5 verdades que todo empreendedor precisa saber antes de investir

Por
em
Mulher fotografando roupas em um cabideiro. Imagem ilustrativa do texto verdades que todo empreendedor precisa saber.
Advertisement

Existem algumas verdades que todo empreendedor precisa saber antes de abrir uma empresa e tomar suas decisões da melhor forma possível. Confira aqui algumas destas informações úteis.

Um levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) ,feito em 2020, constatou que cerca de 50 milhões de brasileiros querem empreender nos próximos três anos. Porém, antes de abrir um negócio deve-se tomar alguns cuidados.

É comum o empreendedor iniciar um negócio pensando somente nos pontos positivos, como liberdade e lucro. Mas até a empresa se tornar sólida pode demorar um pouco e exige muita dedicação.

Confira as verdades que todo empreendedor precisa saber!

Para empreender no caminho certo, alguns detalhes sobre este processo devem ser levados em consideração. Isso porque, ter a própria empresa é algo que exige bastante dedicação e cuidados.

Ainda, o empreendedor deve ter em mente que necessitará se dedicar horas por dia, fazer um plano de negócios, planejar diversas ações, entre outros detalhes.

Por fim, separamos aqui algumas destas verdades que todo empreendedor precisa saber antes de abrir o próprio negócio. Saiba mais!

1. Franquia é um negócio mais seguro

Todos nós já nos deparamos com franquias em algum momento do nosso dia a dia, seja nas ruas, nos shopping ou na esquina da nossa casa.

O modelo de franquia funciona assim: uma empresa se organiza, estrutura sua produção, trabalha um tempo no mercado e depois resolve entrar para o franchising.

Com isso, ela passa a oferecer aos empreendedores a oportunidade de ter uma unidade igual à empresa inicial, oferecendo os mesmos produtos ou serviços. Esta concessão de todo o know-how se dá por meio do contrato de franquia.

Dessa forma, cada unidade deve seguir o padrão da franqueadora. Ou seja, trabalhar da mesma forma, com os mesmos insumos e a mesma marca.

Duas mulheres conversando em frente a um quadro branco cheio de anotações. Imagem ilustrativa do texto verdades que todo empreendedor precisa saber.
A franquia pode ser um modelo mais seguro, principalmente para empreendedores iniciantes.

Por ser um negócio com uma estrutura e operação previamente estabelecidas, fica mais fácil de começar a empreender. Ainda, conta com os suportes da franqueadora que ajudam neste desenvolvimento.

Nesse sentido, o franqueado passa por treinamento para conhecer o negócio e o mercado no qual irá atuar. Isso permite que ele tome decisões com mais segurança e entenda melhor como gerir a empresa.

Além disso, a franqueadora auxilia com a escolha do local, layout do estabelecimento e também para as ações de marketing. Por fim, tudo isso possibilita que os empreendedores, mesmo sem experiência, possam administrar o negócio de forma eficiente.

2. Seu sucesso não é garantido

Advertisement

Uma das verdades sobre o empreendedorismo é que ele é arriscado, não existe r eceita perfeita a se seguir e os riscos são inerentes ao negócio.

Advertisement

Mesmo com uma franquia, o sucesso do negócio depende da dedicação de todo empreendedor. Uma empresa é uma estrutura que se move com base na vontade de seu dono e pelo seu suor.

Nesse sentido, o empresário precisa se dedicar, e ele deve decidir qual será o tamanho do seu empenho. Sendo assim, se possui apenas algumas horas do dia, uma franquia bem enxuta, em home office, pode se encaixar no seu objetivo.

Por outro lado, se você busca um negócio amplo, o tempo que terá de despender ao empreendimento também será maior.

Além de todo o trabalho é preciso entender que outros fatores impactam fortemente no negócio, como mudança de hábitos dos consumidores, crises econômicas e a concorrência.

Por conta desses riscos, o negócio é um investimento nada garantido, mas com o trabalho do empreendedor junto a empresa ele poderá atender a esses percalços.

Enfim, como diz o ditado bem famoso no interior do Brasil, “é o olho do dono que engorda o boi”, ou seja, a presença do empreendedor é importante, e pode ditar o sucesso do negócio.

Mulher sentada na cama cheia de caixas ao seu lado. Imagem ilustrativa do texto verdades que todo empreendedor precisa saber.
Empreender é um processo arriscado. Por isso, é preciso um bom planejamento.

3. Não é preciso gastar muito

Uma das verdades que todo empreendedor precisa saber é que para ter um negócio próprio não é preciso tanto dinheiro.

O mercado conta com diversos tipos de negócio que exigem um baixo investimento inicial. Seja por meio de franquias baratas ou outros negócios mais enxutos. Portanto, as possibilidades são amplas.

Nesse sentido, o empreendedor pode pegar aquele dinheiro de um acerto no emprego ou vender um bem que não seja de extrema necessidade, como um carro, e investir em um negócio.

Mas cabe ao empreendedor analisar sua capacidade financeira e seu custo de vida. Em seguida, direcione seus esforços para avaliar um negócio que se encaixe nas suas possibilidades.

Logo, muitas empresas começam na sala de casa ou na garagem, com uma estrutura bem básica, mas que mesmo assim é capaz de gerar lucro.

O empreendedor deve trabalhar com o produto ou serviço que permita um baixo investimento para que evite um desequilíbrio orçamentário no negócio e até na sua vida pessoal.

4. Rotina é flexível, mas não totalmente

Empreender não é trabalhar a hora que você quer, ou esperar que o negócio se encaixe à sua rotina. Isso porque, os horários de trabalho precisam ser definidos de acordo com sua demanda e o tipo de negócio.

Nesse sentido, ser dono do próprio negócio garante mais liberdade para escolher quando trabalhar. Mas também é preciso ter atenção ao mercado e entender a que horas o cliente quer ser atendido.

Já alguns tipos de negócios exigem um atendimento em horário comercial, ou seja, estar à disposição para atender os clientes.

Além disso, é preciso definir uma rotina e não trabalhar além da conta, pois vai prejudicar a saúde e o próprio negócio. Dessa forma, lembre-se que deixar de descansar para trabalhar, prejudica a si mesmo e ao negócio.

Homem trabalhando em frente a um computador. Imagem ilustrativa do texto verdades que todo empreendedor precisa saber.
Um negócio em home office permite que o empreendedor tenha uma rotina flexível de trabalho.

É possível que o empreendedor tenha uma rotina flexível dependendo do tipo de negócio, seja atuando sozinho ou com mais alguém.

Enfim, tudo depende da estrutura do negócio e em que consiste a atuação da empresa para ter mais ou menos flexibilidade no horário de trabalho.

5. Você não precisa saber tudo

Muitas pessoas ficam com medo de empreender por não ter experiência em um determinado tipo de mercado, ou ainda, não ter os conhecimentos necessários.

Porém, com a internet e o fácil acesso às informações, o conhecimento para empreender está disponível para qualquer um. Então, basta que o empreendedor pesquise e corra atrás.

Assim, para quem nunca trabalhou com um negócio próprio existem formas de ter uma boa noção de como gerir uma empresa, e todos os detalhes envolvidos no processo.

Do mesmo modo, é importante buscar conhecimento sobre o mercado no qual deseja atuar, pesquisar sobre os concorrentes, o público-alvo e as melhores ações de marketing.

Ainda, o empreendedor pode investir em uma franquia, que assim como outros negócios, exige um certo conhecimento para gerir bem. Mas com os suportes da franqueadora o processo pode ser mais bem desenvolvido.

Nesse sentido, o franqueado aprende com a franqueadora por meio de treinamentos e as orientações que ela passa para a gestão do negócio.

Dessa forma, o franqueado deve absorver bem este conhecimento repassado pela franqueadora e também buscar se preparar mais para conseguir administrar melhor seu negócio.

Agora que você já conhece algumas verdades que todo empreendedor precisa saber, e ainda, entendeu um pouco mais sobre o modelo de franquias, este mercado pode ser o seu destino.

Por isso, avalie a Circular de Oferta de Franquia (COF) de algumas marcas. Este documento é importante, porque traz detalhes sobre o negócio, como o custo e a forma de trabalho em uma unidade.

Por último, descubra um compilado de diversas franquias baratas para você aprender um pouco mais sobre o assunto. Afinal, a hora de iniciar um negócio próprio, é agora!

Advertisement
Advertisement