Mesmo na crise, franquia Suav prospera com suporte da franqueadora

Por
em
recepção de uma unidade da Suav. Imagem ilustrativa texto suporte franquia suav
Advertisement

O suporte da franquia Suav é um dos grandes responsáveis por conseguir manter suas unidades de pé e com bons resultados. A situação é comprovada pelo franqueado Carlos Gonzaga Araújo, de Belo Horizonte.

Durante o ano de 2020, fomos surpreendidos pela pandemia causada pelo Coronavírus. Todos os países e mercados do mundo têm enfrentado situações bastante delicadas.

Apesar do caos, algumas áreas tem conseguindo se adaptar e manter seus empreendimentos de pé.

No caso da Suav, a franqueadora tem oferecido diversos auxílios para seus franqueados.

“A franqueadora teve um papel importante na negociação com fornecedores exclusivos, na busca de parceiros para conseguir empréstimo e, principalmente, no suporte para uma ‘nova’ abertura em que tudo era novidade diante do cenário”, afirma Araújo.

Esse suporte pode fazer toda a diferença, ainda mais para quem está iniciando a jornada como empresário. Apesar das incertezas que o atual cenário oferece, o mercado está conseguindo se manter estável gerando bons resultados.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de “Saúde, Beleza e Bem-Estar” fechou o terceiro trimestre com um faturamento quase 10% maior comprado ao mesmo período de 2019, o que demonstra sua recuperação.

Nesse sentido, se você está buscando uma maneira de mudar de vida e ainda não tem experiência no mundo do empreendedorismo, preparamos o texto a seguir explicando os diversos benefícios do franchising e da Suav. Acompanhe a leitura.

Entenda o suporte da franquia Suav

O suporte da franquia Suav é responsável por conseguir manter seus franqueados com boas perspectivas de crescimento.

Graças a esse auxílio, desde o começo das operações, será possível crescer rapidamente, obtendo a rentabilidade esperada para o desenvolvimento contínuo do seu negócio.

Ou seja, diante de qualquer situação, seja uma crise mundial ou dificuldades para elevar a unidade, a equipe de suporte oferecerá diversas saídas para ajudar da melhor forma possível.

Importante destacar que essa é uma atividade que visa o sucesso de toda a rede.

Assim, caso algum franqueado tenha sucesso em alguma das questões administrativas da sua unidade, o suporte pode entrar em contato para entender o que foi feito e, assim, repassar para os demais empresários.

De acordo com a Lei de Franquias, não existe uma orientação sobre os tipos de suporte que serão oferecidos. Porém, no caso da Suav, ela vai um pouco além. O suporte começa assim que você paga as primeiras taxas.

A franqueadora prestará toda a assistência necessária para que o empresário encontre um bom ponto comercial para se instalar.

Sem contar na definição do cronograma de instalação da unidade, facilitando o planejamento e as estratégias de inauguração.

Ainda dentro das questões pré-operacionais, estão incluídas orientações para a aquisição de equipamentos, montagem do estoque, compra de insumos etc.

Após a abertura da sua unidade, entra o pós-operacional, cujo objetivo é auxiliar na capacitação e reciclagem do franqueado e da equipe.

Também é realizada a entrega dos manuais de operação, de supervisão periódica da franquia e o repasse de informações sobre novos produtos e mudanças no comportamento do público.

Onde encontrar as informações referentes ao suporte?

Vemos sobre uma bancada de madeira duas unidades da cera depiladora utilizada nas unidades da Suav (imagem ilustrativa). Texto: suporte franquia Suav.
O suporte da Suav auxilia também na negociação com fornecedores de insumos.

Para você ter acesso ao detalhamento do suporte da franquia Suav, basta consultar a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Esse documento é fornecido com o intuito de apresentar mais detalhes do empreendimento para todos os empresários que desejam se tornar franqueados.

Além das informações sobre o suporte, consta no documento o histórico da franqueadora, seus valores, modelos de negócio, dados de outros franqueados, os treinamentos oferecidos, entre outros pontos importantes.

Para se ter uma ideia da importância da Circular, você precisa acessá-la, pelo menos, 10 dias antes da assinatura do contrato.

Esse tempo é fundamental para que o empresário possa estudar e ter a certeza do investimento que estará fazendo. Caso seja necessário, procure um advogado especialista em franchising para auxiliar no entendimento da COF.

Pesquisa e reconhecimento da Suav foram essenciais para escolha da franquia

O caminho para você encontrar um empreendimento com boas chances de crescimento como a Suav começa na pesquisa sobre as oportunidades no mercado. Foi o que fez o franqueado Carlos Gonzaga Araújo antes de abrir a sua unidade em Belo Horizonte, capital mineira.

Segundo o franqueado, ele sempre sonhou em ter algo que pudesse chamar de seu, eliminando, assim, a necessidade de ter que seguir nos tradicionais empregos.

“Sempre quis ter meu próprio negócio por não ‘concordar’ muito com o posicionamento das empresas do mercado em você desenvolve um trabalho com toda dedicação, traz bons resultados e, de repente, você não ‘serve’ mais”.

Porém, iniciar uma jornada de empresário, para quem não tinha experiência, parecia algo bem complicado. Assim, visando algo mais seguro, Araújo acabou optando por iniciar sua jornada empreendedora por meio das franquias.

Para se ter uma ideia da segurança desse negócio, a sua taxa de mortalidade chega a ser cinco vezes menor que dos, digamos, comércios mais tradicionais.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em um período de 10 anos, apenas 15% das unidades franqueadas tendem a fechar as portas. Enquanto isso, empresas abertas do zero chegam a 75%.

Muito desse sucesso também foi fundamental para que o franqueado pudesse escolher o franchising como o seu ganha pão.

“A vantagem que vejo em abrir uma franquia é ter um negócio cujo nome já tem um espaço no mercado. É ter um suporte/assessoria e transferência de conhecimento”.

Antes de começar a buscar pelas oportunidades disponíveis no mercado, Araújo levou em consideração o seu feeling como cliente.

Desde 2011, sua esposa e filhas já utilizavam os serviços da marca e sempre destacavam a qualidade do atendimento.

Pesquisando sobre a Suav

Advertisement

O segmento de “Saúde, Beleza e Bem-Estar” é um dos que apresenta a maior variedade de empreendimentos.

Mesmo que já tivesse uma marca em mente, era necessário conhecer as demais e ter a certeza que a Suav realmente atendia os seus objetivos a médio e longo prazo.

Inclusive, essa é uma das dicas do Carlos: “Pesquise e busque informações sobre a forma de funcionamento, o suporte que é dado, a preocupação da franqueadora para que seu negócio prospere, o nome que a franquia tem no mercado”.

O que é preciso para o sucesso de uma franquia?

Vemos um espaço da Suav. As especialistas estão uniformizadas e utilizam os devidos equipamentos de segurança (toucas). No espaço há diversas clientes sendo atendidas.
O sucesso de uma unidade está ligado a diversos fatores como o atendimento de qualidade.

Apesar das boas perspectivas de crescimento que esse modelo de negócio oferece, é necessário conhecer outras questões que terão impacto direto na sua decisão, além do suporte da franquia Suav.

Mesmo com o alerta de Araújo, sobre a importância de pesquisar, muitas pessoas acabam deixando essa etapa de lado.

Como resultado, o caminho rumo à falência se torna mais curto. Afinal, estamos falando de empreendimento e investimento. Mesmo sendo o mais seguro, ainda existem chances de não funcionar.

Assim, é necessário seguir uma série de dicas para reduzir o perigo e, finalmente, ter a tranquilidade para tocar seu projeto.

Primeiramente, o principal erro de todo empresário que está iniciando é se valer apenas das questões financeiras do negócio. Por mais atrativo que seja, esse não pode ser o único critério.

Ter um negócio para chamar de seu significa dedicação, dia e noite, em prol de resultados que justifiquem o valor gasto para tirar o projeto do papel. Devido a essa rotina, você precisa levar outros pontos em consideração. Do contrário, em questão de meses, todo o dinheiro é perdido.

Tenha afinidade com a área

Inicialmente, é muito importante que você tenha certa afinidade com o setor. Mesmo que seja um segmento com bons resultados e grande procura, nem sempre isso quer dizer que ele é a melhor escolha a ser feita.

Imagine acordar todas as manhãs tendo que resolver problemas e desafios de algo que você não gosta?

Nos primeiros meses, isso pode até causar um certo ânimo. Porém, à medida que as coisas vão crescendo, a tendência é ficar mais complicado. Se os resultados não estiverem chegando, então…

Agora, caso esteja em uma área que você goste, esses pontos certamente terão um impacto muito menor no seu dia a dia.

Analise as redes sociais da franqueadora

Em seguida, pesquise sobre a Suav nas redes sociais. Observe o que as pessoas falam sobre a marca, se há elogios ou reclamações.

Importante: não fique preso apenas às críticas. Todas as empresas terão. O foco deve ser estar quantidade e na relevâncias dessas questões. Veja também se há defensores da marca.

Faça, também, uma procura pela internet de modo geral. Leia outros posts sobre a franqueadora, matérias que a citam e até vídeos.

Por fim, não deixe de conhecer alguma unidade para atestar a qualidade e algum dos serviços oferecidos.

Dificilmente você irá conseguir vender algo que não conhece ou confia. Se não tiver uma unidade na sua região, a perspectiva das redes sociais podem lhe ajudar a escolher a Suav.

Converse com outros franqueados

A terceira dica para ter sucesso ao abrir a sua franquia de estética é conversar com outros franqueados sobre a marca.

Como vimos, na Circular de Oferta de Franquia existe uma relação de todos os empresários que fazem parte da rede, além daqueles que deixaram a franqueadora nos últimos 24 meses.

Isso é feito para você ter a certeza que tudo presente na COF acontece realmente. Antes de iniciar a conversa, se apresente e fale dos seus planos de abrir uma franqueadora. Faça boas perguntas.

O maior erro nessas horas é sair da conversa apenas com “sim” ou “não” anotado. Lembre-se de deixar os franqueados falarem tudo o que pensam.

Infelizmente, você pode encontrar aquele empresário que não vai querer conversar por acreditar que você é um concorrente, o que não é possível entre franqueados da mesma rede. Inclusive, essa diretriz também está prevista na Circular.

Caso encontre alguém assim, procure outro empresário para conversar. Existem mais de 30 unidades da franqueadora espalhadas pelo Brasil.

Certamente haverão aqueles que vão te atender com o maior prazer. E não deixe de retribuir a ajuda com os novos franqueados que irão lhe procurar no futuro.

Descubra os valores para abrir uma unidade

Fachada de uma franquia Suav com esmalteria em um grande centro comercial (imagem ilustrativa). Texto: suporte franquia Suav.
Existem dois tipos de lojas para quem deseja abrir uma unidade Suav.

Encerrando nossas dicas, conheça o modelo de negócio da Suav. A empresa oferece dois formatos, cuja diferença está apenas na escovaria, que é um serviço exclusivo para a maior unidade, com aproximadamente 140 m². Além desse procedimento, ela conta com esmalteria, depilação e sobrancelhas.

  • Investimento inicial: a partir R$ 218 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 90 mil
  • Prazo de retorno do investimento: entre 24 a 36 meses

Esses serviços também estão presentes no formato mais simples da Suav. Dessa forma, é necessário um espaço de até 80 m². Apesar das diferenças, ambas conseguem entregar um bom resultado financeiro para seus franqueados.

  • Investimento inicial: a partir R$ 168 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno do investimento: entre 16 a 36 meses

Ao longo do texto, você pôde conhecer um pouco mais sobre as vantagens de abrir uma unidade da Suav. Além disso, ficou por dentro das dicas para ter um empreendimento de sucesso, como a escolha do segmento, visão do público e os valores para montar seu negócio.

Gostou do nosso conteúdo sobre o suporte da franquia Suav e suas vantagens? Continue explorando o blog lendo o artigo “Franquia Suav: TUDO que você precisa saber antes de iniciar o negócio”.

Não deixe de ver o vídeo abaixo que explica os principais pontos sobre o empreendimento. Confira!

Advertisement
Advertisement