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Tipos de negócios para abrir: veja algumas opções que vão te surpreender

Sumário

Existem muitos tipos de negócios para abrir e ter a própria empresa. Então, continue neste texto até o final para conhecer algumas opções e, quem sabe, escolher seu próximo investimento.

Afinal de contas, abrir uma empresa pode ser um passo rumo à independência financeira. Por isso, o número de brasileiros que escolhem empreender cresceu e o país se tornou o 7° com maior número de empreendedores. Mas além disso, a quantidade de empresas com mais de três anos cresceu.

Em outras palavras, começar um negócio está cada vez mais comum no Brasil e as chances de dar certo também se mostram maiores. Dessa forma, buscar os tipos de negócios para abrir pode ser o primeiro passo para encontrar um bom empreendimento. Não existe fórmula mágica, mas com muita dedicação é possível lucrar em praticamente todas as áreas. Continue a leitura e saiba mais!

Melhores tipos de negócios para abrir

Uma das idéias para abrir o próprio negócio é entrar para o sistema de franquias. Mas antes de tudo, vamos explicar do que se trata. Em seguida, vamos mostrar o motivo deste ser um dos melhores tipos de negócios para abrir.

Primeiramente, para abrir empresas é necessário desenhar o plano de negócio do zero. Ou seja, definir e criar estratégias sobre como vai ser a marca, o que ela vai comercializar, qual será o público-alvo e muito mais. Porém, ao escolher uma franquia, tudo isso já está pronto. Assim, você tem acesso a um modelo pré-formatado e coloca em prática na sua própria unidade, que funciona como uma “versão” da marca original.

Inclusive, se você tem dúvidas sobre o que é uma franquia e como fazer para abrir a sua, o curso Guia Para Iniciantes pode ajudar. Com aulas inteiramente online, para assistir quando e onde quiser, você fica por dentro do mundo do empreendedorismo. Clique aqui para acessar o curso.

Além disso, os franqueados têm acesso ao know-how de uma empresa conhecida e consolidada em seu mercado. Dessa forma, podem recorrer a treinamentos para cada etapa do empreendimento. Por isso, as franquias são ideias para abrir um negócio com pouco dinheiro e experiência. Afinal de contas, pegar um modelo pronto, poupa muitos investimentos e etapas do processo.

A seguir vamos apresentar tipos de negócios para abrir em alguns setores de franquias que são promissores. Portanto, confira e descubra qual o melhor para você!

Franquia de carro

Um dos tipos de negócios para abrir é uma franquia de carros. Isso porque, a busca por serviços automotivos cresce 174% ao ano. Dessa forma, há inúmeras possibilidades para investir nesse segmento, desde reparos até estética. Até porque, os carros seminovos e novos estão mais caros nos últimos anos.

Por isso, os proprietários querem manter a qualidade de seus automóveis e têm feito reparos e serviços para aumentar a durabilidade. Sendo assim, expandiram as buscas por serviços de reparos, troca de itens essenciais, manutenção preventiva, estética automotiva, recuperação, limpeza e conservação.

Assim, uma das ideias de negócios é a fornecedora de produtos de estética automotiva Zaplus Car. A marca oferece uma loja completa de produtos para atender lava-jatos, centros automotivos e proprietários de veículos. Outro negócio é a Bono Pneus, que oferece venda de produtos multimarcas. Além disso, os franqueados podem disponibilizar serviços de reparos e manutenção de veículos.

Franquia de beleza

Entre os negócios para abrir, há também as franquias de beleza, um setor promissor no Brasil. Uma pesquisa apontou, por exemplo, que o nosso país é o quarto maior mercado do mundo no setor de Beleza e Bem-Estar. Do mesmo modo, este segmento é amplo e apresenta muitas possibilidades. Entre elas é possível, por exemplo, vender cosméticos, abrir centros de estética e salões de beleza e muito mais.

O melhor negócio para abrir no segmento de centros de estética é a franquia Suav. A rede surgiu com o diferencial de oferecer atendimento express e sem hora marcada. Além disso, há vários serviços como escova, esmalteria, depilação etc. Mais uma opção nesse segmento é a rede de estética e depilação GiOlaser. Sendo assim, os franqueados podem oferecer depilação a laser, estética facial e corporal. A marca é uma das mais conhecidas do segmento.

Franquia de alimentação

Entre as dicas para abrir um negócio está escolher um setor imune à crise. Dessa forma, o segmento de alimentação é um dos mais recomendados para quem busca estabilidade. Durante a pandemia, as pessoas passaram a pedir mais serviços relacionados à comida. Por isso, este mercado passou por alterações na forma de consumo e ainda o faturamento continuou elevado.

De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Franchising, em 2022, o ramo de alimentação faturou R$ 39,8 bilhões. Esse faturamento leva em conta apenas o food service. Ou seja, estabelecimentos que prestam serviços de alimentação.

Para quem busca ideias de negócio para abrir com pouco investimento, pode optar por oferecer refeições. Por exemplo, da Montana Grill que é uma rede consolidada no mercado. Assim, ficou famosa por pratos e sanduíches à base de carne e um modelo de negócio ideal para praças de alimentação de shoppings.

Franquia pet

Entre as idéias para abrir seu próprio negócio também pode ser interessante considerar as franquias pet. Isso porque, o Brasil é o terceiro maior país do mundo em número de animais de estimação.

Outro dado interessante nesse setor é que 90% dos estabelecimentos são de pequeno e médio porte. Dessa forma, uma franquia pet pode ser um negócio para abrir em uma cidade pequena. Ao mesmo tempo, esses podem ser negócios para abrir com pouco dinheiro. Além disso, não faltam opções para atuar nesse segmento, já que os donos de pets estão cada vez mais exigentes.

Logo, uma das alternativas de franquias na área é a Grand Animal Place, com uma enorme oferta de serviços. Sendo assim, as unidades contam com banho e tosa, hotelaria, spa, clínica veterinária, entre outros. Outra opção de negócios é a Pettia Franchising, rede de suplementação. Assim, oferece uma franquia com pouco investimento e Home Office que atua com dietas especiais para cães, gatos e peixes.

Franquia de loja virtual

Um dos melhores negócios para abrir com pouco dinheiro é uma franquia de loja virtual. Isso porque, esse tipo de empreendimento não demanda espaço físico, nem horário de trabalho fixo. Por isso, é possível vender para um amplo público-alvo sem limitações geográficas. Em 2021, por exemplo, o e-commerce totalizou R$ 161 bilhões de vendas. Ou seja, um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior.

Sendo assim, por meio de uma loja virtual, é possível vender praticamente qualquer produto. No caso das franquias, a maioria garante ainda a entrega e o estoque, de modo que o franqueado não tem preocupação com a logística.

Um dos tipos de negócios para abrir é a Orgânica, uma loja virtual de produtos naturais, que não são testados em animais. Além disso, os produtos da rede são veganos e englobam cuidados com corpo, rosto e acessórios.

Outra opção de franquia de loja virtual é a Camisetas da Hora, que se baseia em um formato de personalização de camisetas. Dessa forma, o franqueado pode começar seu negócio em casa, personalizando peças para eventos e festas.

Franquia de alimentos congelados

Entre os melhores negócios para abrir, você pode considerar também uma franquia de alimentos congelados. Afinal de contas, o Brasil é um dos maiores consumidores de alimentos congelados da América Latina. De acordo com um levantamento, 61% dos brasileiros preferem a praticidade da comida congelada. Assim, os preferidos são as marmitas e os menus prontos.

Com a pandemia, a preferência cresceu ainda mais. Isso porque, as pessoas passaram mais tempo em casa e, nem sempre, queriam cozinhar. Assim, começaram a buscar alternativas práticas e saborosas para esquentar e comer em casa (ou mesmo no trabalho).

Uma das dicas de negócios para abrir é Rapchef que entrega marmitas saudáveis congeladas. Nesse sentido, os franqueados não precisam cozinhar, apenas compram e comercializam os produtos em pontos de venda ou por meio de delivery.

Por sua vez, a Deep Freeze é uma empresa com mais de 35 anos de experiência na produção de congelados artesanais. Assim, os franqueados vendem produtos prontos para serem assados e consumidos em casa.

Franquia ecologicamente correta

Para quem se pergunta qual o melhor negócio para abrir, é fundamental considerar a responsabilidade social da empresa. Logo, você pode buscar por franquias que sejam ecologicamente corretas. Ou seja, marcas que têm um discurso, que praticam e oferecem serviços sustentáveis. Assim, você pode considerar alguns fatores como: energia limpa, baixo desperdício, produtos biodegradáveis, baixo impacto ambiental etc.

Esse tipo de atuação é importante e tem apelo com o público. De acordo com um levantamento, cerca de 34% das pessoas estão dispostas a pagar a mais por serviços sustentáveis. Dessa forma, entre os que concordam em pagar, é possível cobrar até 25% a mais por serviços que sejam de fato sustentáveis.

Uma das franquias verdes é a Acquazero, de limpeza residencial e veicular. Afinal de contas, a rede criou um método que permite lavar um automóvel com produtos biodegradáveis e apenas 300 ml de água.

Mas para quem pensa em investir em energia limpa, pode escolher a Portal Solar. A rede oferece um modelo barato que permite redução de cerca de 11% da conta de energia para os locais em que instalar as placas fotovoltaicas.

Franquia de roupas e acessórios

Entre os tipos de negócios para abrir também há várias possibilidades para trabalhar com roupas e acessórios. Portanto, há muitas formas de atuar nesse mercado, seja de forma presencial ou online.

Além disso, o Brasil ocupa uma posição privilegiada neste segmento. Segundo dados, nosso país é o 9° maior mercado do mundo de roupas e acessórios, somando 48 bilhões de dólares em vendas anuais desses produtos. Logo, você pode focar em um negócio mais geral, com inúmeros produtos. Ou, escolher um negócio mais específico com foco em uma única categoria, mas que seja voltada para vários públicos.

Esse é o caso da marca de moda íntima Mardelle que vende produtos de fabricação própria. Assim, o franqueado pode atender homens, mulheres e crianças, além de contar com a experiência de uma rede com mais de 20 anos de mercado.

Por outro lado, a Mazze permite que os franqueados vendam semijoias sem sair de casa. Dessa forma, a marca cria o site e cadastra os produtos para que os investidores cuidem da parte das vendas.

Franquia de esportes

Muito mais que futebol, os brasileiros são apaixonados por esportes de um modo geral. Por isso, investir em uma franquia neste segmento pode ser uma forma de aproveitar um público fiel e pronto para consumir.

Antes da pandemia, por exemplo, o mercado de esportes correspondia a 2% de todo o Produto Interno Bruto (PIB). Mas uma projeção apontou que essa participação pode chegar a 5% até o ano de 2025. Então, esse mercado pode representar os serviços, como academias e outros locais em que as pessoas vão treinar. Por outro lado, é possível investir em lojas de artigos esportivos e produtos para atletas.

Uma das franquias nessa área é a Velocity, um estúdio de bicicleta indoor. Nesse sentido, há dois modelos de negócio disponíveis para quem quer trabalhar com exercícios físicos e bem-estar.

Por outro lado, é possível também investir em uma rede como a Esporte Fino, com mais de 2 mil itens relacionados ao mundo dos esportes. Por fim, o franqueado pode escolher ter uma Loja Física ou trabalhar em casa.

Franquia de marketing

Mais um dos tipos de negócios para abrir é na área do marketing. Afinal de contas, esse segmento tem crescido como uma estratégia diferenciada para marcas se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo. Desse modo, abrir uma franquia de marketing pode ser uma forma de aproveitar o crescimento deste mercado.

Conforme pesquisa, estava previsto um investimento de US$ 680 bilhões em publicidade digital para o ano de 2023, representando um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Ainda, existe a expectativa de crescimento de 35% do setor nos próximos anos. Nesse sentido, alcançando a marca de US$ 910 bilhões até 2027.

Muitos desses negócios permitem trabalhar de casa, com baixo investimento inicial e poucos custos de manutenção. Esse é o caso, por exemplo, da Guia-se Agências Digitais que tem uma ampla atuação, como: criação de sites, gestão de redes sociais e muito mais. A marca também atua no mercado desde 1997 e acumulou expertise no mercado.

Mais uma franquia de marketing é a Smartcomm, que atua com disparo de SMS e WhatsApp, pesquisa de satisfação, chatbot e integração API. Assim, atende a demanda de outras empresas, facilitando a comunicação com os clientes.

As franquias de sucesso para você investir

Agora que você já conheceu os segmentos de mercado promissores, explore oportunidades de investimento com nossa seleção exclusiva das franquias de sucesso. Em um setor dinâmico, a escolha certa pode impulsionar seu caminho. Agora você vai conhecer uma lista estratégica com diversas marcas para investir.

Dessa forma, proporcionando opções para diferentes perfis de investidores. Aproveite a chance de iniciar sua jornada no mundo dos negócios com franquias que têm um histórico comprovado de êxito. Acompanhe!

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Como escolher a melhor franquia para abrir?

Escolher a franquia ideal exige uma análise criteriosa. Então, inicie compreendendo seus interesses e habilidades, alinhando-os ao setor desejado.

Depois, avalie o histórico de sucesso da marca, verifique sua reputação e presença de mercado. Considere também o suporte oferecido pela franqueadora, pois é um passo fundamental para seu crescimento. Além disso, estude sobre o retorno financeiro e a afinidade do modelo de negócio com seu perfil empreendedor.

Por fim, lembre-se que a escolha bem fundamentada, considerando esses aspectos, aumenta as chances de abrir uma franquia bem-sucedida e alinhada aos seus objetivos.

Passo a passo para começar sua franquia

O primeiro passo é estabelecer contato direto com a marca desejada, entender sua visão e valores. Em seguida, realize uma análise minuciosa do negócio, avalie seu desempenho no mercado e seu potencial de crescimento.

A verificação da Circular de Oferta de Franquia (COF) é um passo vital para entender as obrigações e direitos no contrato. Planejar suas finanças é indispensável, considerando custos iniciais e despesas operacionais. Na etapa de negociação com a franqueadora, alinhar expectativas e definir termos contratuais transparentes é essencial.

Por fim, a decisão de investir na franquia requer comprometimento e a execução eficiente do plano estratégico. Ao seguir esse passo a passo, você pode aumentar a sua chance de abrir e gerir uma franquia bem-sucedida.

Ao longo do texto, você conferiu alguns tipos de negócios para abrir. Ainda, aprendeu sobre opções de segmentos de franquias promissores e marcas para investir. Agora que está por dentro do assunto, empreenda e ganhe dinheiro.

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