Anda se perguntando quais as vantagens de se tornar empreendedor? Pois conhecer cada uma é importante, para ter a certeza de que o empreendedorismo vale mesmo a pena para você. Então, é sobre isso que vamos falar neste conteúdo.
Hoje, cerca de 46% dos brasileiros sonham em empreender. Mas há vários casos em que as empresas fecham rapidamente e isso acontece por vários fatores. Inclusive, a falta de conhecimento sobre as vantagens de se tornar um empreendedor e as etapas necessárias para isso.
Assim, com um pouco de estudo, você vai se sentir mais preparado para abrir seu negócio. Seja uma empresa nova ou uma franquia, que é um tipo de empresa com retorno mais seguro. Quer saber como? Continue com a gente!
5 vantagens de se tornar um empreendedor
As vantagens de empreender são várias. Isso porque, se trata de um processo que pode dar muito retorno, seja em forma de satisfação pessoal como financeira. Mas para dar certo é importante analisar bem antes de investir.
Logo abaixo, listamos as maiores vantagens de você se tornar um empreendedor e trabalhar por conta própria. Acompanhe!
1. É possível se dedicar ao que gosta
Você gosta do seu trabalho? Está plenamente satisfeito com as funções que exerce, com o modo que é tratado pelo seu chefe? Se sente motivado para trabalhar diariamente?
Se a sua resposta foi positiva, é sinal de que você trabalha com o que gosta. Entretanto, grande parte das pessoas exercem funções que não as motiva. Porém, são obrigadas a exercê-las por questões financeiras, e até mesmo pessoais.
Assim, uma das maiores vantagens de abrir um negócio é poder se dedicar a algo que você realmente gosta e que lhe faça se sentir importante. Aliás, isso gera uma motivação que tem relação direta com o sucesso profissional. Pessoas felizes trabalham com mais dedicação.
Do mesmo modo, um emprego pode ser algo entediante para quem não atua em algo que gosta. Assim, empreender pode dar um ânimo a mais, eliminando este tédio da sua vida.
Ou seja, é uma maneira de colocar uma paixão em prática e ganhar dinheiro com isso. Você verá que relativamente o tempo passa mais rápido quando estamos fazendo algo que gostamos. Na sequência, isso poderá se aplicar ao seu dia a dia.
2. É uma maneira de realizar sonhos e objetivos
Qual o seu sonho? Comprar a casa própria, um carro novo, fazer uma viagem inesquecível com a família? Todos nós temos um objetivo de vida e, seja qual for ele, se tornar empreendedor pode colocar você a um passo de realizá-lo.
A realidade do trabalhador brasileiro, apesar dos avanços, ainda não contribui de maneira significativa para a realização de seus sonhos. O comum é trabalhar por longos anos até atingir uma boa condição financeira, poder adquirir bens e desfrutar de sua aposentadoria.
Por outro lado, quem se torna empreendedor tem melhores condições de atingir seus objetivos, com mais rapidez. A possibilidade de se dedicar ao que gosta e ter uma boa renda favorece a realização desses grandes sonhos.
Nesse sentido, o empreendedorismo permite que você veja o seu sonho se transformar em realidade. Logo, os seus sonhos podem ser muita coisa além de um material. Pode ser uma vida com menos stress ou construir algo que cause impacto positivo na vida de outras pessoas.
3. Confere mais autonomia e liberdade profissional
Um dos problemas de ser um empregado é ter que responder e atender às ordens de um superior. Muitas empresas, ainda podam a criatividade de seus colaboradores, transformando-os em meros executores de atividades.
Se isso é algo que incomoda em seu trabalho, talvez o empreendedorismo seja realmente uma boa opção. Especialmente se você busca por mais autonomia e liberdade, em sua vida profissional ou pessoal.
Dessa forma, você poderá dar as cartas, tomar as decisões sem depender da opinião de ninguém. Porém, simultaneamente, isso irá lhe exigir responsabilidades. Portanto, você deve estar preparado para elas.
Empreendedores são pessoas criativas e inquietas. Isso porque, desejam mudar não só a própria vida, como a de todos ao seu redor. Ser dono do próprio negócio é a maneira mais fácil de colocar tudo isso em prática.
Do mesmo modo, permite uma maior liberdade de horário. Por exemplo, o empreendedor pode ter uma rotina que permita cuidar mais da família ou até se si mesmo.
Esta rotina diferenciada do horário comercial facilita, pois você consegue fugir dos horários de pico no trânsito das grandes cidades. Isso é um diferencial na qualidade de vida.
Enfim, poderá dar ao negócio os seus valores pessoais, um pouco do seu perfil se transformará em empresa. Este ponto é algo que chama a atenção de muitos empreendedores.
4. Possibilita a geração de renda e emprego a outros indivíduos
Como dito, um empreendedor é alguém que deseja mudar o mundo por meio de uma ideia. Uma de suas grandes contribuições para a sociedade é a geração de renda e emprego.
Assim, sua ideia e vontade de vencer geram impacto positivo na vida de outras pessoas. Logo, elas também podem contribuir para o desenvolvimento do país. Dessa forma, como trabalhador, você sabe o quanto boas oportunidades fazem a diferença na vida de funcionários e colaboradores, não é mesmo?
Do mesmo modo, permite deixar um legado na região ou para sua família. Uma empresa permite essas mudanças e ascensão social de muitas pessoas. Se ela for sólida, fará isso por muito tempo e você poderá se orgulhar disso.
5. Permite que você aprenda com seus próprios erros
O processo de aprendizagem envolve estudo, aperfeiçoamento e muita prática. Ao abrir uma empresa, você descobrirá que o cotidiano pode ser muito desafiador, sendo possível aprender muito com os acertos e erros cometidos.
Nem todas as respostas para a gestão de uma empresa podem ser encontradas em livros e palestras. Aliás, aqueles que se arriscam são os que têm mais chances de alcançar o sucesso. Sendo assim, você terá a oportunidade de crescer e se aperfeiçoar enquanto empreende.
Mas é fundamental saber resolver problemas quando se torna um empreendedor. Pode ser que você não saiba muita coisa no início. Nesse sentido, pode se desenvolver, aprender com o dia a dia e também com cursos e outros materiais.
A internet é bem ampla, permite acesso a muita informação importante para quem deseja aproveitar as vantagens de se tornar empreendedor.
Conheça algumas áreas promissoras para abrir um negócio
Para você conhecer algumas áreas promissoras para abrir um negócio, reunimos aquelas que mais vêm se destacando nos últimos anos.
Agora que você já sabe que é possível se tornar um empreendedor de sucesso, vamos ajudá-lo a escolher a sua área de atuação. Se você chegou até aqui, fique bem atento às próximas informações, porque elas podem contribuir para a conquista de seu grande sonho.
Inclusive, podem ser opções para você abrir uma franquia. Esse modelo de negócio é mais seguro e simples de atuar, e pode contribuir para o seu sucesso.
1. Mobile marketing
A tecnologia tem mudado consideravelmente o modo como nos comunicamos e consumimos informações. Atento a isso, existe um mercado que vem se destacando bastante nos últimos tempos: o mobile marketing.
O mobile marketing são ações de marketing realizadas por meio de celulares ou outros dispositivos móveis, como tablets.
Esse tipo de negócio, além de muito promissor, é ideal para quem deseja um baixo custo operacional. Isso porque, pode ser operado em Home Office e até mesmo sem funcionários. Se a ideia atrai você, fique atento a essa tendência.
2. Alimentação
O setor de alimentação está sempre em alta. Afinal, estamos falando de uma das necessidades vitais do ser humano. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento faturou mais de R$ 21 bilhões no primeiro semestre de 2022.
Para aqueles que têm afinidade com o ramo e desejam investir com segurança, existem inúmeras opções de franquias alimentícias com as mais diversas abordagens. Entre elas, estão as de:
- Alimentação saudável;
- Lanches rápidos;
- Food trucks;
- Comida japonesa;
- Milk-shakes;
- Pizzarias etc.
3. Limpeza
Investir em ramos que estão relacionados aos novos hábitos do consumidor é uma maneira inteligente de se alcançar o sucesso. Por isso, o setor de limpeza, em especial, os serviços de higienização de carro e estofados, tem apresentado bons resultados.
Seja pela vida atarefada ou em busca de mais conforto e comodidade, o público brasileiro começa a procurar por esses negócios. Por isso, pode representar uma excelente oportunidade para quem deseja abrir uma empresa.
4. Vestuário
Outra opção interessante e que se adequa ao perfil de muitos empreendedores é o setor de vestuário. Aliás, quem escolhe trabalhar nesse segmento dispõe de vários nichos de atuação, como vestuário masculino, feminino, infantil, moda praia e plus size.
Se você gosta de moda e está em busca de um negócio rentável, avalie esse segmento com atenção. Um nicho de brechós também está em alta e algumas franquias trabalham com este tipo de produto.
Além disso, é um mercado bem atrativo por conta de seu potencial, ou seja, um grande público para atender. Esta é uma das vantagens de se tornar empreendedor neste segmento.
5. Beleza e cosméticos
Investir em salões, clínicas de beleza e venda de cosméticos pode representar uma grande oportunidade, pois o mercado está em constante crescimento. As razões para isso são simples:
- A entrada crescente das mulheres no mercado de trabalho, já que são as maiores consumidoras desse segmento;
- O interesse de homens em cuidar da beleza;
- Lançamentos frequentes de novos de produtos.
Do mesmo modo, é um negócio que consegue atender homens e mulheres, com variados tipos de negócios. O Setor de Saúde, Beleza e Bem-estar é o de maior faturamento no franchising. Foram mais de R$ 21 bilhões no primeiro semestre de 2022.
7 passos para adquirir uma franquia
Os sete passos para abrir uma franquia são práticos. Então, é hora de apresentarmos como você pode seguir esse processo. Até aqui, você já viu as vantagens de se tornar empreendedor e setores interessantes para se investir.
Como falado, abrir uma franquia é uma opção mais segura e simples de atuar. Com esse tipo de negócio, você terá uma marca reconhecida e um modelo previamente definido. Dessa forma, será mais fácil alcançar bons resultados.
1. Escolha a sua franquia
Existem vários setores para investir em uma franquia, assim como diversas empresas franqueadoras. Por isso, o primeiro passo para adquirir uma franquia é escolher uma marca.
Vale a pena pesquisar sobre cada negócio com enorme cuidado. Assim, você terá a certeza de que seu perfil se encaixa no setor e na proposta da empresa.
Analise as oportunidades, marcas renomadas e também negócios que estão começando, mas possuem potencial de crescimento. Esta escolha não é simples e é um passo importante para o seu sucesso.
Depois, veja aquele negócio que combine com o seu perfil, que se encaixe nas suas características. Busque uma franquia que atue de uma maneira que você goste e corresponda com os seus objetivos.
Do mesmo modo, pesquise marcas sólidas, franqueadoras que ofereçam suporte e uma estrutura lucrativa. Com isso, poderá investir com mais segurança em um negócio lucrativo.
2. Cadastre-se como possível franqueado
Quando o candidato deseja adquirir uma franquia, precisa preencher uma ficha de qualificação on-line no site da empresa. Após, é necessário informar dados pessoais e responder algumas perguntas sobre seus objetivos de negócio.
No passo seguinte, os consultores da empresa entram em contato com o candidato. Em seguida, usam as técnicas do coaching empresarial e “avaliam” o indivíduo. Assim, conseguem analisar se o usuário tem o perfil para ser um franqueado da marca desejada.
Nesse sentido, as franqueadoras costumam buscar um perfil ideal, características que acha importante para seus parceiros. Ela entende que um franqueado de sucesso é um atrativo a mais para outros interessados.
Do mesmo modo, avalia também sua capacidade financeira e até o tempo disponível para se dedicar ao negócio. Tudo isso é importante para a franqueadora na hora de receber um novo franqueado.
3. Converse com a franqueadora
Com o seu perfil avaliado, o possível franqueado é convidado para uma reunião. Na sequência, ele poderá conhecer a Circular de Oferta de Franquia e reforçar o seu perfil.
O encontro também é a chance do candidato tirar todas as dúvidas com o franqueador. Portanto, questione-o sobre o investimento necessário, as regras da parceria, o suporte oferecido pela marca e mais.
Dessa forma, as partes avaliam como será o processo para a montagem da nova unidade. Além disso, delimitam a sua região. Muitas franquias evitam que franqueados concorram entre si.
Por último, nesta conversa, o interessado busca informações sobre os detalhes. Por exemplo, funciona o dia a dia, rentabilidade e mais.
4. Visite uma franquia
Vale a pena visitar algumas unidades da franquia e verificar como elas funcionam. Qual o trabalho realizado? Qual o padrão de atendimento? Os produtos oferecidos são realmente atraentes?
Você também pode tentar conversar com outros franqueados, sobre a empresa e a franqueadora. A conversa com os consumidores da empresa é igualmente importante.
Além disso, é uma forma de você se ambientar, se enxergar fazendo aquilo nos próximos dias. Neste momento é mais um passo para analisar se é nisso mesmo que deseja empreender.
5. Assine o contrato
Com todos os aspectos da franquia bem avaliados, será hora de assinar o acordo com a franqueadora. Por isso, tome o cuidado de ler cada cláusula do contrato e tire todas as dúvidas antes de assiná-lo.
O empreendedor paga a taxa de franquia e assina o documento, se tornando um franqueado. Agora, há um passo a passo que a franqueadora direciona, pensando na montagem do negócio.
Além disso, esta assinatura já dá o direito de saber maiores detalhes da franquia. Em caso de uma das partes não cumprir com os seus deveres já há possibilidade de multa contratual.
6. Siga o cronograma
Após assinar o contrato e se tornar um franqueado, o empresário precisa seguir um cronograma detalhado. Nessa programação, aparecerão prazos para o planejamento do espaço, o treinamento da equipe, a compra de insumos, planejamento de marketing e mais.
Normalmente, o prazo entre a assinatura do contrato e a abertura da empresa fica entre 90 e 120 dias. Este cronograma varia muito conforme o tipo de negócio, formato e até localização. Por exemplo, se exige um espaço comercial, precisa achar este ponto e reformar.
Por outro lado, se for um modelo Home Office, este cronograma é mais simples. A montagem da nova unidade pode ser feita em menos de 15 dias.
Enfim, este passo a passo é um caminho que o novo franqueado deve seguir. Logo, é essencial entender bem que está fazendo um processo planejado.
7. Inaugure a franquia
Para abrir a sua franquia, conte com uma equipe capacitada e garanta o bom atendimento dos seus clientes. A sua administração atenciosa será fundamental para o sucesso da companhia.
Nesta etapa, o franqueado costuma ter um acompanhamento de perto da franqueadora. Sendo assim, é fundamental um bom trabalho de marketing para divulgar esta inauguração. Do mesmo modo, invista na divulgação, promoções e se dedique ao máximo, para começar com o pé direito.
Empreender é um grande desafio. Então, se você está decidido a entrar para o universo empresarial, deve se preparar! Precisar estudar, planejar e se dedicar com vigor às atividades e responsabilidades diárias de um empreendedor.
Abrir um negócio de franquia também pode ser uma excelente opção para você aproveitar as vantagens de se tornar empreendedor. Assim, mudar de vida e ser dono do próprio negócio. Basta escolher o segmento que melhor se ajusta ao seu perfil. Que tal começar agora?