O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Empreendedorismo » Verdades que todo empreendedor precisa saber e nós te contamos sem esconder nada!

Verdades que todo empreendedor precisa saber e nós te contamos sem esconder nada!

Sumário

Existem algumas verdades que todo empreendedor precisa saber antes de abrir o próprio negócio. Aqui, falaremos sobre algumas delas para que você possa começar a empreender com segurança!

Segundo levantamento de 2023, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), empreender já é o segundo maior sonho dos brasileiros. A vontade de ser o próprio chefe perde apenas para o desejo de viajar por outros países.

Porém, para colocar este sonho em prática não basta apenas a vontade de abrir uma empresa. Um negócio é mais do que uma estrutura, é preciso trilhar um caminho e entender algumas verdades sobre empreendedorismo. Quer saber quais são estas verdades? Veja aqui com a gente algumas dicas que você precisa saber antes de abrir um negócio. Continue a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

15 verdades que todo empreendedor precisa saber

Todo mundo conhece um empreendedor de sucesso, seja um amigo, familiar ou pessoas famosas donas de grandes marcas brasileiras ou mundiais. Porém, o processo para chegar ao sucesso com negócio não é um caminho fácil.

Isso porque, empreender é uma tarefa que exige muito sacrifício e costuma ser cheia de altos e baixos para se chegar a um negócio lucrativo. Logo, é comum que o empreendedor pense em desistir no meio do caminho.

Dessa forma, saber sobre o que lhe espera nesta jornada pode clarear suas ideias, evitar surpresas ou até dar um ânimo a mais. Por isso, confira algumas verdades que todo empreendedor precisa saber. Acompanhe!

1. Você não precisa empreender sozinho

Empreender não é necessariamente uma tarefa para se fazer sozinho. Você pode ter um sócio ou ainda, investir em uma franquia, que conta com uma estrutura ampla de suporte.

Logo, começar um negócio do zero pode ser um processo complexo, pois você pode correr maiores riscos de errar na estruturação da empresa.

Nesse sentido, pode investir em um produto ou serviço que não seja bem recebido pelos consumidores, ou errar na hora de fazer o plano de negócios.

Portanto, para diminuir as chances de erros, o modelo de franquia é a solução. Este formato conta com um negócio previamente estabelecido no mercado, com uma operação pronta e uma marca reconhecida.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Assim, você abre uma empresa igual as outras que já funcionam no mercado. Sua unidade de franquia será o mesmo negócio que já deu certo em outros lugares.

Este modelo de negócio é vantajoso, mas também é interessante para empreendedores inexperientes. Isso porque, recebe-se treinamento para conhecer o mercado, a operação e a gestão do negócio.

Além disso, você conta com o suporte da franqueadora para o desenvolvimento do negócio, como ajuda com o marketing e para questões burocráticas.

Para abrir uma franquia, pesquise bastante e escolha o mercado no qual deseja atuar. Depois, busque um negócio neste setor. Ainda, investa em um tipo de franquia que combine com o seu perfil, com os seus gostos pessoais e com aquilo que você gostaria de fazer.

2. Não basta ter o melhor produto

O trabalho de marketing é uma etapa importante e decisiva para o sucesso do negócio. Atualmente, com a grande concorrência, não basta ter o melhor produto, é preciso mostrar para os consumidores.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Dessa forma, uma das verdades que todo empreendedor precisa saber é que a eficiência do seu marketing é o diferencial do seu negócio. Logo, é fundamental estabelecer sua marca no mercado de forma sólida.

Além disso, um bom trabalho de network é essencial, para divulgar sua própria empresa nos lugares e junto às pessoas certas.

Inclusive, esse é um dos assuntos abordados no curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas. Assim, potencialize o seu conhecimento sobre ter uma franquia de sucesso.

3. Você não precisa “reinventar a roda”

Um negócio de sucesso não precisa ser algo inovador, totalmente diferente do que há no mercado. Mas seu empreendimento deve apresentar algo a mais para se destacar. Assim, não é necessária uma ideia original, um produto ou serviço inédito, mas você precisa desenvolver bem o que se propôs a fazer.

Então, as franquias são um exemplo disso, já que você investe em um negócio igual a outros e oferece os mesmos produtos ou serviços. Isso não diminui suas chances de sucesso, pelo contrário, aumenta.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Enfim, sua empresa precisa oferecer qualidade, mesmo que não seja nada novo, mas que possa atender de forma diferenciada aos anseios dos clientes.

4. Você vai trabalhar muito

Antes de abrir um negócio, o empreendedor deve ter consciência de que terá que trabalhar muitas horas por dia e abdicar de momentos de lazer para chegar ao sucesso.

Isso proque, o bom desenvolvimento do negócio está diretamente ligado à sua dedicação. O empreendedor é o responsável pela empresa e deve estar presente ao máximo.

Nesse sentido, até quando não estiver trabalhando, provavelmente estará pensando em como melhorar o negócio ou como resolver alguns problemas. Este trabalho na sua cabeça também será constante.

5. Não adianta se tornar um workaholic

Trabalhar muito é uma das verdades que todo empreendedor precisa saber antes de começar sua empresa. Porém, o excesso de trabalho pode não ser interessante.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Logo, ser um workaholic pode trazer consequências para sua saúde, afetar suas vida profissional e familiar. Por isso, você deve saber equilibrar sua dedicação.

Assim, ter a máxima dedicação possível, mas ao mesmo tempo separar momentos para o descanso, recarregar as energias, estar com a família e amigos.

Do mesmo modo, o excesso de trabalho pode ser prejudicial à sua saúde, e com isso você não conseguirá se dedicar ao negócio o tanto necessário. Por fim, terá impacto direto na sua empresa, o que não é algo bom.

6. É importante ter uma rotina

Ser o seu próprio patrão não significa que você não terá horário para trabalhar. Ser empreendedor pode proporcionar uma flexibilidade de horário, mas não totalmente.

Portanto, o empreendedor precisa ser organizado, ter horário para cada uma das tarefas que envolvam sua empresa. Desse modo, é possível uma rotina flexível, mas não totalmente.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Além disso, sua dedicação precisa ser tanta que não sobra muito tempo para a flexibilidade. Até porque, seu negócio precisa estar disponível para os clientes, para que não perca vendas e possa crescer no mercado.

Da mesma maneira, por ser iniciante, se a sua empresa estiver fechada em dias que deveria estar aberta, o cliente pode pular para o concorrente e nunca mais voltar. Enfim, use a flexibilidade de horário a seu favor e tenha isso em mente para garantir o sucesso do seu negócio.

7. Empreender não é garantia de sucesso

Ter uma empresa está longe de ser uma garantia. O número de empreendimentos que fecham as portas em pouco tempo é grande e você precisa ter consciência disso.

Nesse sentido, começar o seu próprio negócio é uma jornada que pode dar certo, mas também pode dar errado. Por isso, é preciso fazer de tudo para que o resultado seja positivo.

Se não houver dedicação, planejamento, seu empreendimento pode não chegar onde você imagina. Então, atente-se, saiba que o sucesso do seu negócio não está garantido, mas que suas chances aumentam consideravelmente com um bom trabalho.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

8. Abrir negócio não precisa custar caro

Para empreender não é preciso uma grande quantidade de dinheiro. Existem possibilidades de negócios que exigem pouca estrutura, e por isso, podem ser bem baratos.

Portanto, é possível começar uma empresa online, usando apenas um computador e sem gastar muito. Além disso, no mercado existem diversas franquias baratas, com investimentos iniciais bem em conta e que cabem no seu bolso.

9. Seu negócio terá problemas

Empreender não é um caminho reto, uma estrada sem curvas e buracos. Pelo contrário, é um processo que encontra vários problemas ao longo do percurso.

Dessa forma, ter contratempos na sua empresa é comum, mas os empreendedores de sucesso sabem disso. Logo, se planejam para prevenir, lidar bem com estes percalços e corrigir algo quando necessário.

10. Você vai aprender coisas todos os dias

Podemos lhe passar aqui várias verdades que todo empreendedor deve saber. Mas ao longo do tempo, após abrir sua empresa, você continuará a aprender todos os dias.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Sendo assim, o empreendedor não precisa conhecer tudo antes de começar o negócio. Porém, é importante que esteja sempre aprendendo.

Por fim, você deve sempre acumular informações, se desenvolver, para que cada vez mais esteja preparado para gerir o negócio e levá-lo ao sucesso.

11. Empreender não vai trazer riqueza

É comum as pessoas que sonham em ter um negócio próprio ligarem o empreendedorismo à riqueza. Porém, a regra não é ser rico tendo um negócio.

Logo, existem vários empreendedores que têm ganhos modestos, que são responsáveis por dar uma vida melhor a si e sua família, mas sem grandes luxos.

Por isso, não comece um negócio pensando apenas na riqueza que pode gerar. Você poderá até chegar a este patamar, mas deve saber que não serão apenas os seus ganhos que dirão algo sobre o seu sucesso.

12. A burocracia existe, mas é necessária

O empreendedor precisa saber lidar com a burocracia de começar um negócio. Sejam nas questões de abertura da empresa, parte tributária, entre outros detalhes.

A burocracia existe para proteger os bons empresários e não é recomendável deixá-la de lado. Pelo contrário, é preciso saber trabalhar com esta burocracia para que seu negócio seja sólido.

13. É fundamental gostar do que se faz

Um ponto fundamental para empreender é fazer algo que goste. Dedicar-se a um negócio que combine com os seus gostos é importante e torna o trabalho mais prazeroso.

Quando fazemos algo que gostamos o tempo passa mais rápido, ficamos mais satisfeitos e ainda mais animados para repetir aquilo no dia seguinte.

Com um negócio isso é importante. Já como resultado fará todo o seu esforço valer a pena. Portanto, antes de começar, busque aliar aquilo que você gosta de fazer.

14. Você precisa ter certas características

Para ser um empreendedor bem-sucedido, é essencial ter determinação e visão clara de seus objetivos. Empreendedores são proativos e resilientes diante dos desafios.

Assim, têm habilidade para tomar decisões rápidas e eficazes, adaptando-se rapidamente às mudanças do mercado. Além disso, possuem uma mentalidade inovadora e buscam constantemente novas oportunidades de negócio.

A capacidade de liderança é importante para inspirar e motivar equipes. A persistência é outra característica fundamental, pois empreender envolve enfrentar obstáculos e fracassos.

Por fim, como dito, a paixão pelo que fazem impulsiona empreendedores a superar obstáculos e alcançar o sucesso.

15. É necessário separar as finanças

Separar as finanças é importante para o sucesso empresarial. Primeiramente, isso garante transparência e organização. Separar as finanças pessoais das do negócio evita confusões e facilita a gestão.

Além disso, ajuda a avaliar a saúde financeira da empresa de forma precisa. No entanto, muitos empreendedores misturam suas contas, o que pode levar a problemas graves. Logo, quando você separa as finanças, é possível controlar melhor os gastos e investimentos.

Isso também permite uma contabilidade mais eficiente e facilita a tomada de decisões financeiras.

Ao longo do texto, você aprendeu as verdades que todo empreendedor precisa saber. Ainda, conferiu dicas estratégicas para considerar ao abrir o seu negócio. Agora que está por dentro do assunto, abra a sua franquia e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje