Bons negócios para investir: 5 dicas de como escolher um bom investimento

Neste artigo você vai ver

Advertisement

Quem procura bons negócios para investir deve estar atento ao mercado, ao rumo que a Economia está tomando, entre outros cuidados. Aqui mostraremos algumas dicas para empreender com segurança.

Segundo pesquisa, quase 50% dos brasileiros sonham em ter o próprio negócio. São muitas pessoas que enxergam no empreendedorismo uma chance de ter uma vida melhor. Porém, só a vontade não basta para ter sucesso nessa jornada.

Se até para comprar um carro ou uma televisão nós analisamos diversos aspectos do produto, imagina para investir em um empreendimento?

Nesse sentido, se você está pensando em abrir o próprio negócio, podemos lhe ajudar. Temos algumas dicas para fazer essa escolha da melhor maneira possível. Portanto, fique com a gente nesse conteúdo!

Saiba como escolher o melhor negócio para abrir

Alguns aspectos são fundamentais para escolher o melhor negócio para abrir. É um processo importante e que pode mudar sua vida. Por isso, precisa ser bem pensado em cada detalhe.

Advertisement

Para escolher um carro, o consumidor analisa diversos detalhes do produto. Busca um veículo que melhor o atenda naquele momento, bem como valor, os itens opcionais ou de fábrica etc.

Por exemplo, se o casal tem filhos, o carro precisa ser maior ou, por outro lado, para um jovem solteiro, um carro menor e mais econômico pode ser ideal.

Em outras palavras, cada aspecto da vida do consumidor acaba influenciando em suas escolhas, para optar por bons negócios para investir não seria diferente.

Dessa forma, separamos algumas dicas para orientar você nesse momento tão importante que é a escolha do melhor negócio para abrir.

Entenda seu perfil empreendedor

Quem está começando um negócio precisará fazer uma autoanálise para conhecer o seu próprio perfil para, então, buscar oportunida des que combinem com você.

Advertisement

Bons negócios para investir não são apenas aqueles com bons números e um mercado atrativo. As características do empreendedor também devem fazer parte dessa equação.

Nesse sentido, a princípio, é preciso entender com o que você quer trabalhar. No mercado de Alimentação ou de Serviços? Prefere trabalhar com vendas diretas?

A partir disso, analise suas características próprias para buscar um empreendimento que melhor responda às suas qualidades.

Por exemplo, uma pessoa que gosta de conversar, que seja cativante e “faladeira” pode ganhar dinheiro com vendas diretas ou até por telefone.

Por outro lado, um empreendedor mais retraído, tímido, pode se voltar para negócios que envolvam serviços remotos ou mais técnicos. Ou seja, com menos contato com os clientes.

Além disso, certas características gerais são necessárias para quem deseja ter o próprio negócio e ser o seu próprio chefe.

Ou seja, é preciso foco, organização e, dependendo do tipo de empreendimento, certa capacidade para gestão de pessoas.

Em suma, o empreendedor deve se conhecer, saber seus pontos fortes que podem tornar o negócio mais sólido facilitando, assim, o seu desenvolvimento.

Ao começar um negócio, o empreendedor terá que se dedicar bastante. E isso será mais fácil se o empreendimento se moldar às suas qualidades.

Afinal, fica difícil imaginar trabalhar todos os dias com algo que não gostamos. Seria um pesadelo sem fim! O que só tende a puxar a empresa para baixo.

Conheça o seu mercado local

A oportunidade de negócio está onde existe um mercado interessante, com possibilidade de crescimento, público consumidor e “dinheiro na praça”.

Nesse sentido, para escolher bons negócios para investir, o empreendedor deve observar o mercado no qual está inserido o empreendimento.

Dessa forma, analisar a região, se ela suporta o seu empreendimento de maneira satisfatória. Isso tem influência direta no desenvolvimento do negócio.

Antes de investir, o empreendedor deve buscar um local próximo ao seu público-alvo. Ou seja, potenciais consumidores para seus produtos ou serviços.

Isso porque a propaganda e a captação de clientes começa pela região e com o tempo se expande. O que por sua vez torna sua empresa mais conhecida.

Do mesmo modo, o empreendedor deve saber com quem irá competir no mercado e na sua região. Os concorrentes são um bom parâmetro para analisar os próximos passos. Veja o que pode oferecer que o destaque em relação a outras empresas.

Saiba quais são os pontos fortes das empresas que atuam no setor, bem como os pontos fracos e deficiências, para que possa explorá-los.

Com isso, é possível direcionar o seu empreendimento para um espaço sem concorrentes ou com deficiências latentes.

Por fim, analise o mercado local que possa dar o retorno mais sólido e, se possível, em menor espaço de tempo.

Encontre o diferencial do negócio

Um dos pontos positivos dos bons negócios para investir são os diferenciais que eles oferecem para se destacar frente a um mercado cada vez mais saturado.

Para chamar a atenção, a empresa precisa ter um algo “a mais”, seja se destacando pela qualidade ou pela inovação. Ainda é possível se destacar com atendimento e promoções, preços melhores, entre outras ações.

Nesse sentido, se for igual às demais, as pessoas tendem a continuar com o que já conhecem. Por isso, o empreendedor pode criar um senso de novidade com ações de marketing e atrativos variados.

Advertisement

Esse é um ponto importante. As pessoas tendem a se manter inertes, assim como as coisas (já dizia Isaac Newton). Então, para elas mudarem de marca ou de estabelecimento, é preciso chamar a atenção.

Para alguns setores a inovação é fundamental. Seja um produto ou serviço que ofereça um diferencial exclusivo. Do mesmo modo, um trabalho de marketing pode fortalecer sua marca e a destacar frente aos concorrentes.

Por outro lado, alguns segmentos podem cativar os clientes com promoções ou preços atrativos. O diferencial ainda pode ser a qualidade ou até o atendimento, principalmente para serviços delivery.

Assim como falamos no tópico anterior, é preciso analisar os concorrentes e, nessa análise, tentar buscar algo que o diferencie deles. Não seja apenas mais um no mercado!

Planeje seu investimento

Um passo importante para abrir o próprio negócio é planejar bem o investimento do capital disponível. Quanto mais eficiente for nessa etapa, melhores as chances de manter as contas em dia.

Cada passo do negócio deve ser estudado: os custos de implementação, os gastos com pessoal, material, reformas extraordinárias, entre outros.

Para isso, tenha um bom plano de negócios com o valor do investimento inicial e um esboço das etapas seguintes para calcular bem o quanto irá gastar.

Por outro lado, não só os custos da implementação e desenvolvimento do negócio devem ser postos no papel. É preciso que o empreendedor também esteja com sua vida financeira pessoal equilibrada.

Por exemplo, não se endividar em demasia, com empréstimos pessoais ou para a empresa. Cada capital deve ser empregado da melhor maneira e sem excessos.

Antes mesmo de abrir o próprio negócio, o empreendedor deve organizar suas finanças pessoais, além de sempre ter uma reserva de emergência.

Nesse sentido, é por meio desse planejamento que você poderá organizar as finanças da sua empresa, controlar ganhos e gastos. Inclusive, traçar estratégias que maximizem seus resultados e reduzam os seus riscos financeiros.

Da mesma forma, trabalhe com possibilidades distintas de orçamentos e ganhos, sempre dentro de uma margem segura para a saúde financeira do empreendimento.

Por fim, faça uma precificação de tudo que será necessário para a estrutura do empreendimento, busque alternativas mais baratas ou eficientes.

Defina suas metas e objetivos

Como falamos anteriormente, abrir o próprio negócio não é uma tarefa fácil, nem deve ser desenvolvida ao acaso.

Um empreendimento é um projeto que deve ter um rumo, um planejamento e um ponto de chegada. Dessa forma, ao abrir um negócio, é preciso traçar metas e objetivos para ele.

As metas do negócio devem ser específicas e mensuráveis. Considere a possibilidade de usar uma estrutura, como a de objetivos e principais resultados. Assim, pode ajudar a sua equipe a definir e mensurar suas metas.

Além disso, o objetivo deve ser plausível. Ou seja, possível de ser alcançado mesmo que as coisas não ocorram 100% de acordo com planejado.

Da mesma forma, a meta deve ser temporal. Planeje onde o negócio deve estar daqui um ano, dois, três anos ou mais.

Bons negócios para investir são aqueles que são fáceis de visualizar no futuro e que possuem um caminho a seguir. Faz parte da implementação desse negócio estabelecer aonde se quer chegar.

Nesse sentido, defina indicadores para mensurar as metas e objetivos para que possam ser acompanhados constantemente. Caso haja algo fora de controle, fica mais fácil consertar o rumo o quanto antes para chegar no objetivo.

Franquias são bons negócios para investir!

Falamos acima genericamente sobre como se organizar e escolher bons negócios para investir. Entre os negócios atrativos e que estão em franca expansão se destacam as franquias.

Esse modelo de negócio consiste em uma empresa que trabalha replicando o modo de produção da empresa “mãe”.

Cada unidade trabalha com os mesmos produtos e serviços, sendo uma cópia da outra, já estruturada de forma uniforme e simplificada.

Este tipo de negócio possui muitas vantagens, pois o empreendedor pode começar com uma empresa com produtos e serviços aprovados pelo mercado.

Da mesma forma, o franqueado conta com um plano de negócios que irá orientá-lo no desenvolvimento do negócio. Assim, antecipando alguns dos custos que terá ao longo da jornada.

O franchising é um mercado que tem atraído investidores, pois existem diversos modelos de franquia de baixo investimento e nos mais variados nichos de atuação.

Outro ponto é que, por ter todo um suporte da franqueadora, o empreendedor não precisa ter experiência como administrador. No curso Franquias Sem Cilada você pode entender melhor como funciona essa gestão. Clicando aqui você pode ver as aulas do curso.

A franqueadora oferece auxílio para a gestão, para questões burocráticas, manuais e treinamentos para o empreendedor conhecer e replicar a operação.

Da mesma forma, possui um suporte de marketing para orientar as ações de divulgação da unidade desde a inauguração.

Em outras palavras, é um modelo bem vantajoso para quem deseja empreender, bem mais fácil e simplificado do que abrir um negócio do zero.

Advertisement

Imagina ter que bolar um negócio, desenvolver o produto ou serviço, divulgar sua marca. Isso tudo já chega pronto em uma franquia!

E são muitos os nichos de mercado para atuar, com opções das mais variadas, para diferentes perfis. Falaremos de alguns desses mercados que estão em evidência no franchising mais abaixo.

Em que ramo vale a pena abrir um negócio?

Existem diversos modelos de franquias em todos os segmentos, com investimento inicial dos mais variados. Por conta disso, o empreendedor deve ficar atento à Circular de Oferta de Franquia (COF) e escolher o ramo que combina com seu perfil.

Como falamos, são muitos os mercados para atuar com franquias. De acordo com a classificação da Associação Brasileira de Franchising (ABF), são 12 segmentos no mercado.

O franchising também foi impactado pela pandemia do novo coronavírus, sofrendo uma queda no faturamento e no número de unidades.

Contudo, alguns setores tiveram alta ou se mantiveram estáveis e ainda apresentam boa possibilidade de retomada com a volta ao normal do comércio e viagens.

Ademais, existem modelos em home office, de baixo custo e de manutenção simples, sendo necessário apenas um computador, telefone e acesso à internet. Nesse formato encontra muitas oportunidades de franquias de lojas virtuais.

Por outro lado, alguns modelos exigem um ponto comercial, ainda que pequenos. Outros precisam de grandes espaços e localização privilegiada, como nos shoppings.

Alguns nichos se destacam, como petshops, lojas de roupas, marketing de afiliados e vários outros setores. Isso sem falar nos infoprodutos, um tipo de negócio que aproveita o mercado digital, com baixo custo e grande potencial.

Porém, o mesmo cuidado que o empreendedor deve ter para analisar o mercado, estudar seu perfil, ele deve ter para escolher uma franquia.

Em todos os segmentos existem bons negócios para investir, mas levando em conta o cenário mais recente, alguns se destacam mais. Vamos falar sobre alguns deles.

Setor de Alimentação

A venda de alimentos é um dos bons negócios para investir no franchising. São muitas opções de franquias, que vão desde doces gourmets até marmitas congeladas para o público fitness.

No franchising esse setor é dividido em dois nichos, Foodservice e Comércio e Distribuição. Juntos possuem o maior faturamento entre as divisões de mercado entre as franquias.

Nesse sentido, é interessante analisar o seu mercado local e encontrar nichos que possam ter maior potencial de lucro. Bem como avaliar os hábitos da região, o perfil das pessoas e até a maneira de consumir.

Grupos específicos podem ser uma boa oportunidade. Há uma demanda crescente de pessoas veganas ou com restrições alimentares. Além disso, esses segmentos costumam ter pouca concorrência.

Casa e Construção

Esse setor foi disparado o com melhor desempenho entre 2019 e 2020. Nos anos seguintes teve um bom resultado, se mantendo em alta. Muito desse crescimento se deu em decorrência das restrições de circulação para reformar casas e prédios.

No primeiro semestre de 2022 teve um faturamento de quase R$ 7 bilhões. Um crescimento de 13,2% em relação ao mesmo período de 2021.

Nesse segmento existem empresas de reformas, venda de produtos, aluguel de equipamentos, entre outros. Em outras palavras, são bons negócios para investir e aproveitar o momento.

Além disso, é um setor que deve se manter em crescimento por conta das expectativas de retomada da construção civil em 2023. Isso sem falar nos negócios voltados para residências, que vão desde jardinagem, segurança e muitos outros.

Saúde, Beleza e Bem-Estar

Outro setor que teve bons números nos últimos anos, mesmo com as restrições causadas pela pandemia, foi o de Beleza, Saúde e Bem-Estar.

Esse é um setor particularmente amplo, com negócios que envolvem serviços de beleza, venda de cosméticos e outros produtos ligados a esse mercado. Além disso, negócios de manicure e pedicure são opções interessantes de se avaliar.

Da mesma forma, existem clínicas de odontologia, estética, emagrecimento, bem como venda de suplementos alimentares e produtos naturais.

Entre 2021 e 2022, o setor teve bons momentos. No primeiro semestre de 2022 seu faturamento foi de mais de R$ 21 bilhões. Um crescimento de 16,9% em relação ao mesmo período de 2022. Isso demonstra o potencial do setor que pode chegar ao topo da lista dos mais rentáveis.

Isso se deve pelo mercado em potencial que cada vez mais busca serviços e produtos para a saúde, vaidade e melhoria de vida.

Da mesma forma, muitas redes de franquias se adaptaram para oferecer produtos e serviços por delivery, que foi uma necessidade durante a pandemia e agora tende a se tornar permanente.

Limpeza e Conservação

Com a chegada da covid-19 e com o aumento da preocupação com a higienização para conter o contágio, muitas empresas surgiram e cresceram.

No segmento de Limpeza e Conservação, essa preocupação se mostrou nos números. No primeiro semestre de 2022 houve um aumento de 7,6% no faturamento em relação ao ano anterior.

Diversas franquias de Limpeza e Conservação investiram no atendimento delivery ou na diversificação de serviços. Assim como as franquias do setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar.

São bons negócios para investir, seja com um modelo em home office, mais enxuto, ou que necessite de um ponto comercial para funcionar.

Serviços e Outros Negócios

Esse setor é amplo, com franquias que oferecem os mais diversos serviços. Abarca corretoras, vendas, empréstimos, soluções financeiras, entre outros.

Por conta disso, o empreendedor deve ficar atento, pesquisar bastante se o seu perfil combina mais com franquias de prestação de serviços e vendas.

Assim como os outros, o setor teve um saldo positivo do primeiro trimestre de 2020 para o de 2021, com aumento de 6,1% no faturamento. Em 2022, o setor se manteve em alta.

Por isso, atualmente, muitas franquias trabalham com serviços de marketing digital, criação e produção de conteúdos para blogs etc.

Aqui são oferecidos muitos modelos em home office, de baixo investimento inicial. Ou seja, ideal para empreendedores que não possuem muito capital ou desejam ter uma renda extra com um trabalho flexível.

Vale a pena abrir um negócio em momentos de crise?

Vale a pena abrir um negócio em momentos de crise. Isso porque mesmo nesses período as oportunidades não desaparecem.

O empreendedor mais cauteloso ainda pode estar com um “pé atrás”. Mesmo depois de passar por esses números atrativos, mostrando que existem no mercado de franquias bons negócios para se investir.

Mas e essa crise? Desemprego batendo na casa dos 8,1%? Será que é realmente a hora de empreender?

É normal fazer esses questionamentos. Contudo, é na crise que se abrem oportunidades para aqueles empreendedores arrojados, corajosos, que enxergam o copo meio cheio.

É verdade que há muitas empresas fechando as portas, mas isso pode significar mais espaço para atuar e menos concorrência. Para começar um negócio agora, você já saberá o ponto que precisa ser explorado do mercado.

Da mesma forma, existe demanda reprimida em alguns segmentos, como o turismo. Com o fim da pandemia, essa pode ser a oportunidade de ver o seu empreendimento decolar.

Além disso, mercados sólidos como Alimentação, com hamburguerias e restaurantes especializados, são interessantes. Isso sem falar no setor de Moda e Vestuário.

Por isso, separamos uma lista com franquias das mais variadas para você empreender em bons negócios em muitos nichos de mercado.

...Carregando..

Essa lista é um bom passo para ajudar você nesse processo. Pesquisar e entender como as franquias funcionam é fundamental para o seu sucesso.

Por fim, onde muitos enxergam pontos negativos, seja aquele visionário. Você irá aproveitar as oportunidades que estão surgindo com os bons negócios para investir. Boa sorte!

Advertisement
Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS