Quais são as tendências do franchising para 2022? Saiba no que e por que investir

Por
em
Imagem de um homem sentando em um gramado com um computador no colo e comemorando. Imagem ilustrativa texto tendências do franchising para 2022.
Advertisement

Para quem busca investir em uma franquia deve estar atento as tendências do franchising para 2022 e assim escolher um negócio que esteja em crescimento, sobre os quais falaremos aqui.

A projeção feita pela Associação Brasileira de Franchising é de um crescimento de 8% no mercado ao final de 2021.

A instituição acredita que haverá um aumento de 5% no número de unidades e 4% no número de novas redes. Isso mostra que 2022 tem tudo para ser um ano positivo para o franchising.

Dessa forma, o empreendedor deve buscar mercados que estejam ainda mais atrativos, pois são diversos nichos, sendo comum uns estarem em momentos melhores do que outros.

5 tendências do franchising para 2022

Diversos mercados tiveram crescimento mesmo com a grande queda da Economia durante a pandemia. Isso mostra que mesmo em momentos ruins no mercado, ainda existem negócios lucrativos para investir.

Nesse sentido, o empreendedor precisa saber analisar o que está por vir em um futuro próximo. Dessa forma, ele precisa identificar nichos de mercados que possam se sobressair e assim ser atrativo.

Para isso, separamos aqui cinco mercados que são tendências no franchising para 2022 e dentro deles falaremos sobre nichos mais específicos que são boas oportunidades para ter o próprio negócio.

1. Franquias de Moda

Uma das tendências para 2022 é o mercado de Moda. As franquias neste setor possuem um amplo público-alvo para trabalhar, o que torna o segmento mais atrativo.

O setor de moda e vestuário é bem variado, apresenta diferentes tipos de franquias e formas de atuação no mercado.

Ainda, é possível focar em um determinado nicho, trabalhando com franquias de moda plus size ou franquias de roupas masculinas, por exemplo.

Do mesmo modo, conta com variados tipos de vestimenta como roupas casuais, vestidos de gala, roupas masculinas e femininas, entre outros.

Imagem de roupas e acessórios de moda. Imagem ilustrativa texto tendências do franchising para 2022.
O setor da moda é amplo, com um grande público em potencial.

Para se ter uma ideia, entre janeiro e março de 2021, o e-commerce de Moda faturou cerca de R$ 134 milhões, registrando um volume de 244% de crescimento em pedidos, de acordo com a Nuvemshop.

Uma das marcas que atuam neste segmento é a franquia Mardelle, especializada em roupas íntimas. Assim, a marca conta com pijamas, calcinhas, cuecas, entre outras peças voltadas para crianças, homens e mulheres.

A franquia possui um modelo de negócio atrativo, com algumas peças exclusivas, além de um amplo catálogo de produtos.

Conta também com um formato de negócio voltado para lojas de rua e outro para shopping. Assim, o empreendedor pode escolher o tipo que melhor combina com o seu perfil e sua capacidade de investimento.

Se interessou pela Mardelle? Conheça mais sobre essa franquia acessando o link abaixo!

2. Franquias de Alimentação

Advertisement

Outro setor que é uma das tendências do franchising para 2022 é o de Alimentação. Este segmento é o mais lucrativo entre os 11 setores do mercado de franquias.

Somente em 2020, mesmo com todos os problemas causados pela pandemia, as franquias de Alimentação faturaram quase R$ 41 bilhões.

Antes de investir em franquias de Alimentação, o empreendedor deve observar os mercados que ele mais se identifica para assim, ter mais proximidade com o negócio e sentir mais confortável com o trabalho do dia a dia.

São muitos nichos no mercado de Alimentação aos quais o empreendedor deve observar com carinho, pois ainda são pouco explorados. Por exemplo, comidas veganas, fitness, para pessoas alérgicas, entre outros.

Além disso, um nicho atrativo é o de açaí, no qual a franquia Cream Berry trabalha com uma receita exclusiva do creme desta fruta.

A franquia oferece também um amplo cardápio de acompanhamentos para o creme de açaí como cereais, chocolates, entre outros.

Ainda, a Cream Berry oferece um modelo de negócio voltado para o atendimento comum e outro focado no self-service, que é uma forma bem interessante de aumentar o ticket médio por cliente.

Se você tem interesse em atuar neste nicho, acesse o link abaixo e conheça mais sobre a Cream Berry!

Imagem de uma tigela de açaí com frutas e cereais ao redor em uma mesa de madeira. Imagem ilustrativa texto tendências do franchising para 2022.
O açaí é um produto que caiu no gosto de grande parte dos brasileiros.

3. Franquias com Autoatendimento

A automatização de atendimento já chegou ao mercado de franquias e é uma das tendências do franchising para 2022.

São modelos de negócios que possibilitam a venda de produtos sem a necessidade de funcionários para realizar este atendimento.

Por exemplo, o mercado conta com franquias de totens, que são materias utilizados para recarregar celulares e ao mesmo divulgar marcas de empresas.

Ainda, existem franquias de aplicativos de autoatendimento, que demandam uma estrutura pequena de negócio, e por isso, é um empreendimento mais barato.

Em resumo, os aplicativos são uma forma de investir em um negócio que chama a atenção por ainda ser uma novidade no mercado e já prepara para um modelo de negócio que tende a se propagar.

Nesse sentido, é uma maneira de aproveitar as tendências cada vez maiores de um atendimento mais ágil buscado pelos consumidores. Dessa forma, irá diminuir os custos para o empreendedor.

Sobre estas franquias de autoatendimento, separamos um vídeo com algumas das marcas que oferecem modelos de negócio com este formato.

4. Franquias Online

É inegável que a pandemia mudou os rumos da humanidade, e dentro deste cenário houve uma grande mudança nos hábitos de consumo.

Com lojas fechadas e pessoas obrigadas a ficarem em casa, diversas empresas tiveram que buscar formas de chegar até seus consumidores. E um formato que já vinha dando certo antes e agora se expandiu, é pelo e-commerce.

Nesse sentido, se antes diversas franquias trabalhavam com este atendimento, outras entraram para este modelo e se adaptaram.

Além disso, as pessoas passaram a consumir e ter serviços sem sair de casa, o que é um movimento atrativo para franquias on-line.

Por exemplo, pode ser por meio da venda por uma loja virtual e entrega na casa, como também serviços variados, como marketing digital, contabilidade, e outros tipos de atendimentos pela internet.

São variados nichos para o empreendedor investir, cabendo a ele analisar dentro do mercado as tendências do franchising para 2022 neste setor.

Uma vantagem deste tipo de negócio é o baixo custo. Isso porque, muitos deles precisam apenas de um computador ligado a internet e um telefone.

Dessa forma, o franqueado trabalha de casa, e pode optar até por manter um emprego e trabalhar com a franquia em horários alternativos, como nas suas folgas.

É um leque de possibilidades que se abre para diferentes perfis de empreendedores, além, é claro, de possibilitar que um mesmo franqueado possa atender a uma grande região geográfica.

5. Franquias delivery

O serviço de delivery passou de um diferencial para uma necessidade do mercado, em diferentes áreas.

O mercado de delivery no Brasil está em alta, demonstrando que investir nesse segmento, principalmente nos apps de comida, pode ser uma boa opção.

Dessa forma, a comodidade de não ter que enfrentar o trânsito e as dificuldades para encontrar um estacionamento, são fatores que o público dos serviços de delivery desconhece e por isso, esse setor continua em crescimento.

Nesse sentido, quem já experimentou receber produtos ou serviços variados em casa, além de comida, não pretende abrir mão desta facilidade.

Imagem de um entregador realizando uma entrega para uma cliente. Imagem ilustrativa texto tendências do franchising para 2022.
O modelo de consumo por delivery entrou na vida de grande parte dos brasileiros.

Uma marca que já atua neste segmento há tempos é a Acquazero, franquia de estética automotiva que possui modelos home based, onde o franqueado leva até os clientes variados cuidados para o carro.

A marca oferece serviços como limpeza externa, enceramento, polimento, entre diversos outros. Assim, o cliente não precisa sair de casa para deixar o carro como novo.

Ainda, a Acquazero conta com um aplicativo próprio que permite aos clientes agendarem facilmente os serviços com a unidade mais próxima da sua casa ou do seu trabalho.

Quer conhecer mais sobre a Acquazero? Então acesse o link abaixo e tenha mais informações da franquia!

Por que abrir uma franquia em 2022?

Em um dos últimos levantamento da ABF, o faturamento do setor de franquias no terceiro trimestre de 2021 foi 0,4% maior do que no mesmo período de 2019, antes da pandemia.

Além disso, segundo a ABF, já são mais de 156 mil unidades franqueadas no Brasil, o que mostra a força deste formato.

Basicamente, o modelo de franquia consiste em um tipo de negócio onde o empreendedor paga para usar a marca e o know-how de uma franqueadora.

Nesse sentido, o empreendedor investe em uma empresa com uma estrutura padronizada de atuação e uma operação preestabelecida.

As franquias são boas oportunidades, pois além da operação mais simples, oferece também diversos suportes.

Por exemplo, a franqueadora oferece treinamentos e orientações para a gestão da empresa. Dessa forma, mesmo sem experiência, o empreendedor consegue gerir o negócio.

Entre os suportes oferecidos pela franqueadora estão por exemplo, estudos para a escolha do melhor local para a instalação da unidade.

Da mesma forma, a franqueadora auxilia com as melhores ações de marketing para divulgação da empresa.

O empreendedor deve ficar atento às informações constantes na Circular de Oferta de Franquias (COF). Neste documento os custos de instalação e suportes são apresentados ao empreendedor.

Ainda, na COF, o empreendedor consegue entender qual o trabalho do franqueado da marca no dia a dia e o que o negócio vai exigir dele.

Enfim, como falamos, são muitas as franquias e o empreendedor deve estar atento às tendências do franchising para 2022. Para isso, separamos aqui um link com várias opções baratas para você conhecer!

Advertisement
Advertisement