Descubra as vantagens e desvantagens de abrir uma microfranquia

Por
em
Muda de planta enraizada em um monte de moedas. Ilustração do texto sobre vantagens microfranquia.
Advertisement

Anda pensando em abrir seu próprio negócio? Então, vale a pena conhecer as vantagens da microfranquia. A opção é cheia de atrativos, apesar de possuir algumas limitações. Acompanhe o texto e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Um levantamento do Sebrae estima que as micro e pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil. São 6,4 milhões de negócios no país, e 99% deles correspondem a empreendimentos menores

Na hora de abrir uma empresa, existem duas opções principais: iniciar um negócio do zero ou adquirir uma franquia. Dentro da segunda possibilidade, há “subdivisões”, de acordo com o tamanho do empreendimento. É aqui que a microfranquia se encaixa, tendo custo de investimento menor do que uma franquia comum.

Mas quais seriam os benefícios de uma microfranquia, diante de um cenário econômico tão duvidoso? Foi para te apresentar essa resposta que produzimos esse conteúdo.

A crise econômica que ainda exerce efeitos sobre o Brasil trouxe uma forte necessidade de adaptação aos brasileiros. A adaptação impulsiona a inovação, proporcionando um momento ideal para encontrar soluções diferentes e apresentá-las ao mercado.

Nesse cenário, a ideia de abrir uma microfranquia se torna um caminho para aqueles que desejam aumentar a renda. Ainda, esse formato de franquias tem menor risco se comparado com a mortalidade das empresas comuns.

Trata-se de um movimento natural no mercado. Especialistas afirmam que a receita para enfrentar a crise é o investimento na inovação. Um momento de transição impõe desafios, mas também oportunidades. É preciso ter resiliência para aprender e aprimorar suas habilidades.

A seguir, listamos as diferenças entre uma microfranquia e uma franquia, além das vantagens e desvantagens desse tipo de negócio. Continue lendo o texto e aprenda mais sobre o mundo do empreendedorismo e do franchising!

Qual é a diferença entre microfranquia e franquia?

Mulher trabalhando em casa na frente do computador. Ilustração do texto sobre vantagens microfranquia.
Uma das vantagens da microfranquia é que o investimento inicial pode ser inferior ao das franquias tradicionais.

Para conhecer as reais vantagens da microfranquia, é preciso compreender, inicialmente, qual a diferença delas para os modelos convencionais de franquias.

Dessa forma, o primeiro ponto que devemos observar é o capital necessário para investir no negócio. Então, para se classificar como microfranquia, o empreendimento precisa ter investimento de até R$ 105 mil. 

Esse valor é definido com base no PIB anual médio por habitante no país, multiplicado por 3. Ou seja, o PIB anual médio por habitante no Brasil é de R$ 26,6 mil. A informação é da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Quando o custo é maior do que R$ 105 mil, a nova unidade de uma marca é considerada uma franquia. Agora, se o investimento for de até R$ 25 mil, a empresa será classificada como uma nanofranquia.

Assim como as demais, as microfranquias estão sujeitas à lei nº 13.966/2019 (Lei das Franquias Empresariais).

Em todos os modelos de franquia, o franqueador disponibiliza aos futuros franqueados o uso da marca comercial e de seu modelo de negócio. Isso inclui o seu know-how (conhecimento do processo) e as tecnologias necessárias para as operações. 

Logo, o franqueador é o dono da marca de franquia, e também disponibiliza seus produtos e serviços ao novo empreendedor. Por isso, a forma de operar de uma franquia é igual às demais unidades da empresa. 

De qualquer forma, uma microfranquia exige uma estrutura mais enxuta e acessível. Isso fará com que o retorno sobre o investimento seja mais rápido. Especialmente se considerarmos que o empreendedor está adquirindo uma marca já conhecida no mercado.

Microfranquias: um mundo de possibilidades para empreender e lucrar!

Dois homem conversando em uma mesa de escritório. Ilustração do texto sobre vantagens microfranquia.
São muitas opções de microfranquias no mercado.

As microfranquias tiveram um grande desenvolvimento no país nos últimos anos. Impulsionadas pelo cenário econômico controverso, elas surgem como um modelo de negócios que pode ser replicado por pessoas com pouco capital. Então, para se ter uma ideia, apenas em 2018 houve crescimento de 8% neste tipo de negócio.

Sendo assim, para esses pequenos empreendedores, uma microfranquia (frequentemente conhecida como franquia barata, pode ser um bom negócio. Especialmente quando o empresário possui disciplina. Isso porque, é comum que estes modelos de negócio estejam disponíveis na versão home office.

Nesses casos, os próprios empresários têm que cuidar da administração do negócio, prestar serviços e prospectar clientes. Portanto, é preciso contar com uma série de habilidades diferentes. 

Mas de qualquer modo, também é possível contratar uma equipe, sempre que o investidor achar necessário. Porém, é importante verificar a real necessidade desses funcionários e a qualificação necessária de cada um. A franqueadora pode auxiliar bastante nessas decisões, uma vez que já possui experiência no mercado de atuação.

Vantagens e desvantagens da microfranquia

Há uma série de vantagens em iniciar uma microfranquia. Porém, há também alguns pontos que precisam ser analisados com atenção . Afinal, eles precisarão ser trabalhados ao longo da jornada do seu negócio.

Assim, para ajudar você com essa decisão, preparamos uma lista de vantagens e desvantagens da microfranquia. Confira a seguir!

Vantagens de uma microfranquia

A primeira das vantagens da microfranquia é iniciar o empreendimento com uma marca já reconhecida no mercado.

O pequeno empresário ganha mais vantagem competitiva em relação aos empreendedores que estão começando do zero. Isso ocorre porque a franquia conta com produtos, serviços e modelos de negócio que foram testados no mercado.

Outro benefício ao franqueado é que na compra de insumos, ele usufrui de prazos mais generosos, descontos nos preços e pagamentos em melhores condições.

O apoio do franqueador

Mulher apontando para um quadro branco explicando algo para um homem. Ilustração do texto sobre vantagens microfranquia.
O franqueador auxilia em diversas etapas da gestão do negócio.

Se comparado a um negócio independente, o sistema de franquias é mais seguro. Por isso, um microfranqueado tem mais chances de ter sucesso no mercado. Afinal de contas, uma microfranquia vem acompanhada de uma rede própria de distribuição e uma marca fortalecida por uma série de produtos testados. 

Ao mesmo tempo, o franqueado obtém a orientação e treinamento necessários para atuar e se erguer no mercado. Logo, no treinamento dos franqueados, as empresas-mãe já têm compilados de informações sobre o perfil dos clientes, seus padrões de consumo e a maneira mais adequada de fazer a prospecção.

Depois, também é frequente que as empresas franqueadoras forneçam relatórios periódicos sobre o comportamento dos clientes. Assim como sugestões de estratégias para melhorar seus resultados.

Contar com um plano de negócio

Um dos maiores empecilhos para os empreendedores iniciantes é a formulação do plano de negócio. Além da pouca experiência, na maioria das vezes eles estão com funções acumuladas e não têm tempo para acompanhar e prever fatos políticos, sociais e econômicos que possam interferir no andamento dos negócios.

Desse modo, o apoio de um franqueador ajuda na instalação e expansão do negócio com riscos menores. Afinal de contas, uma franquia já vem com plano de negócios completo, igual ao que todas as unidades da marca usam. É esse plano que permite a padronização dos produtos e serviços da rede franqueada.

Economia de escala

Além dos pontos apresentados até agora, uma das vantagens da microfranquia está relacionada aos custos de propaganda. Isso porque, eles são distribuídos entre os franqueados da rede. Logo, permite-se uma redução significativa dos investimentos necessários por cada empreendedor.

Ajuda com o planejamento dos custos de instalação

Moedas e mudas de plantas. Ilustração do texto sobre vantagens microfranquia.
O investimento necessário para abrir uma microfranquia é baixo e tem retorno rápido.

Se você já teve um negócio independente antes, ou se tem amigos que já passaram por essa experiência, deve ter observado que os custos de instalação podem fugir do controle. Dessa forma, isso causa problemas de fluxo de caixa para o pequeno empreendedor e pode dificultar a manutenção do negócio. Com uma microfranquia, porém, esses riscos são diminuídos.

Em uma franquia bem formatada, o franqueador calcula e informa ao franqueado o custo do seu projeto arquitetônico. Assim como os valores para licenças de funcionamento. Também indica as máquinas e equipamentos necessários, e onde adquiri-los pelo melhor preço. Por fim, todas as informações aparecem no plano de negócios da marca.

Independência financeira

É bem verdade que um sistema de franquias não permite a autonomia total do empreendedor. Porém, o franqueado ainda possui independência jurídica e financeira em relação ao franqueador. Isso significa que a empresa do franqueado tem a própria razão social, e qualquer operação financeira é de responsabilidade individual dele.

Poupar custos com pesquisa e desenvolvimento de produtos

Os custos com pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e serviços, e com o aperfeiçoamento dos que já existem, é de total responsabilidade do franqueador. Por isso, compete a ele testar as novidades antes de lançá-las para a rede. Em seguida, poupa-se os custos do franqueado com a inovação e com testes com os consumidores.

Desvantagens de uma microfranquia

Advertisement

Como todo e qualquer empreendimento existem também pontos não tão positivos, acompanhe abaixo alguns deles.

Pouca autonomia nas decisões 

Embora existam várias vantagens de uma microfranquia, é preciso avaliar alguns pontos desse sistema. Logo, começando por sua pouca  autonomia na tomada de decisões internas. Em um sistema de franquias, ou você se adapta às regras e processos propostos pela franqueadora, ou você será convidado a se retirar.

Dessa forma, o sistema de franquia exerce controle permanente e constante sobre as operações do franqueado. As auditorias buscam detectar falhas no cumprimento das obrigações por parte do franqueado, auxiliar na gestão do negócio e verificar os controles financeiros e contábeis.

Portanto, um franqueado precisa entender que a interdependência em um sistema de franquias é o pré-requisito para se dar bem e colaborar com o desenvolvimento de toda a rede. Sendo assim, somente com esse controle, o franqueador pode amparar o franqueado e assegurar condições para que toda a rede cresça.

Controle sobre a localização

Mapa com pinos ilustrativos. Ilustração do texto sobre vantagens microfranquia.
A localização de uma microfranquia é definida conforme o público-alvo, a concorrência e a presença de outras unidades da franquia.

Um franqueado pode dar sugestões de locais apropriados para a instalação do ponto de venda. Porém, como o franqueador tem a responsabilidade final sobre a localização dos estabelecimentos, é provável que ele determine onde você deve instalar a unidade.

Em alguns casos, mesmo que o franqueado disponibilize um bom imóvel para a instalação da franquia, os estudos realizados pela franqueadora podem apontar que o local não é apropriado para as operações.

Até porque, existem atividades que não são autorizadas para espaços comerciais ou residenciais. Dessa maneira, é preciso obter licença da prefeitura da sua cidade. Assim, atente-se a essas condições antes de assinar os contratos.

Falhas podem acontecer

É bem verdade que as franquias, sejam elas tradicionais ou micro, trazem mais segurança para os empreendedores de primeira viagem. Mas quando eles selecionam redes de franquias com sistemas problemáticos, correm o risco de adquirir um negócio potencialmente ruim.

Isso porque, o descumprimento de cláusulas do contrato e atrasos na entrega de equipamentos e produtos são alguns sinais de que o sistema de franquias da marca é problemático.

Tal qual a diminuição da rentabilidade, a perda de qualidade dos produtos e serviços, entre outros. Por isso, procure conversar com quem já participa da rede de franquias para fazer esse diagnóstico em tempo!

Potencial de inovação limitado

Sendo um sistema baseado na padronização, o modelo de franquias pode limitar o seu potencial de inovação. Se você tiver ideias incríveis para aprimorar o negócio, será preciso submetê-las à empresa franqueadora e aguardar uma autorização para executá-las.

Vale a pena abrir uma microfranquia?

Homem servindo café em um cafeteria.  Ilustração do texto sobre vantagens microfranquia.
O modelo de negócio de microfranquias está disponível nos mais variados setores.

Em um cenário econômico hostil, é preciso que você se adapte bem às mudanças, buscando a reinvenção, o desenvolvimento de novas capacidades e competências. O investimento em uma microfranquia pode ser a melhor forma de se lançar às novidades do mercado, mantendo um nível de segurança.

Nessas situações, também é preciso ter foco. Embora o mercado dite uma série de ramos certeiros para investir, é preciso ter afinidade com o segmento da microfranquia. O interesse pelo setor é um dos fatores de peso para a sustentabilidade de seu empreendimento.

Portanto, começar um negócio pensando estritamente em alcançar lucro, por exemplo, é um grande erro e tende a levar o empreendimento por água abaixo. Já ter conhecimento prévio e, principalmente, sintonia com o empreendimento escolhido é o ponto principal para que ele dê certo.

Microfranquias são opções para jovens empreendedores

O modelo de microfranquias é cada vez mais procurado por jovens que buscam abrir um negócio. Isso porque, permite quem quer empreender, investir em um formato mais enxuto e barato.

Nesse sentido, é comum o jovem ainda não ter tanto dinheiro, mas isso não impede o seu desejo de empreender.

Como são modelos mais baratos, e ainda, com uma flexibilidade de horário de trabalho dependendo da franquia, permite ao jovem continuar estudando ou realizando outros projetos.

Porém, não apenas para os jovens, mas para todas as pessoas que nem sempre têm dinheiro para uma franquia convencional, mas tem um pequeno capital guardado.

O jovem escolhe uma microfranquia que se encaixe com os seus objetivos, que podem ser de curto, médio ou longo prazo. Por exemplo, uma franquia no setor de beleza, ou de alimentação, como o fast-food.

Da mesma forma, conta com modelos para atuar nos mais diferentes nichos de mercado. Assim, deve analisar bem a sua região, seu círculo de convivência, para escolher o negócio que melhor se encaixe.

Dicas para escolher investir em uma franquia 

Pensando em como escolher um tipo de franquia para investir? Uma boa dica é ser cliente da marca. Isso mesmo, passe a visitar empresas com as quais você têm afinidade. 

Homem e uma mulher sentados em uma mesa de escritório participando de uma reunião.
O processo de escolha de uma franquia exige bastante cuidado do empreendedor.

Logo, isso vai permitir que você tenha uma visão de cliente. Ou seja, será possível verificar como o cliente é atendido e como outras pessoas enxergam os serviços, avaliando o grau de satisfação de todos.

Tenha afinidade com o setor

O primeiro passo para conseguir investir em uma microfranquia é pesquisar bastante sobre a área que deseja atuar. Afinal, a expectativa é que esse empreendimento dure bastante tempo e não tem nada pior do que trabalhar com algo que você não se identifica.

Após isso, será a hora de fazer um levantamento sobre as melhores opções. Quais as condições do negócio, suas obrigações, possibilidades, lucro médio etc. 

Conheça a marca

Analisar o comportamento da empresa e perceber o interesse do consumidor e a qualidade dos serviços prestados pode ser decisivo na hora de escolher em que modelo de franquia investir.

Pesquise sobre a marca, visite o site da empresa, conheça mais o perfil dos clientes e as referências. Desse modo, busque por outros franqueados para saber o que acharam do processo. Eles vão saber esclarecer as dúvidas que por ventura possam estar travando o seu ideal de investir. 

Sentir-se atraído pelo que é oferecido também é um bom sinal de que a empresa pode ser uma opção interessante para investimento. 

Analise a COF com cuidado

COF é a sigla para Circular de Oferta de Franquia. É por meio desse documento, que o futuro franqueado conhece de fato a marca e poderá comparar as vantagens da microfranquia.

Ou seja, saberá sobre o seu histórico, as taxas que serão cobradas, suas obrigações como franqueado, o que ele pode exigir da franqueadora etc.

Porém, vale lembrar que a Circular não é o contrato oficial. Mas para dar início às tratativas finais do acordo, é preciso apresentar a COF assinada. Uma regra importante é que ela só pode ser assinada após 10 dias do seu recebimento. Caso contrário, o contrato é invalidado. 

Então, para avaliar a COF, é aconselhável que você conte com a ajuda de um advogado. Assim, você poderá se resguardar e sentir mais confiança no investimento.

Portanto, refaça o caminho quantas vezes sentir necessidade, não poupe tempo em pesquisar. Isso porque, a pesquisa faz toda diferença no momento de abrir uma franquia.

Mãos masculinas sobre um caderno.
Analise bem a documentação da franquia antes de fechar negócio.

Além disso, uma boa opção para quem busca investir em microfranquias e ir até as feiras de franquias que acontecem em todo o Brasil. Lá, é possível conversar pessoalmente com os consultores das marcas e sentir mais confiança no empreendimento que você está interessado. 

Em seguida, encontre uma empresa que converse com seus princípios e valores. Assim, lidar com as dificuldades do dia a dia e com os desafios da administração de um negócio ficará muito mais fácil!

Pontos importantes para a abertura de uma microfranquia

Agora que você conhece as vantagens de uma microfranquia, é importante destacar um aspecto. É essencial considerar mais do que os custos baixos para o início da empresa.

Primeiro porque existem mais despesas do que o propriamente aplicado na compra da franquia. Em seu planejamento, é preciso que você inclua, por exemplo, os gastos realizados com condução, telefone, energia elétrica, entre outros. 

É por isso que, assim como nas franquias e em outros tipos de empreendimento, é preciso fazer um planejamento financeiro. Um plano detalhado vai facilitar que o negócio atenda às expectativas de ganho.

Mesmo que a microfranquia seja de um porte menor, ela pode ter um faturamento aproximado ao de uma franquia. Algumas crescem e podem necessitar da contratação de funcionários.

Dentro dos limites da franqueadora, essas empresas criam oportunidades para que empreendedores aumentem a renda de mais pessoas e favoreçam a qualidade de vida da comunidade.

Ainda assim, é comum que as empresas que requerem baixo investimento tragam resultados menores. Desse modo, é essencial que você converse com o franqueador e com outros franqueados. Esse cuidado vai garantir que o empresário não crie expectativas erradas de ganho.

De qualquer modo, na maioria dos casos, o investimento em uma microfranquia é proporcional ao retorno. Isso significa que aqueles que investem pouco (dinheiro e/ou dedicação) não podem esperar ganhos volumosos.

Se você está interessado em uma microfranquia, não se deixe levar pelas emoções. Analise bem o mercado de atuação e quais são as condições oferecidas pelo franqueador.

Também avalie se você consegue fazer os investimentos necessários e, especialmente, se tem afinidade com o tipo de negócio cogitado. Tal qual outras atividades, uma microfranquia exige muito empenho, dedicação e equilíbrio financeiro. Só assim ela pode crescer de forma sustentável.

Opções de microfranquias para investir

Homem sorrindo trabalhando em um computador na sua casa.
Ache uma franquia que se encaixe ao seu perfil e seus objetivos de vida.

No mercado, as opções de microfranquias são as mais variadas, em diferentes ramos de atuação.

Assim, antes de adquirir um negócio do tipo, é essencial realizar uma pesquisa detalhada. Não apenas avaliando o setor e a força da marca, mas também a sua afinidade para atuar na área.

A seguir, apresentamos algumas opções e vantagens na microfranquia, em que você pode investir. Confira!

Acquazero

Na Acquazero, o consumidor encontra uma cartela variada de serviços para o cuidado com o seu carro.

Dessa maneira, a marca é a maior rede de estética automotiva do mundo. Seu principal serviço é a limpeza ecológica dos veículos, com apenas 300 ml de água. Enquanto isso, uma lavagem comum pode usar até 300 litros.

Por conta deste trabalho ambiental, a franquia foi destaque na revista eletrônica SEGS como uma das empresas que investem em sustentabilidade.

Além da limpeza, o franqueado Acquazero pode oferecer serviços como o enceramento, cristalização de vidros e limpeza técnica de motor. Ainda há a revitalização de plástico, restauração da pintura, remoção de chuva ácida e muito mais!

Para investir em uma microfranquia Acquazero, você pode optar por um dos modelos de franquia home office ou de loja. Os valores de investimento partem de R$ 23 mil.

No modelo Home Office, o franqueado oferece atendimento de modo delivery, na casa ou trabalho do cliente.

Já a versão Prime vem no formato de uma loja que pode atender 4 carros simultaneamente. Ela oferece mais serviços do que as versões delivery e Standard.

Por fim, há a unidade do modelo Desenvolvedor de Área. Nesse caso, o franqueado não só atende aos clientes, como também serve como fornecedor de produtos a outros franqueados. Esses produtos são licenciados pela franquia e servirão para o trabalho das demais unidades Acquazero.

Conheça um pouco mais sobre a Acquazero no vídeo a seguir. Assista!

Encontre Sua Viagem

Quem deseja atuar no setor do turismo pode optar pela micro franquia Encontre Sua Viagem. A agência oferece as mais variadas soluções aos consumidores, incluindo passagens aéreas nacionais e internacionais.

Há também hotelaria e pacotes de viagem, para dentro e fora do Brasil, locação de veículo, seguro viagem, cruzeiros, passagens rodoviárias e mais.

Segundo o diretor da Encontre Sua Franquia, Henrique Mol, o mercado de turismo tem se recuperado bem com o avanço da vacinação pelo mundo. Por isso, é um setor que merece atenção.

Investir na loja física da Encontre Sua Viagem custa cerca de R$ 46 mil. Outra possibilidade é a versão home office da franquia, por R$ 12 mil.

Quisto Corretora de Seguros

A Quisto Corretora de Seguros está no mercado desde 2012 e possui em seu catálogo de serviços mais de 100 opções de seguros e soluções financeiras. O sistema usado pela franqueadora consegue fazer e comparar até 20 orçamentos simultaneamente. 

Ela oferece seguro de carros, vida, condomínio e imobiliário, além de consórcios, previdência privada e planos. Assim, a marca possui boas taxas de comissão, que podem variar entre 10% e 45% dependendo do ativo.

O modelo home office da Quisto foi destaque na revista eletrônica SEGS, pois é mais enxuto e tem atraído empreendedores do Brasil inteiro. Prova disso, é que a franquia possui mais de 100 unidades em operação.

Mas para quem se interessar em abrir uma unidade da marca, o seu custo para as franquias físicas é de R$ 62 mil.

Mardelle Moda Íntima 

A Mardelle é uma franquia de lingerie que atua há 25 anos no mercado da moda íntima. Com mais de 25 lojas abertas nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste, a Mardelle conta com seis confecções próprias no Brasil.

Sua diversidade de produtos atende a todos os públicos, adulto e infantil. Os itens acompanham as tendências e exigências do mercado de roupas íntimas. Fazem parte do catálogo da Mardelle os seguintes itens:

  • Linha básica feminina: com calcinhas e sutiãs de modelos, tamanhos e cores variadas, seguindo as tendências da moda íntima atual
  • Noite: baby doll, camisolas e pijamas (masculinos, femininos e infantis) 
  • Básica masculina: cuecas e sungas 
  • Infantil: calcinhas e duas peças (feminina infantil) 
  • Maternidade: camisolas, bodys e calcinhas para o maior conforto das gestantes e mães em período de amamentação 
  • Plus Size – lingeries, pijamas e modeladores 

De acordo com a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a marca triplicou o faturamento do e-commerce ao vender lingerie por meio do WhatsApp.

Nas opções de franquias da Mardelle são disponibilizados modelos de loja física de loja de rua e loja de shoppings.

#1 Lavanderia

De modo geral, a #1 Lavanderia oferece o serviço de lavagem profissional e passadoria por assinatura. A marca existe desde 2016 e conta com 26 unidades em todo o país.

Inclusive, a #1 Lavanderia é a única do Brasil que pratica a identificação das roupas por código de barras. Dessa forma, os serviços são oferecidos de forma simplificada, com baixo custo e poucos funcionários.

Neste sentido, o franqueado pode escolher entre três modelos de negócio presenciais, mas pode administrar a franquia à distância. Para abrir sua unidade, você vai contar com suporte da franqueadora para escolher o ponto comercial mais adequado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 26,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses

Achei no Pão

Antes de mais nada, o foco da franquia Achei no Pão é comercializar publicidade em sacos de pão personalizados. Assim, marcas locais anunciam nas embalagens que são entregues a panificadoras parceiras.

Dessa forma, o papel do franqueado é prospectar anunciantes, manter contato com eles e gerenciar os pedidos. Contudo, é a franqueadora que realiza a confecção dos sacos de pão com as publicidades.

Sendo assim, a marca, que existe desde 2014, oferece ao franqueado um modelo de negócio home based, sem necessidade de ponto físico. Além disso, a matriz oferece capacitação constante, incluindo a plataforma de ensino Universidade Achei no Pão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

Acqio

A Acqio é uma rede de franquias que oferece diversas soluções financeiras. A franquia tem entre seus produtos uma maquininha de cartão, crédito auto e home, crédito para lojistas, links para vendas online e redes sociais, e muito mais.

Os franqueados da Acqio têm todo o apoio para prospectarem na sua unidade. Dessa forma, você vai construir uma carteira de clientes para a oferta dos produtos.

Para cada cliente conquistado, o franqueado recebe uma comissão dos produtos vendidos. Ao mesmo tempo, recebe um percentual a cada transação. O modelo de negócio é home based, permitindo ao investidor trabalhar de casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses

Aprova Crédito

A Aprova Crédito trabalha no segmento de crédito e já está consolidada no mercado. A rede tem parcerias com as melhores instituições financeiras e, por isso, as soluções que oferece são bem variadas.

São serviços como empréstimos, portabilidade e refinanciamento, financiamentos, consórcios, capital de giro para empresas, maquininhas de cartão, seguros etc.

O papel do franqueado é o gerenciamento da unidade. Porém, você terá treinamento completo sobre como atuar e vender as soluções da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 18 meses

Aromi Design

A Aromi Design é uma rede de franquias autoridade em marketing olfativo. Assim, com seus produtos a marca ajuda a complementar os designs de ambientes.

O que a franquia faz é criar fragrâncias para os espaços. É possível atuar em praticamente todos os tipos de ambientes.

Como franqueado, você vai receber o suporte da franqueadora em diversos aspectos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 59 mil
  • Prazo de retorno: de 11 a 12 meses

Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Assim que você se tornar um franqueado, a franqueadora vai desenvolver um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar essa loja virtual, para que as pessoas comprem nela. Não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Bioflora

A Bioflora é uma rede de franquias que trabalha no segmento de cuidados com a saúde, com suplementos alimentares. Seu modelo de negócio é digital, então seu trabalho como franqueado será fazer o marketing do negócio e atrair as pessoas.

Também dá para fazer vendas pessoalmente, entregando para o cliente o que você estiver de estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 me ses
  • Advertisement

Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness em toda a América Latina.

O seu modelo de negócio funciona de forma online e permite aos franqueados operarem suas unidades sem a necessidade de uma estrutura física.

Ao abrir sua unidade, você vai receber um site desenvolvido pela franqueadora. A rede oferece suporte completo para as vendas e divulgação do site.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Camerite

A Camerite é uma rede de franquias que oferece soluções de monitoramento por inteligência artificial.

Assim, ela trabalha com uma plataforma e aplicativo para monitoramento. Dessa forma, os franqueados oferecem uma solução altamente tecnológica aos seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,3 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Cappta: Programa Empreendedor

A franquia Cappta: Programa Empreendedor oferece uma oportunidade para o licenciado trabalhar de casa, sem ponto físico, com horários flexíveis e ganhos que variam de acordo com a performance.

Isso porque, o papel do empreendedor é realizar a prospecção de lojistas, oferecer as soluções de pagamento da Cappta e administrar a carteira de clientes.

O grande diferencial da marca é permitir que os lojistas parcelem as compras em até doze vezes para o cliente, mas recebam o valor à vista.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 199,00 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 2 meses

Chicken In House

A Chicken In House é uma franquia de Alimentação que existe desde 2015 e oferece um alimento amado pelos brasileiros: o frango frito. Mas a rede também conta com um cardápio variado, com outros pratos e bebidas.

Em 2016, a rede iniciou o processo de expansão por meio de franquias. Atualmente, a Chicken In House conta com 36 unidades em sete estados brasileiros.

Dessa forma, o franqueado pode escolher entre a loja física, o delivery ou ambos. Além de receber a receita secreta do frango frito crocante, o investidor conta com apoio na escolha do ponto, software de gestão e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 14 meses

Cuidare

A Cuidare é uma franquia de cuidadores de pessoas. Dessa forma, a rede atua oferecendo profissionais capacitados e especializados para prestarem auxílio aos pacientes no dia a dia.

Para investir, você pode escolher por ter um espaço físico ou atender no formato home office.

Hoje, a Cuidare busca investidores com perfil empreendedor, mas que valorizem o lado humano. Os franqueados atuam sempre em contato com a família das pessoas cuidadas, oferecendo feedback e conforto no processo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

Emagrecentro

A rede de franquias Emagrecentro tem o objetivo de ser a maior e melhor rede de emagrecimento, saúde e estética do Brasil.

Assim, a marca tem uma metodologia exclusiva e patenteada de emagrecimento pelo INPI, com quatro fases.

Para se tornar franqueado da Emagrecento é necessário ter iniciativa e carisma. Assim como afinidade com o empreendedorismo e interesse pelo segmento de estética e beleza.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 13 meses

Euromercantil

A Euromercantil é uma marca de serviços financeiros para empreendedores. Assim, a franqueadora conta com soluções como: máquinas de cartão, banco digital e cartão de crédito.

A marca surgiu em 1993, com o objetivo de alavancar empresas, micro empresários e profissionais liberais em início de expansão. Assim, as soluções financeiras são acessíveis.

Por sua vez, o franqueado pode atuar no formato home office, realizando a prospecção de empresários que precisem de soluções comerciais para os seus negócios. Além do mais, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

Exagerado Fried Chicken

A Exagerado Fried Chicken é uma rede de franquias de frango frito com o tempero e corte mais apreciado pelo brasileiro.

A marca tem como carro-chefe os combos de frango frito servidos em baldes e os hambúrgueres de frango.

Assim, o franqueado tem o papel de gerenciar o negócio. Para isso, terá suporte constante, inovação com produtos de alta demanda, diversos modelos de negócio e uma marca consolidada no país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 14 meses

Exponencial Cursos

A Exponencial Cursos é uma franquia que tem o objetivo de transformar o futuro por meio da educação. Para isso, ela oferece cursos preparatórios para crianças e jovens, que focam nas profissões do novo mundo.

Os cursos englobam assuntos como robótica, programação, empreendedorismo, educação financeira, desenvolvimento de games, matemática digital e inglês. Assim, o investidor terá um negócio de destaque.

A rede é a única escola 4.0 do Brasil. Seu ensino é digital e interativo, além de inovador. O papel do franqueado é gerenciar sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 105 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 16 a 24 meses

Fábrica de Placa

A Fábrica de Placa pode ser uma boa opção para quem quer atuar no segmento automotivo. A rede nada mais é do que uma fábrica e comércio de placas para veículos.

Dessa forma, uma franquia da marca produz e instala as placas padronizadas do Mercosul, exigidas para carros novos e usados adquiridos em todo o Brasil.

De modo geral, os franqueados podem ter uma unidade licenciada pelo Detran em até 30 dias. Além disso, a franqueadora oferece qualificação técnica para toda a equipe, suporte operacional e um departamento de marketing e comunicação interna.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 10 meses

Faculdade Multivix

A Faculdade Multivix  tem nota máxima no MEC e está entre as 12 maiores universidades do Brasil.

O negócio tem um modelo de operação totalmente à distância. Dessa forma, os alunos podem realizar tarefas como envio de trabalhos, emissão de boletos, download de materiais didáticos e verificar suas notas por um aplicativo.

Por sua vez, os franqueados recebem treinamentos semanais para ajudar na operação da marca. Além disso, contam com suporte acadêmico, financeiro, de marketing e comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 24 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

Grupo Vigivel

O Grupo Vigivel é uma rede de franquias no segmento de segurança eletrônica. Com ela, você vai oferecer o serviço de monitoramento de veículos, garantindo maior cuidado para pessoas físicas e os veículos de empresas.

Como franqueado, você terá suporte junto ao software, ao sistema e a equipe, para alcançar os melhores resultados possíveis com a sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Home Angels

A rede Home Angels é a maior no segmento de cuidados para pessoas idosas na América Latina. Assim, o negócio é ideal para empreendedores que se identifiquem com o mercado de prestação de serviços e cuidados a outras pessoas.

Dessa forma, os franqueados recebem os treinamentos necessários e específicos para a área. Eles também têm acesso ao portal Home Angels, onde podem encontrar um banco de talentos nacional para captar currículos direto de suas regiões.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: não informado

Homecare dos Óculos

A rede Homecare dos Óculos é uma franquia pioneira no processo de trabalho ótico domiciliar. Assim, ela idealizou o Sistema Optical Store Móvel, em que o franqueado tem um kit de armações e lentes, e leva-o até os seus clientes, para vender.

O perfil do franqueado da Homecare é de pessoas empreendedoras, com disponibilidade para acompanhar o negócio de perto.

Também é importante que você seja comunicativo, esteja disposto a aprender e a ser um líder.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

Kaz

A Kaz é uma franquia responsável por conectar empresários, que podem trocar produtos e serviços entre si de maneira fácil e rápida.

Assim, a rede oferece um sistema moderno de permuta online. Os franqueados ideais precisam ter um perfil comercial, experiência com vendas e capital para investimento mínimo.

Além disso, você precisa acreditar no empreendedorismo e no modelo de negócio da Kaz. Também é importante ter afinidade com a classe empresarial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 9 a 12 meses

Lady Driver

A Lady Driver é um aplicativo de transporte feito por e para mulheres. O seu modelo de negócio não é uma franquia e sim um licenciamento. 

Dessa forma, como licenciado Lady Driver, você vai se tornar responsável pelo desenvolvimento da marca no mercado local.

Seu trabalho será de gestão e divulgação. Já as motoristas do aplicativo serão condutoras parceiras que você vai prospectar para o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 21 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 18 meses

Limpeza Com Zelo

A franquia Limpeza Com Zelo é uma rede que oferece serviços de limpeza e manutenção profissional. Ela segue os protocolos de limpeza mais rígidos e modernos que existem no mercado.

Ou seja, não há nada que os franqueados da rede não possam limpar. A franqueadora também oferece diversos suportes e canais para comunicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

Linked

A rede Linked é uma franquia de serviços de automação comercial. Assim, ela oferece uma plataforma para restaurantes e lanchonetes, que têm diversas soluções. Por exemplo, frente de caixa, aplicativo delivery, integração com iFood, Rappi etc.

Você poderá fazer a gestão do seu negócio em casa, por meio do home office. Sua responsabilidade será de prospecção e marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 1 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 8 meses

Maria Açaí

A Maria Açaí é uma açaiteria que tem um produto com concentração de açaí quatro vezes maior que os seus concorrentes, segundo a empresa.

Por isso, hoje são 100 unidades em diversos estados do Brasil. Como franqueado, você pode escolher entre quatro modelos de negócio, incluindo o delivery. Todos eles têm em comum o fato de contarem com uma operação simples, que demanda pouco espaço e colaboradores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 83 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

Mazze

A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, vai poder trabalhar com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Mundo Toy

A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online.

Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque e sem precisar realizar as entregas.

Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian é uma rede que atua em quiosques, oferecendo um mix de castanhas. Como amêndoas, amendoim, macadâmia, avelã, Castanha-do-Pará e outras. Todas são glaceadas de acordo com uma receita exclusiva da marca, que torna os produtos saborosos e com cheiro irresistível.

As franquias são quiosques instalados em locais de alto movimento, como shoppings. A franqueadora oferece suporte completo, desde a escolha do ponto até campanhas de publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

Omie

A Omie é uma plataforma de gestão na nuvem para empresas de todos os portes. Assim, ela integra em um só lugar vários elementos úteis para a gestão empresarial.

Como um Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros. Dessa forma, cabe ao franqueado realizar a prospecção de clientes e oferecer as soluções disponibilizadas pela marca.

Para isso, a franquia permite que o franqueado atue em um escritório, sem a necessidade de projeto arquitetônico. Além do mais, você vai receber consultoria de campo especializada e capacitação contínua à distância.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

Pede.ai

O Pede.ai é um aplicativo de delivery específico para médias e pequenas cidades. Assim, ele não é especificamente uma franquia, mas um serviço de licenciamento.

Dessa forma, os licenciados investem e ficam responsáveis por desenvolver a marca em suas cidades. O trabalho é home based, podendo ser feito de qualquer lugar.

O aplicativo pode atuar na entrega de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops, gift cards e muito mais.

Mas o licenciado, em si, não precisa fazer o delivery. Você será responsável apenas por fazer a ponte entre a marca e os comerciantes locais, bem como gestão dos clientes e divulgação local da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

Pit Stop

A Pit Stop é uma rede que busca vender bebidas, sobretudo cerveja, de um jeito inovador. Assim, os consumidores podem pedir as bebidas por aplicativos de delivery, ou irem até um dos containers da marca.

Assim, nas unidades Pit Stop, os consumidores encontram produtos da Ambev e outros bebidas complementares ao momento de lazer.

De modo geral, o franqueado é responsável pelo gerenciamento operacional da unidade e todas as atividades contempladas na operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 16 meses

Ponto TV Publicidade

A Ponto TV Publicidade é uma rede de mídia indoor. Ou seja, divulga publicidade em ambientes fechados onde há grande concentração ou fluxo de pessoas, como lotéricas, cartórios, academias, hospitais, shoppings, farmácias, restaurantes.

Sua forma de atuação pode ser 100% remota, sem necessidade de um ponto comercial. Você será responsável pela prospecção de novos pontos e anunciantes, e pela instalação das televisões para publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

Postal BR

A Postal BR é uma marca que realiza transporte e entrega de encomendas. Assim, a rede se destaca por valores de frete baixo sem limitação de peso e medidas, com segurança e garantia de prazo de entrega 100% rastreável. 

A marca surgiu em 2017 e já conta com 100 unidades operacionais localizadas estrategicamente para movimentar cargas em todo o Brasil. Além do mais, ela conta com um aplicativo para realizar as operações.

Assim, cabe ao franqueado ser o gestor operacional e comercial, e organizar as entregas. Tudo isso será feito com suporte e treinamento por parte da franqueadora.                                  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

Primeiro Mundo Registros de Marcas

A Primeiro Mundo Registro de Marcas atua no registro de marcas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Atualmente, a marca atua no Brasil e no exterior e oferece a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do seu produto, serviço ou invenção, acompanhando todas as fases do processo de registro junto ao INPI.

Como franqueado, você vai poder trabalhar no modelo home office, de onde quiser, atendendo inclusive clientes de outros países.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 16 meses

Prospecta Obras

A Prospecta Obras é um sistema que conecta profissionais da área de construção a obras que estão em andamento ou ainda vão começar. Para ter acesso a esses dados, os clientes pagam um valor mensal.

Por sua vez, os franqueados têm acesso a um modelo de negócio home based. Assim, seu trabalho é prospectar clientes e apresentar a eles a plataforma e os planos de assinatura.

Além disso, a franquia tem baixo custo de manutenção e amplo público-alvo. A franqueadora ensina como usar o sistema e oferece suporte em outras áreas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

QCarreira

A rede QCarreira surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal. Para isso, a marca desenvolveu um aplicativo e uma metodologia próprios.

Assim, os clientes passam por um programa que identifica os potenciais de cada um e apresenta opções de carreiras que combinam com o perfil.

A franquia QCarreira permite ao franqueado trabalhar de casa, com atendimento online. Para atuar, você vai receber treinamento completo da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

Qualifica Cursos

A Qualifica Cursos faz parte de uma rede com mais de 20 anos de atuação no ramo da Educação Superior. Ela atua com cursos profissionalizantes, pós-graduação, preparatórios, graduações e muito mais.

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma online. Dessa maneira, o franqueado pode se tornar diretor de uma universidade online.

Para isso, você vai passar por qualificações recorrentes, contar com software de gestão comercial, pedagógica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

RapChef

A RapChef é uma rede de delivery de comida saudável e congelada. Dessa forma, os consumidores recebem refeições pré-prontas, com alto valor nutricional e porções ideais para quem se preocupa com a saúde.

Mas caso queira investir, o franqueado pode ficar tranquilo, pois não precisará cozinhar. O que você vai fazer é adquirir as refeições de um dos fornecedores homologados e realizar as entregas via delivery.

Caso prefira, o franqueado também pode ter um espaço físico para vender as refeições. De todo modo, você vai receber apoio da marca para aprender sobre a operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

iGUi Tratabem

A iGUi Tratabem é a primeira franquia do Brasil especializada no tratamento, assistência técnica, limpeza, manutenção e venda de produtos e acessórios para todos os tipos de piscinas.

Assim, o franqueado pode atender presencialmente em uma loja padronizada ou optar pelo modelo home office. Além disso, você vai contar com suportes, consultoria de campo, treinamentos e material para divulgação da rede.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 68 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

Reiback

A Reiback Franquias é uma rede de Multi Produtos. Assim, você vai poder atuar em quatro segmentos, para um retorno rápido e recorrente. São Seguros, Consórcio, Crédito Consignado e sistemas de Energia Solar.

Seu trabalho como franqueado será de divulgação da unidade e a busca por clientes para comporem sua carteira de usuários. Você terá todo o treinamento e suporte necessários para atuar, oferecido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

SMARTblocks Robótica

A SMARTblocks Robótica tem como missão usar a Robótica Pedagógica como ferramenta de ensino e aprendizagem. Por isso, o que você vai oferecer são aulas para crianças e adolescentes, pensando na formação pessoal e profissional dos seus alunos.

O perfil de franqueado procurado pela franqueadora é de pessoas para fazerem a prospecção das escolas na região.

Tudo será feito por meio da metodologia e material exclusivos da marca SMARTblocks. Como franqueado, você vai contar com suporte e treinamento completos para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 27 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

SmartComm

A rede SmartComm é a primeira franquia brasileira especializada na comunicação inteligente. O que ela oferece são soluções para o envio de mensagens por SMS, pop-up, WhatsApp etc. Assim, as empresas que contratarem seus serviços poderão manter contato próximo com seus clientes.

Como franqueado, você terá diversos suportes, com transferência de know-how e acompanhamento permanente. Além disso, irá receber modelos de apresentação e proposta comercial, para facilitar suas vendas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5,6 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 10 meses

StartupWin

A rede de franquias StartupWin é um negócio diferente. Para atuar nele, você vai escolher até duas marcas que a rede tem em seu portfólio, e então vai vender os produtos e serviços delas.

Você vai poder trabalhar, por exemplo, com telemedicina, transporte de passageiros e serviço de entregas, marketing e mais.

A franqueadora oferece acesso à Universidade Corporativa Win, onde o franqueado recebe todo o treinamento para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 8 meses

Timol

A Timol atua no ramo de produção e comercialização de produtos magnéticos, ligados ao tratamento de água.

O perfil de franqueados é de pessoas com vontade de aprender e se desenvolver profissional e financeiramente. Assim, o investidor vai trabalhar na revenda de produtos magnéticos, usando das redes sociais, de porta a porta ou por indicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

Top English

A Top English é uma franquia de ensino com metodologia completamente focada na conversação, desde a primeira aula. Assim, a gramática é assimilada de forma extremamente objetiva, eficiente e prática.

O curso pode ser presencial, com aulas em casa ou no trabalho, e também de forma online com um professor ao vivo.

O modelo de negócio tem uma estrutura organizacional com três figuras: o franqueador, o master franqueado e o professor (franqueado regional). O franqueador tem o papel de dono da marca; o master franqueado terá o direito de subfranquear seu território; e o franqueado regional é o professor de inglês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

UniAteneu

A UniAteneu é uma instituição de ensino superior que trabalha por meio de parcerias institucionais. Ela oferece cursos de graduação, técnicos, pós-graduação e mais.

O perfil de franqueado procurado pela UniAteneu é de pessoas que já tenham experiência no segmento educacional.

A franqueadora destaca que a participação e dedicação do franqueado na condução do negócio é essencial, e aumenta significativamente os resultados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Visão Total Vistoria

A Visão Total Vistoria é uma rede de franquias que oferece o serviço de verificação de veículos. Assim, você vai identificar detalhes que precisam de ajustes e se o funcionamento geral do veículo está em boas condições.

Para ser um franqueado da Visão Total Vistoria é necessário investir em um espaço físico. Porém, alguns atendimentos podem funcionar por delivery, oferecendo praticidade e conforto para os clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

X Costela e Cia

A X Costela & Cia está no ramo de gastronomia há 43 anos. Seu cardápio tem como estrela principal a carne desfiada nos sanduíches.

Os atendimentos são feitos de forma presencial, delivery e pelo aplicativo do iFood. Além disso, as unidades são de fácil operação e administração.

O perfil ideal para trabalhar com a X Costela & Cia é de pessoas dedicadas. A franqueadora irá enviar todos os insumos prontos, processados e embalados um a um. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

Gostou desse conteúdo sobre as vantagens da microfranquia? Então, compartilhe em suas redes sociais! Você também pode acompanhar nossos artigos e saber mais no nosso blog!

Se você quer abrir sua franquia, mas ainda tem dúvida sobre qual, pode continuar sua leitura em: O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?

*Informações publicadas em FEVEREIRO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

Advertisement
Advertisement