As tendências de franquias para 2022 foram reveladas! Veja marcas e como abrir

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Homem indicando as tendências de franquias do futuro. Imagem ilustrativa para texto tendencias de franquias 2022
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O empreendedor deve conhecer as tendências de franquias para 2022, observando o que há de novo e de mais atrativo para os consumidores.

O mercado de franchising se recupera de um ano de 2020 difícil devido a pandemia. O faturamento do segundo trimestre de 2021 foi de mais de R$ 41 bilhões segundo a Associação Brasileira de Franchising(ABF). Este número chega perto ao faturamento do mesmo período de 2019.

Sendo assim, vamos apresentar algumas das tendências de franquias para 2022 com marcas que atuam em diferentes mercados.

9 tendências de franquias para você abrir em 2022

O mercado de franquias é amplo, e o empreendedor deve analisar que tipos de negócio se encaixa ao seu perfil.

Da mesma forma, deve analisar a sua capacidade financeira de investimento para que não se desorganize na hora de investir no próprio negócio.

Acompanhe abaixo aqui algumas franquias em diferentes nichos de mercados.

1. Encontre Sua Viagem

O mercado de turismo deve se recuperar com a avanço da vacinação por todo mundo e o fim das restrições de circulação de pessoas.

Uma das formas de aproveitar esta guinada do setor é investir na Encontre Sua Viagem, uma franquia de agências de turismo que atua no setor desde 2011.

A marca oferece desde passagens aéreas, pacotes turísticos, cruzeiros, hospedagens variadas, entre outros serviços.

O setor de Hotelaria e Turismo mostra sinais de recuperação. Este segmento do franchising faturou mais de R$ 2 bilhões no segundo trimestre de 2021 segundo a ABF.

Números bem melhores do que os cerca de R$ 367 milhões do mesmo período de 2020.

A Encontre Sua Viagem atua com dois modelos de negócios, um em home office e o outro em formato loja. Hoje, a franquia possui mais de 500 unidades no Brasil além de outra na Itália.

Por esse motivo,a empresa foi destaque na revista eletrônica SEGS como uma das maiores agências de turismo do Brasil.

O franqueado conta com suportes variados da franqueadora, como treinamentos, auxílio para a gestão e para as ações de marketing da unidade. Essas e outras informações o empresário vai encontrar na Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses
Imagem de mulheres em uma mesa de trabalho olhando para um computador. Imagem ilustrativa texto tendências de franquias 2022.
O mercado de turismo é atrativo com o retorno a circulação das pessoas.

2. Quisto

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Uma das tendências de franquias para 2022 é no mercado de seguro, onde atua a rede Quisto. A marca oferece um amplo leque de opções de serviços de proteção para os clientes.

Para se ter uma ideia, são mais de 100 tipos de contratos, como financiamento de imóvel, de veículos, seguros de vida, rastreamento veicular, entre outros.

Segundo o diretor da Quisto, Henrique Mol, a franquia possibilita que o franqueado se especialize em determinado tipo de contratos para que assim, consiga direcionar seu foco de perfil de clientes.

Um bom atrativo para este tipo de franquia é, por exemplo, a grande quantidade de carros que circular no Brasil sem nenhum tipo de seguro.

De acordo com dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), 70% dos carros no Brasil não possuem seguro.

Para oferecer um novo seguro auto para o cliente, o franqueado da Quisto recebe treinamento para conhecer o setor, entender como funciona a dinâmica de atendimento e a operação de uma unidade da marca.

Da mesma forma, a franqueadora orienta o empresário para as ações de marketing e para a gestão da unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

3. Acquazero

Com quase 500 unidades pelo Brasil e ainda presente nos Estados Unidos e República Dominicana, a Acquazero é uma das tendências de franquias para 2022.

O setor de serviços automotivos tem se mostrado sólido. Para se ter uma noção, o faturamento do segmento no segundo trimestre de 2021 foi maior do que em 2019, passando de R$ 1,6 bilhão.

A franquia trabalha com serviços variados de limpeza e outros cuidados para o carro. Entre eles, higienização interna e externa, polimento, enceramento, limpeza de motor, entre outros.

Por ser um negócio enxuto, a Acquazero conta com três modelos de negócio em home office. Por isso, a franquia é uma boa opção para quem deseja ter o próprio negócio em cidades pequenas.

Imagem de uma pessoa fazendo a limpeza de um motor. Imagem ilustrativa texto tendências de franquias 2022.
A Acquazero oferece diversos serviços automotivos, entre eles a limpeza de motor a seco.

Além de um negócio de simples implantação e baixo custo, o franqueado ainda conta com um suporte completo da franqueadora para administrar o negócio,

Por exemplo, com relação aos treinamentos para a execução dos serviços, o franqueado poderá acessar todo o material disponível para consulta sempre que tiver dúvida.

Da mesma forma, a franqueadora orienta para as ações de marketing e para isso, a franqueadora conta com um setor especializado neste ramo.

Por fim, além dos três modelos home office, a Acquazero ainda conta com dois formatos de loja e um de Desenvolvedor de Área.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

4. Only Mule

A Only Mule é uma franquia especializada em drinks e coquetéis variados, que apresenta um modelo de negócio simples e lucrativo para os empreendedores.

O carro-chefe da franquia é o Moscow Mule, drink que está bastante em evidência entre os apreciadores de bebidas. A bebida é servida em uma caneca de bronze, o que traz uma atratividade ainda maior para o drink.

Segundo o diretor da Only Mule, Henrique Mol, a franquia oferece uma oportunidade de investir em uma franquia voltada para um público-alvo que busca requinte e qualidade para um bom happy hour.

Além disso, o franqueado e seus colabores passam por um treinamento para aprender a produção dos drinks e coquetéis.

Além disso, o franqueado pode optar por servir aperitivos como batatas fritas e pasteis para acompanhar a bebida dos clientes.

São três modelos de negócios, um em formato de Bike, outro de quiosque e um de loja. O último possui mais espaço para atender um número maior de clientes.

Assim, o empreendedor pode aproveitar o setor de bebidas, que é uma das tendências de franquias para 2022. Ainda, pode aproveitar deste mercado em expansão por meio de um negócio enxuto, custos menores de manutenção.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 54 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 18 meses
Imagem de um atendente da Only Mule oferecendo um drinks da marca com espuma branda por cima. Imagem ilustrativa texto tendências de franquias 2022.
A Only Mule apresenta um negócio atrativo tanto para empreender, e de qualidade, para os clientes.

5. Cream Berry

A Cream Berry é uma franquia de açaí com origem em Varginha, interior de Minas Gerais e conta com um modelo de negócio bastante atrativo. Veja a seguir.

A rede oferece um amplo cardápio de acompanhamentos para o açaí, como cremes de frutas dos mais variados,além chocolates entre outros produtos deliciosos.

Além disso, a franquia que se chamava a Akasa do Açaí, passou a ser conhecida como Cream Berry após entrar para o holding da Encontre Sua Franquia. Hoje, a marca segue em expansão pelo país.

Por conta disso, a Cream Berry foi destaque no site Negócio e Gestão Empreendedor devido aos novos caminhos que serão trilhados pela nova marca.

Além disso, a franquia trabalha em um de seus modelos de negócio com o formato de self service, o que possibilita aos clientes diferentes combinações de sabores.

O mercado de venda de açaí tem um crescimento médio de 15% ao ano segundo da Embrapa. Dessa forma, é um segmento sólido e bem atrativo para empreender.

Além de tudo isso, a Cream Berry conta com uma receita exclusiva do creme de açaí, fabricado pela central da rede.

Desse modo, mantém um padrão para todas as unidades e a qualidade do produto. E ainda, oferece aos clientes um creme de açaí único.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Veja abaixo um vídeo explicando mais sobre os detalhes da franquia Cream Berry.

6. Suav

A franquia Suav começou suas atividades em 2010 e entrou para o mercado de franchising em 2017. Hoje a franquia conta com diversos serviços de beleza, sendo um deles, cuidado especial para as unhas.

Da mesma forma, em seu portfólio, a Suav conta com serviço completo de depilação, sobrancelhas e escovaria.

A franquia trabalha proporciona um atendimento especial, sem marcação de horário e oferece qualidade em todos os seus serviços, além de garantir o conforto para os clientes que vão até as lojas.

Ao abrir uma unidade da Suav, o franqueado poderá contar com um plano de negócios completo, que irá indicar todos os passos necessários para que a nova unidade atinja maturidade de mercado.

Ainda, o empresário poderá contar com outros tipos de suportes que ajudam a desenvolver o negócio.

Enfim, este setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar foi responsável por um faturamento de mais de R$ 35 bilhões em 2020 de acordo com a ABF. É o segundo setor mais lucrativo e ficou atrás apenas do segmento de Alimentação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir deR$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 16 a 36 meses

7. Zaplus Car

A Zaplus Car é uma rede de comércio de produtos para cuidados automotivos como limpeza e cuidados para a pintura.

A marca atua no setor automotivo há vários anos e recentemente entrou para o franchising, oferecendo aos empreendedores um modelo de negócio atrativo

O mercado de produtos de limpeza automotivo é amplo. Principalmente levando em conta que no Brasil são mais de 38 milhões de carros em circulação, o que aumenta e muito o potencial de lucro de uma franquia automotiva.

A Zaplus funciona como um supermercado do automóvel, pois conta com um grande número de produtos disponíveis para a higienização automotiva.

E ainda, a franquia oferece itens para a limpeza a seco, higienização interna, polimento, enceramento, além de acessórios e equipamentos.

Imagem de uma esponja de lavar carro cheia de espuma.Imagem ilustrativa texto tendências de franquias 2022.
O setor de serviços de limpeza automotiva é amplo, com muitos tipos de produtos para se trabalhar.

Um ponto que o empreendedor deve ficar atento é que a Zaplus Car não irá comercializar muitas unidades. Isso para manter uma boa região de exclusividade para a unidade e assim manter um negócio sólido e lucrativo.

Por fim, a franquia possui dois modelos de negócios o Standard,um modelo menor da franquia e um maior, o Prime, que oferece um amplo espaço para realização de workshop e palestras.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 181 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

8. Mardelle

A moda é uma das tendências de franquias para 2022 e o empreendedor pode investir em uma unidade da Mardelle.

A franquia possui um grande catálogo de peças íntimas e roupas, como pijamas, lingerie, cuecas, calcinhas, entre diversos outros.

Com a pandemia e a restrição de circulação de pessoas, a franquia passou a investir em vendas pela internet. Este processo foi destaque no site da Pequenas Empresa & Grandes Negócios.

O setor de Moda do franchising faturou mais de R$ 4 bilhões no segundo semestre de 2021 segundo a ABF. O número se aproxima do que foi faturado em 2019 e mostra a boa recuperação do setor.

Para o franqueado, além de um modelo de negócio atrativo,a unidade conta com suporte completa da franqueadora, que inclui treinamento e auxílio para a gestão e marketing da unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 206 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

9. H Plug

A franquia H Plug explora um mercado novo, que possui grande potencial para o pais inteiro. Ela oferece carregadores de bateria de celular para estabelecimentos e eventos da sua cidade.

Com o uso de celulares muito difundido, é um grande mercado consumidor em potencial e possui um investimento inicial baixo. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil possui mais de 2,1 milhões de celulares em uso.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7,9mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: 3 meses

Por fim, leia o nosso conteúdo com dicas de como escolher a melhor franquia para você, clicando aqui.

Caso opte por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Porém, se ainda está indeciso, receba uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe orientar na escolha da franquia ideal para o seu perfil. Acesse: henriquemol.com.br.

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