Vantagens de abrir uma franquia: o guia definitivo para você entender tudo que precisa para investir

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As vantagens de abrir uma franquia são variadas, mas precisam ser bem avaliadas. Afinal de contas, para iniciar qualquer negócio, é preciso se sentir seguro com a empreitada.

Abrir um negócio é o sonho de muita gente, mas pode ser cheio de burocracia. É por isso que as franquias são cada vez mais procuradas, pois são mais simples de trabalhar. Para se ter uma ideia, já são mais de 156 mil unidades de franquias no Brasil.

Uma franquia é uma nova unidade de um negócio de já existe. Ela trabalha com o mesmo modo de fazer e produtos dessa marca, o que facilita o processo de abertura e gerenciamento da empresa. 

Mas, antes de iniciar uma franquia, é importante conhecer todas as suas vantagens. Este é o tema central deste artigo e pode ajudar você a definir se uma franquia é, ou não, o melhor negócio para você. Boa leitura!

25 vantagens de abrir uma franquia para você considerar

Antes de falarmos das vantagens de abrir uma franquia, é preciso destacar que elas acontecem por três motivos principais.

Primeiro, pelo modelo predefinido do negócio. Depois, pelo suporte oferecido pela franqueadora, e ainda pelo reconhecimento da marca pelo consumidor. Veja abaixo.

1. Pesquisa da viabilidade da franquia

Por vezes, o desejo de abrir um negócio é enorme. Mas e se este não for o momento certo? Ou se a localização desejada não for atrativa para o público? Realizar esse tipo de análise por conta própria pode ser trabalhoso. 

Então, a franqueadora avalia a fundo essas questões, assim que o empresário demonstra interesse na marca. Muitos negócios, por exemplo, só são instalados em cidades com um número mínimo de habitantes.

Essa análise de viabilidade torna mais provável o sucesso da companhia, pois a franqueadora percebe se haverá público consumidor. 

A localização também é importante para facilitar o acesso dos clientes ao ambiente. De pouco adiantará ter uma empresa que requer público constante, se ela for localizada distante da área central do município.

2. Início mais simples do negócio

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São vários os trâmites burocráticos para abrir uma empresa, de qualquer tipo. Com uma franquia, porém, este processo é mais simples.

Isso acontece porque a dona da marca já possui todo um passo a passo e dicas sobre como registrar o negócio. Dependendo do tamanho da marca, o franqueado pode se registrar como Microempreendedor Individual (MEI) e pagar impostos mais baratos, inclusive pelo Simples Nacional.

3. Reconhecimento da marca

Um dos principais desafios ao abrir um negócio é fazer a sua marca ser conhecida pelo público. Abrir uma franquia elimina este problema.

Afinal de contas, a  franquia é uma unidade de uma empresa que já existe. Por isso, tem o mesmo nome fantasia da empresa principal, o mesmo reconhecimento pelo consumidor.

Quando os usuários já conhecem os produtos da marca, mesmo que apenas pela publicidade, eles têm maior segurança em adquirir com ela. Assim, o franqueado recebe a mesma credibilidade do que a companhia-matriz, sendo mais simples atrair clientes. 

4. Segurança do contrato

A relação entre franqueador e franqueado é regulada por um contrato detalhado, assinado logo na compra da franquia. Esse acordo permite ao empresário trabalhar aos poucos em seu negócio, já que há um tempo definido de contrato. Após este período, normalmente de 5 anos, ele pode escolher ou não continuar trabalhando com a marca. 

Também é este contrato de franquia que estabelece os termos para o suporte pela franqueadora. Então, o empreendedor tem a certeza de que obterá auxílio durante todo o trabalho.

Na hora de abrir sua franquia, você também terá acesso à COF. A COF é a Circular de Oferta de Franquia da empresa, e tem todas as informações importantes sobre o negócio.

5. Riscos são menores

Ao adquirir uma franquia, o empreendedor recebe todo o plano de negócios da marca. Ou seja, um planejamento detalhado sobre os produtos, modo de atuação, aspectos financeiros, de gestão e vários outros. Assim, é mais simples tirar o projeto do papel, além de seguir o modelo exato da marca. 

Mais do que facilitar a execução das tarefas, o plano de negócio da franquia diminui os riscos da empresa. Isso porque, todo o modo de fazer já terá sido testado em outras unidades.

Ou seja, já terá sido testado e corrigido sempre que necessário, tendo agora eficácia comprovada. Abrir um negócio por conta própria, por outro lado, requer erros e adaptações até a definição de um plano eficiente.

6. Análise de mercado

Há situações em que o mercado está saturado. Será que vale a pena abrir uma empresa do mesmo ramo na região desejada? Existem clientes interessados no negócio?

Esse tipo de avaliação é importante para qualquer empreendimento, mas mais simples quando é feito pela franqueadora. Em uma franquia, o empreendedor recebe essa análise completa, sem nenhum esforço adicional.

7. Estrutura completa 

Grande parte das franquias do mercado requer um espaço físico para atuar. Então, é importante estabelecer um projeto arquitetônico ideal para a execução das atividades.

Em uma franquia, a dona da marca avalia todo o espaço disponível e trabalha a sua estrutura, com base no que é necessário à qualquer unidade da marca.

8. Previsão do investimento

Se várias unidades de uma empresa já foram estabelecidas, elas contam com um padrão, correto? Por isso, a franqueadora consegue prever os valores necessários para a abertura da franquia. A previsão de custos facilita perceber se aquele tipo de empresa é, realmente, o mais interessante ao investidor. 

9. Financiamento mais simples

Nem sempre é fácil obter empréstimos no banco, especialmente para o investimento em uma empresa. Os bancos têm receio de que o negócio não dê certo, deixando a dívida em aberto.

Mas essa insegurança é menos comum em uma franquia, já que a marca já está consolidada e possui um plano de negócios com eficácia comprovada. Obter empréstimos para esse tipo de negócio é bem mais simples e seguro.

10. Diminuição dos custos

O processo de erros e acertos em um negócio comum pode levar à perda de recursos, assim como o fato de estabelecer um novo plano de negócios. Mas uma franquia elimina esses incômodos, tendo uma previsão já estabelecida de gastos e ganhos.

Além disso, a compra de insumos é feita em maior quantidade e com fornecedores selecionados, o que diminui seus preços.

11. Ponto de venda privilegiado

Todo o estudo realizado pela franqueadora antes da abertura da franquia garante que a localização da empresa seja a melhor possível. Não apenas pela facilidade de acesso pelos clientes e fornecedores, mas também pela divulgação da fachada. É importante garantir que a marca tenha boa visibilidade, atraindo cada vez mais público.

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A escolha de um bom ponto comercial é fundamental para o sucesso de um negócio.

De qualquer modo, vale dizer que algumas franquias são do tipo home office. Nestes casos, essa vantagem não se aplica, apesar de a franqueadora também orientar quanto ao melhor espaço em casa para trabalhar.

12. Fornecedores de qualidade

A padronização é parte fundamental do sistema de franquias. Afinal de contas, o consumidor precisa encontrar a mesma qualidade de produtos nas unidades A, B e C. 

Para garantir essa característica, a dona da marca indica os melhores fornecedores, homologados e que oferecem todos os insumos necessários para a atuação do empreendedor. Isso também permite uma previsão de gastos, já que os valores ficam preestabelecidos com este fornecedor.

13. Atualização da marca

Para inovar em uma franquia, o franqueado precisa apresentar suas ideias à franqueadora e aguardar a sua aprovação. Como citado, a padronização é essencial neste tipo de negócio. Ou um novo modo de fazer é levado a todas as unidades da empresa, ou a nenhuma delas.

Não significa que a marca permanece a mesma para sempre. Na verdade, a própria franqueadora faz estudos frequentes do mercado e avalia se vale a pena adaptar produtos e serviços. Se sim, essas mudanças serão estabelecidas em todas as franquias da empresa. 

Com esse sistema, o empreendedor economiza em ter que realizar pesquisas de mercado por conta própria. Além disso, os novos produtos e serviços serão testados pela franqueadora antes de serem levados às unidades. Esse cuidado garante que sua eficácia e aceitação geral pelo público seja maior.

14. Flexibilidade no trabalho

É claro que a dedicação ao negócio está diretamente ligada ao lucro do empreendedor. Então, é importante manter, sempre que possível, um trabalho constante e frequente.

Ainda assim, há grande flexibilidade em definir seus próprios horários e adaptar à empresa ao seu dia a dia. Principalmente quando o trabalho é realizado de modo home office ou home based, ou seja, sem uma unidade física do empreendimento.

15. Suporte ao franqueado

Sem dúvida, a principal vantagem em abrir uma franquia é contar com suporte amplo da franqueadora. Não apenas no início da empresa, mas também para o estabelecimento da sua arquitetura, treinamento da equipe, gerenciamento do dia a dia do empreendimento e mais.

Esse tipo de auxílio torna mais simples colocar os processos em prática e manter a padronização da marca.

Você pode acompanhar um pouco sobre os suportes e outras vantagens da franquia no vídeo abaixo!

16. Limitação da concorrência

Concorrer com empresas do mesmo ramo já é difícil — imagine concorrer com uma unidade da mesma franquia? Para evitar esse tipo de disputa, a franqueadora estabelece regiões nas quais as suas unidades podem trabalhar.

Algumas vezes, esse limite é definido com uma unidade por cidade; em outras, com uma unidade por regional do município. Com este cuidado, todas as lojas da marca lucram.

17. Independência jurídica e financeira

Apesar de obedecer ao plano de negócios e às regras da franqueadora, o franqueado tem independência em sua unidade. Essa independência vem no formato jurídico e financeiro, sendo possível administrá-los como o empresário achar mais conveniente.

18. Treinamento da equipe

Pensando novamente na padronização das unidades, a franqueadora faz o treinamento completo de cada colaborador de uma franquia. Assim, ela estabelece a melhor forma de execução dos serviços e do atendimento ao cliente.

19. Cursos de atualizações

Outra das vantagens de abrir uma franquia é que o treinamento da equipe não acontece apenas no início da empresa. Com as mudanças no mercado e no modelo de negócio, os colaboradores passam por novas capacitações.

Ou seja, são atualizados com o melhor modo de fazer, mantendo seu trabalho eficaz e dentro dos padrões de qualidade da franquia.

20. Modelos de franquia

Na hora de abrir uma franquia, é possível optar por dois modelos básicos. Primeiro, o modelo com loja física, mais comum. Já o segundo é o modelo home office, que permite que o franqueado atue em casa ou outros locais onde possuir acesso à internet. 

Com essa opção, o empresário atende aos consumidores de modo virtual, inclusive quando são necessárias reuniões. A opção é mais barata, mas não está disponível para todos os tipos de negócio. Vale a pena considerá-la ao optar por abrir uma unidade franqueada.

21. Prazo mais curto para retorno

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias no Brasil dão retorno financeiro em um período de até 36 meses.

Grande parte dos contratos entre franqueador e franqueado é de 5 anos. Logo, este período garante ao empreendedor ao menos dois anos de “lucro limpo”.

Esse benefício existe não apenas pelo plano de negócio já estabelecido, mas pela facilidade em atrair os clientes. Afinal, a marca já será reconhecida no mercado.

22. Taxa de sobrevivência

Uma a cada quatro empresas fecha antes de completar dois anos de mercado, de acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Já as franquias costumam atuar por, pelo menos, 5 anos, e com relativa facilidade. Segundo pesquisa, as franquias têm mortalidade de apenas 3% no primeiro ano de existência, algo que acontece em 49% das empresas comuns.

23. Auditorias internas

Por vezes, quem está inserido no negócio tem dificuldades de perceber erros e pontos para melhoria. Mas estes aspectos são sempre importantes para garantir a qualidade dos produtos e serviços da marca.

Assim, várias franqueadoras visitam frequentemente as suas unidades e realizam auditorias. Assim, podem verificar os erros e orientar sobre como atuar de modo correto no mercado. 

24. Suporte na contratação de colaboradores

Todo o processo seletivo para os colaboradores de uma franquia é de responsabilidade do franqueado. Ainda assim, a marca oferece uma série de dicas, como sobre as experiências necessárias para cada cargo profissional.

Depois, a franqueadora promove o treinamento adequado aos contratados, para a padronização que o franchising exige. São ótimas vantagens de abrir uma franquia, pois selecionar profissionais capacitados pode ser bem complicado se feito sozinho.

25. Marketing personalizado

Outra das vantagens de abrir uma franquia é o marketing da marca. O trabalho de divulgação é personalizado à cada unidade, mas também mantém um padrão em sua identidade visual. Deste modo, o consumidor tem facilidade em reconhecer a empresa em qualquer ambiente.

Geralmente, a marca oferece materiais de publicidade e propaganda padrão para todas as suas unidades. Mas, além disso, mantém um departamento de marketing completo, para o atendimento das demandas específicas de cada franqueado.

Esse suporte é garantido mediante o pagamento da Taxa de Publicidade obrigatória e estabelecida no contrato da franquia.

Viu só como são diversas as vantagens de abrir uma franquia? Na hora de escolher a marca ideal, vale a pena considerar apenas os setores com os quais você tem afinidade. Gostar do ramo com o qual você vai trabalhar é importante para manter seu entusiasmo em investir seu tempo e dinheiro.

Para ajudar você na tarefa de escolher a melhor franquia, selecionamos um artigo completo com opções de negócio para abrir. Basta clicar no botão abaixo para acessar.

Se preferir, você ainda pode contar com uma consultoria gratuita para entender o melhor modelo para seu perfil. Neste caso, acesse: henriquemol.com.br.

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