22 tendências de negócios para fazer um investimento certo e lucrativo

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Imagem de uma mesa cheia de pessoas em um escritório. Imagem ilustrativa texto tendências de negócios.
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O empreendedor deve estar atento às tendências de negócios. Aqui trazemos algumas dicas importantes para quem está pensando em investir.

As perspectivas de médio prazo são boas. Segundo o Ministério da Economia, o PIB do Brasil deve crescer mais de 5% em 2021. Dessa forma, você deve estar atento para começar o seu negócio o quanto antes.

Confira neste conteúdo as principais tendências e opções para abrir um negócio em 2021 em setores atrativos, seja pela quantidade de consumidores ou pela rentabilidade.

Franquia é melhor opção para abrir negócio

O modelo de franquia funciona assim: uma empresa se organiza, estrutura sua produção, trabalha um tempo no mercado e depois resolve entrar para o franchising.

Com isso, ela passa a oferecer a empreendedores a oportunidade de ter uma unidade igual à empresa inicial, oferecendo os mesmo produtos ou serviços. Esta concessão de todo o know-how se dá por meio do contrato de franquia.

Dessa forma, cada unidade deve seguir o padrão da franqueadora. Ou seja, trabalhar da mesma forma, com os mesmo insumos e a mesma marca.

Neste modelo de negócio, o empreendedor recebe uma operação estruturada. E para a sua execução, a franqueadora oferece treinamentos e manuais, o que facilita o processo.

Além disso, a franquia conta com um plano de negócio que direciona o desenvolvimento da unidade, bem como diversos suportes. Por exemplo, auxílio na gestão, no marketing e para questões burocráticas.

Diante desta organização da franquia, bem como dos suportes e do renome da marca, mesmo o empreendedor menos experiente possui grandes chances de sucesso.

Tendo uma operação e gestão simplificada, não é exigida muita experiência para administrar o negócio, além de ser mais barato. Dessa forma, o modelo pode ser o ideal para quem busca como empreender sendo jovem.

Assim, como são muitas opções de marcas no mercado, o empreendedor deve pesquisar bem e conhecer a Circular de Oferta de Franquia (COF) das marcas do seu interesse.

Antes de falamos mais especificadamente de algumas franquias, confira o nosso infográfico com um passo a passo para adquirir a sua.

Infográfico "Passo a passo para adquirir uma franquia".

Melhores tendências de negócios para você abrir e lucrar

Identificar as melhores tendências de negócios é um dos primeiros passos no mundo dos negócios.

Nesse sentido, é fundamental avaliar, além do mercado, o tipo de negócio. Você pode procurar micro e pequenas empresas para trabalhar em home office, por exemplo.

Ou então, uma franquia de produtos e serviços que ofereça o modelo de loja física, que demanda um investimento maior.

Enfim, fique atento ao que ainda é tendência para 2021 e para os próximos anos, avaliando o crescimento dos setores.

1. Encontre Sua Viagem

A Encontre Sua Viagem (ESV) é uma agência de turismo que atua neste mercado desde 2011, quando iniciou suas atividades em Belo Horizonte.

O setor de turismo apresenta números atrativos. Em 2019, o segmento teve faturamento de R$ 238,6 bilhões, sendo o melhor desempenho desde 2017.

Uma das formas de aproveitar esta tendência de negócio do turismo é com a Encontre Sua Viagem, que conta atualmente com mais de 500 unidades no Brasil e fora dele.

A marca foi reconhecida pela revista eletrônica SEGS com uma das maiores agências de turismo do país.

Ela trabalha com uma grande variedade de opções de pacotes turísticos, cruzeiros, hospedagens em grandes hotéis ou pequenas pousadas, passagens, aluguel de carro, entre outros.

Para o franqueado, há um modelo de negócio enxuto, baseado em uma plataforma eficiente da franquia para a realização de pesquisas de preços e marcação de viagens.

Além disso, ao assinar o contrato de franquia, o empreendedor passa por treinamentos para conhecer a operação da ESV, como fazer o atendimento ao público-alvo e o marketing da unidade.

Conta ainda com orientação para a gestão da unidade, na parte administrativa, burocrática e jurídica. Para o modelo loja, o empreendedor ainda recebe ajuda com o layout do estabelecimento.

Vemos um grande navio de cruzeiro em alto mar. (imagem ilustrativa). Texto: tendências de negócios.
O setor de turismo deve retomar com seus grandes Cruzeiros rapidamente.

Além do modelo loja, é possível investir em uma unidade home office, com menores custos de implementação e de manutenção.

Enfim, este mercado é uma das tendências de negócios ainda em 2021, principalmente por conta da retomada do turismo em todo o mundo e no Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal:  de R$ 50 mil a R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

2. Quisto

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A franquia Quisto atua no mercado de seguros, setor de números atrativos e sólidos, que costuma não sentir tanto as crises econômicas.

Segundo a Síntese Mensal, estudo realizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), com base nos números das seguradoras, o mercado de seguros arrecadou R$ 46,47 bilhões nos dois primeiros meses de 2021. Isso representa um crescimento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

No portfólio da franquia, são mais de 100 opções de contato para o franqueado trabalhar, voltados para diferentes perfis de clientes.

De acordo com o diretor da Quisto, Henrique Mol, o franqueado pode optar por se especializar em determinados tipos de seguros ou trabalhar de forma generalizada.

Isso porque, a franquia trabalha com crédito consignado, financiamentos variados, rastreamento veicular, crédito com garantia de imóvel, planos de saúde e previdência privada, entre outros.

Mesmo que o franqueado nunca tenha atuado como corretor de seguros, ele não terá problemas para trabalhar com a Quisto.

Além de um modelo simples, a franquia conta com um software exclusivo que oferece mais de 20 cotações para um mesmo tipo de contrato.

Dessa forma, o franqueado consegue trabalhar com diferentes clientes, de perfis econômicos variados, aumentando as suas chances de fechar negócio.

Assim como o home office, a Quisto Corretora de Seguros possui um modelo voltado para loja física, que pode ser instalada em centros comerciais, shoppings e ruas de grande movimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses
Vemos um cadeado preso em uma corrente (imagem ilustrativa). Texto: tendências de negócios.
Os seguros residenciais são um bom mercado para atuar com a franquia Quisto.

3. Acquazero

A Acquazero é a maior rede de estética automotiva do mundo, e conta atualmente com quase 500 unidades no Brasil, Estados Unidos, República Dominicana e México.

O setor de serviços automotivos é forte no Brasil, pois são mais de 38 milhões de carros em circulação, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

Mesmo com a crise econômica causada pela pandemia, a Acquazero é um bom negócio para investir, como podemos ver neste conteúdo.

A franquia conta com um amplo catálogo de serviços, como limpeza interna, polimento de farol, cristalização e vitrificação de pintura, enceramento, polimento, entre outros.

O franqueado conta com um amplo suporte da franqueadora. Por exemplo, recebe treinamentos para todos os serviços da marca.

Este material de treinamento fica disponível no portal do franqueado, para que ele possa acessar sempre que desejar. Outro ponto atrativo da Acquazero é o baixo investimento inicial e custo de manutenção.

São três modelos em home office, em que o franqueado leva até os clientes os serviços. Assim, não é necessário gastar com aluguel ou funcionários.

A franqueadora orienta também para as ações de marketing da unidade, com a produção de material e ajuda na divulgação do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses

Por último, veja o vídeo abaixo mais informações sobre a Acquazero, seus modelos de negócios e rentabilidade.

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4. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, ainda é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

5. Aprova Crédito

A Aprova Crédito trabalha no segmento de crédito e já está consolidada no mercado. A rede tem parcerias com as melhores instituições financeiras e, por isso, as soluções que oferece são bem variadas.

São serviços como empréstimos, portabilidade e refinanciamento, financiamentos, consórcios, capital de giro para empresas, maquininhas de cartão, seguros etc.

O papel do franqueado é o gerenciamento da unidade. Porém, você terá treinamento completo sobre como atuar e vender as soluções da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 18 meses

6. Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Assim que você se tornar um franqueado, a franqueadora vai desenvolver um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar essa loja virtual, para que as pessoas comprem nela. Não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

7. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness em toda a América Latina.

O seu modelo de negócio funciona de forma online e permite aos franqueados operarem suas unidades sem a necessidade de uma estrutura física.

Ao abrir sua unidade, você vai receber um site desenvolvido pela franqueadora. A rede oferece suporte completo para as vendas e divulgação do site.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

8. Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

9. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

10. Mazze

A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, vai poder trabalhar com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

11. Mundo Toy

A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online.

Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque e sem precisar realizar as entregas.

Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

12. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

13. Primeiro Mundo Registros de Marcas

A Primeiro Mundo Registro de Marcas atua no registro de marcas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Atualmente, a marca atua no Brasil e no exterior e oferece a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do seu produto, serviço ou invenção, acompanhando todas as fases do processo de registro junto ao INPI.

Como franqueado, você vai poder trabalhar no modelo home office, de onde quiser, atendendo inclusive clientes de outros países.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 16 meses

14. QCarreira

A rede QCarreira surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal. Para isso, a marca desenvolveu um aplicativo e uma metodologia próprios.

Assim, os clientes passam por um programa que identifica os potenciais de cada um e apresenta opções de carreiras que combinam com o perfil.

A franquia QCarreira permite ao franqueado trabalhar de casa, com atendimento online. Para atuar, você vai receber treinamento completo da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

15. Qualifica Cursos

A Qualifica Cursos faz parte de uma rede com mais de 20 anos de atuação no ramo da Educação Superior. Ela atua com cursos profissionalizantes, pós-graduação, preparatórios, graduações e muito mais.

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma online. Dessa maneira, o franqueado pode se tornar diretor de uma universidade online.

Para isso, você vai passar por qualificações recorrentes, contar com software de gestão comercial, pedagógica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

16. Reiback

A Reiback Franquias é uma rede de Multi Produtos. Assim, você vai poder atuar em quatro segmentos, para um retorno rápido e recorrente. São Seguros, Consórcio, Crédito Consignado e sistemas de Energia Solar.

Seu trabalho como franqueado será de divulgação da unidade e a busca por clientes para comporem sua carteira de usuários. Você terá todo o treinamento e suporte necessários para atuar, oferecido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

17. Top English

A Top English é uma franquia de ensino com metodologia completamente focada na conversação, desde a primeira aula. Assim, a gramática é assimilada de forma extremamente objetiva, eficiente e prática.

O curso pode ser presencial, com aulas em casa ou no trabalho, e também de forma online com um professor ao vivo.

O modelo de negócio tem uma estrutura organizacional com três figuras: o franqueador, o master franqueado e o professor (franqueado regional). O franqueador tem o papel de dono da marca; o master franqueado terá o direito de subfranquear seu território; e o franqueado regional é o professor de inglês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

18. Postex Express

A Postex Express é uma franquia de transportadora que oferece um modelo de negócio para quem gosta de atuar no setor de logística e entrega de produtos. Este mercado se fortaleceu ainda mais durante a pandemia.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio eletrônico apresentou um crescimento de 68% em 2020, atingindo R$ 126,3 bilhões com 11% de participação de mercado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,5 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

19. S.O.S

A franquia S.O.S é uma rede de cursos profissionalizantes EaD nas áreas de web design, informática, inglês e administração. Ainda, para um público variado – adultos e crianças.

As franquias de cursos profissionalizantes estão no segmento de serviços educacionais no franchising. Este setor é uma das tendências de negócios ainda em 2021.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), este setor teve um faturamento de mais de R$ 10 bilhões em 2020.

Por fim, a S.O.S conta atualmente com mais de 100 franqueados pelo Brasil, e seu modelo de negócio precisa de um espaço de pelo menos 100m2 para ser instalado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 72,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 72 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses
Vemos uma grande sala com várias mesas e computadores (imagem ilustrativa). Texto: tendências de negócios.
Cursos de computação estão em alta para quem busca recolocação no mercado de trabalho.

20. Delivery Much

O mercado de delivery de alimentação é, com certeza, uma das tendências de negócios. O empreendedor pode aproveitar o bom momento do mercado com a franquia Delivery Much.

Um levantamento da Statista, empresa especializada em dados de mercado e consumidores, mostra o Brasil como destaque no segmento de delivery na América Latina em 2020. Ele foi responsável por quase metade dos números do setor (48,77%).

Nesse sentido, a Delivey Much trabalha com a captação de estabelecimentos para a sua plataforma de delivery.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8 mil
  • Faturamento médio mensal:  a partir de R$ 2,5 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 a 18 meses

21. Web4

A franquia Web4 é uma rede que atua com marketing digital, setor que tem se tornado um pilar do mundo dos negócios. São várias empresas menores que buscam terceirizar este serviço para diminuir custos e não ficar de fora do mercado.

Nesse sentido, a Web4 oferece aos clientes um serviço de assessoria de imprensa e diversas estratégias para o marketing digital das empresas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 24 meses

22. Saladenha

A franquia Saladenha trabalha com comida fitness e conta com um amplo cardápio para quem deseja comer de forma saudável e nutritiva.

Este mercado tem atraído a atenção de consumidores e de empreendedores. Dados da agência de pesquisa Euromonitor mostram que o mercado de alimentação saudável cresceu 98% entre os anos 2009 e 2014 no Brasil.

A Saladenha tem como carro-chefe as saladas, mas conta com opções de sanduíches, wraps, marmitas, caldos, sucos naturais etc.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: 24 meses

Por fim, leia o nosso conteúdo com dicas para analisar as tendências de negócios e escolher a melhor franquia clicando aqui.

Caso opte por uma franquia, entre em contato com a franqueadora. Contudo, se ainda está em dúvida, conte gratuitamente com uma consultoria especializada que vai lhe ajudar a optar pela franquia mais indicada para você. Acesse: henriquemol.com.br.

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