Franquia Cream Berry: tudo para você investir e lucrar!

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Foto de uma tigela de açaí com frutas e cereais ao redor em uma mesa de madeira. Imagem ilustrativa parra texto franquia cream berry.
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A franquia Cream Berry é uma ótima opção para quem deseja apostar no setor de alimentação. Com a empresa, o franqueado poderá trabalhar com uma paixão dos brasileiros, o açaí!

O momento de empreender pode gerar muitas dúvidas, já que existem vários ramos diferentes para atuar. No entanto, o setor de alimentação é um dos mais promissores e sempre conta com clientes em potencial.

O açaí, por exemplo, é um alimento versátil e saboroso, que conquistou muitas pessoas. Ele pode ser o ideal tanto em momentos de lazer, como para quem precisa de uma energia extra para se exercitar.

Para quem tem receio em começar um negócio do zero, saiba que o modelo de franquia é a escolha certa. Isso porque, ele consiste na réplica de uma marca que já deu certo no mercado. Assim, a segurança e as chances de sucesso são maiores.

Sendo assim, se você tem interesse em investir na área, conheça então a franquia Cream Berry. A marca já possui 10 anos de experiência no mercado e oferece vários suportes aos franqueados. Acompanhe a leitura conosco e saiba mais!

História da franquia Cream Berry

A franquia Cream Berry nasceu como Akasa do Açaí, em Varginha (MG), no ano de 2011. Os fundadores, Teddy Veras e Aline do Vale, buscavam um negócio que unisse produtos de qualidade com um atendimento diferenciado para os clientes.

Assim, a marca já contava com um carro-chefe muito atrativo, o popular açaí. Um alimento que, além de saboroso, é muito nutritivo e oferece vários benefícios para a saúde de quem o consome.

Desde o início, a empresa apostava em uma receita e preparo exclusivos para o creme de açaí, além de contar com as mais variadas formas de combinação, seja com frutas ou guloseimas. Fator que atrai ainda mais clientes, já que é possível ter um produto mais personalizado.

Com o sucesso no comércio local e a possibilidade de conquistar ainda mais público com sua forma de atuação, em 2016, a Akasa do Açaí adotou o modelo de franquia. Desde então, a marca se expandiu para outras cidades mineiras e até outros estados.

Mas em 2021, o negócio passou a fazer parte do grupo Encontre Sua Franquia. Uma holding de franquias que conta com mais de mil franqueados no Brasil, República Dominicana e Estados Unidos.

Dessa forma, o negócio adotou um novo nome, se tornando Cream Berry. Atualmente, a marca conta com uma estrutura de suporte maior para seus franqueados, aumentando ainda mais as chances de sucesso e crescimento da franquia.

Vemos na imagem, em foco, uma porção de creme de açaí com morangos e um fundo desfocado (imagem ilustrativa). Texto: franquia cream berry.
A Cream Berry sempre contou com uma receita exclusiva e produtos de qualidade.

O que o franqueado Cream Berry faz?

Ao se tornar um franqueado da Cream Berry, o investidor precisará trabalhar seu lado administrativo. Isso porque, mesmo com todos os suportes da marca, é função dele conduzir o negócio.

Sendo assim, ele terá que assumir a direção daquela unidade, tomando todos os cuidados para que a empresa tenha um bom desenvolvimento. Nesse sentido, são vários detalhes que ele precisa se atentar.

Primeiramente, é preciso se dedicar à gerência do negócio, trabalhando com a administração e a organização de todos os âmbitos da unidade.

A parte financeira é algo muito importante em qualquer tipo de negócio. Por isso, ele deve também se dedicar à coordenação de todas as finanças. Isso inclui saber lidar com os gastos, lucros, pagamentos de equipe e outros serviços.

Além disso, ele terá que fazer a gestão de todas as atividades operacionais e comerciais. Neste ponto, é preciso conferir as formas de atuação da equipe e as estratégias de prospecção de clientes.

Outro ponto fundamental é a divulgação da unidade. O franqueado poderá contar com o suporte da franqueadora para diferentes formas de divulgação do negócio, assim como a propaganda boca a boca.

Do mesmo modo, o franqueado precisará lidar com a equipe, sabendo conduzir e incentivar seus funcionários. Como líder, o empreendedor tem que se preocupar com o desempenho do seu pessoal, sempre buscando formas de melhorar e otimizar o trabalho de todos.

Vale a pena abrir uma franquia de açaí?

No momento de empreender, é preciso avaliar se o setor e as franquias de interesse realmente são vantajosas. Pois, ao investir tempo e dinheiro, espera-se que todo retorno seja positivo.

Quando falamos no setor de alimentação no franchising, temos dados bem atraentes para qualquer empreendedor. De modo geral, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), este é um dos segmentos mais fortes e que sempre está em alta.

Para se ter uma ideia, em 2019, o setor de alimentação teve um faturamento em torno de R$ 48,3 bilhões, crescimento de 5,6% em relação ao ano de 2018.

Vemos a imagem de um gráfico prata que demonstra um crescimento com seta verde (imagem ilustrativa). Texto: franquia cream berry.
O setor de alimentação reúne boas oportunidades de investimento.

Já no terceiro trimestre de 2020, mesmo com a pandemia do novo coronavírus e a crise no mercado, o faturamento do setor chegou em R$ 10,8 bilhões. Neste momento, o delivery foi um grande aliado.

Além disso, não podemos esquecer que o açaí é um produto bem atrativo. Afinal, o consumo da fruta cresce em torno de 15% ao ano. Só na cidade de Belém, no Estado do Pará, um dos maiores produtores, o consumo é calculado em 300 toneladas por ano!

Apesar de todos esses números atraentes, o franchising apresenta ainda outros benefícios que o tornam ainda mais vantajoso para quem decide empreender.

Isso porque, em uma franquia, você estará replicando um modelo de negócios que já existe, é aprovado pelos clientes e possui uma boa reputação no mercado. Ou seja, as chances de sucesso são maiores.

Da mesma forma, você não estará trabalhando sozinho, já que poderá contar com a ajuda da franqueadora para lidar com vários detalhes que envolvem o seu negócio. Você, por exemplo, terá suporte com a parte jurídica, marketing e outros. 

Cardápio da franquia de açaí Cream Berry

O cardápio da franquia Cream Berry é muito variado. Os clientes podem aproveitar peças já montadas ou escolher os acompanhamentos. Assim, é possível se deliciar com opções prontas e personalizadas.

Todavia, é preciso ressaltar que a marca trabalha com outros cremes de frutas, além do próprio açaí. Sendo assim, os clientes podem se refrescar com cremes de pitaya, cupuaçu, manga, maracujá, abacate, açaí zero ou iogurte grego.

Os cremes podem ser combinados entre si, de acordo com o gosto do cliente, e também podem ser consumidos em formato de vitaminas com outros acréscimos. A Cream Berry conta com um cardápio variado de adicionais.

Com o açaí, por exemplo, os clientes podem escolher frutas para complementar a experiência, como banana, morango, kiwi, abacaxi e mais. Outras opções são as mousses de frutas e cereais, como granola, cereal de milho, amendoim e outros.

Além disso, existem muitas guloseimas que podem deixar o creme ainda mais saboroso. Esse é o caso das coberturas, leite condensado, creme de ninho, chantilly, sorvetes e, claro, muitas opções de chocolates, granulado e confeitos, bombons e cremes de avelã.

Vemos uma taça com frutas e chantilly; ao fundo, desfocado, é possível ver um balcão de sorveteria (imagem ilustrativa). Texto: franquia cream berry.
Além do açaí, os clientes podem combinar coberturas com guloseimas nos pedidos.

Nas peças prontas, os clientes podem encontrar várias taças ou barcas que têm o açaí como base. Nelas são combinados opções de chocolates em creme, coberturas e bombons.

Há também as opções de saladas de frutas e cones de frutas. Portanto, o que não faltam são alternativas saudáveis e saborosas que podem atender aos mais diversos gostos.

Modelos de negócio da franquia Cream Berry

No sistema de franchising, geralmente, o investidor pode optar por modelos de negócio que mais se encaixam ao seu perfil e a sua capacidade de investimento. Claro que cada tipo de modelo também depende do negócio e suas possibilidades de atuação.

É normal que, ao procurar por franquias, você encontre os mais variados modelos, como as lojas de rua, lojas em shopping, quiosques e até o home office.

Isso acontece pois cada tipo de franquia pode funcionar em formas diferentes, e algumas comportam até dois ou mais modelos de atuação. Por isso, dependendo do produto ou serviço, você pode atuar de casa, bem como em um ponto comercial fixo.

Sendo assim, em cada modelo você encontrará valores diferentes de investimento, que vão de acordo com a estrutura desejada.

Quando falamos da franquia Cream Berry, os interessados em abrir uma unidade podem encontrar dois modelos diferentes: o express e o convencional.

Veja abaixo um vídeo mostrando um pouco da estrutura das lojas Cream Berry e os produtos que ela oferece.

Para saber mais sobre os valores de investimento para cada um, continue acompanhando o texto!

Franquia express

O modelo express da franquia Cream Berry necessita de um espaço que vai de 30 a 60 m² para a montagem de toda estrutura. Esse modelo possui uma proposta em que o próprio cliente pode se servir e escolher os produtos desejados.

Ou seja, com o foco no formato de atendimento self-service, esse modelo exige uma estrutura própria. Isso acontece porque é preciso manter os equipamentos e móveis necessários para que o próprio público tenha acesso aos produtos.

Sendo assim, os clientes podem optar por montar seus cremes com acompanhamentos desejados, fator que diminui os atendimentos no balcão e, consequentemente, os custos operacionais.

Lembrando que, além do atendimento no local, a marca pode oferecer a opção delivery, abrangendo ainda mais a área de atuação, alcançando clientes que não estão geograficamente próximos da unidade.

Modelo convencional da franquia

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Já no modelo convencional, o espaço necessário fica entre 30 e 60 m² para manter toda a estrutura necessária com os equipamentos e mobília. Além, é claro, de ter o espaço destinado para os clientes consumirem os produtos no local.

No entanto, o convencional não conta com o atendimento self-service, como no modelo Express. Logo, todo o atendimento é feito de forma tradicional, por meio de funcionários.

Vemos a foto de duas taças com sorvetes, chocolates e chantilly; é possível notar uma mão com luvas brancas segurando as peças.
São os funcionários que preparam e entregam os produtos no modelo convencional.

Dessa forma, esse modelo consegue ser mais enxuto em questão de estrutura. Isso porque não é preciso ter a mesma disposição com os equipamentos necessários para oferecer ao público a possibilidade de atendimento próprio.

Por outro lado, os atendimentos em balcão e mesas serão maiores e, por isso, é necessário uma equipe mais atenta para oferecer um bom atendimento.

Ambas as unidades podem realizar a entrega via delivery, algo que aumenta ainda mais as suas chances de venda.

Suportes que a franqueadora Cream Berry oferece

Uma das grandes vantagens de investir em uma franquia é que o investidor contará com o suporte da franqueadora no dia a dia. Assim, é possível ter uma atuação ainda mais segura com a ajuda de profissionais preparados.

A princípio, a marca oferece uma ajuda na hora de escolher o ponto para a nova unidade. Por meio do geomarketing, a franquia consegue encontrar o ponto mais adequado para a instalação, que deve ser de fácil acesso para o público-alvo.

Em seguida, o franqueado pode contar com ajuda para adequar os padrões arquitetônicos da marca na sua unidade. Isso acontece já que uma franquia segue um padrão de layout, equipamentos e mobílias.

Antes de iniciar o atendimento, a franqueadora também oferece um treinamento completo, voltado para o empreendedor e equipe. O treinamento possui conteúdos específicos da gestão do negócio, operações, vendas, financeiro e mais.

Além disso, o franqueado terá acesso aos manuais que reúnem várias informações importantes para o funcionamento da unidade. Neles também estará presente o know-how que foi repassado nos treinamentos.

Outra vantagem é que a franqueadora mantém uma equipe de relacionamento para ajudar os franqueados sempre que for preciso. Ou seja, por meio de canais de comunicação, o investidor pode solicitar ajuda de forma rápida e fácil.

Com isso, ele terá o auxílio de uma equipe preparada para lidar com questões de marketing, jurídico, gestão de qualidade e muito mais.

Quanto custa uma franquia de açaí da Cream Berry?

Vemos cinco pilhas de moedas pratas numa ordem crescente.
Os valores de investimento da franquia podem variar de acordo com o modelo da unidade.

Como já mencionamos, ao escolher uma franquia, você pode encontrar modelos diferentes de atuação que vão demandar investimentos distintos. Assim, dependendo da estrutura os gastos tendem a ser menores ou maiores.

Em modelos de franquia home office, por exemplo, o investimento costuma ser menor. Já que neste formato, o franqueado poderá trabalhar de casa e não precisa reformar uma loja física.

Já em franquias que demandam um ambiente físico, os valores vão depender do espaço necessário para comportar todos os equipamentos e estrutura para funcionamento.

Ou seja, lojas que oferecem o atendimento ao cliente no local demandam um espaço ainda melhor para abrigar todas as mesas e cadeiras de forma confortável.

No caso da franquia Cream Berry, você já sabe que ela possui dois modelos de unidade que variam de acordo com a estrutura comportada.

Dessa forma, o investidor pode escolher qual modelo se encaixa na sua capacidade de investimento financeiro, e até mesmo aquele que funciona melhor com os planos de empreendimento de cada um.

Sendo assim, confira a seguir os valores da franquia express e convencional.

Preço da franquia express

O modelo de franquia express necessita de uma estrutura capaz de comportar os equipamentos para o atendimento self-service. Sendo assim, seu investimento inicial é de cerca de R$ 110 mil.

Neste valor estão inclusos alguns gastos necessários para que a unidade comece a operar. Inclusive, aqui temos a taxa de franquia, taxa única que garante os direitos de uso da marca.

Além disso, existem os custos com o projeto arquitetônico e adequações do imóvel. Ou seja, todas as reformas necessárias para a unidade manter o padrão da marca, com um ambiente aconchegante.

Da mesma forma, é preciso contar com um capital de giro, valores para o marketing de inauguração, estoque inicial e abertura da empresa. E claro, custos da instalação de equipamentos e móveis.

Preço do modelo convencional do negócio

Vemos na imagem uma calculadora preta com várias moedas e notas ao redor.
Você poderá ter mais gastos com o investimento inicial dependendo do modelo escolhido.

No modelo convencional, em que não existe a possibilidade de atendimento self-service, os custos de investimentos tendem a ser menores, já que ele conta com uma especificidade a menos.

Sendo assim, seu valor de investimento inicial está calculado em R$ 90 mil, incluindo a taxa de franquia, o capital de giro e o estoque inicial.

Assim como no modelo anterior, o investimento inicial abarca a instalação de mobílias e equipamentos, projeto arquitetônico e adequações do imóvel, abertura da empresa e marketing de inauguração.

Portanto, a diferença entre os dois modelos está nos valores envolvidos, já que no segundo formato, os valores tendem a ser menores devido a estrutura.

Taxas da franquia Cream Berry

Além da taxa de franquia, que é paga inicialmente para que o franqueado tenha direitos para utilizar a marca, existem outras. Esse é o caso da taxa de royalties e de propaganda. 

A taxa de royalties é um pagamento mensal que o franqueado deve realizar pelo uso da marca e do know-how durante a vigência do contrato. Ela tem como função cobrir possíveis gastos com melhorias e novidades em produtos e serviços.

Além disso, ela pode ser usada pela franqueadora para cobrir despesas com treinamentos regulares, possíveis atualizações em manuais para melhorias no atendimento e mais.

No caso da franquia Cream Berry, a taxa de royalties possui um valor fixo mensal de mil reais, independente do faturamento da unidade.

Por outro lado, a taxa de propaganda é voltada para os investimentos com ações de divulgação da marca e seus produtos como um todo. Logo, temos um trabalho desenvolvido para toda a rede da franquia.

Como resultado, os valores são investidos em formas assertivas de promoção e que vão conquistar ainda mais clientes para as unidades existentes.

Na franquia Cream Berry, a taxa de propaganda possui um valor fixo mensal de 500 reais, e que também independe do faturamento obtido pela unidade.

Para entender melhor todos os custos que envolvem uma franquia, consulte o ebook gratuito que separamos a seguir.

ebook todos os custos de uma franquia

Passo a passo para abrir uma franquia Cream Berry

Agora que você já conhece a franquia Cream Berry, e deseja se tornar um franqueado, surge a dúvida de como é possível abrir uma unidade da marca.

Pois saiba que, assim como outras franquias no mercado, para investir na Cream Berry é preciso seguir alguns passos importantes para que toda a experiência seja segura.

Afinal, como qualquer tipo de negócio, é preciso ter toda uma preparação para que tudo funcione de forma adequada e o empreendimento comece a operar de forma organizada.

Nesse sentido, é preciso realizar toda uma pesquisa para que você, como investidor, tenha certeza sobre os caminhos que deseja seguir.

Para saber mais, acompanhe os passos que reunimos logo abaixo.

Entender se o negócio combina com seu perfil

Você sabia que ser um franqueado irá demandar muitos esforços da sua parte? E a dedicação não inclui apenas investimentos financeiros, mas sobretudo tempo e força de vontade.

Isso porque, ao franquear, você se tornará responsável por uma unidade e, com isso, precisa focar na administração do negócio. Logo, você terá que se preocupar com todos os detalhes para que o empreendimento dê certo.

Mesmo contando com um modelo de negócios já estruturado, e todo o suporte que a franqueadora oferece, no dia a dia, o franqueado precisa se envolver por completo com as demandas da unidade.

Portanto, é fundamental que você esteja em harmonia com o negócio escolhido e por isso ele deve combinar com o seu perfil.

Para ele tenha sucesso, é preciso estar envolvido em suas dinâmicas diárias, pois quando você não se sente confortável com sua atuação, tudo se torna mais difícil.

Lembre-se que existem vários desafios na hora de empreender, e quando você faz algo que gosta, as coisas tendem a dar certo mais rapidamente.

Por isso, tente entender todas as características do negócio, se ele será uma boa opção para o que você almeja. Isso fará você se sentir mais seguro.

Vemos a foto de uma mulher utilizando um computador; sobre uma mesa de madeira temos livros, celular e um tablet.
Você deve fazer uma pesquisa inicial para saber se o negócio está de acordo com o seu perfil.

Entrar em contato com a franqueadora

Depois de entender como será a sua relação com o negócio, é hora de entrar em contato com a própria franqueadora para conseguir outras informações e tirar possíveis dúvidas.

Sendo assim, é comum que você tenha que preencher um contato pelo site da franquia. Isso porque a marca também precisará de informações básicas sobre você.

Da mesma forma que você está em busca de uma boa franquia, a marca está em busca de bons franqueados. Por isso, ela procura conhecer melhor seus candidatos.

Após entrar em contato, você provavelmente terá uma reunião presencial ou virtual para conversar com algum representante da franquia. O profissional irá apresentar os dados relevantes sobre a marca.

Neste momento, o representante também fará uma avaliação para tentar entender se você é um bom candidato a franqueado. Temos então, um momento de troca que é fundamental para as duas partes envolvidas se conhecerem.  

Avaliar a COF do negócio

Depois da entrevista, você terá acesso a Circular de Oferta de Oferta de Franquia (COF). Este é um documento fundamental no mundo do franchising, já que reúne todas as informações relacionadas a franquia.

Inclusive, a Lei de Franquias garante que você tenha o prazo de 10 dias para analisar o documento antes de assinar qualquer contrato. Vale a pena ter a ajuda de um advogado para avaliar todas as questões presentes no documento.

Na COF, você poderá conferir todos os dados sobre a franqueadora, o histórico da marca, pendências judiciais e balanço das demonstrações financeiras.

Do mesmo modo, existe uma descrição do negócio, as características de cada modelo de atuação e os respectivos valores de investimentos. Logo, você saberá sobre as taxas cobradas e também as estimativas de ganhos.

No documento também constam as regras sobre término ou rescisão de contrato, exclusividade territorial e a relação de outros franqueados do negócio.

E claro, nele você irá encontrar todas as informações sobre os suportes oferecidos pela franqueadora e os fornecedores parceiros da marca. Além disso, é possível conferir algumas informações sobre o próprio mercado e a descrição do perfil de investidor esperado.

Conhecer unidades da empresa

Outro passo interessante para que você tenha ainda mais certeza na hora de investir na franquia, é conhecer as próprias unidades.

Mesmo não sendo algo obrigatório, ter essa experiência pode ser ainda mais positivo para você ter segurança na hora de se tornar um franqueado.

Isso porque, ao conhecer a unidade, você estará vendo na prática como funciona o atendimento, como são os serviços e produtos, e se o modelo é realmente atrativo e bem desenvolvido.

Conversar com outros franqueados

Uma outra dica para que você se sentir mais confortável é tentar contato com outros franqueados. Assim, você consegue informação com quem já tem experiência com a marca.

Na COF, existe uma relação com todos os franqueados da marca e até aqueles que se desligaram nos últimos 24 meses. Sendo assim, você poderá encontrar os contatos para conversar diretamente com eles.

Essa também é uma forma de conhecer mais a fundo como funciona a relação entre franqueado e franqueadora. Pois é possível saber como são os suportes, se eles realmente funcionam e se são de qualidade.

Do mesmo modo, você poderá entender se o negócio é rentável na prática, se o modelo é bem estruturado e se traz bons resultados. Enfim, essa é mais uma forma de conhecer sobre a franquia e atestar suas qualidades.

Vemos uma mulher de blusa azul segurando um celular rosa enquanto telefona; vemos ainda uma mesa branca e uma xícara.
Busque conversar com outros franqueados para conhecer melhor a franquia.

Adquirir sua franquia de açaí

Depois de todos esses passos, você já conhece bem a franquia Cream Berry e está preparado para adquirir a franquia e abrir sua unidade. Por isso, se prepare para realizar o investimento e assinar o contrato!

Você terá que escolher qual modelo de franquia mais o atrai e pagar todos os custos para a implementação. Por isso, é importante ter uma boa organização financeira para evitar problemas.

Neste primeiro momento, também existem as etapas de preparação para a inauguração da unidade. Logo, é preciso escolher o ponto comercial físico e fazer todas as reformas e adequações necessárias para ter uma estrutura compatível com o padrão da marca.

Da mesma forma, é preciso que você e os seus funcionários passem pelos treinamentos oferecidos, se preparem para realizar a administração e atendimento no local.

Com todo suporte e know-how transmitido pela marca, você poderá desenvolver seu plano de negócio para que sua unidade cresça com segurança e tenha bons lucros.

Quantos funcionários preciso para abrir franquia de açaí?

Para manter uma franquia Cream Berry, é preciso contar com funcionários que irão ajudar nos processos de preparação dos produtos, organização da unidade e atendimento dos clientes.

Dessa forma, além de você, que terá que colocar a mão na massa para administrar o negócio, é necessário ter uma equipe para desempenhar as atividades básicas.

Nesse sentido, a franquia demanda em torno de dois a quatro funcionários por unidade, que podem operar no caixa, auxiliar na cozinha e no atendimento aos clientes.

Contudo, se o franqueado não desejar assumir o cargo, também é possível contratar alguém para atuar como gerente administrativo.

Perfil do franqueado de sucesso com a franquia Cream Berry

Na hora de se tornar um franqueado da franquia Cream Berry é importante considerar o perfil de franqueado esperado pela marca.

Saiba, então, que a Cream Berry tem preferência por candidatos comunicativos, que tenham facilidade para lidar com pessoas na hora de gerir a equipe e a capacidade de fazer os investimentos necessários.

Além disso, é indispensável se identificar com a marca, ter afinidade com o mercado de alimentação e disposição a trabalhar seguindo os padrões da franqueadora.

É importante também que esse candidato seja organizado, tenha desenvoltura para trabalhar com a gestão da empresa e a consciência dos riscos diários que pode enfrentar.

Já por dentro de como funciona a franquia Cream Berry e todos os passos necessários para abrir uma unidade, você está pronto para entrar em contato com a franquia. Por isso, no botão abaixo, você já pode conseguir mais informações para abrir sua unidade!

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