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Vantagens de ser um franqueado: é uma boa para abrir um negócio?

Sumário

Já imaginou as vantagens de ser um franqueado? Quando você pensa no sistema de franchising, o que vem a sua mente? Aqui, preparamos o texto a seguir para que você conheça toda a estrutura do franchising e suas principais vantagens. Acompanhe a leitura.

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, o setor de franquias faturou R$ 240,6 bilhões. Com esses números positivos, empreender nesse mercado pode ser interessante para quem quer ganhar dinheiro.

Ainda, o modelo de negócio é estratégico. Isso porque, quando uma empresa busca expandir sua atuação por outros lugares, seja dentro ou fora do país, uma das estratégias usadas é o formato de franquias.

Graças a essa “clonagem” autorizada de um negócio que já existe, as marcas conseguem direcionar o seu crescimento e solidificar sua atuação no mercado. Acontece que nem todo mundo sabe como uma franquia pode ser boa.

Existem diversas vantagens que tornam esse processo interessante, principalmente para quem ainda não tem certeza se quer arriscar abrir algo do zero. Continue a leitura e saiba mais!

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O que é sistema de franchising?

Esse é um modelo cujo objetivo é permitir que um empresário terceiro tenha direito comercial sobre os produtos ou serviços de uma determinada marca.

Desse modo, para que isso possa acontecer de uma maneira saudável para todas as partes, a franqueadora precisa oferecer treinamentos para que os empreendedores entendam a cultura e a missão da marca.

Assim, cria-se uma rede de franquias solidificada e alinhada com os pensamentos que levaram a rede ao sucesso. Em contrapartida, o franqueado deve seguir uma série de diretrizes estabelecidas no contrato de franquia.

Geralmente, são pontos referentes ao design, precificação, estrutura física etc. Todavia, questões administrativas e de gestão ficam a cargo do empreendedor, dono da nova unidade.

Essas questões que envolvem o franchising são regidas pela Lei de Franquia. Criada em 1994, a normativa tem uma nova versão, sancionada em 2019.

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Nela, está presente tudo que protege ambas as partes do negócio, para evitar que algum problema judicial possa ocorrer. Um exemplo é o acesso à Circular de Oferta de Franquia (COF).

Esse é um documento fundamental para que você possa conhecer mais a fundo a franqueadora. Nele, estão reunidas diversas informações, como valores, taxas, histórico, regras do negócio, suporte etc. A COF é tão importante que é obrigatório aguardar dez dias entre o seu recebimento e a assinatura do contrato.

Nesse sentido, é uma maneira de proteger você de tomar alguma decisão “no calor do momento”. Por fim, evitando qualquer tipo de pressão da marca. Além disso, é aconselhável avaliar a Circular com o apoio de um advogado ou especialista.

5 vantagens de ser um franqueado no Brasil

Sabendo como funciona a estrutura do sistema de franchising, precisamos apontar algumas das principais vantagens de ser um franqueado no Brasil.

Não é à toa que esse sistema, de acordo com o Sebrae, é o mais seguro para investir. Segundo o levantamento, num período de dez anos, apenas 15% das franquias acabam fechando as portas.

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Por outro lado, o empresário que decide abrir algo do zero encontra uma taxa de mortalidade cinco vezes maior. Em média, quase 73% dessas empresas não conseguem completar uma década de vida.

Muito dessa segurança, o que não quer dizer que não existam riscos, para ficar claro, vem da estrutura montada pelo sistema de franchising.

Ele visa criar um caminho para que o franqueador e a marca possam crescer em conjunto. Ou seja, estamos falando de uma completa via de mão dupla.

Isso porque, se determinada empresa começa a ver que suas unidades franqueadas não estão conseguindo sobreviver ao mercado, a tendência é que isso tenha um impacto direto na matriz.

Afinal, o que está em jogo é a identidade e a fama uma marca diante do mercado. Logo, sempre haverá tentativas de manter bem todas as unidades. Vejamos, então, quais são as principais vantagens de ser um franqueado.

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1. Plano de negócio predeterminado

Quando você decide abrir um negócio do zero, a primeira coisa que deve pensar é no seu plano de negócio. Essa prática ajuda a traçar os objetivos da empresa e as metas num determinado período. Logo, são diversos pontos para considerar.

Inicialmente, você precisa fazer uma análise dos riscos do negócio, quais serão seus concorrentes e o perfil dos seus clientes.

Mas, além disso, é importante pensar no tipo de produto ou serviço que irá oferecer, os gastos necessários para tirar o projeto do papel e o tempo previsto para ter o retorno sobre o investimento.

A estruturação do plano é muito importante. Sem ele, você não consegue aprovar nenhuma linha de crédito para auxiliar o seu empreendimento, por exemplo.

Da mesma forma, você tem que se preparar para mudar sua estratégia com frequência, de acordo com o percepção do mercado.

Acontece que no mundo das franquias, tudo isso não é uma preocupação para o empresário. Afinal, a franqueadora já deu conta de todas essas etapas ao longo de seus anos de existência.

Dessa forma, compartilha do seu próprio plano de negócio com você. No caso das atualizações, a empresa irá comunicar as mudanças e lhe auxiliará na compreensão das novas diretrizes. Todo o trabalho é feito em conjunto para que sua única preocupação seja fazer a unidade crescer e se destacar no mercado.

2. Suportes da franqueadora

De acordo com a Lei de Franquias, toda empresa é obrigada a oferecer esse tipo de suporte aos empreendedores. Podemos dizer que essa é uma das principais bases que tornam esse modelo de negócio tão seguro.

Assim que você assina o contrato, já tem o primeiro contato com o suporte. Geralmente, esse primeiro momento serve para conhecer e entender como é o negócio da marca.

Em seguida, no caso das estruturas físicas, você também tem apoio para encontrar um ponto comercial dentro dos seus objetivos. Além disso, há o time que ajuda nas questões administrativas da sua unidade.

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Embora a responsabilidade seja exclusiva do franqueado, caso algo não esteja certo, a empresa vai atrás entender o que está acontecendo e quais ações precisam ser tomadas. Por fim, oferece dicas do que pode ser feito.

O mesmo vale para quando algo está indo muito bem. Nesse caso, o suporte entra em contato para entender quais ações estão sendo feitas.

Dessa forma, compartilha a sua ideia com os demais franqueados, o que permite que a rede como um todo se fortaleça cada vez mais.

3. Reconhecimento da marca pelo consumidor

Outro detalhe entre as vantagens de ser um franqueado é a chance de ter uma marca reconhecida por trás. Isso acaba chamando muito a atenção dos empresários. As empresas que oferecem esse tipo de negócio têm um histórico no mercado, e são vistas pelo público de outra forma.

Muito diferente de quando se inicia algo do zero e precisa buscar espaço. Nesse caso, é até comum que ocorram desistências por conta da alta concorrência no mercado. Já com as franquias, você tem o respaldo de uma empresa com know-how e que, portanto, sabe como agradar o público.

Mesmo que uma determinada marca não seja nacionalmente reconhecida, só o fato de ter uma história por trás já demonstra certa força. Como resultado, você atrai novos consumidores.

4. Fornecedores homologados

Geralmente, as franquias contam com seus próprios fornecedores homologados. Dessa forma, cabe ao franqueado fazer um levantamento de quais empresas que vão oferecer a melhor condição de negócio, uma vez que a qualidade não será o problema.

Essa é uma maneira das franquias garantirem que todos os empresários vão oferecer os melhores serviços ou produtos possíveis, independente de onde estiverem.

Em alguns casos, há empresas que acabam encerrando o contrato com o franqueado por não seguir a lista de fornecedores indicados. Já outras, têm a sua própria fornecedora e todos os materiais devem ser adquiridos com ela.

Isso é muito comum em empreendimentos do ramo de Alimentação que trabalham com comida congelada, por exemplo. Nesse caso, o franqueado pode oferecer o alimento para pequenos mercados, lanchonetes e outros estabelecimentos.

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Porém, precisa ter um espaço em casa para montar o seu próprio estoque. Como não é possível produzir os próprios pratos, o produto é comprado de uma fornecedora ligada à marca em questão. Não à toa, essa é uma das principais vantagens de ser um franqueado.

5. Inteligência de mercado da rede

As franquias conseguem analisar diversos dados que vão apontar os caminhos, tendências, os concorrentes, como melhorar seus produtos, estratégias de marketing etc.

Graças a essas questões, analisadas com exclusividade pela franqueadora, é possível ter opiniões e tomar ações que vão manter a marca sempre atualizada.

Isso garante que você, como empresário, foque apenas na gestão da sua unidade e mais nada. São diversos pontos que demonstram a segurança de investir e abrir uma franquia.

Embora existam limitações estabelecidas pelo padrão da marca, o negócio dificilmente vai à falência e consegue se manter vivo mesmo diante de crises. Isso porque, tudo é muito bem pensado e testado pelas franqueadoras.

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Quais as desvantagens de ser um franqueado?

Primeiramente, a limitação na tomada de decisões pode ser uma desvantagem, uma vez que o franqueado deve seguir as diretrizes da franqueadora. Além disso, os custos iniciais e as taxas recorrentes podem afetar a rentabilidade do negócio.

Outro aspecto a ser ponderado é a possibilidade de concorrência entre franqueados da mesma rede. A dependência da imagem da marca também pode gerar impactos, especialmente em casos de problemas reputacionais. Avaliar cuidadosamente esses pontos é essencial para tomar uma decisão informada antes de embarcar no universo das franquias.

Franquias de sucesso para investir

Investir em franquias de sucesso é uma estratégia sólida para empreendedores que buscam segurança e crescimento. Por isso, apresentamos uma lista das franquias mais promissoras, abrangendo diversos setores.

Desde opções consolidadas no ramo alimentício até inovações no mercado de serviços, a diversidade dessas franquias oferece oportunidades atrativas para potenciais investidores.

Então, explore as marcas cuidadosamente selecionadas e descubra as melhores opções para direcionar seus esforços e recursos. Acompanhe!

Logomarca da franquia Facilitoy.
Fature com o Aluguel de Brinquedos!
Investimento Inicial
a partir de R$ 39.990,00
Logo da franquia 33Doctor.
Fature com Agendamentos de Saúde!
Investimento Inicial
a partir de R$ 132,5 mil
Logomarca da franquia UPTIME.
Fature com Inglês!
Investimento Inicial
R$ 72,5 mil
Logomarca da Cross Experience
Lucre com Treinamento Funcional!
Investimento Inicial
R$ 100 mil
logo franquia rhf talentos
Lucre com Serviços de RH!
Investimento Inicial
R$ 13.400
Logomarca franquia Compre Certo
Lucre Com Sua Farmácia!
Investimento Inicial
R$ 200 mil
logomarca franquia encontre sua viagem
Lucre com Turismo!
Investimento Inicial
R$ 13 mil
Logomarca da franquia Cellairis!
Lucre com Acessórios para Celular!
Investimento Inicial
a partir de R$ 50 mil
Logomarca da franquia Corazi Móveis.
Lucre com Móveis Planejados!
Investimento Inicial
R$ 130 mil

Qual a melhor franquia para abrir?

Escolher a melhor franquia para abrir requer análise estratégica e alinhamento com suas habilidades e interesses. Logo, identifique setores que estejam em ascensão e alinhados às suas aptidões. Depois, pesquise franquias consolidadas, analise seu histórico de sucesso e reputação no mercado.

Além disso, considere o suporte oferecido pela franqueadora e avalie a aderência ao seu orçamento. A análise de franqueados atuais pode fornecer dados valiosos sobre a experiência prática. Por fim, ao seguir esse processo criterioso de seleção, você estará mais preparado para tomar uma decisão informada e aproveitar as vantagens de ser um franqueado .

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Passo a passo para começar a sua franquia

Iniciar uma franquia é um processo estruturado que demanda atenção a cada detalhe. Assim, o primeiro passo envolve entrar em contato com a marca desejada.

Desse modo, demonstre interesse e inicie o diálogo. Em seguida, uma análise detalhada do negócio é indispensável para compreender a dinâmica operacional e as expectativas.

Como dito, a avaliação da COF é um passo fundamental, pois fornece informações importantes sobre a relação contratual. Paralelamente, é essencial planejar as finanças, considerar investimentos iniciais, taxas e despesas operacionais. A negociação direta com a franqueadora é a próxima etapa, pois permite alinhar expectativas e condições contratuais.

Finalmente, ao decidir investir na franquia, você está pronto para iniciar uma jornada empreendedora com uma base sólida e informações claras sobre o negócio escolhido.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre as vantagens de ser um franqueado. Ainda, descobriu dicas estratégicas e opções de negócios para investir. Agora que está por dentro do assunto, empreenda e ganhe dinheiro.

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