Dicas para ter sucesso ao empreender no Brasil

Por
em
mulher sorrindo cuidando da sua floricultura imagem ilustrativa ter sucesso empreender
Advertisement

Anda pensando em empreender no Brasil, mas já percebeu os riscos disso? Pois saiba que há mesmo coisas para se ter atenção, mas abrir seu próprio negócio pode ser recompensador.

Afinal de contas, iniciar uma empresa pode garantir realização profissional, pessoal, uma renda melhor etc. Só que é essencial ter cuidados, pois o sucesso não é garantido. Para se ter uma ideia, 23% das empresas fecham as portas em menos de dois anos.

A seguir, listamos dicas para você abrir seu negócio e desenvolvê-lo com segurança. Acompanhe!

Como ter sucesso ao empreender?

Existem dois modos de abrir uma empresa. O primeiro deles é iniciar uma marca 100% nova, apenas sua. Pode ser uma opção interessante para quem prefere fazer tudo sozinho, inovar do seu jeito no mercado. Porém, esse tipo de negócio tem mais chances de falir, pois é preciso experimentar e errar até alcançar a melhor fórmula do que fazer.

A outra opção para investir é uma franquia. Nesse caso, a empresa já tem um modelo de negócio predefinido e uma marca reconhecida. Assim, suas chances de ter sucesso ao empreender são maiores. Para se ter uma ideia, apenas 5% das franquias fecham as portas em dois anos, contra os 23% que apresentamos antes.

Assim, para ter sucesso ao empreender, o primeiro passo é escolher o modelo de negócio ideal. Ele deve combinar com o seu perfil, ter público e fazer parte de um bom mercado.

Dito isso, é hora de apresentarmos as dicas para você manter o negócio escolhido funcionando com sucesso. Veja a seguir.

1. Conte com uma boa equipe

Ninguém faz nada sozinho. Mesmo quando o empreendedor não possui colaboradores diretos, ele precisa se relacionar com os seus fornecedores e colegas do setor.

Por isso, é essencial estabelecer uma boa equipe, de funcionários e colaboradores externos. Saber que você pode contar com profissionais capacitados cria maior segurança para ter sucesso ao empreender.

No caso de abrir uma franquia, você ainda poderá contar com a equipe da franqueadora. Ela será responsável por oferecer vários suportes para o seu negócio.

2. “Venda seu peixe”

Advertisement

Por que os consumidores deveriam fazer negócios com você em vez de com a concorrência? 

Todo negócio precisa realizar um bom marketing, para tornar a marca reconhecida. São vários os modos de realizar essa divulgação: pelas redes sociais, TV, rádio, panfletos, marketing de conteúdo e mais. 

Para escolher a estratégia mais efetiva, vale a pena contar com o auxílio de um profissional de marketing. Especialista no assunto, ele terá maior facilidade em mostrar o porquê do seu negócio ser a melhor opção. No caso das franquias, você vai contar com auxílio de marketing da franqueadora.

3. Não pense apenas no lucro

Você precisa ter afinidade com o setor, em vez de avaliar somente o lucro possível. 

O ramo da alimentação, por exemplo, é um dos que tem maior potencial de sucesso financeiro ao empreender. Ainda assim, ele pode se tornar um “tiro no pé” caso você não tenha interesse no setor. 

Ao não gostar da atividade, o empreendedor encontra dificuldades em manter o ânimo e em continuar a investir seu tempo e dinheiro.

4. Estabeleça uma cultura organizacional forte

Qual a Missão, Visão e Valores da sua empresa? Quais características você mais valoriza nos seus funcionários? 

Definir esses aspectos vai reforçar a ideia de pertencimento entre os colaboradores, a percepção de que todos trabalham por um mesmo objetivo. 

A cultura organizacional também é o que diferencia um negócio do outro, pois cada um deles valoriza qualidades diferentes no dia a dia.

5. Estude!

O mundo muda o tempo todo, graças à tecnologia e às novas demandas dos consumidores. Uma empresa que não acompanha essas mudanças pode ficar para trás, ser superada pela concorrência. 

Assim, é essencial estudar o setor continuamente. O que há de novo, como os processos podem ser otimizados, como criar demandas. Isso vai garantir que o seu empreendimento se mantenha relevante no mercado, ano após ano.

No caso de você abrir uma franquia, esse estudo não será necessário. Afinal, a franqueadora vai fazê-lo por você e realizar treinamentos e mudanças que forem interessantes para o negócio crescer.

Mas vale dizer que os estudos de um bom empreendedor também vão além do seu setor de atuação. É importante se atualizar sobre liderança, modos de gestão, a administração de um negócio, marketing e outras áreas.

Essas atualizações podem ser feitas por meio de livros, cursos rápidos, vídeos, workshops e até pela Educação Técnica ou Superior.

Como garantir o crescimento saudável da minha empresa?

Você tomou todos os cuidados para abrir sua empresa, e agora ela está a todo vapor. Mas, como manter o seu crescimento contínuo e saudável? A seguir, listamos algumas dicas importantes.

1. Organize as finanças da empresa

Dois pontos são fundamentais na manutenção da saúde financeira da empresa. Primeiro: seu dinheiro é o seu dinheiro, o capital da empresa é da empresa.

Isso significa que o dinheiro dos sócios e do empreendimento não devem se misturar. As contas da companhia fecharam no vermelho? Procure por um empréstimo ou investidor! Nada de mexer na sua conta pessoal para cobrir despesas do negócio.

Outro ponto importante, neste caso, é manter enorme cuidado com a gestão financeira da companhia. Todos os ganhos e despesas devem ser registrados, inclusive os relacionados à tributação. Vale a pena ter o auxílio de um contador interno, ou então contratar consultoria externa para controlar o orçamento.

2. Use um software de gestão

Tomar conta de todas as informações de uma empresa é algo trabalhoso, e pode ser ainda mais se forem usadas planilhas simples do Excel. Por isso, é sempre interessante contar com um software de gestão. 

Esse tipo de ferramenta, também chamada de ERP, integra em uma única plataforma os dados financeiros, de pessoal e o que mais for necessário para a administração da empresa. A redução de custos e otimização do tempo de gestão são só alguns dos benefícios dos programas.

Você pode encontrar o melhor sistema para usar consultando um contador. No caso de abrir uma franquia, a franqueadora vai sugerir o software ideal para seu negócio.

3. Invista na sua equipe

Contar com uma boa gestão de pessoas é essencial para manter seus colaboradores motivados e felizes. Por isso, sempre ouça a sua equipe, as ideias e as adaptações sugeridas para a sua gestão. Muitas vezes, quem vê de fora pode ter insights que não passaram pela cabeça do empresário. 

Além disso, vale a pena investir na capacitação dos funcionários. Esse tipo de investimento mostrará a sua preocupação com o crescimento de todos, e não apenas com o lucro da empresa.

4. Conquiste o cliente

Um bom cliente é aquele que faz negócios mais de uma vez com você. Ele também se torna um promovedor da marca, falando dela para os amigos e conhecidos. 

Mas não adianta apenas oferecer um bom serviço. O consumidor precisa ser conquistado, precisa se sentir bem com o seu atendimento e muito satisfeito com o produto ou serviço oferecido. 

Assim, invista no seu time de atendimento, e mantenha sempre o canal de contato aberto. Dessa forma, os usuários poderão opinar sobre o negócio e indicar quais a melhorias necessárias.

Agora que você já sabe tudo isso, pode iniciar seu negócio com mais segurança, não é mesmo? Para isso, você pode abrir uma franquia que, como contamos, é uma opção mais segura. Vale a pena conhecer mais sobre esse modelo de negócio e entender se ele combina com seu perfil. Basta clicar no botão abaixo.

Outra dica é contar com uma consultoria completa e gratuita para abrir sua empresa. Neste caso, acesse: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement