O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » O que é o test drive de uma franquia? Saiba como isso pode ajudar você!

O que é o test drive de uma franquia? Saiba como isso pode ajudar você!

Sumário

Você sonha em investir em um negócio, mas tem medo de não ser o que você pensa? Tem um jeito de resolver isso! Já ouviu falar do test drive de franquia? Conheça sobre essa prática no texto que preparamos para você.

Se você quer empreender em um negócio promissor, o setor de franquias pode ser interessante. Isso porque, no ano de 2023, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou uma pesquisa que destacou que o setor atingiu um faturamento de R$ 240,6 bilhões. Isso representa um aumento de 13,8% em relação ao ano anterior.

Mas graças a prática do test drive, o empresário tem plenas condições de tomar uma decisão de acordo com a sua experiência. Até porque, assumir uma franquia não é uma tarefa fácil.

Você precisa ficar atento a diversos pontos e, mesmo com todas as garantias dadas pela franqueadora, as dúvidas podem permanecer. Portanto, algumas marcas têm oferecido uma maneira de você vivenciar a experiência de uma franquia. Continue a leitura!

Entenda o que é o test drive de uma franquia

O test drive de franquia é uma inovação para apresentar o modelo de negócio aos empreendedores em potencial. Por isso, durante esse período, os futuros franqueados mergulham no funcionamento do negócio e suas particularidades.

Ou seja, esta etapa ocorre antes da assinatura do contrato, o que permite uma decisão informada sobre a continuidade do processo.

Então, durante o teste, você consegue acompanhar de perto as operações diárias de uma unidade, o que inclui solicitações, pagamentos, gerenciamento de equipe e suporte da franqueadora.

Desse modo, essa experiência proporciona para você uma boa compreensão das responsabilidades e do comprometimento exigido para gerenciar a sua unidade franqueada.

Já uma das principais vantagens desse método é a oportunidade que você recebe de esclarecer as suas dúvidas na prática. Assim, é possível ter uma visão clara do empreendimento. Ao final, você pode tomar uma decisão fundamentada sobre seu ingresso como franqueado.

Como funciona o test drive de uma franquia?

O test drive de franquia funciona de forma prática e gratuita. Porém, é normalmente oferecida por algumas franqueadoras, especialmente as grandes marcas.

Durante o processo, você tem a chance de acompanhar a rotina de uma unidade por até três meses, sem obrigações.Logo, se trata de uma oportunidade para conhecer o negócio de perto antes de assinar o contrato.

Mas vale ressaltar que durante o test drive não há treinamentos formais. Isso porque, essa etapa acontece só depois da assinatura do contrato de franquia. Por outro lado, para muitos é uma maneira importante de conhecer o negócio antes de se comprometer.

Por fim, antes de decidir se o test drive é adequado para você, verifique se a franquia que está interessado oferece essa oportunidade.

Logo mais, descubra quais são as vantagens de fazer o teste drive de franquia. Mas antes, entenda se esse processo está disponível para todas as marcas.

Toda franquia faz test drive?

Nem todas as franquias oferecem test drive. Nesse sentido, primeiro é essencial verificar se essa opção está disponível. Em algumas franquias que oferecem essa opção, um consultor irá lhe explicar como funciona o acompanhamento.

Então, se você considera o test drive importante, pergunte tudo sobre ele. Algumas marcas podem não oferecer devido as suas próprias políticas ou preferências. Desse modo, você deve entender as políticas da franquia e outros detalhes antes de tomar qualquer decisão.

Logo, verificar a disponibilidade do test drive é indispensável para você que considera investir em uma franquia. Por isso, se você valoriza essa experiência, pergunte sobre ela durante suas investigações.

Outra medida que pode adotar é ler a Circular de Oferta de Franquia (COF) da franquia do seu interesse. No documento você encontrará todas as informações sobre o negócio, funcionamento, seus direitos e deveres.

As vantagens do test drive de franquia

A primeira vantagem é ter uma visão prática do negócio. Como você leu no tópico acima, durante esse período, você pode vivenciar o funcionamento e processos da rotina da operação do negócio.

Dessa forma, a experiência direta possibilita uma compreensão profunda das suas responsabilidades e desafios envolvidos. Além disso, permite uma avaliação mais precisa do modelo de negócio e da adequação ao seu perfil do empreendedor.

A possibilidade de lidar com as solicitações, processos de pagamento, funcionários e suporte da franqueadora, entre outros aspectos, oferece uma oportunidade única de aprendizado.

Logo, o test drive de franquia se revela uma estratégia valiosa para você adquirir a sua franquia, pois você terá uma noção de como as coisas de fato funcionam e saberá o que esperar.

Franquias para considerar, com ou sem test drive

Quando se trata de empreender, investir em franquias pode ser uma boa opção para quem busca segurança e suporte para iniciar um negócio.

Com uma variedade de opções disponíveis, encontrar a franquia certa pode ser mais fácil do que parece. Algumas marcas oferecem a oportunidade de test drive, o que permite que você experimente o modelo de negócio antes de tomar uma decisão final.

Aqui, estão algumas franquias promissoras para considerar abrir, com ou sem test drive, que oferecem diferentes oportunidades de investimento e setores de mercado. Acompanhe!

Como escolher a melhor franquia para abrir?

Para selecionar a melhor franquia para abrir, você pode realizar uma pesquisa cuidadosa e uma análise sobre a marca e o mercado. Então, comece por identificar as suas próprias habilidades, interesses e metas.

Em seguida, examine o mercado e as tendências do setor para identificar oportunidades mais interessantes. Na sequência, considere também o histórico e a reputação da marca, bem como o suporte oferecido pela franqueadora.

Lembre-se de não ficar parado! Visite unidades em funcionamento para avaliar o funcionamento do negócio na prática. Além disso, verifique o retorno sobre o investimento e os custos associados.

Até porque, cada franquia tem suas próprias vantagens e desafios. Portanto, é importante encontrar aquela que melhor se alinha com suas expectativas e capacidades.

Ao seguir esses passos e tomar uma decisão informada, você aumenta suas chances de sucesso como franqueado.

Esse tópico é abordado no curso “Franquias: Guia prático para iniciantes”. Acesse para ampliar seu conhecimento sobre ter uma franquia de sucesso.

Passo a passo para investir em franquia

O passo inicial é entrar em contato com a marca desejada e analisar o negócio. Em seguida, estude a COF para entender todos os detalhes do negócio.

Depois, é hora de planejar suas finanças, considerar os custos iniciais e as despesas recorrentes. Já o momento de negociar com a franqueadora é uma etapa importante para garantir que ambos os lados estejam satisfeitos com os termos do acordo.

Por fim, após seguir todos esses passos e sentir-se seguro com a decisão, é hora de fazer o investimento na franquia escolhida.

Ao longo do texto, você pôde acompanhar sobre o processo de testes que algumas franquias disponibilizam para você conhecer o negócio na prática e sem compromisso. Até porque, o intuito dessa ação é facilitar a compreensão do negócio por parte do franqueado.

Sendo assim, o mais interessante é que cada uma oferece uma maneira diferente de entregar essa experiência. Agora que está por dentro do assunto, faça o test drive da franquia do seu interesse e se prepare para empreender com o seu próprio negócio.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje