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Descubra as vantagens e desvantagens de abrir uma microfranquia

Sumário

Anda pensando em abrir seu próprio negócio? Então, vale a pena conhecer as vantagens da microfranquia. Acompanhe o texto e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revela que os pequenos negócios contribuem com uma renda anual de R$ 420 bilhões.

Na hora de abrir uma empresa, existem duas opções principais: iniciar um negócio do zero ou adquirir uma franquia. Dentro da segunda possibilidade, há “subdivisões”, de acordo com o tamanho do empreendimento. É aqui que a microfranquia se encaixa, tendo custo de investimento menor.

A seguir, listamos as diferenças entre uma microfranquia e uma franquia, além das vantagens e desvantagens desse tipo de negócio. Continue lendo o texto e aprenda mais sobre o mundo do empreendedorismo e do franchising!

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Qual é a diferença entre microfranquia e franquia?

Para conhecer as reais vantagens da microfranquia, é preciso compreender, inicialmente, qual a diferença delas para os modelos convencionais de franquias.

Dessa forma, o primeiro ponto que devemos observar é o capital necessário para investir no negócio. Então, para se classificar como microfranquia, o empreendimento precisa ter investimento de até R$ 135 mil. 

Quando o custo é maior do que R$ 135 mil, a nova unidade de uma marca é considerada uma franquia. Agora, se o investimento for de até R$ 25 mil, a empresa será classificada como uma nanofranquia.

Assim como as demais, as microfranquias estão sujeitas à lei nº 13.966/2019 (Lei das Franquias Empresariais).

Em todos os modelos de franquia, o franqueador disponibiliza aos franqueados o uso da marca comercial e de seu modelo de negócio. Isso inclui o seu know-how (conhecimento do processo) e as tecnologias necessárias para as operações. 

Logo, o franqueador é o dono da marca de franquia, e também disponibiliza seus produtos e serviços ao novo empreendedor. Por isso, a forma de operar de uma franquia é igual às demais unidades da empresa. 

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De qualquer forma, uma microfranquia exige uma estrutura mais enxuta e acessível. Isso fará com que o retorno sobre o investimento seja mais rápido. Especialmente se considerarmos que o empreendedor está adquirindo uma marca já conhecida no mercado.

Microfranquias: um mundo de possibilidades para empreender e lucrar!

As microfranquias tiveram um grande desenvolvimento no país nos últimos anos. Impulsionadas pelo cenário econômico controverso, surgem como um modelo de negócio que pode ser replicado por pessoas com pouco capital. Então, para se ter uma ideia, apenas em 2018 houve crescimento de 8% neste tipo de negócio.

Sendo assim, para esses pequenos empreendedores, uma microfranquia (frequentemente conhecida como franquia barata, pode ser um bom negócio. Especialmente quando o empresário tem disciplina. Isso porque, é comum que estes modelos de negócio estejam disponíveis na versão home office.

Nesses casos, os próprios empresários devem cuidar da administração do negócio, prestar serviços e prospectar clientes. Portanto, é preciso contar com uma série de habilidades diferentes. 

Mas de qualquer modo, também é possível contratar uma equipe, sempre que o investidor achar necessário.

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Porém, é importante verificar a real necessidade desses funcionários e a qualificação necessária de cada um. A franqueadora pode auxiliar bastante nessas decisões, uma vez que já tem experiência no mercado de atuação. A seguir, entenda quais são as vantagens e desvantagens de abrir uma microfranquia.

Vantagens e desvantagens da microfranquia

Há uma série de vantagens em iniciar uma microfranquia. Porém, há também alguns pontos que precisam ser analisados com atenção. Afinal, precisarão ser trabalhados ao longo da jornada do seu negócio.

Assim, para ajudar você com essa decisão, preparamos uma lista de vantagens e desvantagens da microfranquia. Confira a seguir!

Vantagens de uma microfranquia

A primeira das vantagens da microfranquia é iniciar o empreendimento com uma marca já reconhecida no mercado.

O pequeno empresário ganha mais vantagem competitiva em relação aos empreendedores que estão começando do zero. Isso ocorre porque a franquia conta com produtos, serviços e modelos de negócio que foram testados no mercado.

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Outro benefício ao franqueado é que na compra de insumos, usufrui de prazos mais generosos, descontos nos preços e pagamentos em melhores condições.

O apoio do franqueador

Se comparado a um negócio independente, o sistema de franquias é mais seguro. Por isso, um microfranqueado tem mais chances de ter sucesso no mercado.

Afinal de contas, uma microfranquia vem acompanhada de uma rede própria de distribuição e uma marca fortalecida por uma série de produtos testados. 

Mas, ao mesmo tempo, o franqueado obtém a orientação e treinamento necessários para atuar e se erguer no mercado.

Logo, no treinamento dos franqueados, a franqueadora já têm compilados de informações sobre o perfil dos clientes, seus padrões de consumo e a maneira mais adequada de fazer a prospecção.

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Depois, também é frequente que as empresas franqueadoras forneçam relatórios periódicos sobre o comportamento dos clientes. Assim como sugestões de estratégias para melhorar seus resultados.

Contar com um plano de negócio

Um dos maiores empecilhos para os empreendedores iniciantes é a formulação do plano de negócio. Além da pouca experiência, na maioria das vezes, estão com funções acumuladas e não têm tempo para acompanhar e prever fatos políticos, sociais e econômicos que possam interferir no andamento dos negócios.

Desse modo, o apoio de um franqueador ajuda na instalação e expansão do negócio com riscos menores. Afinal de contas, uma franquia já vem com plano de negócio completo, igual ao que todas as unidades da marca usam. É esse plano que permite a padronização dos produtos e serviços da rede franqueada.

Economia de escala

Além dos pontos apresentados até agora, uma das vantagens da microfranquia está relacionada aos custos de propaganda. Isso porque, são distribuídos entre os franqueados da rede. Assim, permite-se uma redução significativa dos investimentos necessários por cada empreendedor.

Ajuda com o planejamento dos custos de instalação

Se você já teve um negócio independente antes, ou se tem amigos que já passaram por essa experiência, deve ter observado que os custos de instalação podem fugir do controle.

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Dessa forma, isso causa problemas de fluxo de caixa para o pequeno empreendedor e pode dificultar a manutenção do negócio. Com uma microfranquia, porém, esses riscos são diminuídos.

Em uma unidade bem formatada, o franqueador calcula e informa ao franqueado o custo do seu projeto arquitetônico.

Assim como os valores para licenças de funcionamento. Também indica as máquinas e equipamentos necessários, e onde adquiri-los pelo melhor preço. Por fim, todas as informações aparecem no plano de negócios da marca.

Independência financeira

É bem verdade que um sistema de franquias não permite a autonomia total do empreendedor. Porém, o franqueado ainda tem independência jurídica e financeira em relação ao franqueador.

Isso significa que a empresa do franqueado tem a própria razão social, e qualquer operação financeira é de responsabilidade individual dele.

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Poupar custos com pesquisa e desenvolvimento de produtos

Os custos com pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e serviços, e com o aperfeiçoamento dos que já existem, é de total responsabilidade do franqueador.

Por isso, compete a ele testar as novidades antes de lançá-las para a rede. Em seguida, poupa-se os custos do franqueado com a inovação e com testes com os consumidores.

Desvantagens de uma microfranquia

Como todo e qualquer empreendimento existem também pontos não tão positivos que precisam ser considerados.

Isso porque, estar ciente das desvantagens é estratégico para que você possa trabalhar as oportunidades e ter obter sucesso em seu negócio. Acompanhe abaixo e descubra alguns fatores negativos de uma microfranquia.

Pouca autonomia nas decisões 

Embora existam várias vantagens de uma microfranquia, é preciso avaliar alguns pontos desse sistema. Logo, começando por sua pouca  autonomia na tomada de decisões internas. Em um sistema de franquias, ou você se adapta às regras e processos propostos pela franqueadora, ou você será convidado a se retirar.

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Dessa forma, o sistema de franquia exerce controle permanente e constante sobre as operações do franqueado. As auditorias buscam detectar falhas no cumprimento das obrigações por parte do franqueado, auxiliar na gestão do negócio e verificar os controles financeiros e contábeis.

Portanto, um franqueado precisa entender que a interdependência em um sistema de franquias é o pré-requisito para se dar bem e colaborar com o desenvolvimento de toda a rede. Por fim, somente com esse controle, o franqueador pode amparar o franqueado e assegurar condições para que toda a rede cresça.

Controle sobre a localização

Um franqueado pode dar sugestões de locais apropriados para a instalação do ponto de venda. Porém, como o franqueador tem a responsabilidade final sobre a localização dos estabelecimentos, é provável que ele determine onde você deve instalar a unidade.

Em alguns casos, mesmo que o franqueado disponibilize um bom imóvel para a instalação da franquia, os estudos realizados pela franqueadora podem apontar que o local não é apropriado para as operações.

Até porque, existem atividades que não são autorizadas para espaços comerciais ou residenciais. Dessa maneira, é preciso obter licença da prefeitura da sua cidade. Assim, atente-se a essas condições antes de assinar os contratos.

Falhas podem acontecer

É bem verdade que as franquias, sejam elas tradicionais ou micro, trazem mais segurança para os empreendedores de primeira viagem. Mas quando eles selecionam redes de franquias com sistemas problemáticos, correm o risco de adquirir um negócio potencialmente ruim.

Isso porque, o descumprimento de cláusulas do contrato e atrasos na entrega de equipamentos e produtos são alguns sinais de que o sistema de franquias da marca é problemático.

Tal qual a diminuição da rentabilidade, a perda de qualidade dos produtos e serviços, entre outros. Por isso, procure conversar com quem já participa da rede de franquias para fazer esse diagnóstico em tempo!

Potencial de inovação limitado

Sendo um sistema baseado na padronização, o modelo de franquias pode limitar o seu potencial de inovação. Se você tiver ideias incríveis para aprimorar o negócio, será preciso submetê-las à empresa franqueadora e aguardar uma autorização para executá-las.

Vale a pena abrir uma microfranquia?

O investimento em uma microfranquia pode ser a melhor forma de se lançar às novidades do mercado, mantendo um nível de segurança.

Nessas situações, também é preciso ter foco. Embora o mercado dite uma série de ramos certeiros para investir, é preciso ter afinidade com o segmento da microfranquia. O interesse pelo setor é um dos fatores de peso para a sustentabilidade de seu empreendimento.

Portanto, começar um negócio pensando estritamente em alcançar lucro, por exemplo, é um grande erro e tende a levar o empreendimento por água abaixo. Já ter conhecimento prévio e, principalmente, sintonia com o empreendimento escolhido é o ponto principal para que ele dê certo.

Microfranquias são opções para jovens empreendedores

O modelo de microfranquias é cada vez mais procurado por jovens que buscam abrir um negócio. Isso porque, permite quem quer empreender, investir em um formato mais enxuto e barato.

Nesse sentido, é comum o jovem ainda não ter tanto dinheiro, mas isso não impede o seu desejo de empreender. Como são modelos mais baratos, e ainda, com uma flexibilidade de horário de trabalho dependendo da franquia, permite ao jovem continuar estudando ou realizando outros projetos.

Porém, não apenas para os jovens, mas para todas as pessoas que nem sempre têm dinheiro para uma franquia convencional, mas tem um pequeno capital guardado.

O jovem escolhe uma microfranquia que se encaixe com os seus objetivos, que podem ser de curto, médio ou longo prazo. Por exemplo, uma franquia no setor de beleza, ou de alimentação, como o fast-food.

Da mesma forma, conta com modelos para atuar nos mais diferentes nichos de mercado. Assim, deve analisar bem a sua região, seu círculo de convivência, para escolher o negócio que melhor se encaixe.

Dicas para escolher investir em uma franquia 

Pensando em como escolher um tipo de franquia para investir? Uma boa dica é ser cliente da marca. Isso mesmo, passe a visitar empresas com as quais você têm afinidade. 

Logo, isso vai permitir que você tenha uma visão de cliente. Ou seja, será possível verificar como o cliente é atendido e como outras pessoas enxergam os serviços, avaliando o grau de satisfação de todos.

Tenha afinidade com o setor

O primeiro passo para conseguir investir em uma microfranquia é pesquisar bastante sobre a área que deseja atuar. Afinal, a expectativa é que esse empreendimento dure bastante tempo e não tem nada pior do que trabalhar com algo que você não se identifica.

Após isso, será a hora de fazer um levantamento sobre as melhores opções. Quais as condições do negócio, suas obrigações, possibilidades, lucro médio etc. 

Conheça a marca

Analisar o comportamento da empresa e perceber o interesse do consumidor e a qualidade dos serviços prestados pode ser decisivo na hora de escolher em que modelo de franquia investir.

Pesquise sobre a marca, visite o site da empresa, conheça mais o perfil dos clientes e as referências. Desse modo, busque por outros franqueados para saber o que acharam do processo. Eles vão saber esclarecer as dúvidas que por ventura possam estar travando o seu ideal de investir. 

Sentir-se atraído pelo que é oferecido também é um bom sinal de que a empresa pode ser uma opção interessante para investimento. 

Analise a COF com cuidado

COF é a sigla para Circular de Oferta de Franquia. É por meio desse documento, que o futuro franqueado conhece de fato a marca e poderá comparar as vantagens da microfranquia.

Ou seja, saberá sobre o seu histórico, as taxas que serão cobradas, suas obrigações como franqueado, o que ele pode exigir da franqueadora etc.

Porém, vale lembrar que a Circular não é o contrato oficial. Mas para dar início às tratativas finais do acordo, é preciso apresentar a COF assinada. Uma regra importante é que só pode ser assinada após dez dias do seu recebimento. Caso contrário, o contrato é invalidado. 

Então, para avaliar o documento, é aconselhável que você conte com a ajuda de um advogado. Assim, você poderá se resguardar e sentir mais confiança no investimento.

Portanto, refaça o caminho quantas vezes sentir necessidade, não poupe tempo em pesquisar. Isso porque, a pesquisa faz toda diferença no momento de abrir uma franquia.

Além disso, uma boa opção para quem busca investir em microfranquias e ir até as feiras de franquias que acontecem em todo o Brasil. Lá, é possível conversar pessoalmente com os consultores das marcas e sentir mais confiança no empreendimento que você está interessado. 

Em seguida, encontre uma empresa que converse com seus princípios e valores. Assim, lidar com as dificuldades do dia a dia e com os desafios da administração de um negócio ficará muito mais fácil!

Pontos importantes para a abertura de uma microfranquia

Agora que você conhece as vantagens de uma microfranquia, é importante destacar um aspecto. É essencial considerar mais do que os custos baixos para o início da empresa.

Primeiro porque existem mais despesas do que o propriamente aplicado na compra da franquia. Em seu planejamento, é preciso que você inclua, por exemplo, os gastos realizados com condução, telefone, energia elétrica, entre outros. 

É por isso que, assim como nas franquias e em outros tipos de empreendimento, é preciso fazer um planejamento financeiro. Um plano detalhado vai facilitar que o negócio atenda às expectativas de ganho.

Mesmo que a microfranquia seja de um porte menor, ela pode ter um faturamento aproximado ao de uma franquia. Algumas crescem e podem necessitar da contratação de funcionários.

Dentro dos limites da franqueadora, essas empresas criam oportunidades para que empreendedores aumentem a renda de mais pessoas e favoreçam a qualidade de vida da comunidade.

Ainda assim, é comum que as empresas que requerem baixo investimento tragam resultados menores. Desse modo, é essencial que você converse com o franqueador e com outros franqueados. Esse cuidado vai garantir que o empresário não crie expectativas erradas de ganho.

De qualquer modo, na maioria dos casos, o investimento em uma microfranquia é proporcional ao retorno. Isso significa que aqueles que investem pouco (dinheiro e/ou dedicação) não podem esperar ganhos volumosos.

Se você está interessado em uma microfranquia, não se deixe levar pelas emoções. Analise bem o mercado de atuação e quais são as condições oferecidas pelo franqueador.

Também avalie se você consegue fazer os investimentos necessários e, especialmente, se tem afinidade com o tipo de negócio cogitado. Tal qual outras atividades, uma microfranquia exige muito empenho, dedicação e equilíbrio financeiro. Só assim ela pode crescer de forma sustentável.

Opções de microfranquias para investir

No mercado, as opções de microfranquias são as mais variadas, em diferentes ramos de atuação. Assim, antes de adquirir um negócio do tipo, é essencial realizar uma pesquisa detalhada. Não apenas avaliando o setor e a força da marca, mas também a sua afinidade para atuar na área.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

A seguir, apresentamos algumas opções e vantagens na microfranquia, em que você pode investir. Confira!

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Agora que você já sabe quais são as vantagens de abrir uma microfranquia, empreenda e ganhe dinheiro com o seu próprio negócio.

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