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Terceirização no franchising: como ocorre o processo na formatação de franquia?

Sumário

A terceirização no franchising pode ser uma forma de conseguir uma expansão segura e eficiente da marca. Para entender melhor como esse processo pode ajudar o crescimento da sua empresa, acompanhe a seguir.

Para quem tem uma empresa e deseja torná-la uma franquia, o processo de formatação é a melhor opção para estruturar o negócio em um novo modelo.

Isso porque a empresa precisa se adequar para conseguir reproduzir seu serviço em outras unidades.

No entanto, o processo exige uma série de etapas e profissionais preparados para lidar com todas as análises e ajustes necessários. É por isso que a terceirização é a melhor opção para quem não tem experiência no assunto.

No momento de formatar sua franquia, você pode optar pela terceirização dos serviços, confiando em uma consultoria especializada. Com um trabalho de qualidade, você pode transformar sua marca em uma rede de franquias de sucesso.

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O que significa formatar uma franquia?

A formatação de franquia é o processo que uma empresa deve passar caso queira adotar o formato de franquia. Ou seja, um modelo em que serviços e produtos são replicados em novas unidades.

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Esse processo é necessário porque, no franchising, uma marca se expande por meio de unidades conduzidas por investidores. Logo, são novas pessoas que irão conduzir os negócios e atuar em nome da marca principal.

Dessa maneira, é preciso que todos os detalhes sobre a administração e operação se encaixem em um formato de fácil reprodução. E para isso, tudo precisa estar bem organizado e planejado.

A formatação serve para estruturar diferentes aspectos da empresa, adequando o que for preciso para o funcionamento em novas unidades.

Esse serviço, que pode ser feito pela terceirização no franchising, conta com análises da parte financeira e administrativa, elaboração de documentos e várias outras etapas.

Com uma formatação bem feita, a empresa terá a certeza de que seus futuros franqueados terão uma boa estrutura para reproduzir. Além disso, eles vão conseguir manter o padrão de qualidade da marca facilmente.

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Como fazer a terceirização no franchising para criar franquia?

Agora que você já sabe como a formatação é importante para a transformação em franquia, é preciso entender como a terceirização no franchising pode ser útil nesse momento.

Antes de tudo, precisamos esclarecer um ponto. Mesmo com a experiência em conduzir um negócio de sucesso, nem sempre o empreendedor terá o conhecimento certo sobre o franchising.

Isso porque, assim como diferentes modelos de negócios, o franchising possui características próprias. Logo, ele necessita de alguns cuidados para funcionar de forma adequada.

Nesse sentido, contratar empresas especializadas em formatação de franquias pode ser a alternativa certa para que você tenha um processo seguro. Com uma equipe preparada é possível ter uma franquia bem estruturada.

Sua empresa passará por todas as avaliações e reajustes que vão ajudar o negócio a ser replicado de forma fácil e prática. Os franqueados vão contar com todo suporte e um plano de negócios bem feito para conduzir suas unidades.

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Passos para formatação de franquia

Como mencionamos até aqui, a formatação de franquia demanda uma série de etapas que servem para preparar a empresa para o novo formato.

Sendo assim, apostando na terceirização no franchising, a consultoria para formatação irá contar com alguns passos essenciais a fim de verificar se o negócio pode funcionar como franquia. Entenda quais são eles a seguir.

Análise de franqueabilidade

A análise de franqueabilidade é fundamental, sendo o primeiro passo nesse processo. Essa análise tem como intuito saber se o negócio pode realmente ser fraqueado.

Ou seja, de acordo com todos os aspectos estruturais, ele pode ser replicado em novas unidades? Logo no início é possível saber se o projeto é viável ou não, o que pode evitar prejuízos e esforços desperdiçados.

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Portanto, neste momento, é preciso verificar todas as questões financeiras, administrativas e operacionais. Essa é uma forma de assegurar que a marca poderá transmiti-los facilmente em um formato de franquia.

Além disso, é necessário se certificar de que o negócio será rentável para o franqueado e que os modelos de negócios disponíveis sejam atrativos e capazes de gerar lucros.

Caso haja necessidade de algum ajuste, é possível notar nesta etapa e pensar em soluções adequadas para o trabalho dos futuros franqueados.

Documentos legais da franquia

Agora que todos os requisitos necessários para o funcionamento da franquia já foram verificados ou ajustados, é hora de pensar na documentação.

Pois para que uma franquia comece a operar e se expanda por meio de franqueados, é preciso estar de acordo com a lei. Logo, a empresa deve seguir todas as regulamentações do ramo.

A marca deve elaborar alguns documentos indispensáveis, como a Circular de Oferta de Franquia (COF), o contrato de franquia, o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e outros.

Inclusive, a obrigatoriedade desses documentos está assegurada pela Lei de Franquias (nº13966/19).

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Manualização dos processos

Para que uma rede de franquias consiga funcionar e se desenvolver, todas as unidades devem reproduzir o padrão de qualidade estabelecido pela marca.

Para que na prática isso seja possível, todas as informações quanto à administração e operação devem ser repassadas de forma clara. E isso deve ser feito por meio de treinamentos e manuais.

A importância do manual é que o franqueado pode consultar este material facilmente, sempre que necessário. E quanto mais completo, mais útil ele será.

Essa etapa irá trabalhar a padronização e formalização dos processos. Assim, o franqueado terá um embasamento completo na hora de conduzir a unidade.

Execução do marketing para captação

O marketing é, sem dúvida, uma peça fundamental para o sucesso de qualquer marca. Afinal, é por meio da divulgação que as pessoas vão tomar conhecimento dela, podendo tornar-se possíveis investidores.

Ou seja, uma boa campanha de marketing pode apresentar a marca e seus produtos e serviços para um público-alvo ainda maior. Com isso, as chances de conseguir mais franqueados aumentam.

Assim, com a franquia estruturada, é preciso planejar as melhores formas de se comunicar com os franqueados ideais da marca. Investimentos também devem ser feitos para que essa estratégia funcione.

É possível planejar campanhas on-line utilizando sites, portais e redes sociais, assim como campanhas off-line; a presença em feiras e em outros eventos do ramo. Enfim, são muitas possibilidades que você pode aproveitar.

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Com uma consultoria, todo esse processo pode ser feito com qualidade e tranquilidade, tendo uma equipe especializada para conduzir todas as etapas.

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