Franquias de serviços: as 20 melhores opções para 2021

Publicado em
Franquias de serviços: empresário analisando números

As franquias de serviços chamam atenção dos empresários por oferecer boas condições de investimento total. Além disso, muitos preferem ter o controle da qualidade do que está oferecendo aos clientes. 

Estamos frequentemente diante dos conceitos de serviço e produto, porém, é necessário entender a finalidade de cada um para saber o que realmente deseja como empreendedor. 

Vamos pegar como exemplo o ônibus que circula em sua cidade. O veículo é um produto, porém, a passagem que você paga para transitar pelo município é equivalente ao serviço prestado pela concessionária. 

Além disso, trabalhar com serviços possui desafios maiores, como o fato de não haver uma possibilidade de troca nesses casos. Ou seja, para quem presta serviço, quando não executa algo bem, precisa refazer o trabalho, demandando mais gastos que não terão como ser repostos. 

Por isso, preparamos o texto a seguir com algumas opções de franquias para quem deseja ter um empreendimento voltado para prestação de serviços. Acompanhe a leitura com a gente. 

Entenda o que são consideradas franquias de serviços

O ramo de franquia de serviços engloba diversos mercados que oferecem soluções para o dia a dia das pessoas. Pode ser um serviço na casa da pessoa bem como em um local próprio.

A pluralidade de possibilidades de serviços a serem oferecidos por meio de franquias faz com que este mercado esteja em constante movimento.

Cada dia aparece algo novo no mercado, uma solução mais eficiente ou mais barata que pode ajudar as pessoas a resolverem os problemas cotidianos.

Da mesma forma, as franquias de serviços podem ser uma maneira das pessoas economizarem tempo, terceirizando tarefas que elas mesmas poderiam fazer.

No franchising, as franquias de serviços podem ocupar segmentos distintos: serviços automotivos, serviços educacionais, serviços e outros negócios, limpeza e conservação, além de comunicação, informática e eletrônicos.

A franquias de serviços possuem vantagens e desvantagens, como veremos a seguir.

Franquias de serviços: vantagens e desafios

O ramo de serviços trás com ele uma série de desafios constantes para quem quer se destacar neste segmento de franquias.

Um fator a ser levado em conta é a quantidade de concorrência que se enfrenta, não só dentro do ramo do franchising mas como empresas e trabalhadores especializados naquele serviço.

Do mesmo modo, a evolução da tecnologia não pode ser deixada de lado, e precisa fazer parte do planejamento de uma franquia.

No entanto, mesmo que sejam muitos os desafios, os ganhos também podem ser bem consistentes. Isso porque as pessoas cada vez mais buscar terceirizar serviços para podem ganhar tempo em seu dia a dia.

Dessa forma, como possuem uma rotina corrida, com pouco tempo disponível, as franquias de limpeza e outros serviços se destacam no cotidiano.

Assim, fica cada vez mais fácil contratar alguém para fazer aquele serviço que não queremos fazer. E consequentemente, há um espaço grande para novas formas de fazer e preços a serem cobrados.

Quais os tipos de franquias de serviços?

Existem diversas formas para quem deseja abrir um empreendimento voltado para a prestação de serviços. Eles estão em todos os setores praticamente, entretanto, é importante que você conheça a atuação deles para encontrar o empreendimento que mais se encaixa com seu perfil de empreendedor. 

Afinal, não é aconselhável abrir uma empresa em um segmento que não se identifica tanto. É importante entender que sua jornada de trabalho será maior que as oito horas tradicionais em uma empresa, demandando muito tempo da sua rotina. As principais áreas que encontramos rede de franquia são: 

  • Casa e Construção;
  • Limpeza e Conservação;
  • Turismo;
  • Saúde;
  • Beleza e Bem estar;
  • Automotivo;
  • Educacional.

Como está o mercado das franquias de serviços?

De acordo com os dados levantados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), os setores que fecharam 2019 com os maiores faturamentos em comparação com o ano anterior foram Casa e Construção, avançando 10% no período observado. 

Porém, apesar de ser um dos que mais crescem, as franquias serviços que possuem bons faturamentos são ligadas a Saúde, Beleza e Bem Estar. Em 12 meses, o setor teve uma receita total de aproximadamente R$ 34,3 bilhões. 

caixas com uma imagem de casa ligadas por fios brancos, como uma rede única.

Vale destacar também que, nesse levantamento, os números referentes a franquias de veículos fica registrado no setor de “Serviços e outros negócio”. Em 2019, ficou como o terceiro maior em quantidade de unidades. 

A expectativa agora da ABF é que em 2021 as franquias — em um contexto macro — aumentem o número de unidades e tenham uma receita total próxima a R$ 200 bilhões. Além de registrar um aumento de 2% no Produto Interno Bruto brasileiro no mesmo período. 

As 20 melhores franquias de serviços para 2021

As franquias de serviços possuem diversas áreas de atuação. Assim, o futuro franqueado pode escolher qual o setor mais se encaixa com seus conhecimentos e vontade de trabalhar. Por isso, separamos diversas opções para que você.

Entretanto, antes de definir qual o melhor empreendimento para você, não esqueça de estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar os direitos de ambas as partes durante a vigência do contrato. 

1. Acquazero

Criada em 2009, a Acquazero é uma das franquias de serviços que possuem mais destaque no mercado, afinal, é a maior rede de estética automotiva do Brasil de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

Com um conceito sustentável de fazer a limpeza completa de um carro com apenas 300 ml de água, a empresa passou a crescer no mercado a partir da crise hídrica que durou dois anos, entre 2014 e 2016. 

Além disso, a empresa oferece outros tipos de procedimentos como enceramento, polimento, higienização de ar-condicionado, limpeza técnica de motor, revitalização e descontaminação de pintura etc. 

Um dos grandes diferenciais da Acquazero é o seu modelo de negócio home office, onde o franqueado é treinado e pode realizar todos os serviços na casa ou trabalho de seus clientes. Vale frisar que a marca também oferece suporte e auxílio jurídico para os franqueados. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 13 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

Conheça um pouco mais sobre a Acquazero no vídeo que selecionamos abaixo!

2. Quisto Corretora de Seguros

quisto opção de franquia de serviços.
A Quisto é referência no setor de corretora de seguros.

A Quisto Corretora de Seguros é uma franqueadora que permite que seus franqueados gerenciem mais de 20 tipos de orçamentos diferentes, para diversos tipos de serviços como seguros de vida, carro, viagem, saúde e outros 90 opções.

Além disso, o empreendedor pode fazer outras operações financeiras, o que se torna uma forma a mais de tornar o empreendimento rentável. A Quisto também é conhecida pelas suas boas condições de comissionamento, variando entre 10% e 45%. 

Para os empreendedores que buscam entre as franquias de serviços, boas condições para home office, saiba que a corretora oferece boas condições para esse modelo de negócio. Não só pela condição de trabalhar com um computador e internet, mas também o suporte e treinamentos oferecidos. 

Graças a essa eficiência, a Quisto vem se consolidando no mercado e ganhando destaque entre os consumidores. Uma ótima oportunidade para os empreendedores que buscam uma forma de iniciar um negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Confira o infográfico sobre os números que mostram o sucesso do mercado de seguros no Brasil.

infografico setor seguros

3. Mister Multas

Criado a partir de um empreendedor que trabalha no Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, a Mister Multas surgiu com o intuito de ajudar motoristas que sofrem com as falhas dos sistema do órgão. 

Assim, a marca consegue oferecer serviços como recursos de suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação(CNH), recurso de multas e até gestão de frotas. Dessa forma, cabe ao franqueado fazer o primeiro atendimento ao cliente e informar o caso no sistema. 

O resultado se a situação tem solução ou não é emitido na hora. Ao mesmo tempo, o empreendedor consegue passar o orçamento do serviço. Após quistar, o próprio sistema da Mister Multas dá início ao processo e o cliente consegue acompanhar todas as etapas de forma on-line. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 79 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 9 meses

4. ConsigPlan

Criada há mais de 15 anos, a ConsigPlan é uma empresa que visa ajudar pessoas com soluções financeiras. Assim, contanto com as principais instituições do segmento, seu sistema consegue oferecer crédito pessoal, consignado, consórcio e outros serviços.

Tendo um histórico com boas taxas de comissionamento, a marca conta com sua credibilidade, know how e expertise no assunto, para se destacar dos concorrentes. Cabe ao franqueado, trabalhando de casa ou em loja física, encontrar os clientes para oferecer as melhores soluções.

Uma das grandes vantagens da ConsigPlan está no seu potencial de crescimento, principalmente em um novo cenário de crise que se aproxima. Onde a tendência é surgir um número alto de pessoas em busca dessas soluções financeiras. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22,6 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 5 meses

5. Limpidus

Voltada para serviços de limpeza comercial, a Limpidus está presente no mercado brasileiro há aproximadamente 35 anos. Assim, para alcançar o sucesso, a empresa tem se dedicado a encontrar sempre o que existe de mais moderno na gestão de serviços e inovações tecnológicas. 

Dessa forma, os franqueados conseguem iniciar seu trabalho com um modelo diferenciado em relação aos seus concorrentes. Não à toa, a Limpidus pode fazer a limpeza de uma sala comercial pequena e até de um prédio comercial. 

Tendo esse mercado como um potencial para os próximos anos, o franqueado tem a chance de iniciar sua jornada com uma marca conhecida, tradicional e com grande expertise no setor. Lembrando que a empresa atua apenas em segmentos de negócios. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 108 mil
  • Prazo de retorno: não informado

6. House Shine

Com um conceito inovador para o mercado brasileiro, a House Shine trouxe para o país o que há de mais moderno quando se trata de limpeza. Ou seja, os seus serviços são comercializados em formato de pacotes. Assim, o consumidor sabe o tempo de duração e o que será realizado. 

Dessa forma, além dos clientes enxergarem o serviço de uma maneira diferente do que está habituado, ele pode garantir o retorno dos profissionais a partir do período que achar mais necessários, sendo diário, semanal, bissemanal, quinzenal etc. 

Atualmente, com mais de 200 unidades espalhadas pelo país, a House Shine tem conseguido mudar o conceito de limpeza para seus clientes. Ampliando, assim, sua área de atuação e se tornando uma das franquias de serviços mais respeitadas do mercado. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 38 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

7. Tutores

Criada a partir da necessidade de um casal de empreendedores para ajudar seus filhos com dificuldades de aprendizagem, a Tutores é uma franquia que conta com seu próprio método de ensino, sendo totalmente focada no desempenho escolar. 

Dessa forma, devido ao sucesso que alcançou nos primeiros momentos desde a sua criação, a marca se tornou a pioneira entre as franquia de reforço escolar multidisciplinar.

Além disso, a marca conta com uma equipe de pesquisa que vai atrás de soluções no mundo para aprimorar ainda mais o método de ensino da Tutores. 

Assim, a marca também oferece aulas particulares, materiais exclusivos e profissionais capazes de identificar as necessidades e motivos das dificuldades de aprendizado de cada aluno. Cabe ao franqueado encontrar o melhor modelo para o seu perfil. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 37 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

8. Blue Sol

Se sua vontade é trabalhar com energia solar, a Blue Sol está entre as franquias de serviços ideias para o seu perfil. Além disso, a marca oferece um modelo de negócio sob medida para todos os seus franqueados. 

Criada em 2009, a empresa conta com formatos que permitem o empreendedor trabalhar como delivery ou com uma loja física. Dessa forma, qualquer um pode fazer parte da rede de franqueados de uma das principais fornecedoras de energia solar do país. 

Atualmente, a Blue Sol conta com mais de 13 mil funcionários e 1,8 mil sistemas de fotovoltaica instalados. Porém, quem deseja se tornar franqueado precisa se preparar para um processo de seleção bem exigente. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 307 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 21 meses 

9. Hashtec

A Hashtec é uma franquia voltada para assistência técnica de celulares e tablets. Com uma média de 40 mil serviços realizados por mês, a marca tem buscado novos franqueados para ampliar a sua área de atuação. 

De acordo com a empresa, existem mais aparelhos celulares que pessoas dentro do Brasil. Com base nisso, eles desenvolveram o método de flash repair. Ou seja, em até 30 minutos o consumidor está com qualquer problema resolvido.

Além disso, a Hashtec tem como filosofia cobrir todos os orçamentos e gera o seu próprio sem compromisso. Dessa forma, a marca vem se destacando no mercado, não à toa possui 150 lojas credenciadas pelos principais fabricantes do mundo. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 13 meses 

10. Lava e Leva

roupas na arara franquias de serviço
As franquias de lavanderia são boas opções para quem busca franquias de serviço para investir

Uma das franquias de serviços mais conhecidas do mercado, a Lava e Leva é uma marca que surgiu no Mato Grosso do Sul com uma proposta inovadora e de baixo custo. Ou seja, os clientes pagam uma quantia por mês e em troca, tem suas roupas lavadas e passadas. 

Dessa forma, os clientes passaram a ter gastos mais equilibrados, afinal, não era mais necessário a contratação de um profissional para fazer apenas essa função. Tornando uma forma das famílias economizarem.

Assim, diante do sucesso, a Lava e Leva se tornou a principal marca do seu segmento com mais de 270 unidades. Cabe ao franqueado conseguir clientes e realizar as atividades necessárias para tornar o empreendimento possível. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 18 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

11. Vitalpet

Criada em 2010, a Vitalpet é uma empresa que tem como foco a comercialização de planos de saúde para seu bichinhos. Dessa forma, os clientes têm acesso a uma série de tratamentos com médico-veterinários para proporcionar prevenção ou tratamento pontuais. 

Para os franqueados, existem três modelos de negócio, sendo o home based, loja ou escritório. Se tornando assim, uma franquia que consegue se encaixar em quase todos os perfis de empresários. 

Assim, se seu sonho é trabalhar com os animais domésticos e proporcionar boas condições de vida para eles, a Vitalpet é uma excelente opção. Vale lembrar que os consumidores podem adquirir qualquer modalidade dentre as cinco opções disponíveis. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

12. Zip Lube

A Zip Lube é uma das franquias baratas que vai além dos serviços de troca de óleo. O franqueado consegue também oferecer outros serviços de manutenção preventiva em carros e motos. 

Assim, com base em seus treinamentos e suportes, os empreendedores e sua equipe, conseguem oferecer um atendimento com agilidade, qualidade e personalizado. Além disso, a empresa conta com um sistema exclusivo para a realização de revisões grátis para seus clientes. 

Uma das vantagens da Zip Lube, é a possibilidade de ser atendido sem ter necessidade de agendar um horário com a unidade. Ou seja, basta o cliente chegar com o carro em alguma loja, para ser atendido. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 205 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

13. Ooxy

Com um conceito diferenciado e observando a falta de marcas de music branding no Brasil, em 2016 surgiu a Ooxy. A empresa trabalha como uma rádio corporativa indoor que visa promover e estimular a comercialização de serviços por meio da música. 

Assim, é possível transmitir campanhas publicitárias ou qualquer ação de endomarketing para seus ouvintes. Pioneira nesse tipo de serviço, a franqueadora também desenvolve playlists para os estabelecimentos comerciais de acordo com o tipo de segmento que está instalado.

Dessa forma, a Ooxy se torna uma excelente opção para academias, centros comerciais, hotéis, restaurantes, supermercados, redes de fast-food, clínicas etc. Graças ao seu modelo home based, o franqueado consegue tem uma alta rentabilidade e baixo investimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

14. Maria Brasileira

A Maria Brasileira é especializada na prestação de serviços voltados à limpeza e cuidados domésticos e comerciais.

Os prestadores de serviços são bem selecionados e capacitados para a realização das mais variadas tarefas como a zeladoria e execução de limpeza, cozinha, jardinagem e outros para residências e empresas.

Estes tipos de trabalhos são muito requisitados, pois as pessoas estão cada vez mais procurando terceiriza-los. Dessa forma, sobra mais tempo para usufruir com lazer e a família.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30.9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 a 15 meses

15. Limppo Multiserviços

A franquia Limppo Multiserviços foi fundada em 2001 e é voltada para a terceirização de serviços de limpeza. Seu trabalho é voltado principalmente para oferecer estes serviços para empresas, condomínios, entre outras instituições.

Possui a vantagem de ser uma franquia de baixo investimento inicial, principalmente por não precisa de um ponto comercial para desenvolver suas atividades.

A franquia conta atualmente com 21 unidades franqueadas pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 55 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 a 18 meses

16. Evolute Cursos

Fundada em 2008, a Evolute Cursos é uma franquia que oferece cursos profissionalizantes, de idiomas, graduação e pós graduação.

duas crianças de divertindo em frente a um computador. imagem ilustrativa texto franquia de serviços

Atualmente conta com 120 escolas distribuídas em 20 estados e no Distrito Federal, e mais de 500 mil estudantes formados em todo o país.

É uma boa opção para o investidor que deseja entrar no mercado de prestação de serviços e que se interessa pela área de educação, que tem se expandido no Brasil ao longo dos anos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 a 24 meses

17. Sr Vapor

A franquia Sr Vapor é uma empresa especializada em limpeza a vapor de vários itens, como móveis, carros e ambientes.

É um setor que deve ter grande expansão em 2021 tendo em vista as crescentes preocupações com a limpeza trazidas pela pandemia do novo coronavírus.

Dessa forma, é um tipo de higienização que evita danos maiores aos materiais e facilita o dia a dia das pessoas. Assim, sobra mais tempo para afazeres mais importantes ou mais prazerosos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 45 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 a 24 meses

18. Centro das Sobrancelhas

A franquia é especializada em sobrancelhas e estética facial, e é voltada para o público masculino e feminino.

Do mesmo modo, a empresa trabalha com micropigmentação para cobertura de cicatrizes, contorno de boca e couro cabeludo. Assim, pode oferecer serviços de qualidade e que estão bem na moda.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 17 meses

19. Escola Guga Tênis

A empresa que leva o nome do grande fenômeno do tênis Brasileiro de todos os tempos, a Escola Guga Tênis é uma boa opção para quem quer investir em uma franquia de serviços.

Assim, a franquia oferece aulas do esporte para diferentes faixas etárias, atendendo desde crianças a partir dos cinco anos até jovens e adultos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 20 meses

20. Showbrancelhas

Os serviços de estética facial estão na moda e cativam não só mulheres, como cada vez mais homens estão aderindo a estes cuidados.

Dessa forma, a franquia Showbrancelhas pode ser uma boa forma de investimento para quem pretende atuar neste mercado de beleza. Da mesma forma, é uma boa oportunidade ter um negócio próprio sem muito investimento.

A franquia oferece diversos serviços, como design, micropigmentação, recuperação, coloração e alongamento de cílios, além de depilação facial. Além do mais, é uma das únicas no Brasil a oferecer o alongamento de cílios fio a fio, ressaltando o olhar da mulher.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 65 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 10 a 12 meses

Baixe o ebook a seguir com dicas e cuidados que precisam ser tomados para quem optar por franquias de home office!

Franquias de serviços: ebook franquia home office

Como vimos ao longo do texto, as franquias prestadoras de serviço, são responsáveis por oferecer trabalhos que visam facilitar a vida dos consumidores. Ou seja, manutenção de veículos, limpeza, lavagem de roupas etc. 

Porém, por ser um serviço que não permite trocas, é preciso encontrar o setor que faça você sentir prazer no trabalho. Afinal, refazer um serviço irá demandar mais gastos que não serão repostos. 

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre as franquias de serviços, continue a leitura pelo artigo “Franquias de prestação de serviços: opções e como escolher”.

*Informações publicadas em Janeiro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.