COMPROVADO: as vantagens de ser um franqueado

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As vantagens de ser um franqueado são muitas. Por exemplo, essa é uma opção prática para empreender, uma vez que traz maior segurança e retorno rápido. Comprove neste texto que essa é a melhor alternativa para ter sucesso com o seu próprio negócio.

Em 2022, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgou dados que mostraram que o segmento teve um aumento de 14,3%

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 em comparação com o ano de 2021.

Não é preciso dizer que entre um negócio que começa do zero e uma franquia, o potencial de desenvolvimento das franquias é bem maior. Assim, cada vez mais pessoas investem no franchising e não se arrependem, pois recebem o suporte da franqueadora.

Por outro lado, já parou para pensar como seria abrir o próprio negócio sem a mínima orientação? Trabalhoso e complexo não é verdade? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Dados do setor de franquias

Antes de mais nada, o setor de franquias

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 é um dos que mais cresce no Brasil. Mesmo em situações de crise, como a que o país passou devido à pandemia, o segmento continuou em ampla expansão. 

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado faturou R$ 211,4 bilhões em 2022.

Ainda, o total de unidades franqueadas chegou a mais de 184,3 mil, um crescimento de 7,8% comparado ao ano anterior. Enquanto isso, a quantidade de empregos gerados totalizou quase 1,5 milhão, o que representa um aumento de 12,6%.

Continue lendo e confira algumas informações importantes que você precisa entender sobre o segmento de franquias.

Setores em destaque

De acordo com a ABF, entre os setores que mais se destacaram no franchising, em 2022, está o de Alimentação que alcançou um faturamento de R$ 39,8 bilhões. Além disso, outros segmentos de sucesso são os de Saúde, Beleza e Bem-estar, Serviços e Outros Negócios e Moda.

Comparado ao ano de 2021, o setor de Saúde, Beleza e Bem-estar cresceu 21,5%, com faturamento de R$ 47,3 bilhões. Enquanto, os de Serviços e Outros Negócios e Moda tiveram um crescimento de 8,2% e 7,1% respectivamente. Assim, faturamento de R$ 32 bilhões e R$ 23,6 bilhões.

Dessa forma, em todos os segmentos houve um crescimento e isso só reforça o tamanho do potencial desse mercado de franquias. Além das opções existentes para investimento, uma certamente será capaz de atender a sua expectativa de empreendimento.

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Vantagens de ser um franqueado

Para esclarecer melhor quais as vantagens de se tornar um franqueado no franchising, vamos mostrar detalhes para reforçar esse potencial.

Por isso, podemos resumir em uma palavra que o diferencial está justamente no suporte da rede e no potencial de uma marca já desenvolvida que acompanha o franqueado.

Sendo assim, favorecendo uma boa parte do que seria ter esse reconhecimento natural, seria um processo mais difícil entre as empresas de pequeno porte iniciadas sem a devida orientação disponibilizada pelas franquias.

Suporte da franqueadora

Antes de mais nada, vamos iniciar pelo diferencial já mencionado de forma breve antes. A Lei de Franquias determina que o suporte deve ser oferecido do início e em toda a permanência do franqueadona rede.

Dessa forma, é assegurado ao franqueado as vantagens de que esse suporte irá permanecer e está incluso em todas as etapas desse franqueamento. Desse modo, nesse apoio está o auxílio na escolha do ponto comercial, dos funcionários e estratégias de marketing, orientações sobre o desempenho etc.

Uma forma de saber o que será oferecido pela franquia é a análise antecipada da Circular de Oferta de Franquia (COF), o documento traz todas as informações sobre o negócio.

Esse auxílio é fundamental, pois direciona o franqueado na tomada de decisões na hora de atuar na franquia. Logo, é possível que o retorno seja mais rápido seguindo o desempenho.

Segurança das franquias

Com o franchising, o franqueado pode optar pelo modelo de negócio mais adequado a sua condição. Isso porque, existem franquias para todos os bolsos. Opções caracterizadas como nanofranquias com valores de até R$ 25 mil são a de menores custos.

Outras possibilidades são as microfranquias que o investimento inicial chega a até R$ 135 mil, conforme a ABF, ou as tradicionais com valor superior a essa margem. Porém, são maiores e com possibilidades de ganhos bem elevados também.

De toda forma, independentemente da escolha, o ponto crucial é a segurança sustentada por um plano de negócios, testado e modificado sempre que necessário, pronto para ser replicado aos interessados em investir com o mesmo recurso. 

Para mostrar a eficácia das franquias os dados mostram que apenas cinco a cada 100 franquias fecham as portas antes de dois anos de operação. Do mesmo modo 23 em cada 100 negócios abertos do zero, encerram no mesmo período.  

Agora, acompanhe em detalhes, quais são os fatores mais importantes que reforçam a segurança no setor de franquias.

Inovação contínua

As franquias estão sempre atentas a inovação para a rede como um todo, as franqueadoras realizam um trabalho de pesquisa e estudo para criar novos produtos. Ainda, novas tendências para oferecer aos clientes.

Dessa forma, é muito importante que você escolha uma franqueadora capaz de se comprometer com essa inovação constante. Dessa forma, que tenha consciência de desenvolvimento e possa apresentar melhorias em toda a rede de franquia.

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Treinamentos para os franqueados

A vantagem relativa à atuação na franquia está no treinamento oferecido pelas franqueadoras. Logo, são inicialmente disponibilizados treinamentos online para adequação ao padrão da rede, tanto dos serviços da franquia quanto de gestão administrativa e sistemas.

Nesse sentido, o franqueado aprenda como atuar com a marca, mantendo seu padrão de serviços, produtos e atendimentos.

Existem opções de capacitações específicas para aperfeiçoamento que não são obrigatórios. Porém, disponíveis pelas franquias o que favorece o desempenho positivo dos colaboradores na unidade. Esses tem custos de despesas caso seja do interesse do franqueado. Veja alguns deles:

  • Passo a passo para realizar os serviços/preparar os produtos da marca;
  • Técnicas de vendas;
  • Relacionamento com clientes;
  • Uso de software de gestão; 
  • Dicas de marketing etc.

Controle de qualidade e desempenho

O controle de qualidade e de desempenho do franqueado é uma maneira de saber se o trabalho está sendo desenvolvido da melhor forma. Assim, é possível que, caso algo não esteja dando o resultado esperado, possa ser melhorado em tempo de não desestruturar o planejamento.

Esses auxílios são executados para avaliar o desempenho de cada empreendedor descobrindo, portanto, os pontos a serem aperfeiçoados. Então, é possível manter a qualidade da empresa além de auxiliar na busca pelos bons resultados.

Do mesmo modo, as franqueadoras avaliam no momento da definição de escolha do franqueado e se tem o perfil adequado para o tipo do negócio. Esse é um fator que pode influenciar no desempenho dos resultados.

Marketing e publicidade

Tão importante quanto todos os outros suportes, o de marketing e publicidade são essenciais no desenvolvimento das marcas.

Por mais que seja necessário contribuir com uma taxa mensal, avaliamos como um investimento necessário. Desse modo, a taxa de marketing também é estabelecida no contrato de franquia.

Como mencionamos anteriormente, por meio da taxa, é possível contar com o auxílio de profissionais como: designers, redatores, produtores audiovisuais e mais. Mais uma das vantagens de ser um franqueado. Conheça a estrutura de um setor de marketing das franqueadoras!

Padronização­­ e reconhecimento

Um fator que gera reconhecimento da marca é a padronização dos sistemas de franquias, por mais que algumas pessoas acreditem que seja uma forma engessada, na verdade, favorece o setor.

Nesse sentido, onde quer que o consumidor do produto ou serviço esteja, vai reconhecer que os serviços prestados pela franquia são iguais e certamente optará por eles.

Ao mesmo tempo, os consumidores sabem o que esperar de uma marca e automaticamente cria uma maior segurança para quem usa ou consome tal produto.

Sendo assim, como os consumidores farão o mesmo tipo de pesquisa na hora de comprar com você. Segundo um estudo, 97% dos internautas pesquisam online antes de comprar em lojas físicas.

Por isso, a importância de seguir o padrão da marca, se o consumidor observar uma demanda alta de reclamações em determinado local, vão acreditar que é assim em toda rede. Nas franquias, o sucesso é conjunto. Portanto, mantê-lo é extremamente importante.

Como faço para adquirir uma franquia?

Entendeu como é mais vantajoso e definitivamente mais seguro optar pelo modelo de franquias para iniciar um empreendimento? Dessa maneira, é possível que você já queira saber como adquirir uma franquia. Então, veja o passo a passo:

  • Analise seus interesses e escolha segmento que mais goste de atuar;
  • Avalie a sua capacidade de investimento;
  • Pesquise as franqueadoras;
  • Pesquise sobre a marca escolhida;
  • Entre em contato com a franqueadora;
  • Avalie a Circular de Oferta de Franquia (COF);
  • Vire cliente da marca para compreender como é prestado o serviço;
  • Converse com franqueados;
  • Assine o contrato de franquia;
  • Quite a taxa de franquia;
  • Realize o treinamento da marca;
  • Siga os processos de implantação, com a ajuda da franqueadora;
  • Inicie o trabalho com a sua unidade.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Agora que você já sabe quais são as vantagens de ser um franqueado, abra o seu negócio de sucesso e ganhe dinheiro.

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