas operam.
Por que o Selo da ABF é importante?
O selo da ABF é muito importante, pois ratifica o sucesso internacional da marca que recebe o Certificado de Franquia Internacional ABF.
Além disso, a credibilidade da Associação Brasileira de Franchising dá ainda mais relevância às marcas premiadas.
Desse modo, a certificação garante uma grande diferença na história da marca, que é chancelada por uma instituição renomada. Isso demonstra a seriedade do trabalho que vem sendo feito pela empresa.
Dessa forma, a iniciativa já é um sucesso em todas as edições. Apesar de dois anos difíceis, devido à pandemia, em 2022 o resultado não foi diferente.
As marcas podem apresentar o selo em seu site, redes sociais e outros canais de divulgação.
Desse modo, podem mostrar para o seu público como o seu esforço em ampliar sua atuação além do Brasil foi reconhecido.
Afinal de contas, elas atuam em lugares de cultura diferentes do nosso país, o que representa um grande desafio por si só.
Segundo o gerente executivo do Franchising Brasil, esse resultado se deve à atuação da Apex e ao engajamento das marcas associadas à entidade.
Além disso, quanto mais prêmios a empresa acumula, mais chances de atrair clientes e mostrar o seu reconhecimento no mercado. Por isso, é tão importante participar da premiação.
Agora chegou a hora de conhecer as marcas contempladas. Continue a leitura.
Marcas contempladas pelo Selo Internacional ABF
Agora você confere as marcas contempladas na premiação. O primeiro critério utilizado para definir em qual categoria a empresa se aplica é a presença comercial no exterior.
Isso é definido pelo número de unidades da marca em países fora do Brasil.
Sendo assim, são consideradas as unidades próprias e unidades franqueadas. Bem como unidades administradas por máster franqueado e unidades administradas por desenvolvedores de área em outros países.
Já o segundo critério de enquadramento da empresa na categoria é o número de países em que a marca atua. Para isso, são consideradas suas unidades no exterior.
Portanto, o número de países poderá elevar a categoria em que a empresa se enquadrou no número de unidades no exterior.
Desse modo, uma marca que conta com 28 unidades no exterior e presença em cinco países será encaixada como Máster.
Ficou curioso(a)? Então, confira agora as marcas que foram contempladas pelo Selo Internacional ABF, separadas por categorias.
Antes de mais nada, vale destacar que as categorias estão de acordo com o número de unidades no exterior.
Pleno
Na categoria Pleno a empresa deverá ter até duas unidades e atuar em apenas um país no exterior.
Desse modo, conheça abaixo os nomes das marcas ganhadoras dentro dessa categoria. Confira a relação:
- Café Du Centre
- Emporium da Beleza
- Fast Açaí
- Fórmula Animal
- Hot N’ Tender
- Kingdom Açaí
- L’Entrecôte de Paris
- Lez a Lez
- Limpeza Com Zelo
- Liz Lingerie
- Magrass
- Ntw Contabilidade
- Number One Chicken
- Onodera Estética
- Patroni Pizza
- Sorrifácil Clínica Dentária
- Supergeeks
- Turquesa Esmalteria
Sênior
Na categoria Sênior a empresa deverá ter de três a 30 unidades no exterior e atuar em dois a quatro países.
Desse modo, conheça abaixo os nomes das marcas ganhadoras dentro dessa categoria. Confira a relação:
- Acquazero
- Anjos Colchões
- Bateras Beat Music School
- Caricanecas
- Casa do Construtor
- Cleannew
- Dank Idiomas
- Diolaser
- Doutor Sofá
- Emagrecentro
- Encontre Sua Viagem
- Goola Açaí
- Happy Code
- Hering Store
- Hope Lingerie
- Instituto Embelleze
- Morana
- Odontolatina
- Pizza Crek
- Puket
- Sóbrancelhas
- Sushi Rão
- Wizard By Pearson
Máster
Na categoria Máster a empresa deverá ter de 31 a 60 unidades no exterior e atuar em cinco a sete países.
Desse modo, conheça abaixo os nomes das marcas ganhadoras dentro dessa categoria. Confira a relação:
- Bibi
- Espaçolaser
- Sobrancelhas Design
- Usaflex
Mega
Na categoria Mega a empresa deverá ter 61 ou mais unidades no exterior e atuar em mais de oito países.
Então, conheça abaixo os nomes das marcas ganhadoras dentro dessa categoria. Confira a relação:
- Açaí Concept
- Chilli Beans
- Igui
- Kumon
- Localiza
- Maple Bear
- Oakberry Açaí Bowls
Como escolher uma boa franquia para abrir?
Na hora de escolher uma boa franquia para abrir o seu negócio próprio, é necessário avaliar alguns fatores. Por exemplo, o seu perfil e o mercado local são pontos importantes a se considerar.
Isso porque, você precisa ter acesso às informações sobre as opções para fechar o negócio com segurança.
Sendo assim, é necessário fazer uma pesquisa detalhada, levando em conta todos os pontos importantes.
Por isso, avalie sobre o perfil da marca e se ele atende ao seu perfil pessoal.
Além disso, procure aprender as características de um perfil comercial. Ou seja, o perfil que tem facilidade para lidar com vendas. Afinal de contas, é essencial entender se você se encaixa nele.
Portanto, a pessoa precisa ser dinâmica e comunicativa.
Além disso, é necessário saber se relacionar com as pessoas e estar disposto a prestar um bom atendimento.
Desse modo, procure por uma marca que terá satisfação em atuar. Logo, tente conhecer a reputação da marca.
Nesse sentido, é importante pensar nos benefícios que ela fornece e verificar a relação dela com os franqueados.
Desse modo, é essencial conhecer bem a marca antes de fechar o negócio. Então, olhe nas redes sociais o que as pessoas estão comentando sobre a marca.
Ou seja, avalie o mercado local, faça uma análise da concorrência e verifique suas possibilidades de crescimento no lugar.
Enfim, viu como é fácil encontrar a franquia certa para você?
Assim, depois de uma boa pesquisa você encontrará um modelo de negócio para você. Inclusive, de acordo com o segmento que mais combina com o seu perfil.