Aqui estão: as vantagens de se tornar um empreendedor e segmentos de sucesso

Por
em
moça sorrindo e apertando mão de outra pessoa imagem ilustrativa texto vantagens de se tornar empreendedor
Advertisement

Anda se perguntando quais as vantagens de se tornar empreendedor? Pois conhecer cada uma é importante, para você ter a certeza de que o empreendedorismo vale mesmo a pena para você. É sobre isso que falamos neste conteúdo.

Hoje, cerca de 66% dos brasileiros deseja empreender. Mas há vários casos em que as empresas fecham rapidamente, e isso acontece por vários fatores. Inclusive a falta de conhecimento sobre as vantagens de se tornar um empreendedor e as etapas necessárias para isso.

Mas com um pouco de estudo, você vai se sentir mais preparado para abrir seu negócio. Seja ele uma empresa nova, seja uma franquia, que é um tipo de empresa com retorno mais seguro.

5 vantagens de se tornar um empreendedor

Logo abaixo, listamos as maiores vantagens de você se tornar um empreendedor e trabalhar por conta própria. Acompanhe!

1. É possível se dedicar ao que gosta

Você gosta do seu trabalho? Está plenamente satisfeito com as funções que exerce, com o modo que é tratado pelo seu chefe? Se sente motivado a trabalhar todos os dias?

Se a sua resposta foi positiva, é sinal de que você trabalha com o que gosta. Entretanto, grande parte das pessoas exerce funções que não as motiva, mas se veem obrigadas a exercê-las por questões financeiras, e até mesmo pessoais.

Assim, uma das maiores vantagens de abrir um negócio é poder se dedicar a algo que você realmente gosta e que lhe faça se sentir importante. Aliás, isso gera uma motivação que tem relação direta com o sucesso profissional. Pessoas felizes trabalham com mais dedicação.

2. É uma maneira de realizar sonhos e objetivos

Advertisement

Qual o seu sonho? Comprar a casa própria, um carro novo, fazer uma viagem inesquecível com a família? Todos nós temos um objetivo de vida e, seja qual for ele, se tornar empreendedor pode colocar você a um passo de realizá-lo.

A realidade do trabalhador brasileiro, apesar dos avanços, ainda não contribui de maneira significativa para a realização de seus sonhos. O comum é trabalhar por longos anos até atingir uma boa condição financeira, poder adquirir bens e desfrutar de sua aposentadoria.

Por outro lado, quem se torna empreendedor tem melhores condições de atingir seus objetivos, com mais rapidez. A possibilidade de se dedicar ao que gosta e ter uma boa renda favorece a realização desses grandes sonhos.

3. Confere mais autonomia e liberdade profissional

Um dos problemas de ser um empregado é ter que responder e atender às ordens de um superior. Muitas empresas, erroneamente, ainda podam a criatividade de seus colaboradores, transformando-os em meros executores de atividades.

Se isso é algo que incomoda em seu trabalho, talvez o empreendedorismo seja realmente uma boa opção. Especialmente se você busca por mais autonomia e liberdade, em sua vida profissional ou pessoal. 

Empreendedores são pessoas criativas e inquietas. Eles desejam mudar não só a própria vida, como a de todos ao seu redor. Ser dono do próprio negócio é a maneira mais fácil de colocar tudo isso em prática.

4. Possibilita a geração de renda e emprego a outros indivíduos

Como dissemos, um empreendedor é alguém que deseja mudar o mundo por meio de uma ideia. Uma de suas grandes contribuições para a sociedade é a geração de renda e emprego. 

Sua ideia e vontade de vencer geram impacto na vida de outras pessoas. Elas também podem contribuir para o desenvolvimento do País. Como trabalhador, você sabe o quanto boas oportunidades fazem a diferença na vida de funcionários e colaboradores, não é mesmo?

5. Permite que você aprenda com seus próprios erros

O processo de aprendizagem envolve estudo, aperfeiçoamento e muita prática. Ao abrir uma empresa, você descobrirá que o cotidiano pode ser muito desafiador, sendo possível aprender muito com os acertos e erros cometidos.

Nem todas as respostas para a gestão de uma empresa podem ser encontradas em livros e palestras. Aliás, aqueles que se arriscam são os que têm mais chances de alcançar o sucesso. Você terá a oportunidade de crescer e se aperfeiçoar enquanto empreender.

Conheça algumas áreas promissoras para abrir um negócio

Agora que você já sabe que é possível se tornar um empreendedor de sucesso, mesmo não possuindo uma grande reserva financeira para investir, vamos ajudá-lo a escolher a sua área de atuação. Para isso, reunimos aquelas que mais vêm se destacando nos últimos anos.

Se você chegou até aqui, fique bem atento às próximas informações, pois elas podem contribuir para a conquista de seu grande sonho.

Inclusive, podem ser opções para você abrir uma franquia. Esse modelo de negócio é mais seguro e simples de atuar, e pode contribuir para o seu sucesso.

1. Mobile marketing

A tecnologia tem mudado consideravelmente o modo como nos comunicamos e consumimos informações. Atento a isso, existe um mercado que vem se destacando bastante nos últimos tempos: o mobile marketing.

O mobile marketing são ações de marketing realizadas por meio de celulares ou outros dispositivos móveis, como tablets.

Esse tipo de negócio, além de muito promissor, é ideal para quem deseja um baixo custo operacional. Isso porque, ele pode ser operado em home office e até mesmo sem funcionários. Se a ideia atrai você, fique atento a essa tendência.

2. Alimentação

O setor de alimentação está sempre em alta. Afinal, estamos falando de uma das necessidades vitais do ser humano. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de alimentação faturou R$ 40,8 bilhões em 2020, apenas com franquias.

Para aqueles que têm afinidade com o ramo e desejam investir com segurança, existem inúmeras opções de franquias alimentícias com as mais diversas abordagens. Entre elas, estão as de:

3. Limpeza

Investir em ramos que estão relacionados aos novos hábitos do consumidor é uma maneira inteligente de se alcançar o sucesso. Por isso, o setor de limpeza, em especial os serviços de limpeza de carro e estofados, tem apresentado bons resultados.

Seja pela vida atarefada ou em busca de mais conforto e comodidade, o público brasileiro começa a procurar por esses negócios. Por isso, ele pode representar uma excelente oportunidade para quem deseja abrir uma empresa.

4. Vestuário

Outra opção interessante e que se adequa ao perfil de muitos empreendedores é o setor de vestuário. Aliás, quem escolhe trabalhar nesse segmento dispõe de vários nichos de atuação, como vestuário masculino, feminino, infantil, moda praia e plus size.

Se você gosta de moda e está em busca de um negócio rentável, avalie esse segmento com atenção.

5. Beleza e cosméticos

Investir em salões, clínicas de beleza e venda de cosméticos pode representar uma grande oportunidade, pois o mercado está em constante crescimento. As razões para isso são simples: 

  • A entrada cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho, já que elas são as maiores consumidoras desse segmento;
  • O interesse de homens em cuidar da beleza; e
  • Lançamentos frequentes de novos de produtos.

7 passos para adquirir uma franquia

Até aqui, você já viu as vantagens de se tornar empreendedor e setores interessantes para se investir. Então, é hora de apresentarmos como você pode abrir uma franquia.

Afinal, como citamos antes, abrir uma franquia é uma opção mais segura e simples de atuar. Com esse tipo de negócio, você terá uma marca reconhecida e um modelo predefinido. Então, será mais fácil alcançar bons resultados. Você pode saber mais sobre o modelo de franquia no vídeo abaixo.

1. Escolha a sua franquia

Existem vários setores para investir em uma franquia, assim como diversas empresas franqueadoras. Por isso, o primeiro passo para adquirir uma franquia é escolher uma marca.

Vale a pena pesquisar sobre cada negócio com enorme cuidado. Assim, você terá a certeza de que seu perfil se encaixa no setor e na proposta da empresa.

2. Cadastre-se como possível franqueado

Quando o candidato deseja adquirir uma franquia, ele precisa preencher uma ficha de qualificação on-line no site da empresa. É necessário informar dados pessoais e responder a algumas perguntas sobre seus objetivos de negócio.

No passo seguinte, os consultores da empresa entram em contato com o candidato. Eles utilizam as técnicas do coaching empresarial e “avaliam” o indivíduo. Assim, conseguem analisar se o usuário possui o perfil para ser um franqueado da marca desejada.

3. Converse com a franqueadora

Com o seu perfil avaliado, o possível franqueado é convidado para uma reunião. Nessa reunião, ele poderá conhecer a Circular de Oferta de Franquia e reforçar o seu perfil.

O encontro também é a chance de o candidato tirar todas as dúvidas com o franqueador. Questione-o sobre o investimento necessário, as regras da parceria, o suporte oferecido pela marca e mais. 

4. Visite uma franquia

Vale a pena visitar algumas unidades da franquia e verificar como elas funcionam. Qual o trabalho realizado? Qual o padrão de atendimento? Os produtos oferecidos são realmente atraentes? 

Você também pode tentar conversar com outros franqueados, sobre a empresa e a franqueadora. A conversa com os consumidores da empresa é igualmente importante.

5. Assine o contrato

Com todos os aspectos da franquia bem avaliados, será hora de assinar o acordo com a franqueadora. Tome o cuidado de ler cada cláusula do contrato e tire todas as dúvidas antes de assiná-lo.

6. Siga o cronograma

Após assinar o contrato e se tornar um franqueado, o empresário precisa seguir um cronograma detalhado. Nessa programação, aparecerão prazos para o planejamento do espaço, o treinamento da equipe, a compra de insumos, planejamento de marketing e mais.

Normalmente, o prazo entre a assinatura do contrato e a abertura da empresa fica entre 90 e 120 dias.

7. Inaugure a franquia

Para abrir a sua franquia, conte com uma equipe capacitada e garanta o bom atendimento dos seus clientes. A sua administração atenciosa será fundamental para o sucesso da companhia.

Empreender é um grande desafio. Se você está decidido a entrar para o universo empresarial, deve se preparar! Você vai precisar estudar, planejar e se dedicar com vigor às atividades e responsabilidades diárias de um empreendedor.

Abrir um negócio de franquia também pode ser uma excelente opção para você que deseja mudar de vida e se tornar dono do próprio negócio. Basta escolher o segmento que melhor se adequa ao seu perfil. 

Mesmo sabendo das vantagens de se tornar empreendedor, você quer contar com uma consultoria para abrir seu negócio? Neste caso, acesse: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement