O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » FRANQUIAS LUCRATIVAS » Quais são as reais vantagens de abrir uma franquia? Entenda nessa lista

Quais são as reais vantagens de abrir uma franquia? Entenda nessa lista

Sumário

Existem muitas vantagens de abrir uma franquia, seja por conta da forma como o negócio é estruturado ou seu reconhecimento no mercado. Então, fique com a gente e veja alguns dos pontos positivos deste formato.

O sistema de franquias é um setor bastante lucrativo e está em um bom momento. No segundo trimestre de 2022 houve um aumento de 16,8% no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior.

Logo, trata-se de um setor que cada vez mais chama a atenção dos empreendedores, principalmente aqueles que estão começando o primeiro negócio. Do mesmo modo, é um modelo atrativo por alguns fatores, sobre os quais explicaremos melhor ao longo deste conteúdo. Continue a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Maiores vantagens de abrir uma franquia 

O modelo de franquia é um tipo de negócio que dá maior segurança para os empreendedores por conta de alguns fatores. Portanto, para se ter uma ideia, a mortalidade das franquias é considerada baixa.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), só cinco em cada 100 franquias abertas fecham até o segundo ano de operação. O número representa uma taxa de mortalidade em torno de 5% em 24 meses.

Esta mortalidade é pequena por conta do formato de negócio e sua estrutura que conta com suporte e um direcionamento da franqueadora. Dessa forma, aumentam-se as chances do empreendedor ser bem-sucedido ao abrir uma franquia.

Modelo de negócio já testado

O modelo de franquia é um formato de negócio testado no mercado, com uma estrutura que é idealizada ao longo do tempo. Assim, consegue se desenvolver e melhorar, apresentando uma ótima oportunidade.

A franqueadora realiza a montagem do negócio e depois oferece aos empreendedores. Já os seus produtos são testados no mercado, o que evita surpresas para o franqueado.

Mas além disso, o franqueado recebe uma operação e um know-how que deu certo em outras oportunidades. Ou seja, existem outros empreendedores que ganharam dinheiro e ainda ganham.

Nesse sentido, a franquia é bem melhor do que começar um negócio do zero. Isso porque, o franqueado sabe como terá que atuar para ter o retorno que espera. Portanto, não é um salto no escuro como  poderia ser com um novo empreendimento.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Enfim, a atuação da franquia ao longo do tempo mostra quais as práticas são eficientes e o que não é bom de se fazer. Assim, resulta em um negócio mais certeiro e com menos riscos.

Marca reconhecida no mercado

Uma das vantagens de abrir uma franquia é ter uma marca reconhecida. Sendo assim, o trabalho da rede no mercado torna-a conhecida dos consumidores.

Desse modo, os clientes em potencial conhecem os produtos e serviços da franquia, sabem o que esperar e a certeza que terão a qualidade que precisam.

A rede de franquia chama a atenção por conta própria, ao inaugurar uma nova unidade o negócio atrai para si os olhares dos consumidores. Assim, é bem diferente do que um negócio comum, que demora tempos para ser conhecido.

Com estratégias de marketing ao longo de sua atuação e pela expansão de suas unidades, a marca fica mais conhecida do público. Este reconhecimento é uma das grandes vantagens do negócio.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Por fim, dá um pouco menos de trabalho ao franqueado fazer esta captação de clientes, já que estes têm uma impressão positiva do negócio.

Suportes da franqueadora

O empreendedor que investe em uma franquia conta com suportes variados da franqueadora para o desenvolvimento do negócio. Nesse sentido, passa por treinamentos e conta com manuais para atuar da forma mais indicada.

Por exemplo, dependendo do tipo de negócio, a franqueadora ensina como fazer as receitas, ou como realizar o atendimento aos clientes.

Do mesmo modo, o franqueado conhece mais sobre o mercado, os detalhes que fazem diferença e como gerenciar o negócio do dia a dia.

Esta é uma das vantagens de abrir uma franquia, pois o franqueado tem a franqueadora para orientar seu trabalho em detalhes que fazem a diferença. Por exemplo, apresenta planos de negócios, ou seja, um caminho a seguir.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Além disso, caso haja problemas com a unidade, a franqueadora pode ajudar a solucionar e colocar o negócio no eixo novamente. Enfim, é um ponto que faz bastante diferença, principalmente para empreendedores iniciantes.

No vídeo abaixo trazemos tudo que você precisa saber sobre franquias e por qual motivo valem a pena.

Previsão de investimento

O empreendedor que deseja começar uma franquia tem como ponto positivo saber de antemão quanto terá que investir. Esta previsão de investimento permite uma melhor organização e planejamento.

Nesse sentido, a franqueadora apresenta em sua Circular de Oferta de Franquia (COF), detalhes como a taxa de franquia, capital de giro necessário, entre outros. Esta projeção baseia-se nas experiências anteriores com as unidades e o seu planejamento.

Mesmo para franquias que precisam de um ponto físico existe esta projeção dos custos com reformas para adequar o local ao padrão da marca. Assim, o franqueado pode visualizar quanto terá que gastar para montar a unidade.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Por outro lado, isso ajuda também na escolha da franquia, pois o empreendedor pode buscar uma marca que se encaixe na sua capacidade de investimento.

Facilidade de financiamento

Nem sempre o empreendedor interessado em abrir uma franquia tem todo o dinheiro necessário para investir. Porém, isso não o impede de iniciar este negócio, porque conta com uma boa facilidade de financiamento para este tipo de empreendimento.

Nesse sentido, existem linhas próprias de crédito no mercado para empreendedores que querem começar no franchising. Então, é comum que a unidade do franqueado fique como garantia, o que diminui os juros.

Do mesmo modo, muitas franqueadoras têm linhas próprias de financiamento ou parcerias com instituições financeiras. Por fim, facilita o acesso ao crédito para os empreendedores investirem na franquia.

Padronização das unidades

Cada unidade de uma franquia trabalha igual a outra, se uma apresenta novos produtos a outra também os terá. Isso é uma das vantagens de abrir uma franquia, pois o consumidor vai até a sua unidade e sabe o que esperar.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

O modelo de franchising é baseado nesta padronização, porque a marca age de uma única forma independente de onde esteja a unidade.

Acordos com fornecedores

A franquia é um negócio que muitas vezes consegue ser mais barato, pois ganha em economia de escala. Como são várias unidades, a franqueadora consegue negociar melhor com os fornecedores.

Nesse sentido, para as unidades franqueadas é atrativo, uma vez que o insumo ou os produtos acabam saindo mais baratos. Isso permite um aumento no lucro para o empreendedor.

Além disso, a expansão da marca ao longo do tempo a fortalece para fazer parcerias que podem diminuir custos para todo o processo de produção.

Dessa forma, é um ganho de escala que favorece o barateamento e maior lucratividade para os franqueados da rede.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Assim, são muitas as vantagens de abrir uma franquia, seja para empreendedores iniciantes ou não. Mas como qualquer tipo de negócio, cabe um cuidado extra para escolher bem como investir e buscar assim sua melhor opção.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje