Franchising: descubra quais são as principais vantagens

Por
em
homem com tablet e notebook imagem ilustrativa texto vantagens franchising
Advertisement

O sistema de franquias, também conhecido como franchising, é uma boa opção para quem pensa em obter o próprio negócio ou até mesmo expandir a marca no mercado. Isso porque, o franchising é cheio de vantagens.

Hoje em dia, há diversas formas de investir em franquias, como nas franquias de bolos, cafeteiras, casa e construção, e afins. Uma marca que fornece bateria industrial, por exemplo, pode optar pelo sistema de franquias a fim de expandir o seu negócio e se destacar no mercado.

São muitas as vantagens que o franchising oferece. Nesse mercado, é possível apostar em marcas consolidadas, então não há grandes riscos em comparação a começar o próprio negócio desde o início. 

Para quem pensa em empreender e não tem a certeza se o franchising é a melhor opção, é imprescindível entender quais são suas vantagens.

Pensando nisso, listamos aqui neste conteúdo as principais vantagens desse modelo de negócio. Continue a leitura e confira!

Entenda o que é franchising

Antes de citarmos as principais vantagens deste sistema, é muito importante entender o que é franchising.

Imagine uma empresa que atua no segmento de casa e construção, referência em manta asfáltica para telhado. Se a marca se tornar parte do franchising, fará a concessão de uso da marca para outros empreendedores. Logo, vai tornar possível que o investidor replique em outras localidades o seu negócio. 

Vantagens do franchising para o franqueador e franqueado

As franquias podem abranger diversos segmentos de mercado. Seja serviços, como manutenção de geradores, por exemplo, e outros, mantendo as características de padronização de processos, além dos produtos e serviços. 

Apesar do sistema funcionar com a padronização de processos, em que os franqueados devem exercem funções respeitando parâmetros de normas de gestão, é um modelo de negócio que oferece vantagens para ambos os lados. Veja a seguir!

Vantagens do franchising para o franqueador

Há quem pense que o sistema de franquias gera vantagens somente para os franqueados que investem e marcas consolidadas no mercado.

Mas uma das principais vantagens do franchising é a possibilidade de expandir a marca e torná-la referência no mercado sem a necessidade de altos investimentos.

Não só isso, mas é possível reduzir custos com esse modelo de negócio, visto que há os investimentos dos franqueados ao criar novas unidades.

No franchising, o franqueador deve receber a taxa de franquia, que é uma cobrança paga pelo franqueado após assinar o contrato de adesão. É ela que cobre os custos de treinamento e outros processos.

Vantagens do franchising para o franqueado

Advertisement

O franchising é uma excelente opção para quem deseja ter um negócio e correr menos riscos de problemas administrativos e financeiros.

Nesse sentido, o franqueado tem a vantagem de investir em um modelo de negócio estruturado e que obtém sucesso no mercado. Isso é excelente, não é mesmo?

Uma vez que o franqueado assina o contrato, tem o direito de participar de programas de treinamento oferecidos pela franqueadora. 

É algo que contribui para a padronização dos processos a serem seguidos pelo franqueado, incluindo a gestão, normas, padrões, entre outros. 

Por fim, o franqueado também pode contar com suporte do franqueador quando for preciso solucionar problemas relacionados aos produtos e serviços, por exemplo.

Agora que você já sabe tudo isso, está na hora de conhecer opções de franquia para abrir. Clique no botão a seguir.

Você também pode contar com uma consultoria completa para encontrar o melhor modelo de franquia para o seu perfil. Basta acessar: henriquemol.com.br

Artigo produzido pela equipe Soluções Industriais.

Advertisement
Advertisement