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Qual a razão do sucesso das franquias? Descubra!

Sumário

Está na dúvida se é melhor abrir o próprio negócio ou apostar no sucesso das franquias? Existem algumas questões que fazem toda a diferença e podem ajudar você a tomar a melhor decisão.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve um crescimento de 14,3%, em 2022, em comparação com o ano anterior. Dessa maneira, alcançou uma receita total de R$ 211,4 bilhões.

Logo, um dos melhores modelos de negócio que existem no mercado é o sistema de franchising. Graças a ele, qualquer pessoa, mesmo sem experiência, tem plenas condições de se destacar e se tornar um empreendedor de sucesso. Tudo graças a todos os auxílios que o sistema oferece.

Tendo isso em mente, preparamos o texto a seguir para explicar algumas características desse sistema e suas vantagens. Acompanhe a leitura!

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Entenda o motivo do sucesso das franquias

As redes de franquias são empreendimentos que auxiliam na expansão de uma marca. Ou seja, em vez de abrir várias unidades e gerenciar uma por uma, o que demanda gasto e uma estratégia mais complicada, permite que um empresário terceiro possa explorar comercialmente seus produtos e serviços. 

Sendo assim, precisa se preocupar apenas com os treinamentos e suportes necessários para que o negócio possa funcionar da melhor maneira possível.

Afinal, é o reconhecimento e fama da marca que está em jogo. Além disso, definem as regras que devem ser seguidas por todos os membros da rede. 

Apesar dessa limitação, o sucesso das franquias também passa pela liberdade de gerenciamento e administração do negócio por você, empreendedor.

Não à toa, esse é considerado um modelo semi-independente. Graças a essa junção de fatores, como uma via de mão dupla, a tendência é que ambas as partes consigam crescer no mercado. 

Portanto, para se ter uma ideia, todo esse suporte e apoio de uma grande marca por trás torna esse modelo de negócio o mais seguro do Brasil, como mostra o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

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De acordo com a organização, em um período de dez anos, apenas 15% das franquias fecham as portas, contra quase 75% dos empreendimentos abertos do zero. 

Existem ainda outros pontos que acabam tornando esse tipo de negócio tão seguro. São questões fundamentais para chegar a esse nível de facilidade, e que vão beneficiar o seu empreendimento. Veja a seguir.

Reconhecimento da marca pelos consumidores

Inicialmente, uma das coisas que mais fazem as franquias serem um bom investimento, é a possibilidade de trabalhar com uma marca reconhecida pelo público.

O “novo” ainda é algo que assusta as pessoas, principalmente os consumidores. Ainda mais se você estiver entrando num mercado de franquias com muitos concorrentes. Não à toa, um levantamento realizado pelo Reclame Aqui identificou que pelo menos 60% dos brasileiros são fiéis a uma marca.

Além disso, para quase 50% dos entrevistados, a história da marca importa na hora de tomar a decisão de compra de um produto ou serviço. Sem contar que mais de 70% das pessoas influencia a família a comprar da mesma empresa.

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Esse é um dos motivos de ser tão difícil consolidar um empreendimento aberto do zero no Brasil. Agora, quando você aposta em uma franquia, esse fator reduz drasticamente e há uma influência sobre o sucesso das franquias. Você estará com uma marca reconhecida pelo público e com história.

Por isso, é tão importante fazer uma busca detalhada sobre como o mercado enxerga a marca que você deseja abrir uma franquia. Seja por meio das redes sociais ou sites de pesquisa, é fundamental que você faça essa análise antes de fechar um contrato com a franqueadora. 

Plano de negócio já testado

Antes de abrir uma empresa do zero, a primeira coisa que deve ser feita é um plano de negócio. Esse documento é responsável por registrar diversas informações sobre o mercado, seus concorrentes, tipo de produto ou serviço que irá oferecer, investimento necessário, prazo do retorno financeiro etc. 

Porém, por mais caprichoso que seja seu levantamento, só será colocado à prova a partir do momento que o empreendimento sair do papel. Isso pode gerar mudanças drásticas no seu plano e, assim, retardar ainda mais o crescimento da sua marca. Sem contar as constantes atualizações que precisam ser feitas. 

Agora, quando olhamos para as franquias, esse passo deixa de existir. Afinal, você estará assumindo um negócio com uma marca por trás. Para chegar nesse nível, todo esse processo que foi citado já foi feito. Sem contar que você não precisará se preocupar com mais nada, apenas com a gestão da sua unidade. 

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O caminho para se tornar um franqueado fica mais fácil e simples. Além disso, todo o foco passa a ser apenas no sucesso da sua franquia. Com todas as forças concentradas em um só lugar, as chances de entrar num processo de falência é muito menor, em comparação com uma marca nascida do zero. 

Padronização do negócio

Outro ponto muito importante que influencia no sucesso das franquias é a padronização do negócio. Embora limite as ações espontâneas, esse ponto é fundamental para garantir que todas as unidades franqueadas estão respeitando a identidade da marca. Imagine o que poderia acontecer se cada unidade tivesse um comportamento diferente?

Devido a essa necessidade de manter uma estrutura coesa e forte, são colocados padrões para serem seguidos. E para auxiliar nesse processo, todas as franqueadoras oferecem um time de suporte. Essa atividade é obrigatória de acordo com a Lei de Franquias e é fundamental para conseguir manter o negócio com baixo risco.

Além disso, existem os treinamentos feitos assim que você se torna um franqueado da rede. Logo, fica mais fácil entender o objetivo da franqueadora, sua missão, seus valores, como o trabalho precisa ser feito, de que maneira o público deve ser tratado de acordo com as características da marca etc. 

Sem contar que a padronização torna mais simples o dia a dia do negócio. Então, se você não precisa inovar, não tem necessidade de gastar tempo e dinheiro com pesquisas de mercado e desenvolvimento de produtos.

Graças a todo esse processo, o caminho se torna muito mais prático e seguro para qualquer pessoa, inclusive aqueles que nunca tiveram essa experiência. A seguir, vamos entrar em mais detalhes sobre o suporte das franqueadoras.  

Suporte oferecido pela franqueadora

Esse serviço de apoio para os franqueados é o principal alicerce para a estruturação do negócio, como vimos no tópico anterior.

Nesse tipo de serviço de apoio, são usadas diversas ferramentas pela franqueadora. Desse modo, pode sistematizar, averiguar os prazos e entregar um canal de diálogo para os empresários apresentarem questões sobre o empreendimento.

Por exemplo, se um problema financeiro é identificado na sua unidade, o time de suporte da franqueadora entrará em contato, ou você pode tomar a iniciativa e apresentar soluções para evitar uma quebra e, assim, recuperar o negócio.

Agora, caso esteja se destacando muito na gestão, a franqueadora pode conversar com você para entender o que tem feito. Assim, caso considere uma boa solução, entra em contato, entende o que foi feito e passa para outros franqueados que estão em necessidade.

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Ou seja, o suporte da franqueadora vai ajudar dando dicas no dia a dia, e também sugerindo mudanças, quando necessário. Ao mesmo tempo, vai servir como um canal para verificar histórias de sucesso e sugerir novas formas de fazer com base nessas histórias.

Sendo assim, trata-se de um enorme auxílio para gerenciar o negócio e ter maior rendimento com ele. Qualquer problema ou dificuldade que tiver em sua unidade, o franqueado pode procurar pela orientação da franqueadora. Assim, terá auxílio para solucionar a questão.

Como escolher uma franquia de sucesso?

Conhecendo todas as vantagens que contribuem para o sucesso das franquias, vamos falar mais a fundo sobre o processo para conseguir escolher uma boa marca para você. O importante nessa etapa é achar aquela franqueadora que mais combina com o seu perfil e que esteja alinhada com seus objetivos. 

Para isso, a primeira dica é optar por um segmento que você gosta de trabalhar ou sempre teve a vontade de fazer parte.

Não escolha um empreendimento apenas pelo retorno financeiro que ele pode lhe oferecer. Considerar apenas essa questão pode ser o primeiro passo para o insucesso da unidade. Após ter esse conhecimento, siga os seguintes passos. Confira!

Reputação da marca

No começo do texto, falamos brevemente sobre como essa análise é necessária. Portanto, entre nas redes sociais das franqueadoras, verifique todas as críticas feitas, repare na frequência e como a empresa lida com isso.

Depois, para completar a sua pesquisa, faça um levantamento com as pessoas próximas a você e pergunte se já tiveram alguma experiência com a marca em questão. Fazendo esse pequeno recorte, você terá uma perspectiva animadora ou não sobre o empreendimento em questão. 

Outra coisa que faz diferença na sua tomada de decisão está em consumir os produtos ou serviços oferecidos pela marca.

Dessa forma, procure conhecer mais sobre a marca indo até ela, analise o cardápio, a qualidade do serviço prestado ou do produto comercializado. Repare como o atendimento é feito e todos os pontos que considerar importante. 

Graças a esse levantamento, você terá plenas condições de encontrar um empreendimento que realmente converse com os seus objetivos. Porém, ainda existem outros dois pontos que são importantes antes da sua tomada de decisão. Continue lendo!

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Perfil do empreendedor

A próxima orientação para você conseguir encontrar o melhor negócio e fazer parte de uma franquia de sucesso é traçar o seu perfil.

No geral, existem dois tipos de empresários, mas isso não quer dizer que um seja melhor que o outro, apenas que existem pontos fortes e fracos que podem influenciar no desenvolvimento da sua unidade. 

Inicialmente, podemos destacar os empreendedores que conseguem ter um trato mais humano. Ou seja, são aquelas pessoas que gostam de conversar, lidam bem com os conflitos, estão na linha de frente, atuam junto com seus colaboradores, têm poder de persuasão etc. 

Há também aquele empresário mais voltado para as questões gerenciais do negócio. Para ele, é mais fácil tomar as decisões com base nos relatórios da unidade. Logo, consegue tomar ações estratégicas com base nos números, têm mais facilidade para negociar com fornecedores e outros. 

Repare como todas as características que apresentamos têm sua importância no sucesso de uma empresa.

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O melhor empresário é aquele que consegue identificar o que lhe faz forte e aprimora os pontos fracos. Mesmo que a franqueadora tenha um perfil mais ligado ao público, você precisa ter atitudes mais administrativas e vice-versa. 

Traçando esse perfil, você vai conseguir entender que franquia combina com o que você tem facilidade de fazer. Então, as demais características necessárias, você poderá trabalhá-las.

COF do negócio

Após escolher a franqueadora, o último passo para o sucesso das franquias é entrar em contato com a empresa. Você passará por algumas entrevistas, para que a marca tenha certeza de que seu perfil está alinhado com os planos dela. Lembre-se que é uma união de mão dupla, onde ambas as partes devem estar em sintonia. 

Sendo aprovado, a franqueadora irá lhe encaminhar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar diversas informações importantes sobre o negócio. Por exemplo: o histórico da marca, os valores envolvidos, as taxas cobradas, as regras etc.

Para se ter ideia da importância desse documento, de acordo com a Lei de Franquias, deve ser entregue pelo menos dez dias antes da assinatura do contrato. Assim, use esse tempo para estudar todos os pontos e não deixe de consultar um advogado para esclarecer suas dúvidas. 

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Ao explorar essa lista criteriosamente elaborada, você encontrará franquias de diversos setores, cada uma com características únicas para atender a diferentes perfis de investidores.

Então, prepare-se para descobrir oportunidades promissoras e dar o primeiro passo rumo ao sucesso nos negócios. Conheça agora as franquias que podem transformar seu desejo em realidade financeira e empreendedora. Acompanhe!

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Passo a passo para abrir sua franquia

Abrir sua franquia demanda passos estratégicos. Primeiramente, entre em contato com a marca desejada, explorando opções alinhadas aos seus objetivos.

Em seguida, analise o negócio, compreenda sua proposta e viabilidade. Como dito, a avaliação da COF fornece informações cruciais sobre a relação franqueador-franqueado.

Ao planejar suas finanças, considere investimentos e custos operacionais. A negociação com a franqueadora envolve alinhar termos contratuais.

Finalmente, o investimento na franquia marca o início de uma jornada empreendedora. Este processo cuidadoso garante uma abertura de franquia sólida e bem-sucedida.

Ao longo do conteúdo, você conferiu qual a razão para o sucesso das franquias, descobriu dicas e opções de marcas para abrir. Agora que está por dentro do assunto, empreenda e lucre.

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