Setor da beleza: por que e como abrir um negócio?

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O setor da beleza é um que, mesmo na crise, registra bons números. Então, pode ser uma boa opção de negócio para investir. É sobre isso que falamos neste conteúdo.

Responda rápido: você consegue ficar sem nenhum cuidado para a sua beleza? Sem perfumaria, cosméticos, tratamentos para o seu cabelo ou com a pele? Provavelmente não, não é mesmo? Essa é a realidade da maior parte dos brasileiros. Segundo pesquisa, 66% deles considera que gastos com a beleza são uma necessidade, e não luxo. 

Este é um dos fatores que fazem do setor da beleza um ótimo ramo para abrir um negócio. Mas também chamam a atenção as várias possibilidades em investir no segmento. Você pode optar, por exemplo, por uma barbearia ou por uma loja de cosméticos. 

Ainda é possível abrir uma boutique de artigos de banho, centro de estética, clínica de nutrição ou esmalteria. Além dessas, os empresários escolhem trabalhar com cuidados para os pés, salões de beleza, depilação etc.

Outros dados do setor da beleza atraem. De acordo com uma pesquisa, o Brasil é o terceiro país no ranking de consumo de cosméticos. No caso dos produtos estéticos vendidos para os homens, o País ocupa o segundo lugar mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. 

É preciso falar também do setor da beleza no franchising. Em 2020, o segmento obteve faturamento de mais R$ 35 bilhões. Isso mesmo considerando a pandemia, que prejudicou vários outros setores. O dado é da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Mas será que este é o melhor setor para você iniciar o próprio negócio? Você tem as aptidões necessárias para um investimento deste tipo? Foi para te ajudar a descobrir que produzimos este artigo.

A seguir, você poderá descobrir tudo o que é necessário para ser bem-sucedido neste tipo de empreendimento. Boa leitura!

Por que abrir um negócio no setor da beleza?

Sem dúvida, o lucro proporcionado por um negócio no setor da beleza é dos que mais chama a atenção dos empreendedores. Mas este não é o único atrativo do segmento.

Como você pôde perceber no início deste texto, os números são atrativos de diversos modos. Há faturamento, público, diversidade nas atividades e outros. Veja mais a seguir.

Mercado aquecido

Mesmo com a crise econômica que afeta o País há anos, os brasileiros não deixaram de investir em sua beleza. Prova disso é que o faturamento do ramo se mantém gradual ao longo dos anos. Para se ter uma ideia, apenas entre 2010 e 2015, o mercado da beleza cresceu 567% e teve registro de 482 mil novos estabelecimentos.

Aumento de consumidores

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Com o passar dos anos, as classes C e D passaram a fazer parte do público do público-alvo do segmento da beleza, pois tiveram aumento em sua renda. Isso impulsiona as empresas “de bairro”.

Diversidade de público

Cada vez mais os homens se preocupam em cuidar da sua beleza. Tanto é que o Brasil fica em segundo lugar na venda de produtos cosméticos para este público. Isso os coloca lado a lado com as mulheres consumidoras deste setor, além do público infantil, que também faz parte do segmento.

Know-how das franquias

No mercado, existem diferentes opções de franquias da beleza para se investir. Uma franquia nada mais é do que uma “cópia” de uma empresa que já existe, uma nova unidade dessa marca.

Ao investir neste tipo de negócio, o empreendedor recebe todo o know-how da franqueadora, todo o seu conhecimento, por meio de um plano de negócio detalhado. 

No plano de negócio de uma franquia, fica listado todo o planejamento da companhia. Do seu aspecto financeiro ao seu modo de fazer no dia a dia. Isso aumenta as chances de sucesso do empreendimento, pois o planejamento já terá sido testado em outras unidades e corrigido sempre que necessário. 

Outra vantagem da opção é que seu investimento costuma ser menor do que iniciar uma empresa do zero. O empresário ainda conta com suporte próximo da franqueadora, que auxilia da abertura ao administração do negócio.

Não faltam diferenciais

A concorrência no segmento da beleza é enorme, mas é sempre possível investir em diferenciais. Aliás, eles são essenciais para chamar a atenção do consumidor perante tantas opções de serviços.

É possível oferecer diferenciais mais simples, como combos de serviços ou descontos, até condições especiais de pagamento ou atendimentos inovadores.

Ideias de negócio no setor da beleza

Se você leu este artigo até aqui, já percebeu o quanto o setor de beleza é diverso. É possível investir em diferentes produtos e serviços, e encontrar enorme sucesso para o negócio.

Ainda assim, existem opções que são sempre mais atrativas, para consumidores e empresários. Listamos essas oportunidades a seguir. Continue lendo!

Depilação

Hoje, as técnicas mais atrativas de depilação são as que provocam menos dor. Por isso, é importante investir em ceras mais práticas e com características anestesiantes e/ou cicatrizantes.

Técnicas como a fotodepilação também podem valer a pena. Isso já que oferecem resultado com tempo maior de duração.

Sobrancelha

As formas de cuidado com as sobrancelhas também são variadas. Há, por exemplo, a micropigmentação, Henna, microblading, sobrancelha feita com pinça ou com navalha.

Já o visagismo é um método especial e personalizado, que busca a harmonia do rosto de cada cliente. Para isso, ele leva em conta seus traços mais marcantes. O resultado é o melhor modelo de sobrancelha de acordo com o formato do seu rosto.

mulher fazendo sobrancelha imagem ilustrativa setor da beleza
O design de sobrancelhas com linha é uma das opções que você pode trabalhar.

Design de unhas

Na hora de cuidar das unhas, é possível realizar alongamentos, acabamentos em gel ou outros produtos, ou mesmo investir no esmalte mais básico.

Não importa o método utilizado: estar sempre com as unhas feitas é um cuidado essencial para 58% das brasileiras. Ou seja, há público, que está frequentemente em busca de inovações para deixar as unhas saudáveis e bonitas.

Maquiagens e produtos orgânicos

Produtos naturais e orgânicos para corpo, pele e cabelo são cada vez mais procurados pelo público. O objetivo é cuidar do organismo com o mínimo possível de química, garantindo saúde e beleza sem qualquer efeito colateral.

Muita gente também se preocupa com os efeitos dos produtos para o meio ambiente, preferindo aqueles que não agridem tanto a natureza.

Beleza masculina

Existem diversos produtos exclusivos para o público masculino, como cosméticos para a barba, cabelos, cremes, tratamentos e desodorantes.

Os locais para cuidado da beleza masculina também vêm crescendo no País, com barbearias e clínicas de estética. Muitos destes espaços, aliás, são exclusivamente pensados para os homens, aumentando o seu conforto.

Cuidados com os cabelos

A saúde dos cabelos é outro nicho que ganha atenção especial dos consumidores no dia a dia. Mulheres e homens desejam madeixas bonitas, saudáveis e cheias de brilho.

Os tratamentos para cabelos danificados pela química também são destaque, assim como a tintura dos fios com as mais diversas cores. Basta optar por um salão de beleza ou por uma clínica de estética com escovaria.

5 dicas para empreender com sucesso no setor da beleza

Na hora de abrir seu negócio no ramo da beleza, é fundamental seguir algumas etapas. São cuidados para garantir que o investimento tenha mais chances de sucesso. Veja a seguir.

1. Estude o setor

Uma dica essencial para quem deseja investir no setor da beleza é se manter atualizado. O setor muda todos os dias, novidades surgem todos os dias. O empreendedor que não aprende novas técnicas corre o risco de ser superado pela concorrência.

Para quem investe em uma franquia, as inovações podem ser limitadas. Afinal de contas, é preciso seguir o padrão da marca franqueadora, oferecendo exatamente o mesmo que as outras unidades da empresa oferecem. 

Ainda assim, é essencial se atualizar e sugerir mudanças à marca. A franqueadora sempre avalia as sugestões dos empreendedores e verifica se é ou não interessante aderir ao novo método na unidade.

Além disso, é importante investir no atendimento aos clientes. Os consumidores que se sentem bem-vindos tendem a voltar e a indicar os seus serviços.

2. Invista em um nicho

Que tal investir em um salão de beleza apenas para cabelos cacheados? Ou, quem sabe, em cosméticos livres de produtos químicos? Optar por um nicho de negócio pode reforçar a sua autoridade e a atratividade do consumidor. É importante apenas verificar se a atividade desejada tem público suficiente.

3. Dedique-se ao atendimento

Também é essencial oferecer um atendimento personalizado ao cliente, de acordo com o que ele espera dos serviços e da sua empresa. O bom atendimento será um enorme diferencial do seu negócio perante a concorrência.

4. Atenção à qualidade dos produtos

Não importa se você vai revender produtos ou utilizá-los no seu atendimento: é essencial que eles sejam de ótima qualidade.

Evite avaliar apenas os preços dos insumos na hora de adquiri-los. Tenha a certeza que eles têm bom custo-benefício, em vez de serem atraentes apenas ao seu caixa. Oferecer bons insumos dará segurança ao seu consumidor, de que você está oferecendo o melhor que ele pode encontrar no mercado.

5. Obtenha as autorizações necessárias

Alguns empreendimentos no setor da beleza precisam de autorizações especiais para atuar. Ou seja, não basta abrir a sua loja e iniciar o atendimento.

Um centro de estética, por exemplo, precisa contar com um alvará de licença sanitária. Afinal de contas, seus atendimentos terão reflexo direto na saúde do usuário. 

Já os salões de beleza são fiscalizados pelas secretarias municipais de saúde. Por isso, pesquise bastante sobre o que é necessário antes de optar por um negócio.

Conheça a lucrativa franquia Suav

A Suav é uma franquia com foco principal na beleza e estética feminina. O público masculino também é atendido, com serviços específicos a este grupo.

Os espaços das franquias Suav têm metragem média de 80 m² a 140 m², com padrões visuais e operacionais determinados pela franqueadora. A equipe é treinada e qualificada para atender o consumidor com excelência e padrões de qualidade da marca.

Você pode assistir ao vídeo abaixo para saber mais sobre a franquia Suav!

Ao abrir uma franquia Suav, o empreendedor pode oferecer vários serviços ao consumidor. São eles: Esmalteria, Depilação, Design de Sobrancelha, Escovaria e serviços de estética. Como peeling e massagens modeladoras.

Cada um dos atendimentos é realizado com técnicas exclusivas Suav, além de usarem produtos também exclusivos.

Quer investir no ramo da beleza, mas ainda não sabe se é o melhor momento? Então, continue sua leitura no artigo: Franquia é boa opção para crise econômica no Brasil?

Se preferir, você também pode contar com uma consultoria gratuita para iniciar sua empresa. Neste caso, acesse: henriquemol.com.br.

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