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Vantagens de ser um franqueador: por que montar uma rede de franquias?

Sumário

Você conhece as vantagens de ser um franqueador? Tem o conhecimento de como a sua empresa pode crescer apostando nessa estratégia? Saiba que as grandes marcas do mundo usam O franchising para se tornarem referências em seus mercados. Aqui, saiba dicas para expandir o seu negócio e ganhar dinheiro.

Em 2023, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), publicou um estudo que revelou que o setor alcançou um faturamento de R$ 240,6 bilhões. Ou seja, um crescimento de 13,8% em comparação com o ano anterior. Logo, empreender no segmento pode ser interessante para quem quer expandir a marcar e ganhar dinheiro.

Isso porque, quando uma empresa se torna uma franquia, permite que um empresário possa comprar uma unidade. Assim, é possível explorar comercialmente os produtos e serviços da franqueadora. Mas para que isso funcione da melhor forma possível, são oferecidos treinamentos e suportes a fim de transmitir todo o conhecimento da marca.

Então, ao permitir que outra pessoa trabalhe dessa forma, você tem a chance de crescer com mais facilidade no mercado. Afinal, não precisa gerenciar outras unidades por conta própria, o que acabaria resultando em mais gastos.

Desse modo, essa não é a única vantagem de adotar a estratégia. Existem diversos fatores que mostram o quão benéfica pode ser. Confira algumas delas no texto que preparamos a seguir.

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5 vantagens de ser um franqueador

Antes de conhecer as principais vantagens de ser um franqueador, é muito importante fazermos um resumo sobre o sistema de franchising. Como dito, esse modelo de negócio visa criar cópias autorizadas de uma empresa para que um empresário terceiro possa explorar comercialmente seus produtos ou serviços.

Isso permite que você atue em diversas regiões. Ou seja, aumente a sua área de atuação, sem a necessidade de gerenciar outras lojas. Imagine você cuidando de uma rede com mais de dez unidades próprias? Certamente haveria confusão e o valor gasto para isso seria muito alto.

Sendo algo relativamente mais barato que exige algumas mudanças no seu plano de negócio, fica um pouco mais fácil entender os benefícios de transformar a sua marca em uma rede de franquia. Acompanhe!

1. Expansão da marca

Inicialmente, não podemos falar de outra coisa que não seja a expansão da marca, talvez, a maior vantagem do sistema de franchising. As franquias permitem um crescimento muito mais rápido do que é possível imaginar. Afinal, você cria um modelo e o disponibiliza para outra pessoa gerenciar.

Em troca, é necessário seguir todas as regras e recomendações feitas por você por meio dos manuais e da Circular de Oferta de Franquia (COF). Questões relacionadas à implantação, operação e gestão ficam por conta desse terceiro. Os ganhos da sua empresa podem vir por meio dos royalties e/ou taxa de franquia, depende da sua estratégia.

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Além disso, como o gerenciamento fica por conta do franqueado, e os resultados são quase que convertidos para eles, a tendência é uma dedicação a mais para conseguir o sucesso esperado. Nesse sentido, cabe a você apenas supervisionar se todas as diretrizes estão sendo seguidas.

Inclusive, existem marcas que permitem que o franqueado abra outras unidades pela sua região. Devido a essas facilidades ao longo do processo, a expansão é muito mais eficiente.

2. Inteligência de mercado

O processo de inteligência de mercado é voltado para o estudo de dados e informações coletadas para identificar diversos pontos, como os riscos e oportunidades de negócio para a sua empresa. Graças a esse levantamento, você consegue criar uma análise detalhada do segmento em que atua para, assim, tomar decisões mais eficientes para o seu negócio.

No caso das franquias, esse conjunto de informações coletadas auxilia a estruturação da rede como um todo. Isso ajuda a entender as necessidades do seu público-alvo para, então, desenvolver novos produtos ou métodos para facilitar o seu crescimento. Além disso, se estuda como a marca é vista pelos consumidores.

Todas essas questões vão atuar em conjunto e trazer um novo horizonte para a franqueadora. Quanto mais unidades você tiver espalhada, melhor será a hora de fazer a captação dos dados. Seja por meio da análise swot, benchmark ou monitoramento de redes sociais.

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3. Crescimento territorial

Uma das vantagens de ser um franqueado e que não podemos deixar de lado é referente ao crescimento territorial da marca. Vimos que o processo de expansão é mais simples devido às facilidades que o modelo oferece. Como consequência, o caminho para você acessar novos mercados também será mais prático.

Inclusive, esse é um dos assuntos abordados no curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas. Assim, potencialize o seu conhecimento sobre ter uma franquia de sucesso.

Em muitos casos, se dependesse apenas dos recursos próprios da sua empresa, certamente você teria uma dificuldade maior para chegar em determinados locais. Afinal, manter um empreendimento a distância é uma das tarefas mais complicadas para um empresário. No caso das franquias, esse problema não ocorre.

Isso porque, você pode ser proprietário de uma marca com sede no Rio Grande do Sul e ter uma franquia no Amazonas rendendo tão bem quanto a matriz. Isso sem a necessidade de ter que estar fisicamente presente.

Por último, precisamos destacar que cada região, mesmo em um Estado, tem uma cultura totalmente diferente da outra. Nesse sentido, você deve ter todo o cuidado possível na hora de tentar assumir um negócio em uma região que tem hábitos que você não conhece tão bem.

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4. Poder de negociação com fornecedores

No caso de uma empresa convencional, ao entrar em contato com fornecedores solicitando algum orçamento, você certamente pede desconto devido à grande quantidade de produtos comprados. Porém, você acaba limitado a essa condição devido à sua atuação restrita.

Ao transformar o seu negócio numa franquia, você consegue criar uma rede de fornecedores que poderão oferecer um desconto mais favorável para toda a rede. Como resultado, você mantém a qualidade do seu produto ou serviço, evita que o franqueado faça negócio com outra empresa e ainda cria uma fidelização com o fornecedor.

Podemos dizer que essa é uma das principais vantagens de ser um franqueador, ou seja, a economia gerada na produção de seus produtos ou com a prestação de serviço.

5. Feedback sobre a rede

Nesse caso, precisamos destacar que não falamos da relação cliente-marca, mas sim da relação franqueado-franqueador. Essa é a base para o sucesso da rede como um todo.

Portanto, dê ouvido aos empresários terceiros. Ouça o que têm a falar sobre suas percepções e o que os desagrada. Não se feche, pois eles também serão fundamentais para a aquisição de novos franqueados. Ao ignorá-los, você acaba criando uma barreira que pode ser fatal.

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Ainda, podem oferecer novas estratégias de marketing, sugestão de um serviço novo, uma nova metodologia etc. Caberá a você avaliar, testar e colocar ou não em prática as ideias que surgirem. Várias marcas conseguiram criar produtos de sucesso com base em sugestões de franqueados.

Cuidados para ser um franqueador

Antes de se tornar um franqueador, é preciso pensar se essa mudança é realmente válida para a sua empresa no momento. Para isso, devem ser feitos diversos estudos com o intuito de identificar se a marca tem ou não capacidade de ser replicada em outros mercados.

Sendo assim, o primeiro deles é a análise de franqueabilidade. Aqui, verificam-se questões como: a estrutura do negócio, os valores para fazer a mudança, a facilidade de replicação dos processos etc.

Além desse estudo, a empresa precisa fazer o planejamento e identificar quais estratégias serão usadas para conseguir atingir os objetivos da empresa.

O mais importante nesse momento é apresentar todos os dados necessários e fazer as previsões mais assertivas possíveis. A seguir, confira dicas de como virar um franqueador de sucesso.

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Como virar um franqueador?

Mesmo com as vantagens de ser um franqueador, é muito importante conhecer as etapas necessárias para transformar o seu negócio. Após fazer as análises e os estudos, como vimos anteriormente, o próximo passo é conhecer tudo que é dito pela Lei de Franquia.

Em seguida, você deve fazer o planejamento de transição e estabelecer todos os processos e os níveis de excelência da sua empresa. Ao mesmo tempo, monte um bom plano de marketing para conseguir atrair franqueados das regiões que deseja atuar.

Com essas etapas concluídas, são feitos os documentos legais, como a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), a Circular de Oferta de Franquia e o contrato. Devido à quantidade de etapas, alguma coisa pode acabar se perdendo durante o processo, provocando falhas. 

Assim, uma das soluções para evitar que isso ocorra é contratar uma consultoria para auxiliar nessa mudança. Por exemplo, você pode contar com a Formatação de Franquia, um serviço prestado pela Encontre Sua Franquia. A empresa especializada é uma holding com mais de 13 anos de experiência. Logo, é possível transformar sua marca em uma rede de sucesso e ampliar sua presença para diversas unidades.

Dessa forma, a consultoria abrange todas as fases do processo, começa por um diagnóstico aprofundado da sua empresa para identificar áreas que necessitam de desenvolvimento. Em seguida, é delineado um modelo de negócio replicável e lucrativo.

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Essa abordagem inclui orientações detalhadas sobre a elaboração de documentos legais, como manuais, COF e contratos. Tudo para simplificar a expansão do seu negócio. Confie nessa solução para obter suporte eficiente em sua empreitada.

Ao longo do texto, você pôde conhecer as diversas vantagens de ser um franqueador e os cuidados necessários para fazer do seu empreendimento um sucesso. Agora que está por dentro do assunto, converse com a Formatação de Franquia, expanda a sua marca no mercado e ganhe dinheiro.

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