É comum empreendedores buscarem os tipos de franquia baratas que mais combinam com seus perfis. Aqui, separamos um conteúdo para ajudar você a achar o seu próximo investimento.
Os brasileiros sonham em ter o próprio negócio, sendo que mais de 7 em cada 10 tem este desejo de empreender, segundo pesquisa da Onepoll.
O modelo de franquia é atrativo, pois o empreendedor recebe uma empresa preestabelecida com estrutura pronta. E ainda, paga para poder usar uma marca reconhecida e o know-how da franqueadora.
Enfim, vamos falar um pouco mais sobre este formato, principalmente dos tipos de franquia baratas para começar um negócio próprio com baixo investimento. Confira a seguir!
O mercado de franquias vale a pena?
O mercado de franquias, assim como toda a economia, teve um ano de 2020 bastante atípico por conta da pandemia. No entanto, apesar dos altos e baixos, o setor segue firme e se recuperando.
Seu faturamento foi de R$ 167 bilhões em 2020, mesmo com todos os problemas. E logo no primeiro trimestre de 2021 chegou a quase R$ 40 bilhões.
Em suma, os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), demonstram que o segmento é sólido e com grande potencial.
Além disso, nesse modelo de franquias o empreendedor conta com vantagens que ajudam a passar por momentos de instabilidade econômica. Ainda, uma regulamentação por meio da Lei de Franquias.
Por exemplo, ter uma marca reconhecida facilita na captação de clientes, que em momentos assim, se aventuram menos em empresas desconhecidas e preferem os negócios consolidados no mercado.
Dessa forma, contar com produtos ou serviços conhecidos do mercado é uma grande vantagem. Do mesmo modo, este formato de negócio é vantajoso por conta dos suportes da franqueadora. São treinamentos, auxilio na gestão e para o marketing que fazem diferença para os empreendedores.
Nesse sentido, cabe a pessoa interessada conversar com outros franqueados para saber se estes suportes são eficientes.
Por fim, o mercado é amplo, com negócios dos mais variados nichos. Muitas destas redes de franquias têm baixo custo de implantação e manutenção. Por isso, é bom ficar de olhos nelas.

Tipos de franquias baratas no Brasil
Conforme falamos, o setor de franchising é amplo, com diversos tipos de franquia baratas para investir. Um dos modelos que chamam a atenção em momentos de crise econômica são as microfranquias.
Este modelo de franquia possui um investimento inicial mais barato. Atualmente, o valor máximo de uma microfranquia é de R$ 135 mil.
Neste valor inclui-se a taxa de franquia e investimentos em estrutura, estoque e outros. Na Circular de Oferta de Franquia (COF), estes dados vêm discriminados para o empreendedor não ter surpresa.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Então, separamos quatro tipos de franquia baratas para você conhecer um pouco mais sobre este modelo enxuto de negócio.
Microfranquias home office
Esse formato é ideal para quem deseja ter o próprio negócio, mas quer evitar o trânsito das grandes cidades e ter a comodidade de trabalhar em casa.
Um dos tipos de franquia baratas são os modelos home office, em que o franqueado atua sem sair de casa. São muitas formas de atuar: lojas virtuais, consultorias, vendas e outros negócios.
Além de poder trabalhar de casa ou do local que desejar, este modelo permite uma maior flexibilidade de horário, dependendo do tipo de franquia.
Opções home based
Um pouco diferente do modelo home office, uma franquia home based permite atuar boa parte do tempo de casa, mas é necessário fazer alguns deslocamentos.
Nesse sentido, o franqueado pode fazer os serviços fora de sua casa ou realizar entregas na casa dos clientes. Seu lar serve como base de trabalho, mas uma parte do negócio se desenvolve fora dele.
Assim, estas franquias oferecem serviços ou produtos, mas sem necessidade de um ponto comercial, o que diminui os custos de implantação e manutenção do negócio.
Nanofranquias

As nanofranquias são um tipo de franquia barata que tem um investimento inicial total de até R$ 25 mil. São formatos de negócios mais enxutos, a grande maioria deles sem a necessidade de ponto comercial.
É um modelo que permite o empreendedor que tem um pouco dinheiro guardado e deseja se tornar dono do próprio negócio. Pode ser um valor de um acerto como ex-empregado, ou uma venda de bem, por exemplo.
Nesse sentido, é um modelo bem democrático, pois engloba todos os perfis de empreendedores. Até aqueles que estão empregados, mas desejam ter uma renda extra com uma franquia.
Tem sido cada vez mais comum entre pessoas que perdem o emprego enxergarem neste tipo de franquia barata uma oportunidade de retomar sua renda e ainda, ter sua independência financeira sem depender de outras pessoas.
São franquias onde o empreendedor pode realizar vendas pela internet, sem necessidade de manter estoque. É comum negócios assim, onde o franqueado ganha uma porcentagem sobre as vendas que ele faz por meio do site da franqueadora.
Além disso, conta também com modelos de negócios em que o franqueado oferece serviços variados, ou prestados de forma remota, pela internet, ou então levando-os até os clientes.
Dessa forma, é um negócio com pouca estrutura, mas amplas possibilidades de ganhar dinheiro. Contudo, cabe ao empreendedor analisar bem a franqueadora, o que ela oferece para ele e para os clientes.
Shop in shop
Este modelo de franquia é bem interessante, pois o empreendedor monta o seu negócio dentro de outro negócio.
Por exemplo, é como investir em uma franquia de produtos de limpeza automotiva dentro de um lava jato, que pertence a outra pessoa, ou também a ele mesmo.
O conceito store in store – literalmente, “uma loja dentro de outra loja” – ajuda os empreendedores a manter seu negócio cheio o tempo todo e ainda oferece conveniência aos consumidores.
Nesse sentido, é uma forma de um negócio complementar o outro, o que pode ser feito por meio de parcerias e atrair os clientes de novas formas.
Assim, empreendedor da franquia shop in shop busca um local atrativo para seus produtos ou serviços e tenta uma parceria com o dono do negócio que vai abrigá-lo.

Neste modelo, lojas são instaladas dentro de outras lojas e dividem os custos como consumo de água, energia, entre outros investimentos da operação compartilhada.
Isso diminui os custos para ambos os empreendedores e ainda, é um chamativo a mais para os clientes, aumentando o ticket médio da loja.
Porém, caso o empreendedor vá realizar uma parceria com outro empresário, os termos deste acordo devem ser bem desenhados, e neste sentido, pode contar com o auxílio da franqueadora para lhe orientar.
Franquia de conversão
Atualmente, é comum encontrar diversas marcas que começaram a usar o método de franquias para divulgação mais ampla e efetiva. Então, para tanto, é preciso entender o que é uma franquia de conversão, para que serve e como utilizá-la de maneira correta.
Isso porque, se você é um empreendedor franqueado, essa pode ser a chance de ampliar seu negócio de forma facilitada. Nesse sentido, ao realizar a conversão de franquias, você poderá ser amparado por uma marca que já é famosa e possui reputação no mercado.
Franquias de conversão são negócios que já operam em determinado segmento e, em algum momento, decidem “se converter” e passam a usar uma determinada marca e seu sistema de negócios.
Este formato de franquia possibilita fazer o desenvolvimento de área para a marca se fortalecer em regiões que antes não alcançava. O empreendedor que realiza este movimento de transformação deve estar preparado, pois ser uma franqueadora exige uma série de cuidados.
Por exemplo, o empreendedor precisa realizar uma padronização de sua operação, transformar isso em algo que possa ser repassado a outros empreendedores, e deve ser simples, pois nem sempre os novos franqueados possuem alguma experiência.
Do mesmo modo, precisa realizar mudanças burocráticas, como produzir treinamentos para os novos franqueados, bem como produção de manuais da operação.
Ainda, deve expandir sua base de colaboradores, pois necessita-se dar suporte ao franqueado, bem como ter uma equipe de vendas para buscar empreendedores.
Enfim, é uma mudança que deve ser bem avaliada, mas poderá trazer bons frutos como a expansão da marca e maior lucratividade do negócio com as taxas cobradas dos novos franqueados.
Microfranquias quiosque

Alguns tipos de franquia baratas não conseguem fugir do formato de loja física. Então, o modelo de quiosque é mais enxuto, muitos deles precisando de apenas um funcionário.
Estas microfranquias são voltadas principalmente para locais com grande movimentação de pessoas, como corredores de shopping center e centros comerciais.
Franquias baratas em loja
Como falamos, as microfranquias possuem investimento inicial de até R$ 135 mil. Com este valor, é possível ter um negócio em uma loja.
Existem franquias voltadas para pequenos espaços, sem necessidade de grandes estoques e que são baratas mesmo tendo um ponto comercial.
Estes tipos de franquia baratas possuem inúmeros nichos de atuação e não precisam de grandes investimentos em maquinário e estrutura, por exemplo.
Em todos estes formatos, existem diversas franquias para o empreendedor investir sem gastar muito. Mas cabe a ele pesquisar bem, conhecer as redes de franquias antes de fazer uma escolha.
Como escolher a melhor franquia?
É preciso avaliar que tipo de negócio se encaixa ao seu perfil. Entender que as suas características devem se adequar ao empreendimento no qual vai investir.
Assim, até para uma franquia atrativa de vendas diretas, se o empreendedor for uma pessoa mais tímida, corre um sério risco de não obter êxito.
Da mesma forma, avaliar até o seu momento de vida. Se o seu dia a dia é atribulado de afazeres de outros trabalhos ou família, o seu negócio deve possibilitar um horário bastante flexível.
Além disso, analisar os negócios disponíveis, os mercados que estão em alta e possuem um bom público-alvo na sua região.
Em seguida, outro ponto a se analisar é o reconhecimento da franqueadora junto aos seus parceiros. É possível conversar com franqueados e ex-franqueados da marca.
Nesse sentido, descobrir como é o dia a dia do negócio nas unidades, se a rentabilidade chega perto da projeção feita pela franqueadora na COF.

Do mesmo modo, avaliar se eles foram bem atendidos ao longo da parceria em relação aos suportes, ou se a franqueadora era distante e não acompanhava de forma efetiva o seu crescimento.
Para investir em tipos de franquias baratas, o empreendedor não pode se descuidar, achar que como terá um investimento menor, os suportes da franqueadora também são menores. Isso porque, o modelo de franchising não funciona assim.
Logo, as marcas são reconhecidas pelo público, mas também se fortalecem pelo bom trabalho feito junto aos franqueados. Depois, um suporte eficiente é uma das chaves para o sucesso do negócio.
Enfim, o interessando em uma ou mais marcas deve buscar conhecer a fundo estas franquias para realizar este investimento de forma e evitar ser surpreendido após se tornar um franqueado.
Tipos de franquia baratas e lucrativas para você abrir
O franchising é dividido em 11 segmentos, entre alimentação, serviços automotivos, limpeza e conservação, moda etc.
Portanto, em todos eles existem tipos de franquia baratas, com formatos dos mais variados e em nichos que, muitas vezes, são desconhecidos de grande parte dos empreendedores.
A seguir, apresentamos algumas destas marcas de microfranquias nas quais o empreendedor pode investir e ter o seu próprio negócio.